A punição da Conmebol a Felipe Melo e possivelmente ao Palmeiras, seria torpeza e estupidez, por João Sucata

OS BARRABOSTAS URUGUAIOS

A punição da Conmebol a Felipe Melo e possivelmente ao Palmeiras, mais que injustiça, seria torpeza e estupidez

por João Sucata

Na coluna anterior falei dos barrabostas chilenos  que provocaram confusões e quebra quebra na Arena Corinthians, imitação dos barrabravas-barrabostas argentinos, que não deixam de ter correspondentes no Brasil e pelo mundo. Agora os vimos no civilizado Uruguai. Os jogadores e a torcida do Palmeiras foram agredidos e por pouco não acontece uma tragédia.

Esperemos que a Conmebol pelos tristes eventos de que participaram jogadores e torcedores de Palmeiras e Penarol no final do jogo pela Libertadores, dias atrás, puna os culpados e não a todos.

Ainda que se pudesse exigir covardia dos jogadores e torcedores envolvidos, o que não pode se pedir é estupidez. Se Felipe Melo não reagisse quando foi agredido, poderia acabar no hospital ou pior. Não simpatizo com os arroubos de macho desse jogador e com seu passado violento, mas no caso ele esteve certo em reagir. O mesmo se pode dizer da torcida verde.Nem sempre tem conduta aceitável, mas nesse caso merece elogios.

É visível que quando acabou o jogo os jogadores do Penarol, inclusive reservas, correram na  direção de Felipe com nítidas atitudes agressivas.  Ele até recuou, e recuou com  certa velocidade por muitos metros, enquanto um jogador do Penarol o perseguia, seguidos por outros, notando-se que não iriam cumprimenta-lo, mas no mínimo “tirar satisfações” Isso tudo em meio a confusão, com várias pessoas na mesma cena. Quando o jogador se aproximou, Felipe deu-lhe um soco, merecido.

A tentativa de agressão continuou com Felipe indo até um canto do campo onde estava a torcida do Palmeiras, procurando cobertura. Foi então cercado por três jogadores do Penarol que só vacilaram e não o atingiram devido a sua atitude de defesa.

Outros jogadores do Verdão tentaram correr para o vestiário, mas a porta que dá acesso ao mesmo foi fechada, colocando-os à mercê dos agressores. Os seguranças do Palmeiras ajudaram a deter dezenas de jogadores e civis que cercavam os palmeirenses. E abriram a porta, permitindo a retirada. A tentativa de agressão prosseguiu até o corredor do vestiário.

Na torcida, a proporção deveria ser de 100 para 1. A atitude agressiva e ameaçadora de torcedores do Penarol ficou claro na TV. O número de policiais era ridículo , no campo e na arquibancada. Tudo indica que a situação foi planejada para intimidar e no final foi mesmo posta em prática. Se houve intenção, foi criminosa, premeditada. Nada disso se viu no jogo do Allians Park.

O direito de defesa é sagrado e no caso serviu até para manter a integridade moral e física dos palmeirenses. Esperemos pois que se faça justiça e que o Penarol e agressores sejam exemplarmente punidos. O estádio inclusive deve ser mudado, pois há nele um pequeno portão para a entrada e saída dos dois times, em meio a torcida. Também parece proposital.

João Sucata

Redação

Redação

View Comments

  • Felipe Melo, o mais novo

    Felipe Melo, o mais novo "animal"? Para falar a verdade, merece o silêncio, mas como teve gente comentando que merece comiseração...

    Pô, o cara fomenta discordia e violência. Mais, se vangloria disso, se dizendo com sangue nas véias e "amor" ao time. Uma besta! Defendê-lo porque?

  • ESTUPIDEZ de FELIPE MELO

    Felipe Melo não merece elogios coisa nenhuma, as agressões depois do jogo foram provocadas por essa lata de lixo conhecido por FELIPE MELO quando declarou a imprensa que ia bater na cara dos URUGUAIOS, o Palmeiras deveria tê-lo demitido naquele mesmo dia, com sua IRRESPONSABILIDADE HABITUAL colocou em risco seu COLEGAS de CLUBE e o próprio CLUBE.

    Fora FELIPE MELO.

    • Violentos FC

      Violento, truculento, irresponsável, inconsequente... esse é o resumo desse jogador.

      Elogiar figuras assim é alimentar a violência entre as torcidas.

      lamentável. 

       

  • eu nem havia reparado no

    eu nem havia reparado no sujeito em tela antes de certa "manifestação política" do mesmo. considerando suas opiniões políticas (se tanto), gostaria eu de poder decidir a punição: obrigaria o cara a estudar História e Política, obrigaria o jogador a penas alternativas em instituições de assistência social, a atender em postos de saúde, a se tratar com "especialistas em comportamento operante" e finalmente lhe daria uma pesada multa. 

  • O brasil já teve o "presado

    O brasil já teve o "presado amigo Afonsinho", o Sócrates, o Vladimir. Hoje o brasil tem o felipe melo.

  • Felipe Melo devia estar no UFC

    O cara não pe jogador de futebol, é pugilista. Tem lutador do UFC que dentro do octógono é menos truculento do que o Felipe Melo em campo...

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

3 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

4 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

4 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

5 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

6 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

7 horas ago