Categories: Fora de Pauta

Trivial dos ruivos

Da BBC Brasil

Fotógrafa retrata fascínio e preconceito contra ruivos

Uma exposição em Londres está mostrando a obra da fotógrafa inglesa Jenny Wicks, que retratou o fascínio e o preconceito sofrido por pessoas ruivas.

A exposição Raiz de Gengibre: Um estudo sobre cabelo vermelho – a palavra “ginger” (“gengibre”) também significa “ruivo” em inglês – está em cartaz na galeria Idea Generation. A obra de Jenny Wicks sobre pessoas ruivas já gerou um livro e um filme.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • nassif:
    eu já disse pra
    nassif:
    eu já disse pra renata que parte do meu cabelo era ruivo e ela pediu foto
    em close.me dispus a apresentar testemunhas respeitáveis.estamos num
    impasse.parece que o clube é fechado.
    romério

  • Por que todo ruivo tem
    Por que todo ruivo tem sardas?por Yuri Vasconcelos

    Por causa de uma mutação genética nos cromossomos que formam o par 16 das pessoas ruivas. Essa mutação altera a produção de dois pigmentos – a feomelanina, de cor avermelhada ou amarelada, e a eumelanina, de tonalidade acastanhada ou preta – responsáveis pela coloração dos cabelos e dos pêlos, tornando-os vermelhos ou avermelhados.

    Um efeito “colateral” dessa mutação é o surgimento de sardas, que nada mais são do que manchas causadas pelo aumento de concentração de melanina em certas partes do corpo. Mas mesmo quem não carrega essa herança genética pode ter sardas. Nesse caso, as pintinhas são uma resposta da pele à agressão do sol – ela se pigmenta para bloquear a penetração dos raios solares.

    A bioquímica dos cabelos ruivos, anomalia conhecida como rutilismo, só foi desvendada no final do século passado. Alguns pesquisadores acreditam que os primeiros ruivos surgiram na Terra há cerca de 50 mil anos, na África.

    As estimativas sobre o número de ruivos na população mundial não são muito precisas, mas acredita-se que os portadores de cabelos vermelhos sejam de 1 a 4% do total (de 60 milhões a 240 milhões de pessoas). E é na Grã-Bretanha que eles estão concentrados: na Escócia, uma em cada dez pessoas é ruiva.

    Os cabelos vermelhos, por sinal, não são exclusividade da espécie humana. Cabras, esquilos e orangotangos também podem ter pêlos ruivos.

    http://mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/pergunta_302991.shtml

  • Luís
    Acho os ruivos
    Luís
    Acho os ruivos lindíssimos! Tem coisa mais fofa que estas criancinhas ruivas?
    E qto ao preconceito, isto há em todas as nuances de cor, sem demagogias: negros, mulatos, morenos, ruivos e louros. Uns mais, outros menos - mas sempre há.
    Eu sou loura e já fui muito discriminada. Todos acham que loura bonitinha não pode ser inteligente, nos subestimam o tempo todo. Qdo entre pessoas que acabo de conhecer e o assunto é complexo, eles mudam, achando que não "alcançarei" o entendimento necessário.
    Já escrevi algumas vezes a respeito disso em meu blog. Uma pena que alguns se pautem pela cor da pele, dos cabelos...
    Bjus a todos.

    Bianca

    http://www.biancafeijo.blogspot.com/

  • Nassif,
    Sobre o caso Paula de
    Nassif,
    Sobre o caso Paula de Oliveira:

    Algumas questões sobre os cortes nas pernas de Paula podem ser consideradas independentemente de especialidade para tal. Basta um pouco de bom senso. Sequer se fazem necessários os poucos conhecimentos de Medicina Legal que são ministrados no curso de direito. Quando uma vítima de agressões é contida por algozes para que seja mantida imobilizada de forma a ser cortada em sua pele, os músculos dela se tornam retesados em função da natural contração provocada pelo estertor da dor e da atuação da pressão psicológica.
    É absolutamente impossível que a mantenham relaxada a ponto de inscreverem em sua carne qualquer tipo de letra com proporcionalidade. A contração muscular provoca a contração da pele e a total impossibilidade de que as letras saiam padronizadas. Numa tatuagem normal, nessas em moda hoje em dia, o tatuador profissional trabalha sobre os poros da pele, diferentemente daquelas que estão estampadas na de Paula Oliveira.
    Mesmo que o agressor fosse um exímio calígrafo, Paula, ao relaxar posteriormente, as letras em sua pele se tornariam disformes, pois nas pernas atuam vários grupos de músculos com tamanhos e tensões diferenciadas. Não é isso, porém, o que se observa.
    Há uma perfeita padronização das letras e dos cortes laterais. Dá-nos a impressão, inclusive, de que o agressor conhecia as pernas de Paula. Pois, tendo sido dominada em local que – suponho – com pouca luz, as dimensões das letras estão em sintonia com o formato das pernas. Observe-se que as letras SVP estão dispostas na parte frontal das coxas obedecendo o diâmetro e a circunferência das mesmas. Os cortes longitudinais seguem o ângulo de forma a seguir a simetria do contorno delas. Convenhamos que, após retirar a roupa de Paula com violência, o agressor não teria a tranqüilidade e o tempo necessário para elaborar marcas tão bem estruturadas, harmônicas e na mesma profundidade. Seria ele uma reencarnação de Jack, “O estripador”, que, segundo a lenda, teria sido um açougueiro ou um grande conhecedor da anatomia humana?
    Evidentemente que não se trata disso e a Polícia Suíça irá esclarecer o caso.
    Não obstante, algumas considerações ainda são cabíveis.
    Na hipótese, até o momento atestada pela Polícia Suíça, de que pode ter ocorrido uma grande farsa, algumas perguntas urgem:

    - Por qual motivo Paula cortou-se, escrevendo as letras da sigla do partido político suíço na pele?
    Posso estar equivocado, mas suponho que essa moça pouco sabe sobre as questões políticas que envolvem os imigrantes na Europa. Se sabe, ela não parece ser do tipo que, num ataque de bestialidade, prestaria solidariedade militante aos imigrantes, auto-impingindo suplícios com a tola finalidade de denunciar circunstâncias conhecidas por todos os que lêem jornais ou acessam a Internet. Ou seja, os problemas dos imigrantes são conhecidos por todos, não necessitando de um teatro dos horrores, conduzido por uma farsa, para serem reforçados na mídia. Sendo assim, agora que a Polícia Suíça aventou a alta probabilidade de que não tenha sido atacada, qual o real objetivo dela?

    - Se Paula Oliveira estiver com problemas psicológicos, por que os misturou com questões políticas? Certamente não estava com intuito de esconder a gravidez, posto que não estava grávida, conforme afirmaram os peritos suíços. Além disso, a moça tem 26 anos! E o detalhe revelador: Ela e o pai são advogados. Conhecem, portanto, as contingências legais de uma falsa alegação. O conteúdo político esteve e pode estar, por conseguinte, nos planos de Paula.
    E reitero que falo em hipótese, tendo em vista as estranhas marcas às quais já me referi e às declarações da Polícia Suíça.

    - A quem a atitude de Paula prejudica?

    Ora, ela visou disparar uma série de efeitos na mídia, como as ondas que uma pedra provoca ao ser lançada num lago. A primeira onda atinge inicialmente o SVP, o partido que atualmente governa a Suíça. Nós sabemos que jamais um partido político admitiria estar ligado a grupos de skinheads, essas violentas gangues, as quais, aliás, não são fomentadas por nenhum partido institucional, como certamente é o caso do Partido do Povo Suíço (SVP), que governa um país que versa pela Cultura e pelo avançado grau de civilidade. Na hipótese da farsa ser tida como verdadeira, o teatro de Paula Oliveira causa desconforto ao governo Suíço, por estar eivada de segundas intenções. É uma simples questão de lógica, sendo os agressores xenófobos, como a farsa quis criar, por que prejudicariam um partido político que tem posto em discussão a questão da imigração, tatuando sua sigla na pele da vítima? Note-se o absurdo da situação.
    Porém, e acredito, o SVP não tem nenhum intuito de violência ou xenofobia ao divulgar publicamente os problemas da imigração.
    Evidentemente, o objetivo de Paula era fazer com que essa primeira onda disparasse outras aqui no Brasil: O governo brasileiro, atuando conforme os trâmites diplomáticos, procuraria acompanhar diretamente o caso de uma brasileira vítima de violência. O que causaria certo mal estar no governo suíço, dado o absurdo do enredo criado pela brasileira. Ela almejou indispor o governo suíço com o governo brasileiro. Fomentou uma situação de espanto e perplexidade. E, novamente, por que?

    Sabemos que a Suíça é considerada um paraíso fiscal. Não me cabe qualquer tipo de crítica quanto a esse fato a não ser mencioná-lo para, diante do tenho visto e lido na Internet, melhor expor os meus pontos de vista sobre o caso Paula de Oliveira, os quais, mais uma vez reitero, estão de acordo com o noticiário atual.
    Também sabemos, outrossim, que há fundados indícios, alguns inclusive já comprovados, de que os bancos suíços foram usados para a lavagem de dinheiro brasileiro.

    Conforme consta da Wikipédia, é denominado de Paraíso Fiscal:

    “São chamados de paraísos fiscais estados ou regiões autónomas onde a lei facilita a aplicação de capitais, oferecendo uma espécie de dumping fiscal. Actualmente, na prática, ocorre a facilidade para aplicação dos que são de origem desconhecida, protegendo a identidade dos proprietários desse dinheiro, ao garantirem o sigilo bancário absoluto. São territórios marcados por grandes facilidades na atribuição de licenças para a abertura de empresas, além de os impostos serem baixos ou inexistentes...”

    Tem ocorrido um movimento internacional para que sejam estipuladas novas regras para a atuação dos paraísos fiscais. Conforme notícia veiculada no Brasil em 07/12/08:

    http://odia.terra.com.br/mundo/htm/bento_xvi_pede_o_fim_dos_paraisos_fiscais_217250.asp
    Rio - A Santa Sé divulgou artigo do papa Bento XVI pedindo o fim dos paraísos fiscais como um "primeiro passo" para restaurar a saúde da economia mundial, informou o diário britânico The Guardian. No documento, o Papa coloca a culpa da crise financeira internacional nos "centros offshore", muitos deles, como as Ilhas do Canal, protetorados britânicos, que seriam uma das fontes da pobreza mundial. "Elas dão suporte a práticas financeiras e econômicas imprudentes, e desempenham importante papel nas desigualdades sociais, permitindo um gigantesco fluxo de capital que muitas vezes tem relação com lavagem de dinheiro ilegal", afirmou o documento. No texto, o Vaticano argumenta que os paraísos fiscais, usados pelos bancos para escapar à fiscalização dos órgãos financeiros internacionais, facilita a transferência de recursos de nações empobrecidas para o mundo rico".
    Diante desse artigo publicado pela Santa Sé, fico imaginando os países africanos, cujos índices de corrupção e evasão de divisas deviam se equivaler aos do Brasil. Lá, onde a miséria tornou-se um espetáculo de horror.
    Outro ponto que chama a atenção no caso Paula de Oliveira é o acréscimo de informações por parte do pai. Na entrevista concedida ao Fantástico, ele acresceu às informações anteriores: “Minha filha tem marcas por todo o corpo. Ela tem marcas nos peitos, nas costas, nas partes íntimas, nas coxas. Ela tem ferimentos no pescoço, no rosto”.
    O fato é que o Brasil necessita da colaboração do governo suíço para trazer de volta os montantes que foram evadidos de nossos cofres. Uma situação de indisposição entre os dois países traz entraves a esse fim. E, inicialmente, o caso Paula Oliveira despertou um certo confronto entre eles.
    Recuso-me a acreditar que os skinheads inscreveriam a sigla do partido SVP, ao qual a mídia afirma que apóiam, no corpo da vítima, buscando assim prejudicá-lo. Isso não tem nenhuma lógica.
    Também me recuso a acreditar que o governo suíço, pretendendo omitir crimes cometidos por gangues, as quais existem em todos os lugares do mundo, colocaria em suspeição a sua própria credibilidade, deixando de apurar a verdade com firmeza, criando situação de indisposição com um governo de país amigo.
    Causou-me um certo constrangimento comentar sobre esse assunto. Pelos seguintes motivos:
    O pai de Paula Oliveira é assessor parlamentar do partido Democratas (DEM). Eu estaria com preconceito em razão disso e me antecipando?
    Paula Oliveira é uma moça rica e em nada se assemelha aos imigrantes que hoje sobrevivem na Europa. Sendo assim, seria esse o motivo?
    Refleti muito e conclui que não se trata de nada disso. Nem por isso, e afirmo com sinceridade, deixei de sopesar o castelo do Edemar. E, nesse aspecto, confesso que um partido que tem em seus quadros um político desse quilate, não merece confiança, mesmo ele tendo se desligado do partido, o qual engrossou por vários anos.

  • Dessas fotos de ruivos, a
    Dessas fotos de ruivos, a última até que é bonitinha.

    É alguém conhecido?

    Hehehehehehehehe.... Ganhou uma inimiga para toda a vida. Lá em Ribeirão Preto eles dizem "bonitinho é c... de cabritinho".

  • A foto mais linda é a da
    A foto mais linda é a da senhora.Que mulher linda!Ah ah ,o Nassif,ficou com ciúmes.Me veio a mente aquela propaganda de uma sandália na praia que o marido saiu correndo atrás do atrevido.Mas falando sério e com todo o respeito,a ruiva é linda mesmo.O menino do meio na primeira fileira tem um rostinho desses que todo mundo gostaria de dar aquele beliscão carinhoso. Quem fotografa e trabalha em laboratório,sabe que com paciência vc faz as fotos dos ruivos ficarem mais linda ainda,com cores de porcelana.Um dos meus melhores trabalhos foi com uma adolescente ruiva.Lembro que a mãe dela ficou encantada e disse,nem parece vc de tão linda.A filha claro,ficou brava.Tenho uma amiga que é poeta,escritora e professora que diz “ser ruiva é um estado de espírito” e acrescenta “elevado”.

  • Ruiva, Em um país em que as
    Ruiva, Em um país em que as mulheres chamam outras mulheres de "baianainha" por causa de sua cor de pele (vide a reportaem da folha com a Monica Bergamo) nunca imaginei que os ruivos sofressem algum tipo de preconceito.. Já sofrestes?

  • Renata Nassif... ainda dizem
    Renata Nassif... ainda dizem que as mulheres dos direitistas são as mais bonitas... hehehehe com todo o respeito né, Nassif :).... Ah e não venha me dizer que você não é de esquerda! Ok talvez um esquerdista beeem light!

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

10 segundos ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

11 minutos ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

1 hora ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

1 hora ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

2 horas ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

3 horas ago