Procuradoria pede cassação de candidatura de Cida Borghetti e Beto Richa no Paraná

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – Com aprovação que chega a 45% dos paranaenses ouvidos pelo IBOPE e grandes chances de ir a segundo turno, a atual governadora e candidata à reeleição do Paraná, Cida Borghetti (PP), enfrenta um pedido de cassação de seu mandato pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). 
 
Ela é acusada de ter feito propaganda pessoal para o ex-governador e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB), que também tem a inelegibilidade solicitada pela Procuradoria. De acordo com a Procuradoria Eleitoral do Paraná, o tucano aproveitou que era governador para aprovar emendas parlamentares em favor de sua base aliada, visando o apoio futuro às eleições 2018.
 
Com a ajuda de Cida Borghetti, Richa teria feito propaganda pessoal objetivando o cargo ao Senado. Do lado da atual governadora, Cida teria também beneficiado o candidato tucano ao divulgar obras estaduais feitas por ele, após deixar o Executivo.
 
De acordo com o Ministério Público, essas práticas configuram abuso de poder de autoridade em benefício dos candidatos e, por isso, ambos devem ter os seus registros de candidaturas cassados e a inelegibilidade durante 8 anos. 
 
“Conclui-se, portanto, que as condutas ora investigadas configuram sem sombra de dúvidas o abuso do poder político, as quais são consideradas de alta gravidade e têm o condão de abalar a lisura do pleito eleitoral e a normalidade das eleições vindouras”, informou a Procuradoria.
 
Ainda que sem uma decisão definitiva do Tribunal Regional Eleitoral, a atual governadora do Paraná enfrentava bons resultados de pesquisa, como divulgou o IBOPE, na última semana, que apresentou que 45% dos entrevistados aprovam a sua maneira de governar. Também de maneira representativa, 28% avaliaram o governo como ótimo ou bom e 38% como regular. Uma minoria de 20% avaliou como ruim ou péssimo. 
 
Caso o registro da candidatura de Cida seja cassado pela Justiça Eleitoral, aumentam as chances para o segundo colocado, Ratinho Jr (PSD), de vencer as eleições ao comando do governo do Paraná.
 
 
Leia, abaixo, a íntegra do pedido da Procuradoria Eleitoral:
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador