Pesquisa aponta vitória de Dino no 1º turno do Maranhão

Levantamento da TV Guará/Econométrica também mostra Roseana Sarney com maior índice de rejeição e Dino alcançando 60% das intenções de votos válidos
 
Flávio Dino
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil. Flávio Dino
 
Jornal GGN – Os resultados da primeira pesquisa de intenção de voto realizada pela Econométrica a pedido da TV Guará, no Maranhão, e divulgada neste sábado (1º) apontam vitória do atual governador e candidato à reeleição Flávio Dino (PCdoB), ainda no primeiro turno.
 
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados são chamados a dizer, livremente, em quem votariam, Flávio Dino foi citado por 37% como o eleitor favorito, seguido por Roseana Sarney (MDB), com 16,1%. Cerca de 40% não souberam responder e 4% afirmaram que devem votar branco ou nulo. Em terceiro lugar, entre os candidatos, apareceu Roberto Rocha (PSDB), com apenas 1%. Os demais, Maura Jorge (PSL) e Ramón Zapata (PSTU), detém menos de 1%.
 
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados antes da resposta dos entrevistados, o número de eleitores que não sabem responder cai drasticamente para 4,9%, enquanto os brancos e nulos crescem um pouco mais, para 6,6%. Neste modelo de pesquisa, Dino é apontado por 53,1%, seguido por Roseana, com 28,8%, melhorando também o cenário para Roberto Rocha (3,7%), Maura Jorge (2,1%). Os demais continuam somando menos de 1% das intenções de voto. 
 
Ainda, segundo a Econométrica, quando analisados apenas os votos válidos, o atual governador Flávio Dino alcança 60% das intenções de voto, contra 32,5% da ex-governadora Roseana Sarney, mostrando vitória do candidato do PCdoB em primeiro em turno. O levantamento foi feito entre os dias 21 e 25 de agosto, com 1.407 pessoas nas seis regiões do estado e foi registrado sob o número MA-08877/2018 no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de 2,61%, com 95% de intervalo de confiança.
 
Judicialização e rejeição de candidatos  
 
O índice de rejeição dos candidatos entre os entrevistados também foi divulgado. A mais rejeitada é Roseana, com 47,1% das respostas. Roberto Rocha vem em segundo lugar, com 26,3%, seguido de Flávio Dino (23,4%). Os demais candidatos também carregam índices de rejeição pela ordem: Maura Jorge, do partido de Bolsonaro, com 19,5%, Ramón Zapata, com 17,3% e Odívio Neto (PSOL), com 12,7%. Cerca de 12% dos entrevistados não souberam responder se rejeitam ou não os candidatos desta eleição para o estado.
 
Com a vantagem de folga que Dino tem apresentado nas pesquisas, o resultado que se espera com o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão não será muito diferente. O candidato e atual governador terá quase o dobro de tempo do que sua principal oponente Roseana Sarney. Por outro lado, a ex-governadora poderá ter influência nas transmissões do Sistema Mirante de Comunicação, afiliada da Globo e pertencente à sua família, Sarney. Esse fator, somado a denúncia de que Roseana não teria se afastado de cargos da administração pública foram usados como argumentos de um pedido de impugnação contra a emedebista feito pelo federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). 
 
Vale destacar que a corrida eleitoral deste ano no Maranhão ficará marcada como a mais judicializada na história do estado. Flávio Dino também responde a um pedido de impugnação, encaminhado para o TRE-MA pelo deputado estadual Edilázio Júnior (PV).  O argumento é que o vice-governador e vice-candidato à reeleição na chapa de Dino, Carlos Brandão (PRB) não poderia mais entrar na disputa e isso teria acontecido quando assumiu, temporariamente, o governo do estado em viagem de Dino para o exterior. 
 
Até o momento, os pedidos não demonstraram força para barrar as candidaturas neste pleito e o que se desenha mesmo é a vitória de Dino, apoiado pelo Partido dos Trabalhadores no estado onde Lula lidera isolado com cerca de 65% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Extra, divulgada em julho.
 
A gestão Flávio Dino é apontada como a principal responsável pela derrota dos cinquenta anos da “dinastia Sarney” no estado. Nas eleições municipais de 2016, o grupo político de Dino conquistou 153 prefeituras dos 217 municípios do Maranhão, 46 dessas para seu partido, o PCdoB. Quatro anos antes, os partidos que se uniam em oposição ao PMDB, da família Sarney, tinham conquistado apenas 17 prefeituras, sendo 4 do PCdoB. 
 
Além disso, um estudo nacional realizado pelo portal G1, do Grupo Globo e divulgado julho deste ano, apontou o governador do Maranhão como o político que mais cumpriu os compromissos de campanha, entre todos os governadores do país. Das 37 propostas anunciadas antes de assumir o mandato, cumpriu 35 ou 94,59%.
 
Leia também: Dino vence 1º turno no Maranhão nas pesquisas Exata e Ibope
 
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador