Xadrez do segundo turno e a comunidade amish de Bolsonaro, por Luis Nassif

Há algumas características a se observar nessas eleições:

Peça 1 – as ondas sucessivas no período eleitoral

Toda eleição prolongada é composta por ondas sucessivas, algumas pequenas, outras que ganham dimensão e refluem, outras que se tornam vitoriosas. Foi assim em quase todas as eleições pós-ditadura, embora o resultado final consolidasse a polarização PT x PSDB.

Nesses tempos todos observou-se o fenômeno breve de Mário Covas e Guilherme Afif em 1988, Garotinho, Ciro, Marina em outros momentos.

Essa eleição teve três ondas nítidas.

A primeira, pró-Bolsonaro após a facada.

A segunda, pró-Haddad depois de oficializado como candidato a presidente.

A terceira pró-Bolsonaro, provavelmente como reação à consolidação de Haddad, aos ataques dos demais candidatos, aos vazamentos da dupla Sérgio Moro-Globo, reavivando o clima da Lava Jato e às fantásticas passeatas das mulheres contra Bolsonaro.

Vamos tentar entender melhor esse motivo final.

Peça 2 –os porões da opinião pública

1.     Há um aspecto interessante nas denúncias. Denúncias de pessoas contra seu próprio campo são mais aceitas que contra o campo adversário. Um analista neutro ou progressista criticando o PT tem mais credibilidade que um Merval da vida. E vice-versa.

2.     Os bolsonaristas são essencialmente anti-sistema. O que seria o sistema? Os partidos políticos, incluindo PT, PSDB e PMDB, é claro. A Justiça, as instituições em geral, a mídia e os chamados leitores incluídos no mercado de opinião pública, aqueles nacos de público moderno, moralmente avançado, refletido nas novelas da Globo e nas manifestações de artistas. A TV Globo é sistema. Qualquer denúncia contra o sistema pega. Contra Bolsonaro, não.

Com ajuda profissional ou não,- os bolsonaristas vêm montando há tempos seu microssistema de informações através de grupos de WhatsApp, Telegram e Youtube. É um mundo novo, onde notícias falsas se misturam com verdadeiras, com teorias da conspiração, por mais inverossímeis que sejam. Quem define o que é verdade ou não é a própria comunidade. É uma imensa bolha que junta comunidades, tipo amish, apartadas do mundo moderno e vivendo de acordo com seus próprios códigos. Mas, ao contrário dos amish, alimentados com ódio permanente.

Leia também:  Os pastores de Trump chegam à Brasília de Bolsonaro

E nem se imagine apenas populações pouco instruídas dos sertões. Essa ignorância cívica pega desembargadores de tribunais, pequenos e médios empresários (os grandes estão de longe, aguardando os bons negócios que podem se abrir), e uma classe média que ainda acredita no mito do comunista-comendo-criancinha.

Seria apenas uma excrescência não tivesse envolvido metade do país. Tudo isso possível graças ao processo de degradação da notícia que ocorreu com o jornalismo de esgoto dos grandes veículos, os programas sensacionalistas da TV aberta e o caos que se instalou no mercado de opinião com o advento das redes sociais. Mas, principalmente, pela falência das instituições.

É por isso que uma manifestação épica, como a das mulheres, provoca uma contrarreação maior nas profundezas do país. É bem possível que se encontre aí as explicações para o aumento da rejeição feminina a Haddad.

Mas aí já é tema para os cientistas sociais explicarem mais à frente

Peça 3 – as novas ondas

O que interessa é daqui para frente.

Hoje, a pesquisa IBOPE mostrou alguma estabilização na última onda, com Bolsonaro e Haddad mantendo-se na margem de erro e, no segundo turno, um empate técnico, mas com Haddad levemente na frente. Significa que a segunda onda Bolsonaro pode ter chegado ao pico sem garantir a vitória no 1º turno.

Partindo-se para o 2º turno, haverá  uma nova onda Haddad, juntando todos os atemorizados por Bolsonaro.

Haverá os seguintes atores políticos tentando brecá-la:

Leia também:  O que seria o "fanatismo social"?, por Eduardo Ramos

Sérgio Moro – não se tenha dúvida que vazará mais delações de Palloci. Moro se tornou o símbolo máximo da desmoralização do Judiciário, enquanto instituição. A cada abuso, a reação são algumas palavras de condenação. E só.

Status quo trata-se de um contingente que aderiu a Bolsonaro pensando nas possibilidades futuras. Entram aí bilionários. É curiosa a adesão de parte da comunidade judaica, já que os judeus são alvos históricos do fascismo. Até famílias de bom nível intelectual, como os irmãos Feffer, caíram de cabeça na defesa de Bolsonaro. Não são numericamente significativos, mas têm poder de indução sobre os veículos de comunicação. Entram também associações empresariais, comunidade jurídica e outros setores conservadores.

Rede Globo – o editorial de hoje do jornal O Globo confirmou o que antecipamos na 6ª. A decisão do Ministro Luiz Fux, de desautorizar seu colega Ricardo Lewandowski, contou com a cumplicidade de Dias Toffoli e o salvo-conduto da Globo. O editorial faz críticas leves a Moro e condenações pesadas a Lewandowski. Nenhum pio sobre a decisão de Fux que, além de ilegal, atentou contra a liberdade de expressão e defende a censura prévia. A Globo incorre na mesma posição de Ministros do Supremo, como Luis Roberto Barroso, políticos, jornalistas, de não se guiar por princípios doutrinários, nem sequer pelos fundamentos da liberdade de imprensa. Aliás, este é o preço maior do subdesenvolvimento brasileiro, a praxi macunaímica de parte relevante da elite. Significa que continuará dando respaldo aos vazamentos de Moro e à disseminação de factoides.

Leia também:  Brasil está parado sob o governo Bolsonaro, diz Miriam Leitão

Por outro lado, haverá os seguintes fatores a favor:

Fim dos ataques de outros candidatos – No 2º turno, rasgam-se as fantasias. No 1º, Haddad foi alvo de vários candidatos, por motivos diversos. Ciro, para tentar substituí-lo como o algoz de Bolsonaro. Alckmin para substituir Bolsonaro como algoz do PT. Marina por ser um poço até aqui de mágoas. E Álvaro Dias por ser um político provinciano de baixíssimo nível.

Clareza sobre a disputa – No 2º turno, esse Brasil mais moderno, espalhado por parte do eleitorado de Alckmin, por Ciro e Marina, terá que se decidir entre Bolsonaro e Haddad. Agora, não haverá mais zonas cinzas. A disputa será entre modernidade e atraso, civilização e barbárie.

Tete-a-tete nos debates – Bolsonaro terá que se mostrar, agora. E caberá a Haddad o desafio de domar o bruto, evitando a armadilha de se fixar em temas morais ou de desqualificar o oponente por sua ignorância. Qualquer dessas estratégias será considerada ofensa pessoal a cada bolsominion – já que o candidato tem a mesma dimensão de seu eleitor médio. O desafio será explicitar os efeitos nefastos do liberalismo selvagem de Bolsonaro sobre emprego e renda. Nesse campo, Haddad contará com o apoio inestimável do general Mourão. Espera-se apenas que esconda o Mourão do PT, o ex-Ministro José Dirceu. Terá também que firmar sua personalidade, para cativar os anti-lulistas.

Serão três semanas de pau puro. Na primeira, será possível esperar o crescimento da onda Haddad. Depois, é torcer.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

71 comentários

  1. Nassif faz uma análise muita

    Nassif faz uma análise muita lúcida das pesquisas de intenção de votos. Discordo somente de seu conceito de sistema: o grande capital e empresariado não integra tal sistema ? 

  2. Torcer não.
    Arregaçar as
    Torcer não.

    Arregaçar as mangas e ir para as ruas ou qualquer local e virar qualquar votinho que seja.

    Do conhecido. Do avó. Da tia. Do amigo. Do empregado. Da pessoa que te considera, te admira. Etc…

    • Tecer elogios a Mino Carta é

      Tecer elogios a Mino Carta é chover no molhado, mas não dá para passar indeferente à sabedoria das suas palavras de hoje. Estou de pleno acordo. O tempo ruge. E a união para derrotar a Besta, além de extremamente necessária, tem de ser rápida.

      • Quem boicotou a frente democrática ?

        CAFEZÁ: reconheça que essa frente democrática foi proposta e os estrategistas do PT boicotaram. Repeliram políticos do PT com muita experiência política:  Jaques Wagner. Pimentel, Camilo e até Flávio Dino do PCdoB.

        E qual foi a razão fundamental para boicotar a frente ? A maldita “hegemonia” que me dá nojo.

  3. Sobre o tete-a-tete nos

    Sobre o tete-a-tete nos debates 

    Todos loucos pra ir no segundo turno com o Bolsonaro

    Bolsonaro é o símbolo mais facil de ser descontruído, até eu o desconstruo e não sou nenhum  phd em filosofia, é como apostar corrida de cavalos com o bolsona indo a pé

    O sujeito não consegue manter uma idéia coerente sobre qualquer coisa mais complexa

    Fora a manipulação das grandes potências nessas porcarias de redes sociais como fizeram nos EUA, Bolsonaro é como um dinossauro sem um meteoro a caminho, por isso foge de debate como o diabo da cruz

    E por isso o desespero

    PS. Hoje amanheci Bolsonaro já que meus votos pro psol no primeiro turno sumiram, segundo o Ibope e o datafolha migraram pro bolsona

  4. A politica econômica do golpe

    A politica econômica do golpe é uma tremenda “Pirâmide Financeira”, na primeira leva ganharam os banqueiros e os outros terão seu quinhão a partir da reforma trabalhista, juros vindos da PEC da morte onde o governo não preocupa com aumento dos rombos!

    Depois que viram aquilo que ganharam os acionistas dos bancos, todo politico que garantir mais tempo para a pirâmide terá apoio dos empresários!

    É ganância pura!

    É ficar bilionário produzindo pouco, sem dor de cabeça!

    Ninguém quer sabe de reforma fiscal, de recursos para infraestrutura!

    Onde estão os famosos gargalos?

    A reforma da previdência vai garantir a ciranda financeira por mais alguns anos!

    A venda de ativos como riquezas, estatais entra no bolo!

    Ai quando tudo estiver acabado ai eles retornam com a hiperinflação e assim se camufla o orçamento e os pobres pagarão esta conta na veia…

    Chamar o bolsonaro de fascista num pais que não conhece o que é fascismo, é inútil!

    Precisa mostrar coisas concretas que povo entende e falar de democracia, que o LULA como maior politico brasileiro, preso injustamente e ainda assim respeita as leis!

    O Aécio dobrou o STF!

  5. A ação de Moro, Toga Honoris Causa de Puteiro, no segundo turno

    A ação de Moro, Toga Honoris Causa de Puteiro, no segundo turno

    Homenageado pelo cafetão Maroni no cabaré Bahamas, com todos os méritos, o Toga Honoris Causa de Puteiro Sergio Moro já apontou as datas para um dos seus próximos crimes. No processo do predio do Instituto Lula, marcou a entrega das alegações finais para as seguintes datas: MPF, até 4 de outubro, assistente de acusação Petrobras até o dia 8 de outubro, seguindo-se mais 13 dias de prazo para a defesa de Lula e outras. Ou seja, às vésperas do segundo turno, o toga dará outra sentença criminosa contra Lula, provavelmente na sexta-feira, dia 26 de outubro.

     

  6. Escolha de Sofia

    Eu tenho clareza de que o PT, por arrogância e egoísmo, colocou o Brasil na iminência de um regime fascista.

    Eu não quero colocar novamente no poder esse pessoal que concebe seus interesses partidários acima dos interesses  nacionais. Esse discurso de “hegemonia” me dá nojo.

    Eu não tenho dúvida de que os estrategistas do PT nos levaram conscientemente a este dilema para nos aplicar uma chantagem: “ou vota em nosso candidato ou você estará elegendo um fascista”.

    Isso tudo não é verdade ?  E se eu resolver apertar o botão “F” ?

    • Apertemos o botão!!!???

      Excelente Marcos

      Conheço muita gente que não votaria NUNCA no Bozonaro mas que também não votarádo Haddad!! Já declararam que vão apertar o botão “F”!!!

      E não adianta o Nassif ter esperanças. As pessoas já perderam a vergonha de se declararem pelo Bozo!!!! Em todas as classes sociais e todos os niveis intelectuais. O anti petismos é muito forte como eu nunca vi antes. É de assustar. 

      Se o Moro já cometeu a ilegalidade da delação do Palofi agora, o Tofolli (INDICADO PELO LULA sempre bom lembrar) já começou a declarar amor pela ditadura militar!!! :-O, o Fux (INDICADO PELO LULA) matando no peito e fazendo tabelinha com o Tofofi, imaginem o que vem depois no possivel 2o turno (sim porque a onda pode extender e virar um tisunami). 

      A eleição do Bozo e os tempos negro que virão vão parar sim na conta do Lula e do PT. 

      • “tudo vai parar na conta do

        “tudo vai parar na conta do PT”

        claro claro  ..sempre o PT, sempre um culpado

        Pois eu acho que TOFFOLI é o responsável pela MERDA que falou  ..FUX pelas ILEGALIDADES que comete  ..e SERGIO MORO- TRF4 e procuradores pelos CRIMES que praticam

        Pra conhecer o verdadeiro CARATER dum homem, de-lhe PODER

        A democracia brasileira, como concebida, é a CULPADA, essa é a unica verdade

        Aqui, poderes eleitos pros proporções MAQUEADAS e fraudadas (jamais representando um homem um voto), delegam a 11 VIVALDINOS corporativistas, Poderes Supremos e vitalícios até os 75, transformando-os tal qual MONARCAS, em seres inamovíveis e inalcançáveis, inquestionáveis e irrepreensíveis

        Como pode um partido ou líder ser responsabilizado pelos CRIMES cometidos por seus designados  ou pela IMPREVIDÊNCIA de milhares de homens públicos que desenharam ou mantiveram este sistema teratológico, esta excrescencia ?

        ..é o fim da picada  ..daqui a pouco vai ter gente defendendo a condenação hereditária

        COMO tem gente que fala besteira meu Deus ??!!

        • Sempre o PT??!!!

          Prezado Romanelli

          Que pena que você ache que é besteira. Acredito (também pelos comentarios que você sempre publica muito bem estruturados) que você ache que os governos Lula e Dilma foram uma maravilha. E que talvez Lula seja o grande salvador da patria, o verdadeiro pai dos pobres. Uma visão completamente acritica. Como muitos dizem, não é um partido, mas uma seita!!! (apesar de eu discordar disso, fica dificil argumentar!!!) 

          Sem duvida, não será somente culpa do PT. Porém a contribuição do Lula e do PT ao processo será a necessaria para fazer Bozo eleito!!! Não tenha duvida disso!! Assim reafirmo: Vai para a conta do PT porque o PT e Lula ESCOLHERAM o que fazer, sem tomar em consideração todos os riscos que está impondo, sem tomar em consideração a raiva irracional do anti-petismo entranhada no povo. 

          É o famoso “Estamos cercados!!!! Não vamos deixar eles escaparem”!!!!

           

          • O ano era 2011  ..pouco antes

            O ano era 2011  ..pouco antes EU, expontaneamente, havia feito campanha pra DILMA na internet (sempre lembro dum vídeo que teve 36 mil acessos  ..um feito praquele momento)  ..ao perceber seus primeiros movimentos e titubeios (do governo de DILMA), não tive duvidas, passei a fazer uma oposição que julgava CONSTRUTIVA ao seu comando  ..ali o policiamento era tanto que cheguei a ser BANIDO e bloqueado neste blog (isso, apesar dos insultos que começára a receber, pois começava ali a ser lido com MUITA MÁ vontade pelos colegas)  ..sobre 2013 e seu 1o e unico ano no segundo mandato (2015 com Levy)  nem quero traçar mais comentários, tamanhos foram os ABSURDOS er GOLPES cometidos por esta sra misandrina

            DILMA, pra mim, embora tecnicamente capacitada, era INÀBIL policamente  ..autoritária ..INAPTA portanto pro que topou exercer ..na pratic, DILMA mereceu ser destituída, pena que o BRASIL e sua democracia não mereciaam ter sido agredidos com um GOLPE FARSESCO e oportunista

            sobre LULA:

            LULA recebeu um país destruído em sua autoestima  ..em depressão, com 26% de inflação a.a., endividado em 60 bi e com compromissos suicidas com o FMI  ..desemprego, divida publica e carga tributária eram RECORDES ..estávamos ANEXADOS aos EUA e sem perspectiva omo Nação ..prova maior é que THC fora EXPULSO, junto com os tucanos, do comando do país

            EM pouco tempo, contando com um Congresso opositor, LULA fez do limão um SUFLÊ, mesmo sem a CPMF que lhe fora ROUBADA em 6 meses ..porporcionou-nos, com seu talento, anos de PROFUNDA paz e prosperidade, sabendo inclusive, como NUNCA ANTES, aproveitar TODAS as oportunidades internas e externas que nos surgiam  ..a prova? Saiu com 87% de aprovação  ..o resto é REINVENÇÃO e releitura MALDOSA, criminosa da história, feita por PORCOS aéticos que não sabem reconhecer o talento dum homem

            SIm, LULA não era santo  ..mas NÂO acredito que tenha se vendido ao diabo  ..vejo sim que ele deu um TOCO, um passa moleque no CAPETA, em especial na legião comandada pelos EUA  ..hoje, paga pelo pecado de TODOS nós  ..pelo nosso Congresso, por nossas praticas políticas seculares  ..INCLUSIVE, pelas condições que nosso modelo impos e o levou a relevar em seu governo ..e afinal de contas, até HOJE, NINGUÈM mostrou aonde esta o seu dinheiro, NEM TÂO pouco, provaram que ele tenha cometido algum ato de ofício, que por comando ou omissão

            HOJE a ONU o saúda  ..a seção do partido trabalhista BRITÂNICO jovem acaba de nomeá-lo PRESIDENTE honorário  ..quem sabe um dia nossos ANALFABETOS funcionais possam imitar o caminho de países e de Instituições muito mais maduras e equilibradas do que as que existem hoje nesta terra de MARIA aonde, pasme, a política é criminalizada dia a dia por uma imprensa cada vez mais manipuladora e sovina

          • 10 x 10 para o seu

            10 x 10 para o seu comentário.

            Sua opinião sobre a Dilma é a mesma que tenho.

            Quanto ao Lula foi o maior ESTADISTA BRASILEIRO do século 20 e será provavelmente também do século 21.

            E isto é o seu MAIOR CRIME. TER PROVADO QUE UM HOMEM SEM BAGAEM CULTURAL PODE FAZER MELHOR QUE OS “ESTUDADOS”.

            TER PROVADO QUE UM MUNDO DIFERENTE É POSSÍVEL.

            Este é o seu crime e motivo de sua condenação perpétua.

            E também o motivo do ataque implacável ao seu legado. As pessoas NÃO PODEM perceber que um mundo diferente é possível.

          •  
            É isso mesmo Jossimar.
            Vale

             

            É isso mesmo Jossimar.

            Vale lembrar que ainda lá atrás, nos confins dos anos 30 do
            século passado, quando foi construído com a colaboração entusiasmada de membros
            proeminentes das elites econômicas e de “ESTUDADOS” da civilizada Alemanha.

            Oportunidade em que um frustrado soldado austríaco-alemão de nome Adolf Hitler,
            derrotado na Primeira Guerra Mundial, vem a se tornar um fanático moralista e atuante
            militante anti- comunista, anti- corrupção, anti- semita e extremado patriota.

            É essa desgraça que vem a liderar a alta burguesia econômica industrial e “estudada”                                                                  da sociedade alemã na elaboração e criação do Terceiro Reich. Transformando a Alemanha                                                         e parte significativa da Europa branca, na máquina criminosa mais nefasta e criminosa que                                                           a humanidade conseguiu produzir e excretar.

            Pois muito bem. É justamente um filho da puta brasileiro, um vira-lata medíocre, racista, misógino e
            homofóbico ex-capitão de merda e valentão, que sequer tenha participado de uma batalha
            de badogue na vida. Este é o indivíduo que hora arvora-se repetir o feito do Adolfinho alemão.

            Ah! Vai à merda capitão Bolçanato. Aproveita a viajem e leva junto teus comparsas de
            pijama, cueca ou camisolão.

            Orlando

          •  
            Finalmente Rcastjon, se há

             

            Finalmente Rcastjon, se há uma raiva irracional anti-petismo entranhada no povo.

            Se assim for, como vosmecê afirma. Pra que diabos tantas cobranças ao “errático”                                                          Presidente Lula?                        

            Justamente o homem que nada construiu para o povo brasileiro, exceto, segundo os
            senhores:

            muita carestia, muito desemprego, fome, doenças, escuridão,muita seca e relento.                                                                 Como vem pregando aos berros, proeminentes e preparados homens públicos, tipos como:                                                    coroné Ciro Gomes, Geralllldo opus dei Alckimin, Álvaro botox Dias et caterva.

            Ao invés de vossas senhorias apoiarem por vias tortas, toscos e bastardos serviçais capitães                                                    do mato, do porte dos: Bozonaro, Mourão e outras tantas calvagaduras.

            Se é para acabar de entregar o Brasil, chamem de volta o intelectual de merda FHC. Ao
            menos, esse FdP não defende a tortura, nem a matança de pretos, pobres, putas. E o extermínio de petistas.

            Orlando

    • Lula e a arrogância do PT

      Lula hipnotiza até a oposição mandando ordens mentais para ela.

      Ele tem “os poder”!

      Como ele faz isso?

      De noite, quando ninguém está olhando, antes de apagar a luz, ele pega a foto de uma multidão de coxinhas e olha fixamente para ela.

      Depois, ela pega uma foto de uma multidão de simpatizantes e correlegionários e faz a mesma coisa.

      Ele faz isso escondido para a Lesbos não ver, se não, ela manda vendar os olhos dele.

      É sim!

      (https://cinegnose.blogspot.com/2018/10/para-grande-midia-carcere-do-lula-e-o.html)

        

    • Somos hegemônicos os eleitores do PT?

      21% da população escolheu o PT como sendo o seu partido. Somos hegemônicos? Devíamos dissolver o partido ou dividi-lo? (lembrando que já saíram dissidências de dentro do PT)

      O que ocorre é o contrário, temos aqui um franco-atirador, com robozinhos contratados neste blog, que já pisou no pescoço de sete partidos políticos para chegar até aqui, querendo tudo em troca de nada.  E nós que somos arrogantes e egoístas? Vai-te catar.

    • “…esse pessoal que concebe

      “…esse pessoal que concebe seus interesses partidários acima dos interesses  nacionais…” disse você

      BOLSA FAMILIA, aumento real do Salário Minimo  ..bancarização das classe D C e E, Mais médicos, SAMU, farmacia popular, saúde bucal  ..44 escolas técnicas e 14 universidades federais, PROUNI, ciência sem fronteira, Pronatec  ..TRANSPOSIÇÃO do São francisco, programa de cisternas e eletrificação rural  ..Incentivo ao programa de submarinos, construção de navios e sondas petrolíferas, caças, satélite e ACELERADOR Sirius de particular  .incentivo a investimentos em infra, em portos, aeroportos e estradas  ..concepção dos campeões Nacionais

      Responsabilidade com as contas públicas, diminuição da divida liquida e manutenção da Carga tributária ..pagto do FMI e acumudo de US$ 350 bi em reservas  ..criação do BRICs e alinhamento Sul Sul ..recordes no comércio exterior, em crescimento, investimento, eprego e DISTRIBUIÇÃO de renda

      Viabilização da Pré Sal (hoje chegando a representar 55 % da produção do páis), construção de florestas de usina eólica e solar

      ..enfim, claro que não para só nestas conquistas

      Realmente parece que “este partido” só sabe colocar seus interesses acima dos do país não é ?

      ps 1 – como tem gente que FALA BESTEIRA sem sequer sentir vergonha  ..pior que ainda encontra IDIOTAS a llhe darem apoio (aqui é aquilo, TODO palhaço um dia encontra seu público)

      ps 2 – é por deixarmos que comentários INFANTIS e maliciosos ganhassem força – por nos contermos em “bons modos” – que hoje o BRASIL esta às portas do fascismo

    • O PT é vítima do Fascismo, não coloquemos culpa em quem não tem!

      Marcos!

      O PT foi golpeado do Poder, é perseguido 24 horas do dia e até Ciro Gomes, considerado de esquerda, entra na pilha da perseguição. Nenhuma análise da conjuntura é justa não colocando a perseguição implacável da mídia e da Justiça contra o partido, sua Presidenta que golpearam do Poder sem provas de crimes cometidos, seu candidato, que colocaram na cadeia sem provas e o deixam incomunicável e não-candidato descumprindo até decisão da ONU e que os petistas tiveram de substituí-lo, e nem assim o substituto pode concorrer sem ser perseguido e atacado com virulência, sem que se tenha controle do TSE.

      O PT é vítima não é algoz. Teve falhas em seus governos, sim! Porém, teve inúmeros acertos que ninguém os quer valorizar para se tentar ocupar um espaço legítimo do PT sem esforço e talento. O espaço ocupado pelo PT foi alcançado com talento, trabalho e dedicação para com o povo pobre, a classe trabalhadora e dedicação a construção de um Brasil emancipado, desenvolvido, com Justiça Social e independente no concerto das nações.

      Os petistas não serão culpados de nada se a extrema-direita vencer, porque eles não tiveram o mínimo respeito das instituições, da mídia e do grande Capital brasileiro, que assistiram um Golpe de Estado e o apoiaram e nos colocaram neste caos econômico, institucional e social. O fascismo nasceu do ódio das elites aos pobres, da luta incessante para retomada do Poder na força, sem votos pelo partido das elites: o PSDB, nasceu da Lava-Jato feita para destruir o PT e da não-aceitação da sua vitória em 2014 por parte de Aécio. Não tem nada a ver com o PT não aceitando entregar o bastão da Eleição, dentro das esquerdas, para outro partido e candidato.

      Você tem 40% de intenções de votos com Lula, 25% ou mais das preferências de partido do eleitorado e vai abdicar de ter candidatura própria para entregar a um candidato de um partido 25 vezes menor? Não funciona assim. Errado é candidato que se diz de esquerda e quer a destruição do partido e candidato de esquerda mais forte para ocupar seu posto e quer ainda que a gente aceite tudo tranquilamente, sendo desmerecidos enquanto eleitores do PT históricos; candidato que quer ocupar o espaço do PT sem o trabalho de militância, de formar comitês, sedes do partido estruturadas e funcionais, sem fazer congressos nacionais, estaduais e municipais de largo alcance, sendo o maior partido de esquerda do Ocidente, sem militância partidária fixa etc.

      Ninguém é contra Ciro ser candidato e lutar para vencer, mas que ganhe com honestidade e numa disputa em que se respeite o adversário, mote essencial das esquerdas democráticas, não partindo para baixarias nem dizendo que se o Bolsonaro vencer a culpa é da vítima e não dos seus algozes diários, perdedores das últimas 4 eleições. Eleição, que se a gente fizer bem o dever de casa será a 5 vitória seguida, apesar de toda a perseguição implacável 24 horas do dia das instituições que o Golpearam e da velha mídia capitaneada pela Rede Globo. Vitória pela competência, pela História do partido e das forças progressistas que o apoiam, vitória do povo brasileiro que o enxerga como o partido dos trabalhadores e dos pobres, que sabe quem faz e o que faz pelo Brasil e seu povo, sem retórica, na prática.

      Abraço,

      Alexandre!

      • Quem boicotou a frente democrática ?

        ALEXANDRE: Seu argumento se baseia naquilo que o PT fez de positivo. Mas não neguei o que de bom foi feito no passado pelos governo do PT. Estou me referindo ao presente, a estas eleições.

        Você não vai negar que o PT boicotou a formação de uma frente democrática e escolheu o adversário pra ser derrotado (cevou Bolsonaro – era problema do Alckmin). Anteontem Jaques Wagner ratificou que NÃO queria um candidato do PT pra presidente – defendia a formação da frente democrática. Flávio Dino, Pimentel, Camilo etc. estavam com a mesma percepção – o antipetismo é muito forte e as denúncias de corrupção iriam obsrtar o candidato do PT. É o que vemos.

        Por isso, seu argumento é falacioso. Não se trata de condenar a vítima, porque o PT fez sua escolha livremente e tudo indica que está errada. E a razão dessa escolha é esse maldito “hegemonismo” que aparentemente você tolera.

        A grandeza política do PT seria reconhecer que este não é o seu momento e, com toda sua estrutura e combativa militância, reunir as forças democráticas para restaurar o Estado Democrático de Direito. O protagonismo se daria pela defesa da Democracia e não pelo candidato principal. A Política estaria à frente e não uma vitória eleitoral (de Pirro, se houver).

        Dilma foi derrubada (sem crime de responsabilidade) e Lula tá preso (inocente e sob ação de teratológicas ilegalidades jurídicas). Cadê a força do PT pra impedir isso, apesar de toda sua militância e estrutura ?

        Reconheçam que, neste momento, o antipetismo é fortíssimo e pode nos jogar no abismo do fascismo. E de quem será a responsabilidade por essa desastrada decisão política ? Minha ? Dos cidadãos comuns ou das lideranças ?

  7. Nassif,
    Importante ressaltar

    Nassif,

    Importante ressaltar aqui algumas considerações sobre a 3ª onda do Bolsonaro:

    1. é nítido que houve um pacto de não agressão da Globo, Folha e em menor expressão (ou a reboque) da Abril em relação a campanha do Bolsonaro, e o motivo, na minha opinião é: ele não irá mexer nos atuais e privilégios da mídia (reserva de mercado, verbas e principalmente a regulamentação) – esta é a maior ameaça que o PT oferece para os barões da mídia – estas mesmas familias comandaram suas empresas enquanto o país vivia uma ditadura, então qual seria a novidade;

    2. A domesticação de Bolsonaro e seu grupo frente ao “sistema”, ou seja, mídia, FIESP, mercado financeiro em prol do neoliberalismo de 3º mundo. Isto só demostrará a atual política de falar grosso com a Venezuala e manso e fino com os EUA. Então esta claro o desembarque de vários deles na campanha dele mesmo que isto custe violação de direitos de minorias (de gênero ou religiosa) – vide o protomodelo de governo bolsonarista que é praticado no RJ hj – então a política economica será a do Temer elevado a 4 e a de diretos humanos igual ao do Talibã.

    O que vejo como importante o Haddad que vc não trouxe:

    – na questão moral: sua afirmação que não há Estado laico no país – risco para as demais religiões

    – esqueça o papo de armamento da popução (isto esta para o Bolsonaro como o muro entre os EUA/México estava para o Trump)

    – o tal perdão ou indulto para o Lula: reforçar no papo que acredita nas instituições e que Lula será absolvido pelos meios legais (neste momento não é de pregar para convertido)

    – e por fim: PEGUNTAR DIRETAMENTE SE A VIDA DAS PESSOAS, DE SEUS AMIGOS, FAMILIARES PIOROU EM 13 ANOS DE GOVERNO DO PT?! E QUE NUNCA HOUVE E QUE JAMAIS HAVERÁ RISCO DO BRASIL SE TORNAR UMA DITATURA (DE ESQUERDA OU DIREITA).

    Abraços

  8. A besta
    Bom, o primeiro turno ainda está aí. Os bombardeios de saturação deram uma pequena pausa, mas, podem reiniciar a qualquer instante.

    Desculpe, mas se não desmoralizar a besta, ela continuará crescendo, continuara contagiando indecisos e ressentidos.

    Nao precisa gritar, mas boçalidade precisa ser chamada de boçalidade, mentira precisa ser chamada de mentira, idiotice precisa ser chamada de idiotice…se nao, ja era, nao havera limite, podem se preparar pra lidar com as milicias fascistas que vao proliferar por aí; coisa de fazer os CCCs parecerem historinhas de revistas em quadrinhos.

    Chega de tratar “à cavalheiro” quem cavalheiro nao é. Isso nao está dando certo há décadas.

    • Leia o excelente artigo de

      Leia o excelente artigo de Jorge Alexandre Neves publicado aqui no GGN “Medo, raiva e crescimento da extrema direita”, a melhor estratégia não é bater, mas desarmar o medo e a raiva.

  9. Tudo vai depender de Haddad… será uma jornada pessoal

    Bolsonaro será Bolsonaro, Moro será Moro, Globo será Globo… não há dúvidas de que todos adversários vão continuar fazendo o que sempre fizeram… quem ainda chora as pitangas da parcialidade de Moro/Globo deve estar ficando louco!

    A variável será Haddad… tudo depende de como ele vai reagir no segudo turno… de como ele evoluiu como candidato.

    1-CHAMAR BOLSONARO PARA O ENFRENTAMENTO DIRETO

    Não ficar apenas na defensiva nesse momento. Bolsonaro não tem preparo intelectual, psicológico, físico… nada… o filho dele chegou a desmaiar em debate. No fundo estão todos apavorados com a situação. Se apertar Bolsonaro vai desmoronar.

    2-NÃO SE DEIXAR CONDUZIR POR JORNALISTAS E REPÓRTERES

    Haddad tem que aprender a conduzir entrevistas, mudar de assunto, interromper o repórter.

    3-ATACAR A GLOBO DE FORMA DIRETA

    Os podres da Globo são de conhecimento geral… use-os contra os repórteres. Os jornalistas em sua maioria se mostraram uns canalhas mal intencionados… não há nada de errado em contra-ataca-los!

    4-QUESTIONAR A IMPRENSA E OS JORNALISTAS: VOCÊS VÃO APOIAR O FASCISMO???

    Até Alckmin reclamou da Globo… por que Haddad não pode fazer o mesmo??? ALckmin falou com Boner que pela maneira como a Globo estava tratando ele, estariam elegendo Bolsonaro… por que Haddad não faz o mesmo??? 

     

    Pra mim o maior adversário não é Bolsonaro nem Moro… e sim a imprensa.

    Eu fiquei com a impressão que o escândalo da Veja contra Bolsonaro foi criado apenas para chantagea-lo… não para atrapalhar a campanha… apenas para deixar avisado: “se a gente quiser é só aprofundar aqui”.

  10. Surpreendente o que se passa na cabeça dos subalternos da mídia

    Será que acreditam que passadas as eleições tudo volta ao “normal” em suas vidas, nas famílias e no país? Claro que não. Só vão piorar as coisas. Terão de continuar lidando com o lodo e excrementos, afinal o esgoto precisa de “vida” em seu organismo. Que tenham bons rendimentos e bom plano de ajuda médica, pois a saúde mental do ser humano não foi feita para lidar por muito tempo com a degradação.

    • Ciro teve a chance dele. Nao

      Ciro teve a chance dele. Nao quis aproveitar.

      Essa insistência dos Ciristas em um milagre, nessa altura do campeonato, apenas tira votod do Haddad e deixa Bolsonaro mais forte.

      Espero que no segundo turno essa turma não resolva embarcar no Bolsonaro.

    • Ciro, ao perceber que não tem

      Ciro, ao perceber que não tem chances mesmo, deveria no ultimo debate, bater no Bozo. Deveria usar seu tempo pra acabar com o ausente candidato boçal. Ficou batendo no Haddad mais do que no Bozo…

  11. Não vou concordar com a análise do Nassif.

    Desculpe Nassif, apesar de saber que não gostas de ser contrariado vou fazer algumas críticas a tua análise. E como já sei que devido as críticas e posições diversas a editoria deste site fui praticamente ignorado nas últimas semanas, vou tentar nesta crítica fazer quase um artigo sobre isto.

    Já no início da tua análise colocas que: “A terceira pró-Bolsonaro, provavelmente como reação à consolidação de Haddad, aos ataques dos demais candidatos, aos vazamentos da dupla Sérgio Moro-Globo, reavivando o clima da Lava Jato e as fantásticas passeatas das mulheres contra Bolsonaro.” (grifo meu)

    Identificas claramente a terceira onda de Bolsonaro, porém as causas desta onda parecem quase que em contradição a existência da mesma. Colocas como uma origem desta onda as “fantásticas passeatas” das mulheres, algo que se fossem fantásticas como grifei seria um fator contrário a onda de Bolsonaro, mas pelo visto estas passeatas foram mau interpretadas pelas eleitoras de renda mais baixa, simplesmente porque pautas identitárias, como o feminismo tão caro a pequena burguesia, não causa o mesmo frisson para a mulheres de baixa renda, pois na realidade a mídia Bolsonarista conseguiu transformar um limão numa limonada.

    Explico melhor, a reação dos eleitores de baixa renda não é pró-causas identitárias, pois na realidade o que existe nas hordas da extrema-direita é um comportamento conservador nos costumes e liberal na economia, isto é uma aparente contradição, mas explico o motivo, baseado em reflexões que vários cientistas sociais e filósofos de esquerda estão chegando sobre a onda conservadora e direitista da população pobre que se vê alijada da sociedade moderna (pós-burguesa). Coloquei um texto no meu blog que explica com detalhes como surge esta nova e bizarra categoria de um neoconservadorismo (Troca de direitos civis por direitos sociais e a contraposição das pautas identitárias ao neoconservadorismo.).

    Quanto a análise que é feita sobre o bloqueio mental criado pelos Bolsonaristas a informações mais coerentes, definindo-os como pessoas antissistema, acho também equivocada. A massa dos eleitores do Bolsonaro, não são antissistema, são sim pessoas colocadas nos níveis mais baixos do sistema, é uma espécie do lumpemproletariado já definido há mais de um século. Também no texto que cito acima há uma explicação da origem moderna deste novo lumpemproletariado que adota diferentemente do proletariado convencional uma ideologia neoconservadora devido a sua própria perda de voz no sistema político atual.

    Deves diferenciar o eleitor do Bolsonaro de baixa escolaridade e baixo nível de renda dos outros que citas, no fascismo alemão, a base do seu regime era popular, mas os comandantes das tropas da SS tinham nível superior e muitos com doutorado. Não se pode confundir conhecimento específico com maturidade política, e este grupo de Bolsonaristas ricos são na verdade uma direita que no passado se considerava democrática e com a incapacidade de mandar mais nos seus currais eleitorais, passa direto sem a mínima vergonha para uma ideia de estado fascista. Nenhum destes Bolsonaristas ricos acreditam nos comunistas-comendo-criancinhas, mas o discurso é extremamente conveniente.

    Poderia seguir a diante, porém o comentário ficaria muito longo, mas é importante chamar a atenção que uma identificação não correta do inimigo pode levar a movimentos na direção errada.

     

    • Só um reparo

      É exatamente a interpretação que o pessoal da campanha do Ciro havia feito antes do movimento. O brasileiro médio não é o paulistano da Vila Madalena. Só um reparo: o brasileiro é conservador nos costumes e também estatista na economia, o problema é que num pais muito religioso como o nosso, os costumes ganham toda essa relevância! Fora isso, dá tempo, CIRO12!

  12. A última onda do primeiro turno?

    Nos últimos dois dias, um novo fator de choque passou a fazer parte da campanha: a descoberta de que a chapa Bolsonaro-Mourão é formada por maçons.

    A repercussão da notícia pode ser comprovada por este vídeo do Facebook, já com mais de 2 milhões de visualizações:

    https://www.facebook.com/igorisaiasbanlian/posts/2039910892696563

    Bolsonaro, com veste maçônica, faz palestra em uma loja.

    Já se sabia que Mourão era maçom, por declaração própria:

    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/09/vice-macom-e-bolsonaro-compartilham-antipetismo-e-admiracao-por-brilhante-ustra.shtml

    Nenhum problema em serem maçons. O problema é que o mais importante apoio eleitoral de Bolsonaro, nos últimos dias, foi justamente o dos evangélicos, que consideram a maçonaria uma seita do Mal.

    O potencial destrutivo da comprovação de que se trata de uma chapa maçom pura, entre os evangélicos, é muito alto. Nos comentários no YouTube, vários estão declarando a mudança de voto, muitos deles para o Cabo Daciolo, candidato também afinado com a religião cristã.

    Pode-se imaginar a repercussão da notícia nos grupos de famílias do WhatsApp. E não há como chamá-la de fake news, já que o vídeo completo está disponível em várias páginas da Web. É ele mesmo, ele é maçom e estava falando com seus irmãos.

    Falando de vídeos, eis um arrependido de última hora (sem nenhuma autocrítica de tudo que fez para gerar o monstro): Arnaldo Jabor.

    [video:https://twitter.com/jandira_feghali/status/1047282350214828032%5D

     

     

     

  13. Vou levar pro lado positivo:

    Vou levar pro lado positivo: a coisa vai ser tensa, mas divertida. Acho que vai ter de tudo e mais um pouco.

    E, se Bolsonaro vencer, vai ser ainda mais divertido ver o verdadeiro brasileiro governando. Sim, porque, afinal, como já escrevi em outra oportunidade, Bolsonaro, mais do que ninguém (do meu ponto de vista), representa o brasileiro médio com suas ideias, crenças, valores e sua capacidade cognitiva (baixíssima ou nula, por sinal)…. Nunca, ninguém, teve o padrão civilizatório tão próximo do que é o verdadeiro brasileiro. Isto no meu ponto de vista…

    Só repito o que já escrevi se “ele” vencer:

    1. Serão anos inesquecíveis para o Brasil, onde todos (eu, incluso) expurgaremos nossos pecados;

    2. Se ganhar não será com meu voto.

     

    • Clap!Clap!
       

      Vai ser a segunda dose da vacina pós golpe.

      Primeira dose – Temer na veia – as maravilhas pós-Dilma

      Segunda dose- O coiso pós-temer  e um governo “forte e decente”.

      Nossa obrigação com a vida é a sobrevivência, o mais, a gente administra e se adapta.

      Façamos o que recomendam os “filósofos” americanos –

      ” Seja qual for a situação, não se esqueça de se divertir”

  14. Interessante que muitos citam
    Interessante que muitos citam a tal influência contrária dos protestos pró mulheres (ele não) nos votos de haddad mas, mas se esquecem de lembrar dos recentes apoios explícitos e contundentes dos piores líderes religiosos do país ao BOZOsauro (tipo Edir Macedo, Malafaia e Valdomiro) …

    …fora claro, da entrevista de uma hora dada pelo fascista a Datena, com direito a falar o que bem entendesse e ainda se passando por vitima

    • Tá vendo

      Tá vendo este comentário cheio de deboche, rebaixamento, arrogância e ódio? É esse comportamente que vai eleger Bolsonaro no primeiro turno. 

      • PARABÉNS

        Muito bem Carlos! O pessoal falando do ódio do Bolçalnero enquanto destila ele em proporções semelhantes. Será que é possível haver um pouco de lucidez e pensarmos no Brasil acima de qualquer coisa?Ficar chamando de nazista quem vota no Boçalnero é só permitir ainda mais a cristalização deste voto. Infelizmente temos um trágico cenário: entre o abismo e o precipício e com os brasileirtos vomitando ódio uns nos outros certamente vamos construir um país mais democrático.

  15. Sem firulas
    Assim como sabemos que pra se salvar a democracia e restabelecer o direito o BRASIL terá que encontrar meios de enquadrar o Poder Judiciário (e necessariamente destituir e PRENDER mais de um magistrado), há chegado o momento de falarmos de forma mais clara pras populações desinformadas ou mal esclarecidas.

    Bozossauro não é um QQ ..ele é um ser deformado, violento, doente e perigoso

    Defensor da tortura, de torturadores, de golpes de estado ..terrorista que propaga o ódio, a morte de contrários, atentados a bomba, preconceitos contra dvs etnias, a quilombolas, indígenas, gays e mulheres, ESTE ANIMAL, fora de tentar impor a sua moral, sequer rubra ao confirmar que já manteve sexo com animais ..como pode ser visto no vídeo abaixo

    Sinceramente, não é com bons modos que o país e os democratas conseguirão deter está besta fera

    https://youtu.be/eN3EF-0mAiM

      • O sujeito é tão imbecil que nem vergonha tem.

        Pode uma criança no passado ter cometido um ato abominável (este sim que é uma abominação), mas depois deputado não ter vergonha disto e deixar ser filmado para ser colocado na rede para que qualquer criança assista, é uma vergonha.

  16. Xadrez do segundo turno e a comunidade amish de Bolsonaro

    72 horas.

    – Bolsonaro está vencendo politicamente a eleição porque encarnou, pela Direita, o candidato anti-sistema e assim domina sozinho a pauta do debate;

    – pela Esquerda, há apenas um perigoso vácuo, sem nenhuma candidatura anti-sistema. Haddad não quer sê-lo, para não comprometer sua disponibilidade para o “pacto civilizatório” com a classe dominante. Boulos afunda na insignificância estatística, após se rebaixar como linha auxiliar do Lulismo;

    – a demanda política do eleitorado por um candidato anti-sistema é resultado do cruzamento da crise de representação com a crise econômica;

    – Bolsonaro é a resposta vindo das profundezas de um tecido social marcado a ferro e fogo, literalmente, pelas relações escravagistas e coloniais ainda hoje dominantes no Brasil. está agora cristalizada politicamente a nossa antiga e conhecida barbárie, para caminhar soberba pelas ruas e pelas redes;

    – para derrotar este “movimento”, como o prefere chamar Toffoli, só há uma arma: a politização do debate político. mas esta politização não pode estar restrita à campanha. tanto o resgate do “VOTE CONSCIENTE !”, desde vez abandonado pelo “Vote em quem Lula indicar”, como seu necessário desdobramento em “VIVA CONSCIENTE !”;

    – circunstancialmente rachada, a classe dominante vaga em busca de algum candidato para chamar de seu. sua derradeira e patética quimera foi o parto de último momento da “AlCiriNa”. uma criatura monstruosa com 3 faces (Ciro, Alckmin e Marina) mas mesma cabeça: o grande empresariado;

    – assim como foi Collor em 1989, Bolsonaro é a última cartada eleitoral da classe dominante. contudo, do mesmo modo que antes foram o PSDB e o PT, Bolsonaro é um gestor não totalmente confiável porque não tem o devido pedigree. e nisto a classe dominante sempre foi muito criteriosa;

    – Bolsonaro é despreparado demais, inflexível demais e com acesso demais ao poder militar. seu governo trará mais imprevisibilidade do que as agências de risco julgam ser razoável. se vencer, será descartado oportunamente pela classe dominante assim como foi Collor, em prol de um sucessor mais adequado, como foi FHC;

    – a classe dominante jamais será capaz de solucionar a crise. pois ela é a crise;

    – esta crise não é nossa. esta é a crise mais perigosa e mais destrutiva na sucessão de crises periódicas do Capitalismo. só nós podemos apresentar e construir uma alternativa para ela. esta perspectiva só pode se viabilizar num horizonte pós-capitalista.

    .

    • em linhas gerais  ..é isso

      em linhas gerais  ..é isso sim  ..só evitaria generalizações desnecessárias a toda uma classe social  ..diria também que o processo de politização social será MUITO lento, que ele passa pela EDUCAÇÃO MULTI partidária (democrática e crítica)  ..educação que vem sendo DESTRUÍDA desde os militares, ela que contou com um SOPRO – ainda insuficiente – no pe´riodo Lulista

      ..e claro  ..carregaria mais nas tintas ao chamar a atenção pro fato de que esta crise é GEOPOLÌTICA, estratégica, vem – ANTES DE TUDO – de fora, ela que atende a interesses estrangerios, de super potencias, em especial dos EUA que querem o fim do alinhamento sul sul e sul CHINA-India (1/3 da população mundial)

    • Cresce o zóio, Arques
       

      Olha mais pra cima e mais pra frente.

      O bozo é um trump de terceiro mundo e os coxinhas sempre estiveram lá.

      Eles só foram despertados.

      Essa crise que nos foi imposta não é nada pessoal.

      Não se trata de Brasil, democracia, povo, não é nada disso.

      É o capital, é o campo de pesquisa que se faz da humanidade, é o cumprimento de uma  agenda e

      não há nada que possamos fazer a respeito.

      Resta-nos manter a  consciência  para um  viver em equilibrio.

      PS – gostei do AlCiRina

    • A classe dominante é a

      A classe dominante é a crise.

      A barbárie, crise social e economica, despolitização são meras ferramentas da classe dominante.

      A crise é a classe dominante, a defesa de poder e privilégios é feita sem limites.

      Vale tudo, por isso ela é a crise.

    • Anti-sistema
      Hã um problema aí, porque ao descartar Bolsonaro abrirão as portas para o Mourão. Não será tão fácil se livrar do Bolsonaro quanto foi de Collor porque ele não tem apoio político, mas tem da caserna.

  17. PT: Muita atenção às minorias desperta revolta das maiorias

    Pelos maravilhosos Governos não haveria motivo para existir tanto anti-PT. Houve campanha da mídia e tentaram culpar o PT da corrupção, mas, houve também o crescimento do antipetismo dentro de comunidades pobres e de costumes conservadoras. Hoje os petistas são acusados de pautas que atentam contra as famílias e os seus valores. Esse quadro vai mudar quando priorizemos as maiorias no discurso presidencial, deixando as minorias na secretaria pertinente, ao chegar ao Planalto. A mídia explora situações que destoam a imagem ordeira e de classe trabalhadora do PT, mesmo nas manifestações de rua, onde a mídia destaca sempre alguma turma caricata ou moderna demais, como neste Sábado. Temos parte da culpa nisso.

      • Jogo de palavras o seu…

        A maioria não é a minoria de maior tamanho, mas sim todos os brasileiros no seu conjunto, que queremos muitas coisas em comum, como emprego, segurança e saúde. Isso vale para negros e brancos, héteros ou LGBT, homens e mulheres….

        Você é um sujeito inteligente e, neste momento crítico, me estranha muito o seu comentário.

        O PT deve focar a sua agenda para todos.

  18. Pobre, negro, trabalhador votar em Bozo é autorizar a chibata

    Empresário apoiar BOZO #elenunca “o ANTICRISTÃO” até explica, estão defendendo seus interesses(estes vendem até a mãe),  leia-se querem acabar com todos direitos conquistados a duras penas pelos trabalhadores. Agora, trabalhador (a) pobre, negro, mulher votar neste racista mentiroso é dar um cheque em branco para um ser humano escroto como ele é as trevas.

  19. Boçalnaro: O grande picareta fanfarrão!
    Olha como o fanfarrão, o Tiririca de coturno (Boçalnaro), que só sabe falar que “vai mudar tudo que está aí”, votou na Câmara: Acabar com o nepotismo no serviço público: CONTRA Fim da aposentadoria especial para deputados e senadores: CONTRA Aumento de salário para deputados e senadores: A FAVOR Fundo de combate à pobreza: CONTRA 

  20. Tem pessoas que estão

    Tem pessoas que estão minimizando o perigo de bolsonaro. Inclusive mangabeira unger que em video recente disse que bolsonaro não é fascista que na verdade ele interpreta um papel, que no trato com as pessoas é um sujeito humilde, modesto,  normal  e que inclusive se ele deixasse de lado os atalhos e fantasias (ele falava sobre violencia) poderia ser um futuro aliado…!!!!!

    Jessé Souza (video abaixo) lembra que hitler avisou em seus discurso que iria fazer tudo o que fez.

    https://www.youtube.com/watch?v=apV19JOVo00

    Então quando bolsonaro fala que a ditadura deveria ter matado mais, ele está sim dizendo o que pensa e fará.

    Quando ele diz que é favorável a tortura é porque ele é!

    O mesmo vale para a privatização do estado brasileiro

    Para o fim da previdencia solidaria e a implantação de um sistema inspirado no chile

    E quando ele fala que vai matar adversarios politicos

    E quando ele sugere que  se deve bater em homosexuais porque “ter filho gay é falta de porrada”

    E quando ele fala que negros não devem procriar

    Ele pensa isso de verdade. Ele é isso sim. E lá na frente ninguém vai poder alegar desconhecimento.

    Tem um twite de Juliana Sann que define bem essa negação da realidade

    https://twitter.com/jully7h/status/1044910647845294080

    – MAS ELE DISSE

    – Fake news

    – MAS FOI GRAVADO

    – Mentira

    – TÁ AQUI

    – Isso tá editado

    – MAS FOI ELE QUE POSTOU

    – Ele não pensa mais assim

    – MAS FOI ONTEM

    – Tá fora de contexto

    – MAS A FALA TÁ INTEIRA AÍ

    – Não precisa levar tudo a sério

    – MAS VOCÊ VAI SER AFETADO POR ISSO

    – Fora PT

  21. A distopia bolsonarista

    Como seria um governo Bolsonaro-Mourão? Quem mandara nesse governo? A turma do Paulo Guedes? Esses empresarios fascistas? As Forças Armadas? Judiciario? PF? Eu acho que setores da imprensa deve ter em seus cofres um dossiêr bem robusto sobre o Bolsonaro, senão como poderiam estar dando brasa para sua campanha?  Ja leram o programa do partido do Bolsonaro para governar o Pais? Além de privatização em tudo, escola sem partido, retirado do Brasil da ONU etc, tem até a cota para que militares façam parte de seu ministério, que segundo diz seu programa deve ser composto por metade militares e metade de sabe Deus quem. 

    Fico perplexa ao observar o antipetismo levando tanta gente a apoiar o voto em uma pessoa desqualificada em todos os sentidos, como é o Bolsonaro. Tem até a tal Rosangela Moro mandando twitter com os dizeres “não vote em bandido”, subentendido Lula-Haddad. Mas fiquem a vontade para votar nos nossos bandidos, né. 

  22. Isso mesmo:O Instagram,

    Isso mesmo:

    O Instagram, controlado pelo Facebook, apagou meu texto sobre o ESTAR OFF

    O motivo: o uso da hastag #necropolitica

    Coro: Como assim….

    Spin Spinólogo: eu havia escrito um longo texto no instagram, explicando sobre o estar em branco, e como proceder neste momento em que a #necropolitica se tornou um movimento de massas….

    Eu havia dito que usaria meu voto como arma e que, ao contrário do que prega uma doutrina da desqualificação do processo eleitoral, eu não votaria em branco, pelo contrário,  através da boa politica debatida na ágora ou praça como na Antiga Grécia, eu iria fazer corpo a corpo para ajudar a derrotar o representante da #necropolitica…

     

    Continua

     

    https://josecarloslima.blogspot.com/2018/10/off-nos-dias-71-72-e-73.html

  23. A pegadinha do NÃO-VOTO,  um

    A pegadinha do NÃO-VOTO,  um esquema do qual o cancelamento de mais de 3 milhões de tiutlos de potenciais eleitores do lulismo faz parte….

     

    O não-voto é uma doutrina que da base ao golpismo que tem derrubado governos que não rezam na cartilha liberal do estado minino para o povão e máximo para os abutres

    https://jornalggn.com.br/blog/spinologo/a-doutrina-americana-para-deslegitimar-a-democracia-por-jose-vicente-rangel

  24. Comentario sobre quem apoia Bolsonaro Xadrez do segundo turno e

    Não me surpreende nem um pouco que a parte da comunidade judia no Brasil (principalmente a mais rica) esteja apoiando Bolsonaro – ele defende a prioridade da politica externa com EUA, Israel, etc; tem inumeras empresas israelenses de segurança vendendo equipámentos e sistemas de segurança no Brasil. 

     

    Silvia

     

  25. Depois de tsunami

    Não tem terceira onda!

    Com 35 % , dependendo do número de nulos , brancos e ausentes; o capitão leva no PRIMEIRO turno.

    Ai tenho que dar razão ao Daher!

  26. O meu medo, caro Nassif, é
    O meu medo, caro Nassif, é que se repita aqui o que aconteceu nos Estados Unidos nas últimas eleições.
    Todas as pesquisas davam a vitória ao partido democrata mas ao apurar os votos venceu Trump com votos de eleitores que esconderam até o fim sua intenção de votar Republicano para não ser patrulhado.
    O perigo aqui é o voto bolsonarista envergonhado.

    • Rapaz os bolsonaristas não

      Rapaz os bolsonaristas não são nem um pouco envergonhados, é só andar na rua e perceber o orgulho que os mesmos demonstram ao falar do “fuhrer”.

  27. O enfrentamento do Fascismo

    Saindo vencedor o Bolsonaro, o Brasil será terra arrasada, ganhando o Haddad os desafios serão gigantescos. Mudar as instituições, disicplinar as concessões de TVs, radio e disciplinar a imprensa em geral, colocar o exeercito noi seu quadrado. Tudo isso parece quase impossível. Que Haddad não foque somente na parte econômica, pois os golpistas de hoje receberam muito dos governos do PT

    • O país já é terra arrasada…

      O Brasil e seus governos golpistas, acho que podemos incluir o PT nesta. Entregaram todo o patrimônio nacional ao capital estrangeiro. Tudo que é produzido no país deste um grão de milho até os aviões da Embraer pertencem aos países estrangeiros.

      Bolsonaro e Haddad não vão fazer nada para mudar isto aí.

      Em relação ao PT, se formar frente ampla contra o facismo, junto do PSDB e MDB, aí decretará sua extinsão da política nacional.

  28. Usaria outra estratégia pro 2º turno

    Acho que o Haddad tem que ter:

    – Propostas curtas e diretas que resolvam o problema (eu sou de esquerda e não sei nem de meia dúzia dele), ex: Lula disse que ia criar presídios federais e apoiar criar o CNJ pra punir juízes ruins; e provando que o Bolsono e a intervenção não melhoram a violência no estado dele

    – Buscar os eleitores que não votaram ou que votaram em outros candidatos. Mas, tem que pedir 1º o voto de quem já votou no PT (humildade). Ex. de ação, mostrar nos sites e mídia sociais o link do TSE pra saber o local de votação. E callcenter divulgado na TV, pra ligar sem DDD, quem não souber ver na internet a seção eleitoral com o local.

    – Imparcialidade com os erros que o PT e Lula possam ter feito. Ele pode dizer que vai lavar as mãos no processo do Sítio que o Lula usou. Li a decisão do Moro do Triplex e entendo que o Haddad o defenda veementemente neste processo, mas só. Se o Haddad melhorar a justiça pra todo mundo, Lula e todos serão ajudados.

  29. O Brasil Morreu

    O Brasil Morreu ontem.

    Sinceramente ??? Quero que Bolsonaro Vença. A Direita fez 46 Senadores de 54. PArece que finalmente o Brasileiro aprendeu a votar, votando em candidatos do legislativo afinado com executivo.

    O Brasileiro precisa concretizar seu desejo de fascismo. Enquanto não concretizar, a onda não passará. Enquanto o fascismo não for governo, a população continuará cada vez mais fascista.

    A PEC do Teto é incaível até 2026. A direita tem maioria no Senado até 2026, mesmo que não faça um Senador sequer em 2022.

    Que o colapso dos serviços caia sobre Bolsonaro. Haddad vencer, o colapso dos serviçoes será o fim do fim da esquerda.

    Serão 8 anos aterríveis pela frente, os 4 primeiros os piores. Se tudo der errado, pode ser que o Brasileiro acorede e comece a consertar a cagada em 2022, mas agora, até 2026, não tem como.

    Infelizmente, perderemos muito no processo e talvez não tenhamos mais nada para reconstruir o país. A partir de 2026, seremos um país miserável, mas saberemos o porque, e o fascismo será recriminado, pois todos saberemos que ele nos condenou a miséria eterna e nos roubou tudo.

     

     

  30. Eleiçoes

    Nem sempre…

    Ruy Medeiros

    O tempo é sombrio. Entre raiva e indignação a consciência obscurece. A escolha pode estar maculada. Quem se dispõe à análise fria e necessária?

    Começar a dizer sobre aquilo que Dra. Rosa Weber e os meios de comunicação chamam de “a festa da democracia”, quanto a seus resultados, exige independência de espírito, pois o céu anuncia temporais e pressões. O ódio não vê barreira para imprensar pessoas.

    A liberdade de escolha eleitoral não é tudo na democracia e às vezes essa sucumbe exatamente após eleições. O caso clássico é a ascensão de Hitler eleitoralmente ao poder.

    Em primeiro lugar, as eleições ocorrem dentro de uma institucionalidade que, por si só, já é limitante. Lembro Gaciliano Ramos que em “Memórias do Cárcere” escreveu: “liberdade completa ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer.”

    As recentes eleições com resultado, no primeiro turno, favorável a um capitão reformado que se dá bem com tiradas autoritárias merece que a inteligência fique bastante aberta para que isso (já antecipado por atrocidades) não seja o inicio de uma fase terrível.

    É que nem sempre eleições inauguram ou fortalecem democracia (e estou falando mesmo da democracia burguesa tão decantada), pois às vezes elas são meio democrático para destruí-las. E ultimamente o mundo tem visto e sofrido com esse fenômeno.

    Em obra recente, Steve Levitsky e Daniel Ziblatt, da Universidade de Harvard, discutem o colapso das democracias, analisam a corrosão da democracia sem golpes (como ocorreu em vários estados nacionais da América Latina – Brasil, Chile, Argentina…), mas por processo insidioso em que são acentuadas obediência à constituição, quanto à letra, não quanto ao espírito. O livro é amparado em pesquisa sobre ocupação do poder, via eleitoral,  por lideres que destruíram a democracia. Transcrevo dois pequenos trechos da obra mencionada:

    (…) há outra maneira de arruinar uma democracia. É menos dramática, mas igualmente destrutiva. Democracias podem morrer não nas mãos de generais, mas de lideres eleitos – presidente ou primeiros ministros que subvertem o próprio processo que os levou ao poder. Alguns desses lideres desmantelam a democracia rapidamente, como fez Hitler na sequência do incêndio do Reichstag em 1933 na Alemanha, com mais frequência, porém as democracias decaem aos poucos, em etapas que mal chegam a ser visíveis. (p.15)

    ….

    “Uma vez que um aspirante a ditador consegue chegar ao poder, a democracia enfrenta um segundo teste crucial: irá ele subverter as instituições democráticas ou ser constrangido por elas? As instituições isoladamente não são o bastante para conter autocratas eleitos. Constituições têm que ser defendidas – por partidos políticos e cidadãos organizados, mas também por normas democráticas. Sem normas robustas, os freios e contrapesos constitucionais não servem como bastiões da democracia que nós imaginamos que eles sejam. As instituições se tornam armas políticas, brandidas violentamente por aqueles que as controlam contra aqueles que não as controlam. É assim que os autocratas eleitos subvertem a democracia – aparelhando tribunais e outras agências neutras e usando-os como armas, comprando a mídia e o setor privado (ou intimidando-os para que se calem) e reescrevendo as regras da política para mudar o mando do campo e virar o jogo contra os oponentes. O paradoxo trágico da via eleitoral para o autoritarismo é que os assassinos da democracia usam as próprias instituições da democracia – gradual, sutil e mesmo legalmente – para matá-la” (p.19) (Como as Democracias Morrem – Steven Levitsky e Daniel Ziblatt, Zahar, 2018).

    Que o tempo farda cáqui, que marcou profundamente de dor o país, não volte com o prometido ministério fardado.

     

  31. jornal nacional entrevista democracia

    Sobre o JN de ontem:

    A possibilidade de voltar no voto é pela estrema direita. Só com o brucutu. Depois de um longo sumiço numa campanha suja, mentirosa, podre e violenta  o sujeito aparece. Numa entrevista de minutos. Numa fala claramente ensaiada (repetiu a mesma expressão 2x no ínfimo tempo) disse que será: “*escravo da democracia*”. Qualquer um de nós sabe q a relação de escravidão é a mais violenta e torpe possível. Um candidato a qualquer coisa que se diz escravo da regra está gritando que odeia a regra com suas forças mais guturais. Odeia com suas entranhas a constituição. Esta pronto para fugir desse enquadramento, tem o desejo íntimo de abolir essa condiçao. Parece muito que a intenção era: “vai lá brucutu, garanta aos bancos e ao povão q vc joga limpo. Ele disse isso mas falou outra coisa… outra coisa bem pior!!

  32. Jornal Nacional: segundo turno. O inconcienciente fala

    A possibilidadde de ganhar a parada pelo voto só apareceu sob o discurso da extrema direita.Só com o brucutu. Depois de um longo sumiço convalescente durante uma campanha mentirosa, suja, violenta e nada propositiva o sujeito aparece claramente em recuperação física. Mas o cérebro… certamente o cérebro paleozóico é o mesmo.Numa entrevista de poucos minutos, numa fala claramente ensaiada (o que é pior para a interpretação que sugiro) o sujeito diz e repete que será “escravo da democracia”.

    Escravidão talvez seja a forma mais violenta e torpe de qualquer relação. Escravos não desejam continuar escravos. Querem sua alforria. Quando o candidato Jair diz que será um escravo deixa claro que odeia com suas entranhas… odeia de forma gutural a constituição! Afirma que no primeiro momento que tiver chance era fugir, escapar dela… dessa maldita regra que proibe a execução de seus desejos. 

    Imagino o recado: Vai lá mito e fala pra eles que não sera violento… acalme o povão e os banqueiros que vencemos essa”. O cara diz o texto… O texto fala o contrário.

    Só pra lembrar: o desenvolvimento da flosofia grega se deu a partir da negação do mito. O pensamento criíico, o uso da razão na Grécia nascem para evitar a explicação obscurantista do mito. Caminhemos com razão para luz, abandonemos as trevas.

  33. É nescessario…
    Que Hadad cobre o posicionamento de todas as entidades de classe ( CNI, Fecomercio, OAB, CREA,etc…) para que ninguém se faça de inocente depois.

  34. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome