PSB reafirma que seu candidato à presidência da República é Eduardo Campos

Jornal GGN – O jornal Folha de S.Paulo desta quinta-feira (10) dedicou ao menos três páginas para falar da aliança Campos e Marina, ou melhor, Campos x Marina. Além disso, deu destaque para entrevista realizada com o deputado Ronaldo Caiado, que manifestou também em nota a sua decepção ao veto imposto pela ex-senadora à sua pessoa, partido e representatividade no setor agropecuário, nessa embaraçosa aliança que se apresenta como terceira via à Presidência da República.

Há dois dias, depois que Marina Silva afirmou que tanto ela como Campos “seriam duas possibilidades para 2014”, a polarização sobre o atropelo das palavras parece não ter fim. Para arrematar a situação, Caiado após ter sido rifado por Eduardo Campos, sabidamente explora o sectarismo pregado por Marina Silva ao setor de agronegócio do país.  

Para minimizar a frase de Marina, considerada por Janio de Freitas um ataque pelas costas de seu parceiro, o PSB (Partido Socialista Brasileiro) reafirma categoricamente que o nome que aparecerá nas urnas no dia 5 de outubro de 2014, será de “Eduardo Henrique Accioly Campos”, cabendo a ex-senadora o de vice-presidente.

 “Não tem isso de discutir lá na frente posição na chapa. A candidatura posta é a de Eduardo e ela vai até o dia eleição”, afirmou o secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira.

Rede

Marina Silva é a segunda colocada nas pesquisas. De acordo com o Datafolha ela teria 26% das intenções de votos, contra 8% de Campos. Ao que tudo indica esse cenário tenha convencido a ex-senadora de que é possível tentar uma polarização interna para alavancar seu nome como cabeça da chapa. Tese também defendida arduamente pelos militantes da Rede Sustentabilidade.

Resta saber até quando permeará para os eleitores essa dúvida sobre quem será, de fato, o nome a disputar as eleições à presidência da República pelo PSB.

Ruralistas

Antes do embarque de Marina Silva ao PSB para manter ativo seu nome no cenário eleitoral no próximo ano, já que o registro da Rede Sustentabilidade foi rejeitado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Eduardo Campos buscava apoio irrestrito a bancada ruralista, representada pelo deputado federal Ronaldo Caiado (DEM).

Contudo, depois dessa dobradinha uma das exigências da ex-senadora foi o rompimento da aliança com os representantes do agronegócio, postura vista com muita hostilidade, justamente ao setor que hoje representa a maior produtividade da economia, algo em torno de 23% do PIB e por mais de um terço dos empregos formais do país.

Diante de sua presunçosa posição, resta saber até quando Marina Silva seguirá com seus discursos sectários e seus mandos e desmandos numa confusa atuação de pré-candidato a presidente ou vice.

Eis a nota divulgada pelo DEM

Da assessoria de comunicação da liderança do Democratas na Câmara dos Deputados

Nota oficial

O veto da candidata Marina Silva não é à minha pessoa, mas ao que represento, em três décadas de vida pública: o setor agropecuário e a liberdade de iniciativa.

É preocupante que alguém, que postula a Presidência da República, seja intolerante e hostil exatamente ao setor mais produtivo da economia, responsável por 23% do PIB e por mais de um terço dos empregos formais do país.

Lamento que alguém, com tais pretensões, demonstre tamanho desconhecimento da realidade agropecuária brasileira e veja no produtor rural – o maior empregador do país – um inimigo do trabalhador. É um colossal contrassenso. Em meu estado, Goiás, o agronegócio emprega nada menos que a metade da mão de obra ativa e responde por 67% do PIB.

A candidata tem razão num ponto: somos, eu e ela, coerentes. Só que – e essa é nossa diferença – não sou intolerante. Não confundo adversário com inimigo. Democracia não é política de terra arrasada, nem se aprimora em ambiente de duelo. Fui – e sou – um político afirmativo. Jamais escondi minhas ideias. Mas sempre convivi em ambiente democrático e civilizado, sabendo lidar com o contraditório. Veemência não é intolerância. Frequentemente, bem ao contrário, a intolerância se apresenta com a veste da delicadeza.

Fui um dos primeiros políticos do País a defender a candidatura do governador Eduardo Campos, por entender que ele poderia ter uma postura nova na politica brasileira, democrática, firme e corajosa. 

Foi por crer na pluralidade que tinha me associado ao projeto político do governador Eduardo Campos, cujo discurso rejeitava radicalismos. E foi em nome do pluralismo e do diálogo que dei boas vindas à candidata, que agora me exibe a face da intolerância.

Essa ideia de “inimigo histórico” é antiga, retrógrada e preconceituosa e não atende aos interesses do País. Continuarei defendendo, no Congresso Nacional, os interesses do Brasil e do agronegócio, debatendo e apresentando propostas que harmonizem o desenvolvimento do país, compatibilizando-o com a preservação do meio ambiente.

Ronaldo Caiado

Líder do Democratas na Câmara dos Deputados

Brasília, 9 de outubro de 2013

Redação

Redação

View Comments

  • "Essa ideia de “inimigo

    "Essa ideia de “inimigo histórico” é antiga, retrógrada e preconceituosa":

    Alguem sabe a qual fala ele esta se referindo?

    Ele esta apresentando uma "autodefesa" de uma fala que ninguem leu ate agora?!?!

  • Boquirrota

    A senadora ja deu mostras que é uma desagregadora,não tem a menor sensibilidade politica,e sua ambição,que não esconde de ninguem é ser canditata cabeça de chapa.Campos achou que estava somando a sua candidatura,arrumou foi uma adolescente mimada,rancorosa.As alianças que conseguiu,ou cairam no seu colo,vão aos poucos sendo defenestradas pela "boquirrota" da ex ministra.Isto sem falar que,no mínimo nos bastidores a luta ja começou,O que sei é que Campos vai pagar caro por esta aliança.Marina com este pleito,e estes acontecimentos ,se isola,e quaisquer ambições a cargos executivos pode dar adeus.a imagem de antipática e desagregadora é o que ficará.E finalmente depois desta campanha,e ao se constatar que ela não é o fenomeno que se tenta impor,principalmente pela velha mídia,como Heloisa Helena,seu destino é o ostracismo.

  • Me lembrei da fase aurea do Casseta e Planeta

    Lembram o ator na porta da sauna gay e falando seguro de si: "Mas eu não sou gay".

    Por que será que lembrei disto agora a respeito do candidato do PSB á presidência?

  • Dilma Presidenta novamente

    Senhores,

    Com essa decisão do PSB, a possibilidade de ter um segundo turno é quase nula. A não ser que aconteça um fato gravissimo, que venha desestabilizar a candidatura de Dilma. Se o PSDB lançar o Serra como candidato, pode até se aproveitar do fato de que ele é mais conhecido nacionalmente e levar vantagem na situação. O Aécio aparenta ser, cada vez mais, carta fora do baralho.

    Resta ao PSB tentar lançar a Marina como deputada federal, e com o efeito Eneias Carneiro, tentar arrastar muitos deputados e consequentemente fazer o partido crescer e ter mais força de barganha(mais votinhos na câmara). Só que a Marina quer ser candidata a presidente.

    Com isso a Dilma está assistindo tudo de camarote.

     

  • É bem comum em várias

    É bem comum em várias espécies de animais, mas não sabia que traíras também lutavam para definir o macho alfa. Deve ser uma nova espécie...

  • Dudu já está sentindo o peso

    Dudu já está sentindo o peso da mala que resolveu carregar. Isso é porque não saiu a primeira pesquisa depois da união entre a água e o óleo. Se Marina manter-se como está e Dudu não crescer nada, quem segurará o ego amazônico da musa dos globais?

    Mas taí, dou um pontinho para a Osmarina. O mínimo de coerência ela tem. Se bem que, como ela ia explicar o Caiado para os ecochatos do pig?

  • Há mais de uma semana que os

    Há mais de uma semana que os escribas das folhas e óias de vida vêm dizendo que Dilma e Lula estariam desesperados depois desses inesperado "lance de mestra" de Marina Silva, desconfio que terão que redefinir, no Aurélio, a noção de desespero.

  • O poder dos holofotes

    Eu não acreditava muito no poder dos holofotes, mas vendo a Marina e Joaquim Barbosa é que entendi o seu real significado. Basta vermos os dois , de histórias semelhantes e com o mesmo tipo de atuação autoritária, para pensarmos que o sucesso realmente sobe à cabeça e a estraga.

    Por essas e por outras que mais e mais admiro o ex presidente Lula.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

12 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

13 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

16 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

16 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

17 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

18 horas ago