Paulo Guedes propôs modelo de governabilidade que “rouba” votos na Câmara

Jornal GGN – Além da volta da CPMF, Paulo Guedes também andou conversando em eventos do mercado, onde representa o projeto econômico de Jair Bolsonaro, sobre um sistema que garantiria a um presidente poder aprovar propostas impopulares na Câmara, mesmo sem ter o apoio da maioria dos parlamentares.
Segundo reportagem de O Globo, funcionaria assim: todos os votos de uma bancada seriam computados a favor de um projeto, mesmo que somente metade os deputados daquele partido tenha votado a favor.
Guedes teria dito que conversou com Rodrigo Maia sobre a proposta, e o atual presidente da Câmara teria não só concordado como batizado o sistema de “voto programático de bancada”. Procurado, Maia negou.
Ainda segundo o jornal, Guedes conversou com Maia sobre uma cláusula de barreira que venha a permitir o “funcionamento de apenas 5 partidos políticos no Congresso”. Guedes só não disse se o partido de Bolsonaro, o nanico PSL, conseguiria sobreviver.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Nos últimos meses, a chapa

    Nos últimos meses, a chapa Bolsonaro-Mourão tem dado seguidos exemplos que pretende golpear o sistema democrático brasileiro:

    Ele propôs:

    1) Modificar a composição do STF, indicando 10 ministros  -  https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/07/bolsonaro-quer-aumentar-numero-de-ministros-do-supremo.shtml - 2/7/2018.

    2) Mourão defende uma nova Constituição redigida por "notáveis" não eleitos - https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,uma-constituicao-nao-precisa-ser-feita-por-eleitos-pelo-povo-diz-mourao,70002501254 - 13/09/2018.

    3) Mourão admite "autogolpe" - https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/09/08/general-mourao-admite-que-na-hipotese-de-anarquia-pode-haver-autogolpe-do-presidente-com-apoio-das-forcas-armadas.ghtml - 08/09/2018.

    4) Estabelecer excludente de ilicitude para ações de policiais - https://static.cdn.pleno.news/2018/08/Jair-Bolsonaro-proposta_PSC.pdf (p.32) - 16/08/2018.

    Agora Paulo Guedes propõe esmagar minorias parlamentares através do "voto programático de bancada".

    Bolsonaro está dando mostras que pretende se tornar um ditador e não é confrontado com a energia necessária. Se demorar muito, poderá ser tarde demais.

Recent Posts

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

9 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

10 horas ago

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

Termos de cooperação englobam participação de ministérios e instituições para desenvolver projetos em torno do…

11 horas ago

O legado de 50 anos da Revolução dos Cravos que o partido Chega quer enterrar em Portugal

Arcary explica a "embriaguez social e política que deixa o mundo completamente fascinado" trazida pela…

12 horas ago

Análise: Pagamento de dividendos da Petrobras é vitória do mercado

Valor distribuído pela estatal só não é maior do que o montante pago durante o…

12 horas ago

Reforma tributária: governo define alíquotas e propõe cashback para mais pobres

Fazenda prevê IVA de 26,5% sobre produtos e serviços, exceto os alimentos da cesta básica;…

12 horas ago