Procuradoria pede cassação de candidatura de Cida Borghetti e Beto Richa no Paraná


Foto: Divulgação
Jornal GGN – Com aprovação que chega a 45% dos paranaenses ouvidos pelo IBOPE e grandes chances de ir a segundo turno, a atual governadora e candidata à reeleição do Paraná, Cida Borghetti (PP), enfrenta um pedido de cassação de seu mandato pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Ela é acusada de ter feito propaganda pessoal para o ex-governador e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB), que também tem a inelegibilidade solicitada pela Procuradoria. De acordo com a Procuradoria Eleitoral do Paraná, o tucano aproveitou que era governador para aprovar emendas parlamentares em favor de sua base aliada, visando o apoio futuro às eleições 2018.
Com a ajuda de Cida Borghetti, Richa teria feito propaganda pessoal objetivando o cargo ao Senado. Do lado da atual governadora, Cida teria também beneficiado o candidato tucano ao divulgar obras estaduais feitas por ele, após deixar o Executivo.
De acordo com o Ministério Público, essas práticas configuram abuso de poder de autoridade em benefício dos candidatos e, por isso, ambos devem ter os seus registros de candidaturas cassados e a inelegibilidade durante 8 anos.
“Conclui-se, portanto, que as condutas ora investigadas configuram sem sombra de dúvidas o abuso do poder político, as quais são consideradas de alta gravidade e têm o condão de abalar a lisura do pleito eleitoral e a normalidade das eleições vindouras”, informou a Procuradoria.
Ainda que sem uma decisão definitiva do Tribunal Regional Eleitoral, a atual governadora do Paraná enfrentava bons resultados de pesquisa, como divulgou o IBOPE, na última semana, que apresentou que 45% dos entrevistados aprovam a sua maneira de governar. Também de maneira representativa, 28% avaliaram o governo como ótimo ou bom e 38% como regular. Uma minoria de 20% avaliou como ruim ou péssimo.
Caso o registro da candidatura de Cida seja cassado pela Justiça Eleitoral, aumentam as chances para o segundo colocado, Ratinho Jr (PSD), de vencer as eleições ao comando do governo do Paraná.
Leia, abaixo, a íntegra do pedido da Procuradoria Eleitoral:
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Recent Posts

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

31 minutos ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

1 hora ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Se CNJ e CNMP não enfrentarem os desafios no horizonte, desaparecerá o último bastião institucional:…

1 hora ago

A curiosa história do “cavalo de pau” na cassação do senador Seif, suspeito de favorecimento por Luciano Hang

Acusação diz que Hang colocou recursos à disposição da campanha de Seif, que acabou esmagando…

1 hora ago

“Transe”, filme que mistura ficção e documentário sobre a polarização de 2018, chega aos cinemas nesta semana

Filme rodado durante a eleição de 2018 conta a história de Luisa, uma jovem que…

2 horas ago

Planos de saúde pressionam por cirurgias menos custosas, influenciando resultados dos pacientes

Seguradoras impactam o cuidado cirúrgico através da definição de quais procedimentos são cobertos e quais…

3 horas ago