A volatilidade do mercado e o dólar com as eleições americanas

Quanto mais acirrada e polarizada for essa disputa, mais volatilidade vai trazer ao mercado mesmo após a divulgação do resultado

Eleições americanas e a volatilidade no mercado

Por Rossano Oltramari

Estrategista e sócio da 051 Capital

As eleições americanas e a expectativa em relação a quem será eleito tem movimentado bastante os mercados nas últimas semanas. Apesar de Biden estar liderando a disputa, a indefinição ainda é grande e o resultado final ainda pode demorar alguns dias.

O mercado tem sentido o impacto das eleições americanas já há alguns dias, o que tende a continuar mesmo após a definição de quem assumirá a presidência. Segundo Rossano Oltramari, estrategista e sócio da 051 Capital, as eleições americanas, no curto prazo, trazem volatilidade extra ao mercado.

“A volatilidade nas últimas semanas é resultado desse acirramento eleitoral e dessa polarização entre republicanos e democratas. Quanto mais acirrada e polarizada for essa disputa, mais volatilidade vai trazer ao mercado mesmo após a divulgação do resultado”, diz. Segundo Rossano, ao mesmo tempo em que a volatilidade traz insegurança ao investidor, este sobe e desce da bolsa pode contribuir para quem investe em renda variável gerando boas oportunidades de compra a preços atrativos.

Já no médio e longo prazo, o especialista não acredita que o resultado das eleições traga grandes impactos nos investimentos. “A economia americana continua sendo a locomotiva do crescimento mundial gerando grandes oportunidades de investimentos, além de liderar a revolução tecnológica que vivemos. Vale o investidor ficar atento aos rumos que a eleição tem tomado e acompanhar a volatilidade com prudência e aproveitando as boas oportunidades desse momento”, afirma.

Em relação ao dólar, de acordo com Oltramari, não dá para prever se a moeda vai subir ou cair nos próximos dias caso um ou outro candidato ganhe, por exemplo.

“O dólar é um dos ativos mais difíceis de fazer projeções. Há diversas variáveis que impactam, como o desempenho de outras moedas e a própria política internacional. O que acreditamos é que atualmente o dólar está valorizado, principalmente diante do real. Em algum momento, na nossa visão, isso tende a corrigir. A política a ser implementada pelo próximo governo americano deverá influenciar diretamente no câmbio”, explica.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador