Santander faz críticas à Dilma em extrato para clientes vip

 
Jornal GGN – O Banco Santander enviou neste mês de julho aos seus clientes de alta renda um texto afirmando que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff “deve piorar a economia brasileira”.
 
A análise foi impressa na última página do extrato dos clientes na categoria “Select”, com renda mensal superior a R$ 10 mil – e considerados os chamados “premium”. Ainda de acordo com o “comunicado” da instituição bancária, caso Dilma melhorar nas pesquisas de intenção de voto, os juros e o dólar vão subir e a Bolsa, cair.
 
O texto vem sob o título “Você e seu dinheiro” e orienta os clientes do Santander: um cenário eleitoral favorável à petista reverterá “parte das altas recentes” na Bolsa.
 
 

No entanto, após um blogueiro do portal Uol revelar o caso, o banco foi violentamente atacado nas redes sociais. Frente à enorme repercussão negativa, respondeu nesta sexta-feira (25) com uma outra nota oficial, onde admite que o comunicado pode trazer interpretações que extrapolam suas análises técnicas e pede desculpas aos consumidores. 

 
Abaixo, a nota na íntegra: 
 
“O Santander esclarece que adota critérios exclusivamente técnicos em todas as análises econômicas, que ficam restritas à discussão de variáveis que possam afetar os investimentos dos correntistas, sem qualquer viés político ou partidário. O texto veiculado na coluna ‘Você e Seu Dinheiro’, no extrato mensal enviado aos clientes do segmento Select, pode permitir interpretações que não são aderentes a essa diretriz. A instituição pede desculpas aos seus clientes e acrescenta que estão sendo tomadas as providências para assegurar que nenhum comunicado dê margem a interpretações diversas dessa orientação.” 

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

172 comentários

  1. amigos, vamos analisar a

    amigos, vamos analisar a recomendação do tal banco de forma técnica, sem sentimentalismos. o texto reflete uma análise técnica que remete aos fatos, dilma cai a bolsa sobe, e vice-versa.

      • Pepe legal era um cavalo. O

        Pepe legal era um cavalo. O desenho animado que falava: saída pela direita (ou esquerda) era o leão da montanha e o hardy-ha-ha (uma hiena).

        Não pensem que quem ganha líquido 10 mil reais vai votar no Aécio porque não é verdade. Eu por exemplo. Só que essa grana não dá pra aplicar dinheiro no mercado financeiro, mal dá para pagar as contas se você tiver 3 ou mais filhos e quiser dar a eles uma vida com um mínimo de dignidade. 

        • “Não pensem que quem ganha

          “Não pensem que quem ganha líquido 10 mil reais vai votar no Aécio porque não é verdade. Eu por exemplo. Só que essa grana não dá pra aplicar dinheiro no mercado financeiro, mal dá para pagar as contas se você tiver 3 ou mais filhos e quiser dar a eles uma vida com um mínimo de dignidade”:

          O que deixa no ar que esse mirdinha de banco nao nos disse se o ativista tucano deles foi ou nao foi despedido.

          Nao ha outra escolha:  ou veio de infiltrado baixo clero, ou veio do alto escalao.

          Eh o segundo.  Veio do alto escalao do banco.

          Ambos escaloes sao white trash pra dizer isso, nao me entenda mal.  Mas o banco tem que ser punido exemplarmente:  imaginem um banco estrangeiro tentando isso nos Estados Unidos…

    • Recomendação bancária.

      Isso: vamos analisar de forma técnica e sem sentimentalismo. 

      Se a Dilma ganha, vocês perdem. Se a Dilma perde, vocês ganham. Portanto, prezados clientes preferenciais e abonados: votem Aécio. Com ele vocês nem ganham e nem perdem. Esse não ata nem desata. Tanto faz como tanto fez.. Nem tosse nem muge. Nem obra e nem desocupa a moita. Nem ford e nem sai de China. Mas evitam-se os contratempos e dissabores. E podem dormir tranquilos que esse é dos nossos. É nóis!

      • “votem Aécio. Com ele vocês

        “votem Aécio. Com ele vocês nem ganham e nem perdem. Esse não ata nem desata. Tanto faz como tanto fez.. Nem tosse nem muge. Nem obra e nem desocupa a moita. Nem ford e nem sai de China”:

        Nem amacia nem eh absorvente!

  2. Cometeu dois crimes ao mesmo tempo.

    Para mim, o Santander cometeu dois crimes ao mesmo tempo. Um crime financeiro, ao induzir seus aplicadores a uma hipótese absolutamente não provada, e um crime eleitoral, ao indicar que apoia um candidato antipetista. Devia ser punido pelos dois.

    • Não há crime algum, o banco é

      Não há crime algum, o banco é uma empresa privada e pode emitir a opinião que bem entender sobre o cenario economico

      que como em qualquer Pais democratico depende da politica economica  e esta depende de quem é o governo.

      • Ô Mota, crime nenhum?

        Ô Mota, crime nenhum? Tanto que em todos os paises que esse banco opera, no tempo de eleições eles deixam de operar como banco e passam a ser cabo eleitoral do candidato de sua escolha. Simples assim.

        Só que não é simples assim. Tanto que lamentaram a burrada que fizeram. Mas só reconheceram o erro porque tornou-se público.

      • Criar e propagar boatos sem

        Criar e propagar boatos sem nenhum fundamento de forma tão acintosa é crime contra o sistema financiero.

        Além do crime de calunia…

        Não tem nada provado nas acusações levianas.

  3. Deveriam pedir desculpas ao

    Deveriam pedir desculpas ao governo e fazer o favor de se retirar do país, definitivamente. Instituiçõa medíocre e que não contribui em nada coma economia brasileira. O que eles querem é só lucrar.

  4. Extrato santander

    Ah que caras de pau. A contra prpaganda está tão explícita e clara que não tem como negar. O santander pensa que os correntista são burros ? Por que o banco não faz isso lá na terra dele, Espanha, para ver o que acontece ? Cambada de trem a toa.

  5. a bem da verdade, o satander

    a bem da verdade, o satander não fez críticas à presidenta Dilma, apenas reportou fatos (Dilma sobe, bolsa cai), e alertou seus clientes que isso impacta seus investimentos.

    • É o que tenho ouvido de todos

      É o que tenho ouvido de todos os analistas de mercado em todas as midias. A Dilma desce a bolsa sobe. O Santander só replicou o que a muito tem dito a grande midia sobre a bolsa. Só estou esperando a Dilma ganhar pra comprar pechinchas.

      • Há o risco de chegar

        Há o risco de chegar tarde.

        Eles sabem que estão fazendo propaganda política; mesmo que tenham teorias infantis sobre política na cabeça, não importa: sabem que quanto maior o alvoroço mais o dinheiro muda de mãos. E pra quem vive de comissão ou de comprar barato e vender caro, é a única coisa que importa.

        Antes da publicação da pesquisa de boca de urna pode ter certeza que já terão ajustado as posições.

        Pra mim já passou da hora da CVM entrar em campo. Mas, por outro lado, pra quê serve a CVM?

    • Voto Dilma, mas é verdade o

      Voto Dilma, mas é verdade o que o comunicado diz, está aí para quem quiser ver.

      Dilma sobe, bolsa e confiança do mercado cai e vice-versa.

       

      O comunicado é anti-ético por abordar política sendo uma instituição financeira deveria se ater ao seu ramo de negócios.

  6. “O Santander esclarece que

    “O Santander esclarece que adota critérios exclusivamente técnicos em todas as análises econômicas”:

    Mentira.  Se eh assim, eh so mostrar os outros releases do banco falando do “sucesso eleitoral” de OUTROS presidentes em outros paises pros clientes nouveaux lixe deles.

    Ate la, vai tirando o cavalinho da chuva, cambada.

  7. Pode isso Banco Central?

    Pode isso Banco Central? Ministério Público Eleitoral?
    Isso não seria contra propaganda eleitoral?

    Absurdo isso, se utilizando de seu poder de comunicação entre seus clientes para fazer propaganda política.

    Se eu fosse cliente do Santander ficaria possesso em receber um comunicado desses, minha conta seria encerrada, sem sombra de dúvidas.

  8. Canalhas!!!

    O comunicado do Santander refere-se cita nominalmente a Presidente Dilma Rousseff, e duas outras vêzes à presidente. O banco está querendo levantar um dindim para sustentar o caixa dois dos políticos à seu serviço. E, de quebra, alavancar seus negócios.

    Deveria usar o espaço para explicar aos seus incautos clientes brasileiros, o papel que desempenhou na crise que se abateu sôbre a Espanha e os espanhóis.

  9. Acorda, João Ninguém.

    …extrato dos clientes na categoria “Select”, com renda mensal superior a R$ 10 mil – e considerados os chamados “premium”.

    Será que, agora, deu para entender a quem interessa a queda de Dilma?

  10. taí, manés do pt

     

    guerrilheiros do pc

     

    COMO SE PROTEGER DA DILMA

    Saiba Como Proteger seu Patrimônio em Caso de Reeleição da Dilma, Já

     

    http://www.empiricus.com.br/ad_eleicoes_d/?gclid=COTw9YKDw78CFW4Q7Aodhm0Anw

    Como a corrida presidencial pode influenciar seus investimentos?

    NESTE RELATÓRIO:

    O efeito da eleição na PetrobrasComo Dilma/Aécio/Campos podem ajudar a Bolsa?Como acompanhar o que acontece no mercado?

    Esse relatório trata sobre as influências que as eleições presidenciais podem ter sobre seus investimentos. Fazemos a análise de empresas e identificamos sinais fora do radar, inspirados na leitura microeconômica.

    As eleições não são somente uma variável, como a atualização do PIB ou da taxa Selic. São um divisor de águas que mexe com o mercado a cada quatro anos. Devemos pensar antes para saber como agir. Nós queremos através da análise nos proteger de desvios bruscos na Bolsa de valores, no dólar e no juro.

    Mesmo com o barulho gerado pelas pesquisas eleitorais, consideramos que a campanha presidencial ainda está na fase inicial. Muita coisa pode ocorrer a partir da propaganda na TV, com repercussão nas ações de empresas estatais listadas na Bolsa.

    Nosso cenário base consiste em vitória do PT, com menos favoritismo em favor da reeleição de Dilma Rousseff. Tudo indica a ocorrência de segundo turno.

    A perda de popularidade do governo animou os agentes de mercado, descontentes com o estilo de gestão econômica muito intervencionista. A eleição entrou de vez no radar, com pesquisas de intenção de voto repercutindo na Bolsa. Qualquer sinal de melhora na percepção a favor da oposição é bem recebido pelo Ibovespa.

    Os indícios de desgaste à aprovação da gestão Dilma foram responsáveis por empurrar para cima o Índice Bovespa desde meados de março até agora. A dinâmica política será determinante ao futuro dos ativos até o fim do ano.

    Na maioria dos cenários para as eleições, prevemos dólar e juros para cima. Crescimento fraco e inflação acima da meta. Na renda variável, a evolução da Bolsa continuará deprimida pelo desconforto com a gestão pública. Ambiente é de volatilidade ao sabor das pesquisas eleitorais, mas sem consistência de valorização até o fim do ano. Pesquisas indicam que o eleitor julga a estabilidade no emprego como fator crucial na hora de votar.

    Importante: Você pode remover seu endereço de email deste recebimento diário gratuito com apenas um clique.

    Tudo o que Você Quer Saber Sobre Investimentos, mas Não Pergunta por Não Confiar o Suficiente.

    Fundada em 2009, a Empiricus é a primeira consultoria independente de investimentos do Brasil que oferece conteúdo gratuito e educativo para todos os tipos de investidores. A Newsletter diária “Mercado em 5 Minutos” oferece uma análise sobre os acontecimentos importantes do mercado que podem influenciar suas decisões de investimento e aumentar suas possibilidades de lucrar.

    Todos os dias nós nos comunicamos com mais de 160.000 leitores únicos, provendo ideias sobre investimentos e recomendações baseadas em princípios atemporais de investimento inteligente.

     

    tá todo mundo dormindo sossegado

  11. Eles pagaram pelo Banespa

    Eles pagaram pelo Banespa três ou quatro vezes mais do que o segundo colocado ofertou pelo banco no leilão. Esta aguda capacidade de avaliação é que deveria ser levada em conta pelos clientes. Se fazem isto com o diheiro deles, o que não podem fazer com o dos clientes. E mais, prometeram publicamente que não usariam de certas práticas legais mas abusivas buscando ganhos exagerados, como era praxe dos então futuros concorrentes. Eles mentiram, se comportam como eles.

    • Há motivo

      PSDB meu amigo, PSDB… Foi o governo do PSDB que recebeu o $$$$$ da compra do Banespa… Só isso explica muita coisa sobre o banco ter sido comprado acima do preço, provavelmente pra sobrar $$$$$ pra certas pessoas…

    • Valorização do trabalho X exploração do trabalhador

           Exatamente, na maioria das vezes o que é vantajoso para quem faz dinheiro com dinheiro é ruim para quem ganha a vida com o próprio trabalho.

  12. Santander merce ser ouvido. São campeões vips

    Está sempre nas cabeças das seguintes listas, onde mostram seu respeito aos clientes: reclamações junto ao Banco Central; reclamações junto aos Procoms; em automatização (clientes trabalham mais para eles e funcionários são mais demitidos); de remunerações milionárias aos seus executivos; 

    Agora ainda querem direcionar o direito de voto de seus clientes.

    Se eu tivesse conta lá, conforme eles pedem no comunicado, eu procuraria mesmo o Gerente. Para fechar a conta na hora.

  13. Fanfarrão

    Quando o Santander chegou ao Brasil, através da “compra” do Banespa, seu presidente Emilio Botín alardeou aos quatro ventos que havia muito espaço para a queda dos juros cobrados dos clientes. Logo, logo deve ter sido enquadrado pela turma da Febraban e ficou tudo como dantes na casa do Abrantes. E agora vem com uma lorota dessa. Minha resposta a esse tipo de atitude é: não contribuir com qualquer centavo para o lucro dessa instituição.

  14. É só ligar a imagem dos

    É só ligar a imagem dos banqueiros ao Aécio, e da Dilma ao povo.

    E vamos ver quem vai ganhar as próximas eleições.

    Esses caras estão torcendo para o PSDB voltar ao poder para o país ser loteados para essas elites.

    Bando de fdps, vão sifu !

     

  15. O Coro dos descontentes

    Ela é tudo que os rentistas não querem, mas…Quantos rentistas existem no Brasil? 

    Quantos são os que vivem apenas e tão somente da exploração de papeis e apostam que quanto pior o pais e seu povo, mais valorizados esses papeis se tornam e mais essa canalha ganha?

    Voce faz parte dessa canalha, não? Se não faz e ainda assim faz parte do “coro dos descontentes” acredite, alguem está te enganando. Pense nisso!

  16. E o ministério publico

    E o ministério publico eleitoral onde está? Quais serão as providências tomadas? Aqui no DF já começou a sacanagem: Há poucos dias um candidato de oposição usou um local( alugado) para fazer um evento. Quando o PT foi usar o mesmo local (alugado) foi proibido pelo TRE.

  17. Justiça

    Pergunta: um fato desses não está sujeito a medidas legais? Não caberia multa (extratosférica) a um banco que diretamente cita o nome de um candidato a presidente em plena campanha eleitoral?

    • O agravante:

      O nome do candidato que o Banco criminosamente tenta desconstruir é o nome da Presidenta da República!  Isso é crime eleitoral de um banco estrangeiro que atua no nosso país! Fazendo política rasteira e comportando-se como uma máfia. Já não chega o Itaú?  Agora podemos constatar quais são os interesses dos grandes empresários!!!!  O povo que se dane e o que eles querem são os lucros fáceis!

    • Banco de 3ª categoria? Em

      Banco de 3ª categoria? Em 2010 e 2011 foi o maior banco da Europa, hoje é o 2º, tem US$ 1,6 trilhões de ativos, esta sob controle da mesma familia há 120 anos, é uma das mais poderosas dinastias bancarias do planeta, a sucessora ja designada é Ana Patricia Botin, filha de Don Emilio, que está em São Paulo quatro vezes por ano, voce alguma vez viu a foto dela na coluna da Monica Bergamo? Dificilmente, ela não se expõe porque não precisa e não quer.

      Uma curiosidade, a esposa de Don Emilia, Paloma O´Shea, promove na cidade de Santander um dos mais prestigiosos concursos de piano do mundo.

    • Eu acho meu caro, que esta

      Eu acho meu caro, que esta “newsletter” é falaciosa e com vieis politico oposicionista declarado, creio que esta é a razão da critica.  Só um exemplo como ele não se sustenta: Começo de Junho Dilma caindo nas pesquisas ( BOVESPA por volta 51,500 pontos e dolar $2,27), final mês Julho Dilma estabilizando e com um pouco de recuperação (BOVESPA 57,800 pontos e dolar $2,22). O que você acha? 

      My 2 cents worth!

      • Meu caro, não entro no mérito

        Meu caro, não entro no mérito da analise, o que se discute é se o banco pode fazer a analise que fez.

        Não há na analise critica alguma de natureza politica, existe uma AVALIAÇÃO do movimento do mercado de renda variavel, onde existe uma oscilação a partir das pesquisas, o analista foi profissional, registrou essa oscilação, queriam que ele dissesse o contrario do que ocorre só para agradar o P?

        . Os comentarios são PRIMARIOS, as pessoas parecem que não tem noção alguma do que é mercado, banco e investidor.

        • O que está na nota não é nada

          O que está na nota não é nada diferente do que a mídia, os “analistas econômicos” e os colunistas dos principais jornais dizem todos os dias.

          A diferença é que no caso da mídia, sabemos que é torcida e não necessariamente reflete a realidade.

          Embora tenham ocorrido movimentos de alta da bolsa quando as pesquisas indicavam queda nos percentuais de votos da Dilma, também aconteceram movimentos completamente independentes. As ações da Petrobras, por exemplo, vem subindo e puxando a bolsa por conta dos aumentos de produção, o que nada tem a ver com a posição da Dilma na corrida eleitoral.

          A nota apontando um futuro “sombrio” caso a Dilma vença a eleição não parece ter cara de parecer técnico, mas muito mais de reprodução dos supostos temores propagados todos os dias pela mídia, e que a realidade já mostrou que são infundados (vide “risco Lula” em 2002, apagão no começo do ano, fracasso da Copa, etc).

        • Poder pode…

          O banco é privado e pode fazer a análise. Mas que foi tendenciosa, foi, e com critério mais cuidadoso, poderiam deixar de mencionar o nome da presidenta. Uma atitude nada louvável desse banco  espanhol !.

        • Caro Motta! que mundo vc esta

          Caro Motta! que mundo vc esta vivendo??? talvez vc tenha muita nocão de mercado, banco investidor , mas de realidade meu caro vc esta mais para idade da pedra , quem não ver politicagem desonesta, canalha  e partidaria  nesta matéria  so poder  ser duas coisas, ou é muito tapado ou muito ingênuo !!! com todo o respeito é claro….

        • Caro André,

          então eu farei um comentário “secundário”, segundo seu ponto de vista: não há, no trecho destacado pelo “post”, UM ÚNICO DADO acompanhando o texto!! “Quebra de confiança” e “pessimismo”? De quem? Baseado em quais dados? “Baixo crescimento”? Ora, o MUNDO tem baixo cresicmento desde 2008!!! “Inflação alta”? Tomando O QUÊ como parâmetro?

          “Câmbio”, “juros”, “Bovespa”… Onde o responsável pela “orientação ao cliente/investidor Santander” comprou sua bola de cristal? Os acionistas e os tais 0,18% de clientes/investidores do banco deveriam solicitar ao Conselho de Administração que o responsável apresentasse os dados em que se baseia para afirmar o que afirma!! Na ausência de apresentação, EXIGIR a demissão do cartomante!!

          P.S.: só voto na D. Dilma num eventual segundo turno!

        • Claro, o banco fala o que ele

          Claro, o banco fala o que ele quiser, mesmo que seja asneiras não fundamentadas! O que eu quis mostrar é que a nota do banco além de conter uma posição politica (só não enxerga quem não quer), é também furada na sua analise, vai na mesma linha da Epricius. Quem quiser embarcar neste “bandwagon” que embarque eu não! E não é por questões ideológicas e sim pelos fundamentos. Na minha visão o Brasil não está a perigo como  alguns da “banca” pregam. No começo da semana o Brasil emitiu títulos no exterior ($3.5 bi) conseguindo colocá-los a uma taxa de 97.999% do valor de face ou seja aproximadamente 1,8% a cima do que paga as U.S treasury notes. Cabe lembrar que o Brasil durante o governo FHC o tesouro nacional só consegui colocar este tipo de titulo com grandes deságios. 

          “No governo FHC o Global Rep 27 do Brasil caiu de 76% para 68% do seu valor de face. Foi uma reação exclusiva à situação econômica interna brasileira, pois os papéis argentinos e mexicanos permaneceram estáveis no mesmo período.”

          Com relação ao seus comentários:

          “Não há na analise critica alguma de natureza politica”  Sim, não há uma critica politica, mas SIM um posicionamento politico do banco. Você tem dúvida em quem ele (Santander) gostaria de ver eleito?

          “onde existe uma oscilação a partir das pesquisas, o analista foi profissional, registrou essa oscilação” Alguns analistas quiseram fazer esta ligação mais não é fato, foi mais um caso de “wishful thinking” do que realidade. Algumas coincidências não significam uma tendencia, como mostrei no outro post.

          Para concluir, hoje em dia tenho um CFP (consultor de finanças pessoal) que NÃO tem vinculo com instituições financeiras, pago para ele me orientar nas minhas finanças. Ouvir analistas ligados a bancos é a maior roubada, eles estão lá para cumprir metas, tão cag*#do se é bom para você, ele tá é pensando no dele e do banco. 

           

             

           

  18. É a burguesia em campanha

    É a burguesia em campanha contra Dilma inclusive a transnacional.

    Vão usar até o papel higiênico como veículo de suas mensagens.

    Depois desta fechem o TSE.

    Quem trouxe este banquinho para o Brasil foi o desgoverno ex-presidente Cardoso.

    Santander sempre contra o Brasil e seu povo.

  19. Banco picarreta

    Viva a portabilidade bancária. No meu trabalho abriram minha conta pagamento no Satãnder mas pedi a portabilidade para outra instituição. Esse banco é picareta com os clientes. Pergunte para Sadia o que eles acharam da transação de derivativos mediada pelo Santander em 2008

  20. Crime eleitoral

    A mim parece que houve crime eleitoral. A justiça eleitoral deve ser acionada.

    De qualquer forma esse tipo de politicagem praticada por um banco pega muito mal com seus clientes, que queem um banco que se ocupe de questões financeiras e não em fazer políticagem.

    Eu estou fechando minha conta. Não sou um dos “tops” mas também não sou louco de confiar em um banco que não tem profissionalismo.

     

  21. Santander…

    Abomino tal atitude desse Banco e, considero um desrespeito ao país e penso que todos os correntistas contrários à essa aberração, deveriam mostrar seu desagrado. Na minha opinião isso é um crime eleitoral. Que desrespeitem seu país de origem, a “exitosa” Espanha. 

  22. Dilma sobe., melhor para a a

    Dilma sobe., melhor para a a população com renda mensal

    menor que 10.000..é isso?

     

    Obs.Isso ai  foi crime eleitoral beirando ao golpismo.

  23. Preparem-se !  Intervenção do

    Preparem-se !  Intervenção do Banco  Central  não seria descartável. Desculpas  de que  foi iniciativa do segundo escalão,também não colam. O TSE,como se  sabe ,tem de  ser provocado,como qualquer tribunal.

    Já os onipresentes procuradores mineradores de materiais raros, já podem sair da inércia.

     

    • Não espere nada disso. Vão

      Não espere nada disso. Vão alegar que o culpado foi um boy e o Banco, dandos graças a Deuis, encerra o caso.

      TSE? Melhor o PT não acionar pois o presidente do partido poderá ser considerado terrorista e levar alguns anos de prisão.

      Procuradores? Menos, menos. O interesse deles é outro.

  24. É o remake do terrorismo

    É o remake do terrorismo eleitoral que foi usado em 2002, contra Lula. É sempre a lesma lerda. Pergunta-se: qual o índice de trabalhadores brasileiros que tem renda (mesmo familiar) mensal acima de R$ 10.000? Pois ficou caracterizado aquilo que a gente cansaou de saber: o candidato do psdb é o candidato dos ricos. Obrigado ao santander! O itaú já passou atestado de orfão da ditadura quando se revelou que na data de 31 de março da sua agenda havia a anotação “aniversário da REVOLUÇÃO de 1964”; se não me engano, também é citada a data do “suícido” de W Herzog? Então é isso. Se é bom para os banqueiros, é ruim para o povo e vice-versa.

  25. Vamos esperar qual medida as

    Vamos esperar qual medida as autoridades vão tomar. De plano o Banco Central deveria cancelar a autorização do banco de operar no País. Considere que eles não fazem isso no País deles. Não têm coragem. Porque se atrevem a fazer aqui e quem de direito deixa por isso mesmo, deixa impune. A continuar assim, daqui uns dias os bancos estrangeiros começarão uma campanha de terror contra os bancos nacionais pois só assim eles crescerão pois são ruins demais.

  26. Estão tentando remendar a

    Estão tentando remendar a lambança:

    “O Santander Brasil vem a público esclarecer que o texto enviado a um segmento de clientes, que representa apenas 0,18% de nossa base, em seu estrato mensal, e repercutido por alguns meios da imprensa hoje, não reflete, de forma alguma, o posicionamento da instituição.O referido texto feriu a diretriz interna que estabelece que toda e qualquer análise econômica enviada aos clientes restrinja-se à discussão de variáveis que possam a vida financeira dos correntistas, sem qualquer viés político ou partidário. Sendo, o Banco pede desculpas aos clientes que possam ter interpretado a mensagem de forma diversa dessa orientação, reitera sua convicção de que a economia Brasileira serguirá sua bem sucedida trajetória de desenvolvimento.BANCO SANTANDER”http://www.santander.com.br

  27. Se isso é nota tecnica – com

    Se isso é nota tecnica – com tantas mentiras – imagine o que virá por aí quando iniciarem a expedir notas terroristas contra os bancos nacionais.

  28. Eu felizmente não tenho conta

    Eu felizmente não tenho conta nesta espelunca.

    Se tivesse já estaria me mexendo para fechar, e trocar por uma instituição mais confiável, mais partidária.

    Mas tenho um cartão de crédito do Santander … desculpem mas tenho que interromper meu comentário por aqui, preciso ligar urgente para cancelar este cartão de crédito deste banquinho de m….

     

  29. Ué, não sei porque tanta

    Ué, não sei porque tanta gritaria. O Santander está absolutamente certo em informar seus clientes das perspectivas econômicas, que dependem do futuro presidente. E as informações são coerentes com fatos recentemente ocorridos: quando foi divulgado que Aécio tinha empate técnico com Dilma no segundo turno, a bolsa subiu.

    Essa é a realidade, queira ou não a torcida. O governo atual é intervencionista e incompetente, não desperta confiança no empresariado.

  30. Caro Nassif e

    Caro Nassif e demais

    Meusdeuses…

    É claro que  elite financeira aposta no Aécio, que é o candidato do rentismo, do entreguismo.

    Teve que vazar essa “notícia” pra saber, que há uma guerra em andamento?!

     A grande mídia faz isso 48  horas por dia.

    Não é diferente do que a marcha dos 600 em Higienópolis a favor de Israel, a candidatura do Aécio, a notinha do Itaú  e essa notinha do Santander.

    Conheço alguns que ganham mas de R$10 mil, eles nunca suportaram o PT.

    Saudações

  31. Uns poucos banqueiros

    Uns poucos banqueiros escolheram o lado deles. Milhares de bancários farão o mesmo, certamente em desfavor de Aécio Neves. O resultado deste conflito eleitoral certamente favorecerá Dilma. Ha, ha, ha…

  32. Sabem o que impressiona?

    Com exceção de um comentarista do post, rigorosamente ninguém contestou tecnicamente que a informação da instituição não tem cabimento, ou então está errada. Com o devido respeito pela opinião do Ruy (comenta bem quando não agride), não, isso não é crime eleitoral. É o banco aconselhando seus clientes. Se ele dissesse que com o Aécio ou o Campos a situação iria melhorar, aí sim seria propaganda indevida, pois seria chute sem informação cabível. Criticar a condução do Inacreditável e sua trupe neste momento não é ter ideologia, é enxergar o absolutamente óbvio. Isso é que me faz não ter esperança, achar que essa política econômica não ruiu é garantia de repeti-la no futuro.

    Já soube de analistas do BB com uma conversa parecida. Não é falta de patriotismo, é honestidade intelectual. Aliás, a atitude do Santander pode ser irresponsável, pois os clientes que não são VIPS devem ser aconselhados da mesma forma. A obrigação da instituição é defender o patrimônio dos correntistas, e não ser chapa-branca de um ou de outro governo.

    PS: Daqui a pouco os artigos críticos do Nassif tb serão crime eleitoral…

  33. Absurdo. Simplesmente infeliz
    Absurdo. Simplesmente infeliz a postura deste “banco”. A diretoria pode e deve ter suas preferências. Mas é falta de respeito para com seus clientes e investidores enviarem um comunicado deste. Passou dos limites, opções políticas e ideológicas devem ser respeitadas. Ou acham que as pessoas que ali investem são desprovidas de capacidade de raciocínio. Com certeza se eu tivesse conta neste “banco” retiraria imediatamente e prestaria queixa.

  34. É o cenário mais factível, gostem ou não.

    Não sou cliente do Santander, mas não vi nenhuma indicação de voto na oposição, no referido extrato.

    Gostem ou não, cabe ao setor de análise de investimentos do banco tentar prever o futuro (muitas vezes erram, fato) e com base nos cenários possíveis fazer a melhor indicação de investimento.

    Neste sentido, até o flanelinha sabe que a Bolsa vem subindo com base nas pesquisas eleitorais que sugerem aumento percentual de votos da oposição.

    Evidente, “a contrario sensu”, que se a oposição minguar, o oposto é o cenário mais provável, vale dizer: a bolsa cair.

    O investidor internacional (ou especulador, o que seja) não aprova o governo Dilma e ponto.

    Qual a relevância disto alguém vai indagar (ou dizer “que vão pros quintos dos infernos eles”).

    Ora, a bolsa sobe de acordo com os humores do mercado (este comandado pelos grandes “players”), ou alguém aqui acha que é o pequeno investidor que faz a bolsa subir?

    Então, meus caros, o banco apenas colocou o cenário: “Dilma cai, a bolsa sobe”. “Dilma sobe, a bolsa cai”. Esta é a tendência que se visualiza.

    Fazer leitura de cenário não é o mesmo que pedir votos na oposição e muito menos crime eleitoral, gostem ou não os fatos atuais demonstram exatamente o que foi colocado no extrato do Santander.

     

    • Se a questão envolvesse o seu candidato…

      Danilo,

      Se esse absurdo envolvesse o seu candidato o discurso seria outro, não é?! O Bco. Santander é uma instituição estrangeira que colaborou com a quebra da Espanha. Não tem direito nenhum de tentar lobotomizar os brasileiros. Essa propaganda mentirosa só beneficia os candidatos da oposição que de fato não oferecem nada de bom ao Brasil e aos brasileiros. Muito pelo contrário só enriquecerão, numa eventual eleição –  ainda mais os 1% mais ricos.

  35. Uma boa lembrança – artigo no 247

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/147953/Desde-Amato-em-1989-elite-demoniza-nome-%C3%A0-esquerda.htm

    Desde Amato, em 1989, elite demoniza nome à esquerda

    Rejeitar um candidato de esquerda acima de todas as coisas é um dogma para a elite financeira e empresarial brasileira; em 1989, na primeira eleição direta após o regime militar, então presidente da Fiesp Mario Amato produziu a pérola de que se Lula fosse eleito, 800 mil empresários sairiam do País com destino a Miami; o que hoje é folclore, ali se levou a sério; mais tarde, em 2002, primeira vitória do petista teve campanha cercada por previsões catastrofistas jamais realizadas; pelo banco Goldman Sachs, economista Daniel Tenengauzer chegou a criar um ‘lulômetro’ para equiparar disparada do dólar ao crescimento do PT nas pesquisas; agora, banco Santander assusta clientes ricos sobre perdas com a reeleição de Dilma Rousseff; desculpas não escondem repetição do mantra de cada quatro anos: o fim do mundo vem aí

    247 – O relatório destinado a clientes ricos, produzido pelos analistas do banco Santander, no qual projetam perdas financeiras diante de uma escalada da presidente Dilma Rousseff nas pesquisas eleitorais é típico. O pedido de desculpas feito logo a seguir à divulgação da peça não esconde o fato de que sempre, entra e sai eleição para presidente, tanto o mercado financeiro quanto os empresários de maior visibilidade procuram, acima de todas as coisas, temer, rejeitar e demonizar os candidatos de esquerda à Presidência da República.

    Como quem tem chances reais de vencer, desde 1989, são os candidatos do PT – com Lula cinco vezes candidato, e Dilma Rousseff desenvolvendo agora sua segunda campanha -, o nome do partido e a própria legenda acabando sofrendo a pressão.

    Hoje é folclore, virou piada, Mas quando o então presidente da poderosa Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Mario Amato, declarou que 800 mil empresários iriam embora do País se Lula vencesse as eleições de 1989, a frase foi levada muito a sério. Foi estampada na primeira página de jornais como a Folha e o Estado, repercutiu em programas de televisão e veio acompanhada de teses sobre a incapacidade de governança do PT e intenções de intervir em empresas e no mercado financeiro que, por fim, foram praticadas pelo vitorioso Fernando Collor.

    A demonização a Lula, no entanto, prosseguiu em todas as campanhas nacionais disputadas pelo ex-presidente, inclusive as que ele ganhou. Em 2002, a missão de superar o tucano José Serra incluía, também, superar uma impressionante série de rumores, boatos e fofocas que apontavam para um estouro nas contas públicas no caso da vitória do ex-metalúrgico. Com a chancela do banco americano Goldman Sachs, o economista Daniel Tenengauzer ganhou seus quinze minutos de fama ao criar o que chamou de “lulômetro”. Consistia em medir o nível da disparada da cotação do dólar sobre o real de acordo com o crescimento que Lula apresentava nas pesquisas. Assim, quanto mais o futuro presidente avançava, mas o “lulômetro” apurava que se chegava mais perto do fim do mundo cambial. O real seria pulverizado.

    O que se viu, no entanto, desde o primeiro do mandato de Lula foi a normalização de todos os grandes indicadores da economia e, em seguida, o “espetáculo do crescimento” que deu ao presidente uma reeleição tranquila.

    Agora, ao completar 12 anos sem representantes de seu campo político-ideológico no poder central, setores do sistema financeiro e da classe empresarial voltam a dar as mãos para rezar o mantra do medo da esquerda acima de todas as coisas.

    Nesta sexta-feira 25, a divulgação do relatório do Santander a seus clientes de alta renda trouxe à luz do dia o que está correndo solto nos bastidores das mesas de investimentos e dos encontros entre grandes barões da indústria. Apesar de os três governos sucessivos dos presidente de esquerda terem preservado todos os princípios da economia de mercado, acrescentando o dado do aumento do mercado consumidor como um ponto que deveria ser atribuído a seu favor, seus representantes continua a ser atacados. Das mais diferentes maneiras. Desta vez, foi um relatório sem base técnica seguido de pedido de desculpas. Aguarda-se para ver o nível da próxima provocação.

     

    • Folclore nada, estão mesmo em Miami!

      “então presidente da Fiesp Mario Amato produziu a pérola de que se Lula fosse eleito, 800 mil empresários sairiam do País com destino a Miami; o que hoje é folclore”

      Até o Ministro Barbosa….

  36. amigos, sem ataques pessoais,

    amigos, sem ataques pessoais, por favor, até de jegue já me chamaram… vamos nos ater aos fatos, o coitado do analista nível 1 que escreveu este comunicado não tem culpa de que há uma expectativa generalizada de que caso a presidenta Dilma perca a economia será beneficiada… isto é uma democracia, as pessoas/empresas são livres pra emitir opiniões, petistas precisam aprender a conviver com isso.

    • Vamos nos ater aos fatos

        Como vc dise, vamos nos ater aos fatos: 1- O Santander foi favorecido pela privatização do Banespa, promovida de forma criminosa pelo PSDB (inclusive com um parecer de privatização assinado por uma pessoa não autorizada, chamada Alkimar Moura), 2- O Santander cobra os juros e as tarifas mais caras do Brasil, 3- Sua direção está muito contrariada pelo fato da Dilma ter usado o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal como instrumentos econômico que fizeram os juros baixarem, forçando os bancos privados a diminuirem sua enorme margem de lucro para não perderem mais mercado. Mas, como vc quer nos fazer crer, a direção do banco não tem interesses políticos nesta atuação, foi apenas a precipitação de um “aloprado” ….

      • não foi “precipitação”, a

        não foi “precipitação”, a análise foi baseada em fatos. uma análise deste tipo só pode ser técnica, independente de os controladores do banco gostarem ou não da presidenta Dilma. os indicadores econômicos do fim do governo FHC eram muito mais saudáveis do que os de agora, havia uma política econômica clara, não as gambiarras de hoje, a inflação por exemplo não era maquiada.

        • “os indicadores econômicos do

          “os indicadores econômicos do fim do governo FHC eram muito mais saudáveis do que os de agora”

          Você não pode estar falando sério, ou você é tão alienado assim?

          Por favor, mostra os dados que comprovam esta sua afirmação!

    • Os fundamentos da economia

      Os fundamentos da economia brasileira no fim do governo FHC eram incomparáveis (emprego, inflação, FMI, divida interna indexada ao dolar, apagão etc..) com os de hoje, mais mesmo assim a “banca” via o risco para o país caso o Lula fosse eleito. Estas analises são sempre para defender os interesses da Banca, sempre! E como a maioria das pessoas são mal informadas nas questões econômicas e esquecem o passado, fica fácil manobra-las, nada mais que isso!  

  37. Devemos a REELEIÇÃO da DILMA

    Devemos a REELEIÇÃO da DILMA ao Santander, divida IMPAGÁVEL.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  38. putz…………………..que ousadia

    pode TSE e MPF?

    …para que poucos aumentem seus rendimento, mire-se na ousadia dos canalhas e vote no Aécio…

    por qualquer critério de avaliação, é o que podemos concluir

  39. A Polícia Federal precisa,

    A Polícia Federal precisa, com urgência, deflagrar uma ampla operação para investigar esse Santander. É essa gente que fiancia e propaga o ódio contra Lula, Dila e o PT.

  40. Encerrem a conta nesse banquinho

    Encerrem conta neste banquinho . O pior tratamento que já vi de um banco foi no Santander.

    Eu já encerrei a minha faz muito tempo quando ocorreu aquele caso dos brasileiros detidos no aeroporto de Madrid.

    Quer dizer que os espanhois tem moral pra criticar a nossa economia ???

    De Ibéria não viajo nem pela metade do preço, pois não gosto de Tourada Aérea. Escala na Espanha só se não precisar sair do aeroporto.

    Está na hora do BRASIL e o povo brasileiro escolher melhor os seus aliados e os lugares onde vamos gastar o nosso dinheiro !!!

    PS: Israel também está riscado dos meus roteiros de viagem e acho que o Brasil deveria ter dado uma resposta mais dura. Mas somos diplomatas !!!

     

     

  41. está ficando cada vez mais claro…

    o que o PSDB pretende fazer com nossas riquezas………………….

    nuca repartir, apenas concentrar e dividir por 50 para 100

  42. Que coisa, hein? rsrs

    O banquinho pode escrever isso, tudo bem..

    Imaginem se Dilma aparece no horário gratuito e diz que o Santander é o banco que despenca na popularidade do correntista?

    Que que vão dizer|??????

  43. Trocar de banco é jeito. Encerrarei uma poupança que tinha lá.

    Não tenho conta lá. Mas ficou uma pequena caderneta de poupança conjunta com meu pai desde os tempos do Banespa. Encerrarei imediatamente.

  44. Site do PT acusa Santander de

    Site do PT acusa Santander de fazer “terrorismo econômico”- E eu tbm

     O site Muda Mais, vinculado à campanha de reeleição de Dilma Rousseff, publicou nota na tarde desta sexta-feira (25.jul.2014) acusando o banco Santander de fazer “terrorismo econômico” contra o governo petista.

    Como o Blog revelou na manhã desta sexta-feira, o bancou enviou aos seus clientes de alta renda texto afirmando que o eventual sucesso eleitoral de Dilma iria piorar a economia do Brasil. O extrato, destinado a correntistas na categoria “Select”, com renda mensal superior a R$ 10 mil, dizia que se Dilma melhorar nas pesquisas de intenção de voto, os juros e o dólar vão subir e a Bolsa, cair.

    O Muda Mais contesta o posicionamento do Santander e afirma não haver “nenhum critério técnico” em sua análise econômica. O site menciona que o índice Bovespa subiu de 17 mil pontos em fevereiro de 2004 –durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva– para 55 mil pontos em fevereiro deste ano.

    O texto do site petista também afirma ser “curioso” que tal análise tenha partido da sucursal brasileira do banco espanhol, que lucrou R$ 518 milhões no 1º trimestre deste ano.

    Diante da repercussão negativa do caso, o Santander colocou na tarde desta sexta-feira um grande anúncio em sua página na internet pedindo desculpas pelo texto enviado aos seus clientes de alta renda.

    O banco afirma que a análise em questão “não reflete, de forma alguma, o posicionamento da instituição”. No anúncio, o Santander também “reitera sua convicção de que a economia brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de desenvolvimento”.

     

    • Já vi esse site em tudo

      Já vi esse site em tudo quanto é banner na internet afora. Eles estão investindo pesado com essa ladainha de “fim do Brasil”. Muito suspeito.

  45. Santander faz críticas à Dilma

    Pepe legal era um acavalo e seu ajudante era o Babalu.

    O leão que saía pela direita ou esquerda era do desenho animado “Lippy the Lion e hard-ha-ha” (uma hiena).

    Muita gente ganha mais de 10 mil reais e vai votar na Dilma. Tenham certeza

  46. SERIA O SANTANDER UM

    SERIA O SANTANDER UM ORNITORRINCO*?

    Ainda existe alguma alma desgarrada capaz de crer na probabilidade de haver convergência de interesses, entre o capital parasitário dos jogadores financeiros, verso o capital investido no trabalho voltado à produção de bens e serviços. Claro! Ambos, não se bicam, e, não é por obra do acaso que o tucano foi escolhido símbolo do partido da bufunfa. E sim, em contraposição à simbologia contida nos instrumentos de trabalho: no facão do agricultor, e na marreta do metalúrgico.

    Então, como que o santander, um tamborete internacional voltado à especulação financeira, vai estimular seus cúmplices e clientes, a depositar na urna eleitoral, seus votos, para eleger candidatos anti-jogo. Justo em prol dqueles filiados a partidos voltados à implementar políticas que transitam na direção oposta ao mundo dos cassinos, das roletas, e de seus perfumados jogadores.

    Haveria alguma lógica, há amparar tal incongruência?

    Orlando

    * Ornitorrinco é um mamífero semiaquático, encontrado na Austrália, que tem pé e bico de tucano, digo, de pato, põe ovos, tem pelos e glândulas mamárias. E de quebra, é um dos poucos mamíferos com veneno brabo.

  47. Os canalhas estão desesperados
    com a possível vitória da Dilma. Isso mostra que mesmo a Dilma ganhando eles vão fazer de tudo para dá um golpe. é por isso que se a Dilma ganhar, ela tem que fazer de tudo para baixar os juros e implantar o marco regulatório da impnrensa.

    • Os Botin estão desesperados?

      Os Botin estão desesperados? Porque? Nos ultimos quinze anos o Banco cresceu os ativos 1.300%, devem é estar felizes, só no Brasil compraram o Banespa, o Real, o ADN, o Sudameris, o Bozano Simonsen, o Noroeste, quer mais?

  48. Arrependimento?

    Vejam o 38º maior contribuidor da Campanha Dilma 2010

    http://blogs.estadao.com.br/vox-publica/2010/12/01/veja-o-ranking-das-220-empresas-que-mais-contribuiram-para-a-campanha-de-dilma/

     

    http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2010-12-01/mais-da-metade-das-doacoes-da-campanha-de-dilma-vieram-de-41-empresas

    Mais da metade das doações da campanha de Dilma vieram de 41 empresas

    30/11/2010 – 23p3

     

    Débora Zampier
    Repórter da Agência Brasil

    Brasília – A campanha da presidenta eleita Dilma Rousseff arrecadou R$ 148,8 milhões, sendo que mais da metade desse valor, R$ 88,39 milhões, vieram de um grupo de 41 empresas que doaram mais de R$ 1 milhão. Os três maiores doadores individuais foram JBS-Friboi (R$ 9 milhões), Camargo Corrêa (R$ 8,5 milhões) e Andrade Gutierrez (R$ 5,1 milhões).

    O setor que teve mais doações milionárias foi o da construção e engenharia: R$ 37,35 milhões. Catorze empresas empresas doaram valores entre R$ 1 milhão e R$ 8,5 milhões. A agroindústria foi o segundo setor que mais teve doações milionárias: cinco empresas foram responsáveis por R$ 18,2 milhões da campanha de Dilma.

    Oito empresas da área de metalurgia, siderurgia, mineração e produção de cimento doaram quantias que somaram R$ 12,2 milhões. Já no setor bancário, três instituições fizeram doações que totalizaram R$ 6,5 milhões: Itaú Unibanco (R$ 4 milhões), BTG (R$ 1,5 milhões) e Santander (R$ 1 milhão).

    A prestação de contas do comitê financeiro mostra que a campanha de Dilma Rousseff arrecadou R$ 174.5 mil em doações pela internet por meio de cartão de crédito.

    Segundo o demonstrativo de gastos da candidata e do comitê, as áreas onde mais se investiu dinheiro foram a produção de programas de rádio, TV e vídeo, publicidade de materiais impressos, publicidade em placas e transporte.

     

    Edição: Aécio Amado

     

      • Ué, não dizem que o Itau é da

        Ué, não dizem que o Itau é da Marina ?

        E é por causa dessas coisas que todos se entendem bem . O que é uma vaia ( vaia é eufemismo ) vinda de um camarote na Copa perto de uma boa doação de campanha ?

         

         

    • funciona a base da cota

      tem uma renca de empresa que doou o mesmo valor até os centavos, e outros doando em multiplos desse valor. curiosa essa contabilidade!!

      • São pools de doação

        Como financiam todos os candidatos !viaveis”, para não ficarem “queimados na fita”, juntam-se para doações conjuntas de valores iguais, que somados dão um montante. Mais uma razão para os financiamentos de campanha pelo governo e não particulares. Não sabemos o quanto doaram para outros candidatos e principalmente para deputados e senadores, que “embananam” as votações que são contrárias aos interesses finaciadores. 

  49. O PSDB já devia ter entendido o seguinte:

    Uma pessoa com raiva da Dilma/Lula/PT é um voto potencial pro Aécio.

    Mas se essa pessoa ficar com dez vezes mais raiva da Dilma/Lula/PT não significa que ela vá votar dez vezes, e nem que ela vá conseguir tirar dez votos da Dilma/Lula/PT…

    Essa mania de semear raivinha nas redes sociais e usar os parças (Santander, Folha, Veja, etc…) pra fazer isso só funciona como argumento de autorreforço pra quem já odeia o PT mesmo. É por isso que o Aécio é incensado pela mídia há anos, mas ainda não conseguiu passar dos 20%.

  50. Cotação do Santander caiu mais do que a do PSDB!

    Com uma assessoria dessas, não è à toa que a cotação do Santander despencou mais do que a votação do PSDB…!

    Pelo menos eles confessaram qual é o candidato dos bancos…

    E ainda por cima revelaram que o Santander é banco de pobre: só 0,18% da carteira ganha mais de 10 mil!

    Eu demitiria o economista-chefe e o assessor de comunicação juntos, por justa causa!!!!!!!!!!

    • eu seria mais light

      só suspenderia a autorização de funcionamento do banco no país. e mandava esses espanhois sem vergonha de volta pra casa deles.

  51. Muuuito inteligente da parte do banco…

    O efeito é exatamente o oposto ao esperado. Inteligentíssimo o responsável por uma nota dessas! Afinal de contas, TODA a população ADORA os bancos. Ainda mais esse, que nem brasileiro é!

  52. Diretores do Santander

    Diretores do Santander guiaram a politica econômica da Espanha nos últimos 12 anos.

    Resultado, 55% dos jovens desempregados.

    O que é bom pra eles, é ruim para a nação.

    Se são contra a Dilma, mais um motivo pra votar nela.

  53. O que o Banco esta fazendo é

    O que o Banco esta fazendo é uma campanha  descarada e criminosa contra o governo Dilma!!!. Nova  fórmula de  se fazer  campanha eleitoral  a favor da oposição, o que o PT esta esperando para enquadrar esse banquinhpo ??? pois se fosse contra a oposição o    PSDB já teria reagido  e, o MP teria tomado providências . A não ser que Bancos ALICIANDO  clientes para  votar neste ou naquele passe a ser normal, o que diz a nossa Constituição????

    • Enquadrar bancos…só na Lua…

      Simplesmente duvido que um partido, mesmo o `grande` PT, tenha ousadia (coragem, mesmo!) para tentar sequer enquadrar um Banco…nacional ou estrangeiro…MEDO, é a tônica de quem pensa em ser eleito. Eles sempre ganharam altos lucros, com crise ou sem crise mundial – todo ano lucram de 10 a 25 % sobre o ano anterior. Ninguém tem poder contra eles.

  54. Finanças

    Tão simples o raciocínio que origiou esta nota do Santander, pois o banco está apenas avisando aos clientes investidores para tomarem precauções . Se as coisas desandarem no pós eleições o banco fica livre de qualquer recriminação. Ao contrário,num aborto da natureza,   a política ecônomica saindo deste marasmo em que nos encontramos, explicações serão dadas .Dirão em  termos técnicos a justicativa popular: melhor prevenir do que remediar;

  55. Qualquer recomendação de um

    Qualquer recomendação de um agente financeiro , participante ativo da recessiva , estacionária e desalavancada  Espanha, deve ser entendido e absorvido com sinal contrário , por pessoas em seu juízo perfeito …

  56. Ajoelhou tem que rezar

    Até onde vai o limite de liberdade concedida a uma empresa multinacional, para que ela se julgue no direito de tentar interferir, de forma insolente e leviana, em assuntos de ordem estritamente domésticos, como é o caso da atual campanha política? Mais grave ainda é o fato da campanha, que além de estar em seu início, ser a campanha de mais elevado grau de importância nacional e de grande interesse para a comunidade internacional. O que é que é isso? Onde estamos? Diz o ditado popular “ajoelhou tem que rezar”, então, após esse gravíssimo erro, o Banco Santander tem que saber que não adianta imitar algumas mídias despudoradas, que fazem acusações sem fundamentos, criam matérias para favorecer determinado candidato em prejuízo de outro ou se utilizam da tática da farsa das denúncias de uma só testemunha, como já foi denunciado recentemente neste blog, e depois pedir desculpascom a maior cara de pau. Não adianta informar que vai apurar para tentar mostrar responsabilidade, diante do irresponsável despreparo que mostrou ter com suas diretorias. Sendo assim, o Banco Santander vai ter que ajoelhar e saber os outros adjetivos para essa imprudência, para essa insolência e para essa enorme leviandade, eles são: atrevimento, abuso, interferência indevida, descaramento, desaforo e desvio de função e/ou conduta. Caso o Banco Santander queira mudar de ramo e entrar para a política, que encerre suas atividades no Brasil retorne a seu país e crie um partido político. Porém, sendo um partido político, sugiro que fiquem atentos aos bancos, para que nenhum deles extrapole de suas funções e não tentem derrubar os seus candidatos, com a criação de textos fantasiosos e alarmistas que são inseridos nos extratos bancários de clientes.

  57. Como cliente, agradeceria ao banco

    Como cliente, agradeceria ao banco por me prestar informações acerca da volatividade que está no mercado em função do processo eleitoral. A nota do banco revela o que de fato tem ocorrido. Milhares de pessoas investem, o banco é um agente de confiança do cliente, apenas os clientes do banco terão acesso ao extrato, o que por fim, demonstra que o Banco tem sido transparente e parceiro do cliente. Tem muita gente ganhando dinheiro com as projeções e pesquisas eleitorais no mercado financeiro, mas podemos ter milhões também perdendo – é apenas isso, o banco quis alertar. Parabéns Santander pela nota aos seus clientes. 

    • Prestando Informações?

      O Banco Santander poderia dar palpites na Espanha, a ver se melhora alguma coisa por lá, que a coisa está triste.

      Este banco apenas se dá bem no Brasil, e fica cuspindo no prato onde come.

    • Santander

      Perfeito na colocação!

      Infelizmente menos de 10% da população brasileira investe na bolsa de valores, e por isso não entenderam nada da análise feito pelo Santander.

      A única coisa que me assusta é o PT começar a impor retaliações para quem fizer critícas ao partido.

  58. Santander faz críticas à Dilma em extrato para clientes vip

     

    Em nota, que está presente em seu site, o Banco diz que a nota feriu diretriz interna, pede desculpas e “reitera sua convicção de que a economia brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de desenvolvimento”. 

    Alguém vai pagar por isso no banco..  Voto na Dilma!

    • O estagiário .
      E por falar em

      O estagiário .

      E por falar em estagiário, como ficou aquela confusão que a Caixa arrumou com o bolsa família ? Não acompanhei até a conclusão.

  59. Caracas! E os “ativistas”

    Caracas! E os “ativistas” “apolíticos” não vão se manifestar sabendo que um banco espanhol está ditando regras ao “povo deles”, dizendo para que escolham o entreguismo? Óbvio que não, né? Afinal o santander não é o governo Dilma, se fosse estariam largando seus molotofs importados..Mas, como é “só” um banco espanhol, não vêem necessidade de exigir que ele respeite o BRASIL.

  60. Quer dizer que o Banco da

    Quer dizer que o Banco da elite branca de zóio azul manda uma carta para a elite branca de zóio azul dizendo que se a Dilma ganhar a economia pode perder e alguns brancos de zóio azul que não são “coxinha” e sim “bolovos” ficam indignados?

    É isso?

  61. Chumbo Trocado Não Doi

    Nassif: o ataque do Santander não é gratuito ou aleatório. Faz parte da rede de intigas, incentivada por Israel, contra o governo brasileiro e, evidentemente, contra todo Brasil. Os judeus espanhois estão participando da campanha difamatória promovida pela nação israelense, tanto quanto o norteamericano, o inglês, o italiano, etc. Em todo canto que estejam, foram “convidados” a voltarem baterias contra nosso governo, desde o discurso da presidente Dilma Rousseff, na ONU, quando defendeu não um estado Palestino, mas a moral e a decência política, que parece perdeu aquele povo. A Confederação Israelita no Brasil já mostrou a garra e disse a que veio. E que vem sendo alimentada por uma oposição chinfrim, sua atual parceira e aliada. Esta foi a “cobra” que criamos. O caso representa só o começo da campanha que desenvolverão. Virão outros, muito mais virulentos, ao gosto de quem sabe massacrar. O Itau parece que também vai engrossar fileiras, abertamente. Não sei o Banco Safra. Mas o HSBC e o Garantia, com certeza. A grande mídia brasileira, onde mantêm grande poder e interesses, participará, como sempre. Eu sugeriria um boicote, a nivel nacional, de qualquer coisa que lembre ou represente aquele Pais. Chumbo trocado não dói.

  62. Caras de pau!

    Esse Santander foi quem comprou o espólio daquela instituição financeira donde saiu o escandaloso “Caso Banespa” que foi abafado porque tinha tucanos e petistas envolvidos. Então, não são flor que se cheire.

  63. Recomendado para você

    As redes sociais, o e-commerce e boa parte da grande mídia costumam carregar em lugares de destaque o “Recomendado”. Tremenda gentileza, para nós que somos tão “ocupados” !!!

    Mas, convém tomar cuidado com esta gentileza, que não é nada semelhante àquela do Profeta do mesmo nome…

    Se você clicar em alguma notícia sobre um atentado de direita, é capaz de te indicarem uns sites sobre libertarismo. Se clicar outra sobre a melhora da taxa de emprego, ele indicará matérias sobre as perspectivas negativas do mercado.

    O pior, é que seu “interesse” ficou indelevelmente registrado. Sem apelação!!! Não adianta impedir os “cookies”, retirar os “add-ons”, restringir a privacidade. As permissões serão novamente requisitadas para que a página se abra.

    Esperteza não é uma característica desta verdadeira invasão. Se você costuma fazer compras on-line, pior ainda. Você compra um tênis num dia e será bombardeado por uma infinidade de anúncios de tênis durante semanas em qualquer site que acesse. Será que eles não podiam registrar a sua compra? Deduzir que se você já comprou o produto, não voltará a compra-lo novamente no dia seguinte?

    Agora os bancos também entraram nesta. Analisando os extratos  e uso dos cartões de seus clientes, fazem ofertas de produtos que devem nos interessar. Bem esdrúxula esta “gentileza” que a rede nos oferece. Culmina agora com esta recomendação do Santander, “exclusiva” aos seus clientes de maior renda. nos seus extratos, para não votarem em Dilma. Sob pena de terem seus rendimentos reduzidos…   

    Típico caso em que a “gentileza” mais parece escárnio. 

  64. Ajoelhou tem que rezar!

     

    Até onde vai o limite de liberdade concedida a uma empresa multinacional, para que ela se julgue no direito de tentar interferir, de forma insolente e leviana, em assuntos de ordem estritamente domésticos, como é o caso da atual campanha política? Mais grave ainda é o fato da campanha, que além de estar em seu início, ser a campanha de mais elevado grau de importância nacional e de grande interesse para a comunidade internacional. O que é que é isso? Onde estamos? Diz o ditado popular “ajoelhou tem que rezar”, então, após esse gravíssimo erro, o Banco Santander tem que saber que não adianta imitar algumas mídias despudoradas, que fazem acusações sem fundamentos ou se utilizam da tática da farsa das denúncias de uma só testemunha, como já foi denunciado recentemente neste blog, e depois pedir desculpas. Não adianta infirmar que vai apurar para tentar mostrar responsabilidade, diante do irresponsável despreparo com suas diretorias. Sendo assim, o Banco Santander vai ter que ajoelhar e reconhecer que merece outros adjetivos para essa imprudência. Todavia, se o Banco Santander quizer mudar de ramo e entrar para a política, que encerre suas atividades no Brasil retorne a seu país e crie um partido político. Porém, sendo um partido político, sugiro que fiquem atentos aos bancos, para que nenhum deles extrapole de suas funções e não tentem derrubar os seus candidatos, com a criação de textos fantasiosos e alarmistas que são inseridos nos extratos bancários de clientes.

  65. O Santander vai quebrar se a Dilma ganhar?

    No blog os amigos do presidente Lula: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/07/uma-pergunta-ao-santander-o-banco.html

    Uma pergunta ao Santander: O banco periga quebrar se Dilma se reeleger?

      É no mínimo estranho o banco Santander estar tão preocupado assim com o resultado das urnas, a ponto de incluir no extrato mensagens contra a presidenta Dilma Rousseff.

    Claro que tem candidatos como Aécio Neves (PSDB) que são considerados um verdadeiro pai para os banqueiros, porque estão dispostos a fazer tudo o que eles mandam: gerar desemprego, arrochar salários e aposentarias, cortar programas sociais, sucatear educação e saúde pública, transferir patrimônio público para os banqueiros privados, promover tarifaços na conta de luz do cidadão para pagar mais dividendos da Cemig na Bolsa de Valores, tudo isso para tirar dinheiro do povo e engordar mais ainda os lucros dos bancos. Por isso Aécio é idolatrado pelo mercado financeiro, e por isso Eduardo Campos tem seguido os passos de Aécio para ser aceito no clube dos 1% mais ricos e receber doações de campanha generosas.

    Dilma joga mais duro com os bancos, acabou com a farra com as tarifas bancárias sem controle, tabelando o que pode e o que não pode ser cobrado e para o correntista ter controle e ter como comparar com outros bancos. Dilma também colocou o Banco do Brasil e a CEF para competir agressivamente, ampliando sua fatia no mercado, e baixou os juros na ponta, forçando os bancos privados a baixarem também.

    Mas Dilma governa há quase 4 anos, além do tempo que foi ministra de Lula, e o resultado de todos os bancos sérios tem sido sólidos e lucrativos no Brasil, mesmo com bancos no estrangeiros, inclusive espanhóis, enfrentando dificuldades. Então fica a pergunta: O Santander está mal das pernas, com problemas? E, se está, se agravarão caso Dilma ganhar?

    Acho que o banco deu um tiro no pé. Não é só a questão, já bastante grave, de um banco fazer proselitismo político em seu extrato e, talvez, alimentar um cenário econômico especulativo. É pior por que fica parecendo desespero e deixa a própria clientela que tem dinheiro aplicado com a pulga atrás da orelha. Os clientes, mesmo os coxinhas que não gostam de Dilma, devem estar se perguntando se devem se preocupar com a solidez das aplicações no Banco.

    Acho que o Santander deveria esclarecer melhor qual é sua real situação de risco, diante de cenários eleitorais que ele considera adversos para si e para seus negócios.    

     

  66. um banco espanhol – a Espanha

    um banco espanhol – a Espanha é um  dos países europeus que tem o maior nível de desemprego mundial – fazendo terrorismo economico é o fim da picada e a prova de que são mesmo uns incompetentes….fazer isso num país que salva seu  balanço é muita burrice…

    se eu fosse correntista do santander zerava minha conta imediatamente…

  67. os clientes são da categoria

    os clientes são da categoria select.

    não remete, não, à seletividde na escolha das notícias da grande mídia, que representaria menos de um por cento do público? é isso?

    eles têm mania de suicídio?

  68. Eu acho é bom!

    Estão dando ótimos materiais para campanha da Dilma explorar na TV.

    Muito fácil associar o Aécio aos Banqueiros e mostrar a grande diferença entre os dois candidatos.

  69. Meu irmão caminhoneiro

    Prezado Nassif, assisti uma sessão da área de TI onde o Vice Presidente do banco Santander participou.

    Meu Deus do Céu, que horror. Nós o apelidamos “meu irmão caminhoneiro”.

    Ainda bem que fecheii minha conta lá há bastante tempo.

  70. Não sou economista, mas, tenho a certeza de que

    essa mensagem dirigida aos “altos” investidores deve-se ao fato de considerá-los “idiotas ricos”, pois, banco nenhum avisa clientes sobre maus negócios. Qualquer que seja o governo, banco sempre se dá bem!

  71. Eu tinha conta no Banespa e

    Eu tinha conta no Banespa e fui obrigada a ficar no Santander porque recebia por lá.

    Adorei quando passei a receber pelo Banco Real, pois pude finalmente, principalmente após sofrer três fraudes na conta, sair do Santander.

    Passados dois anos o Real foi comprado pelo Santander e me vi ligada a ele novamente.

    Odeio esse banco e seus péssimos serviços e taxas, sou obrigada a ter conta nele pois recebo por lá, mas não deixo nada. Transfiro tudo para o Banco do Brasil, inclusive os pagamentos.

  72. Quem me dera!

    Quem me dera, fosse verdade a informação de que com a reeleição de Dilma, bancos quebrariam e a bolsa iria para o CTI tal seria as fraturas sofridas por tão impactante queda. Quem me dera, fosse verdade que com a reeleição de Dilma Rousseff os rentista do país sofreriam uma exterminação instantanea. Quem me dera, que o nosso governo fosse CORAJOSO e punisse exemplarmente todas pessoas (fisicas e juridicas), que continuarem a abusar de suas funções e usar a prepotência por se acharem imunes a lei e por acharem que tem o direito de esculacharem a quem quiserem. Quem me dera!

  73. Caos na economia é uma realidade.

    Admiro os comentários dos ilustres amigos, onde percebo que não estão analizando a economia como um todo, se essas mesmas pessoas se interessarem em ouvir os analistas de mercado , irão perceber que certas atitudes erradas que o governo Dilma vem tomando , não mostra um futuro promissor para a economia do país. Esses analistas estão projetando para o ano de 2015 uma grave crise econômica com  estagnação da economia , inflação alta e crescimento pífio , o pior entre os BRICS . Os bancos seja na crise ou falta dela , continuarão muito bem obrigado.

    • Estes mesmos analistas

      Estes mesmos analistas futuristas não tiveram capacitade de prever a crise de 2008 onde a economia americana arrastou muita gente pro BURACO .como pode alguem acreditar nos mesmos analistas que diziam que o Brasil não teria condições de realizar a copa ( falta infraestrutura….aeroportos,,,,hoteis,,,etc,,,,) a copa foi feita e eles mais uma vez erraram

  74. ataque a Dilma

     O Banco Santander é na realidade a famosa (COMPANHIA DAS INDIAS) na epoca da colonização e até hoje se acha no direito de  intervir na soberania dos povos nos países  do terceiro mundo .ESTE ATO SORDIDO nada mais é que uma das suas tentavas de influenciar na nossa soberania através do dinheiro que daqui eles proprios levaram no passado.

  75. Espanha

    E por acaso tem alguma coisa que vem da Espanha que é boa?

    Basta ver a Telefonica, que comprou a Telesp (fixa), e ultimamente a Vivo (que era a Telesp Celular)

    A Telefonica sempre foi e é uma droga

    Tinha conta no Real durante anos. Ótimo banco. Veio esta M* deste Santander que comprou o Real (anteriormente comprou o Banespa – o Santander nada mais é que um Banespa privado – a estrutura da conta – o n. do banco – 033). Odiei esta postura agressiva e nem um pouco respeitadora aos antigos clientes, encerrei a conta neste banco e abri noutro.

     

  76. Santander e Dilma

    Antes de avaliarem a conjuntura política e econômica nacional, os correntistas “vip” do Santander deveriam se preocupar com o fato de terem suas contas em um banco cujos boletins, notas e notícias são escritos por “analistas” que mal respeitam a língua portuguesa.

    Ninguém notou a redação de semialfabetizado da tal nota?

  77. Ai tem coisa

     Quando um banco multinacional emite uma nota dessa, esta fazendo terrorismo puro, sem qualquer fundamento.  Isso é muito grave. Deus do ceu. É anti etico uma instituição financeira fazer politica dessa natureza.Isso não é” informação aos clientes” . So uma pessoa completamente descerebrada acredita que isso é um “conselho”.  Por que não emitem uma nota dessa em relação a economia espanhola lá na matriz? Ai tem coisa. Tem o dedo de algum fdp da oposição com alguma promessa de “ajudar” a este banco.Ai tem coisa

  78. O banco falou mas ficou com medo do resultado

    Falou e não manteve, numa atitude bem covarde. Ficou com medo do governo (atitude típica do centro ou centrinho). Se dá repercurção negativa recua.

  79. Depois de mandar grandes
    Depois de mandar grandes valores para seu pais de origens, agora começa a ter grande falta de investimentos desde que houve a aceitação da potabilidade,outro ponto de consciência em que fez a partecipacao dos envestidores a terem opções de escolha com qual agencia iriam trabalhar,.

    • Aprende escrever

      Caro Wagner,

      Acho que você deve voltar a estudar antes de se manifestar.

      Att.

       

      Potabilidade  somente para água.

      envestidores ou investidores.

       

      • Correção ortográfica – aprende a escrever.

        Privilegiem a ideia, o assunto em debate. Deixemos as aulas de português para outra ocasião. 

        No calor de um debate “digitado” podem ocorrer erros sim. Não é demérito de quem escreveu e tão pouco revela a elegância de quem tece a critica. Explanar uma pessoa deste jeito?

         

        Att,

        Tenham uma ótima tarde!

        Roberto Travasso/RJ

  80. Absurdo

    Não me manifesto se sou contra ou a favor do partido ou da presidenta! A indignação é referente a uma instituição “na qual sou cliente a 12 anos” usar meios previlegiados para manifestar sua opinião ou até mesmo tentar manipular seus clientes através desta abordagem. 

    O erro foi a “abordagem” se o conteudo é fatou ou não é outra conversa e para isso o Banco poderia usar Jornais, revistas ou até mesmo a televisão para se manifestar de forma clara!

  81. Não vejo problema nenhum

    Provavelmente, todos que estão criticando a análise do Santander não entendem m**da nenhuma de bolsa de valores.

    Quem fez o texto, escreveu baseado no que vem ocorrendo, não é nenhuma oposição ao governo e muito menos criar terrorismo. É FATO que TODAS as pesquisas que apontaram a queda da Dilma resultou em valorização na Bolsa de Valores. Nada tem a ver com opinião política, e sim com projeção de mercado. Que já está bem provada por sinal.

    A maior parte que vota no PT é constituído por pessoas de classes mais pobres (maior parte da população) e quem investe na bolsa de valores é predominantemente de alto poder aquisitivo (menor parte da população) e não encherga com bons olhos a permanência do PT no poder. Ora, então é lógico se a classe alta não quer a permanência, caso a Dilma continue Presidente grande parte dos investidores retirará seu dinheiro das aplicações e isso implicará desvalorização da bolsa de valores. E o inverso ocorrerá se a Dilma sair. 

    Isso se chama análise técnica, não se trata de concordar ou discordar. É puramente análise, e quem achar que é terrorismo comece a observar a bolsa de valores nas datas de pesquisa eleitoral. 

    ABSURDO é querer PROIBIR que critiquem um candidato presidenciável por meio de retaliações.

    • Resposta ao post

      O PT já está no poder a 14 anos e não houve colapso nenhum. Aliás, muito pelo contrário. O PT simplesmente deu um golpe ao dizer que iria fazer diferente do governo anterior, mas fez o mesmo.

      Aliás, o PT atendeu ao pedido da elite, digamos assim.

      A pergunta que faço é, de onde tiraram que haveria mudança justamente agora?

      E me admiro o Santander está reclamando sendo que as filiais do Brasil são as que mais redem… Quando a Espanha estava em franca crise, quem injetou dinheiro na Espanha foras as filiais do Santander aqui no Brasil.

      Outra, de onde você tirou a informação “É FATO que TODAS as pesquisas que apontaram a queda da Dilma resultou em valorização na Bolsa de Valores”.

  82. MENSAGEM TENDENCIOSA D BANCO SANTANDER

    Uma tremenda falta de ética na véspera de uma eleição uma instituição financeira inserir no verso de seu extrato bancário aos clientes mensagem de tal teor tendenciosa,me parece que estão tomando partido de algum outro canditado a eleição à presidente na próxima eleição de 05 de outubro de 2014.

    Sem essa de quererem se retratar DIZENDO que não foi essa a INTENSÃO de tentar prejudicar a reeleição da Presidente Dilma perante a opinião pública.

    Me enganem que eu gosto! TENHO CARA DE PALHAÇO ALIENADO???

     

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome