Ion de Andrade
Médico epidemiologista e professor universitário
[email protected]

Uma direita fraca a caminho de uma derrota histórica

Por Ion de Andrade

Quando lidamos com um adversário que presumimos mais forte do que nós, uma reação bem esperável é fazer muito barulho. Ocorre quando o ser humano está ameaçado por animais selvagens, mas também em situações de ameaça de violência ou roubo nas cidades. As reações exageradas, barulhentas e espetaculosas costumam, portanto, ser um forte indício de inferioridade na correlação de forças. Servem, aliás, para esconder essa verdade e almejam uma vitória baseada no blefe e na covardia do oponente mais forte que pode não pagar para ver.

A febre pelas análises de conjuntura, de que a esquerda se tornou excessivamente dependente, dificultam qualquer análise mais larga que escape ao barulho produzido pelo adversário acuado e temeroso. A conjuntura nos leva a acreditar nas bravatas e nos faz esquecer de que quem é mais forte no cenário da política hoje são as forças nacionais democráticas que modelaram o Brasil contemporâneo.

Dizem as pesquisas de popularidade que a presidenta teria 9% de “ótimo” e “bom”, mas como explicar que 25% dos eleitores brasileiros continuem a se identificar com o PT? É claro que os 9% da presidenta estão incluídos nesses 25%, mas quantos são os que, embora avaliando mal o governo, não dariam (de jeito nenhum) o seu voto às forças conservadoras? Presumivelmente mais do que os 25% atribuídos ao PT. Essa análise de luz e sombras mostra que a base política da presidenta, apesar da decepção com o governo, parece sólida. Penso que os conservadores devem saber disto. Noutra pesquisa Lula teria 25% dos votos, Aécio 35% e Marina 18%… Por que é que Marina, que nada mais representa, foi incluída na pesquisa? Para evitar o óbvio: Lula vence Aécio em todos os cenários e seria inacreditável outro resultado…

Duas estratégias frágeis estão novamente abertas para impedir a presidenta. A primeira vinda do TCU não conseguirá, na hipótese da não aprovação das contas da presidenta, produzir a maioria necessária à cassação do mandato. O expediente foi utilizado por todos os governos da República antes de Dilma. O pacto pela legalidade recém alinhado demonstra a força dessa bancada que reúne mais do que o necessário para derrotar o PSDB e seus aliados numa empreitada como a derrubada de um governo que teve 54 milhões de votos.

A outra é a tentativa de cassar o diploma da presidenta no TSE. Como se o Tribunal Superior Eleitoral fosse reagir como uma torcida de futebol em que três votam pelo governo, três contra e Fucks seria o infiel da balança. Por favor. E há quem acredite em tamanha asneira mesmo no campo da esquerda. Para que o processo prospere o crime teria que ser muito bem provado o que, obviamente, está muito longe de ser o caso, até porque todos sabem que se trata de uma mentira.

Finalmente estamos numa quadra em que a direita, nesse esforço hercúleo de tentar intimidar o campo nacional democrático no grito, está indo longe demais. O grande elan que construiu o Brasil dos últimos anos ruma para a equidade, a tolerância, a liberalização dos costumes e a democratização da sociedade. Essa inércia pode até ser contida, mas ela é que é, indiscutivelmente a megatendência que molda a nação. O Brasil não tem repertório para, de uma hora para outra, vir a ser convertido numa república teocrática, racista, homofóbica e senhorial. Ao contrário, o que pode vir a ocorrer é que essa megatendência posta em contenção pelas forças conservadoras exploda eleitoralmente ainda em 2016 produzindo em grande escala o que já estamos vendo no microcosmo da política onde personagens como Malafaia rumam para o isolamento completo. Penso que hoje poucos o quereriam num palanque e isso já é bem diferente de há apenas escassos sete ou oito meses atrás…O sucesso do vídeo de Joanna Maranhão é outro indício de que os ventos estão mudando. A Globo defende Maju e esposo dos ataques xenófobos de uma extrema direita sem remédio e a Folha publica editorial louvando o Estado laico e a liberdade de costumes. Sim os ventos estão mudando.

Não se trata de PT, se trata da agenda modernizadora que o brasileiro comum não quer perder, da sua pertinência como nação, como disse a presidenta, a uma cultura e a valores ocidentais. A direita joga uma difícil carta, para retomar uma terminologia gramsciana de “orientalização” do Brasil para golpear o poder.

Sem força para derrotar o campo nacional democrático nas urnas, sem força para derrotá-lo na lei e sem forças para derrotá-lo na marra a direita aposta todas as suas fichas de que o derrotará com a derradeira arma do vencido: o ruído ensurdecedor da ameaça golpista. Para que isso desse certo teria que contar com uma covardia inédita da nação e com uma secretude que não existe mais: estão fracos e rumam para uma derrota histórica.

O circo acabou. O discurso golpista é a voz grossa de personagem esquálido e acabrunhado. Em sete meses de oposição feroz e sem trégua mostraram armas de baixo calibre, munição podre e muita verborragia. Isso é muito pouco para curvar uma democracia vibrante como a nossa. A convenção do PSDB mostra que não têm projeto de sociedade e estão perdidos. Uma autêntica oposição ao Brasil como em ato falho reconheceu alguém.

O discurso da presidenta sinaliza que os ventos mudaram de direção e que a iniciativa política pertence, novamente, ao campo democrático.

A reação de Aécio e Alckmin à entrevista de Dilma demonstra claramente que, longe de ser uma estratégia bem montada e detalhada, o golpe é uma aventura de políticos menores: ficaram ansiosos e mostraram espoleta curta…

Antevejo que o campo democrático e nacional esmagará essas forças orientais em 2016 e 2018. Firmeza e paciência, trabalho e foco. A megatendência que molda o Brasil é que tem supremacia e ela nos leva a mais equidade, mais tolerância, mais democracia e mais liberdade de costumes.

E o truque da ameaça golpista já era.

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ”’Derrota histórica” ? 
      A

    ”’Derrota histórica” ? 

      A última vitória da direita foi em 1989 com Collor.

      Faz trocentos anos que ela é perdedora,

         Que ”histórica” é essa ?

        

       

    1. Cuméquié???
      Quer dizer que
      Cuméquié???

      Quer dizer que a “esquerda” ganhou em 1994? Foi a “esquerda” reeleita em 1998?

      E pelamor dos meus filhinhos, não venha com aquela história de “PSDB tem Social no nome, então é esquerda”. Se for assim, eu te digo que sou Deus e você passa a me obedecer.

    2. *

      Nos bastidores do poder e pelas suas ações é que se revelam quem é a favor de justiça para o povo e quem não é porcaria nenhuma.

      Mas pelo seu comentário, percebe-se que você é uma pessoa muito ingenua e não entende nada disso…

  2. Cada dia que passa fica mais

    Cada dia que passa fica mais clara o tamanho do cinismo da esquerda Brasileira,

    Estao apavorados que alguem faça o que eles fizeram com o collor em 92 rs

    Naquele ato o Sr Lindenberg Farias ( que hoje denuncia um golpe ) saiu pedindo a cabeça de um presidente ” democraticamente eleito ” que foi inocentado de TODAS as acusações contra o seu governo.

    E cujo processo de impeachmente foi 110% POLITICO!!!

    Na epoca o PT não reclamou da Veja, os arautos da democracia como um tal jurista conhecido como Fabio Comparato não assinou nenhum ato contra um ” golpe ” a caminho.

    Tiraram o homem da presidencia da republica com base na teoria do ” Dominio dos fatos ” rs

    E esses mesmos desavergonahdos que nunca pediram descupas por terem sido protagonistas do UNICO golpe midiatico contra um presidente eleito até os dias de hoje estao em polvorosa temendo que alguem faça aquilo que ELES fizeram rs

    De resto o choro da pelegada é desnecessario pois não havera a deposição dela.

    Ao meu ver isso seria PESSIMO para o processo politico Brasileiro…

    1. Só um reparo: a globo colocou

      Só um reparo: a globo colocou o collor e tirou o collor. sua queda nada tem a ver com o PT. eu acho que ele(collor)desagradou alguém poderoso.seria a rede globo?

      Nestes tempos, a globo não colocou o PT lá, mas faz de tudo para tirar. ainda não conseguiu porque os tempos mudaram e seu poder, que ainda é muito grande,  já não é o que era antigamente.

    2. Concordo com Jossimar. A

      Concordo com Jossimar. A Globo foi a responsável por colocar e tirar Collor do poder, manipulando as pessoas da mesma maneira que manipula hoje. A diferença do governo do PT para o governo Collor é que o governo petista veio de uma base sólida com propostas concretas para o país. Collor foi um boneco fabricado pela oposição à Lula, assim como fabricaram Aécio (um janota sem vergonha). 

    3. Esquema PC Farias

      …O esquema de corrupção existente no governo do presidente Collor foi denunciado por seu próprio irmão, Pedro Collor. Supostamente o que o levou a fazer a denúncia foi o interesse de PC Farias de editar um jornal chamado Tribuna de Alagoas no estado com o mesmo nome. A investigação doEsquema PC Farias mostrou que o artifício ilegal usado pelos envolvidos arrecadou cerca de 15 milhões de reais durante o governo de Fernando Collor, sendo que mais de um bilhão de reais chegou a ser movimentado nos cofres públicos. É importante destacar que naquele momento o realainda não era a moeda oficial do Brasil, assim tais dados são conversões para os dias atuais. …

      …Várias decisões do governo Collor foram influenciadas por PC Farias, que era o líder de uma forma de poder paralelo. Sua interferência se deu tanto no Palácio do Planalto, quanto no Banco Central, além de controlar quase todos os ministérios e os mais diversos setores da economia brasileira.

      Com o poder que PC Farias tinha em mãos, o empresário manipulou os contratos brasileiros indicando funcionários para criar documentos falsos e criar contas fantasmas para onde iriam as verbas públicas que deveriam ser utilizadas nos setores da educação, saúde, segurança e previdência social. …

      http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/esquema-pc-farias/ 

    4. É engraçada “as mentalidadis” desses meninos

            Só pra usar um exemplo de almanaque imaginando que o PT tivesse esse cacife, Al Capone prende Eliot Ness, aí vem um sujeito e diz, vê o cinismo desse pelego, tá reclamando do quê ? prendeu o sujeito há um tempo atrás.

       mas na cabeça desse cidadão Dilma é Collor, direita e esquerda são só dois times de futebol, deixa ele.

  3. E Cunha, estaria firme?

    Como já afirmado anteriormente, em 29/06/2015, por Monica Bergamo, o PGR Janot teria já evidências contra Cunha, e pode propor o afastamento dele da Presidência da Câmara ao Ministro Teori. Cunha estaria atrapalhando as investigações como Chefe de uma das Casas. O PGR janot também investiga Renan, o Chefe da outra Casa.

    Em julho a tese “golpista” ganha força, coincidentemente.

    Cunha, junto com os Picciani, foi parceiro de Aécio nas eleições de 2014, no Rio de Janeiro, patrocinando a chapa Aezão (Aécio/Pezão).

    Aécio busca socorrer Cunha (e vice-versa) para afastar Dilma antes de setembro, data para renomear – provavelmente – o PGR Janot, tido como desafeto por Cunha.

    Antes Dilma que eu, pensa Cunha, que poderia assumir o camando, afastar Janot e tentar passar a bola pra Aécio.

    Perfeito. Faltou combinar com os outros interessados.

    A corrida do impedimento de Dilma tem o ingrediente do afastamento de Cunha.

    E Cunha está sendo bombardeado, ainda de leve, pelo PIG carioca. O Globo mira Cunha.

    Dilma disse que não cairá fácil. Os recados foram dados. 

    Não é só Dilma. É Janot também, cara pálidas, pois a recondução dele ocorre em setembro de 2015.

    Até lá muita conspiração no ar.

    1. Exatamente. Minimizar o que

      Exatamente. Minimizar o que está acontecendo é um tremendo erro de avaliação. Duvidar do que essa direita boçal é capaz confiando na “resistência das ruas” ou na “cultura democrática”….

      Cunha e Renam estão com a sobrevivência política em jogo pra eles passarem de vezpro lado da oposição, ssacrificarem o PT como bode expiatório e tudo voltar a ser engavetado não custa quase nada. A campanha de desinformação já está prontinha pra que todo mundo se satisfaça com o sacrifício do PT.

    2. Aqui há fatos, nesta

      Aqui há fatos, nesta informação do leitor. Mas poderia Cunha nomear o PGR? não estaria impedido? não entendo esta lógica. O resto achei crivel. Bem melhor que a falação do artigo. FATOS.

  4. Todo esse seu discurso faria

    Todo esse seu discurso faria sentido se DIlma não estivesse comentendo dois erros cruciais. O primeiro é apostar tudo no tal ajuste fiscal que se tornou um grande tiro no pé. Espantou sua base de apoio com suas bandeiras históricas e não trouxe apoio no campo conservador. Muito pelo contrário, este demonstra que apenas se satisfará com a derrubada do governo. Outro ponto crucial é a total inação do governo no que se refere a subordinação da PF e MPF em relação às normas constitucionais vigentes. Por mais que Sérgio Moro seja de um poder fora de sua jurisdição, este jamais teria o poder que tem se o MPF e a PF estivesse devidamente enquadrados na execução de seu trabalho seguindo as normas constitucionais, ao invés atuarem como quintas colunas. Eles deram um libera geral com a lava-jato confundido irresponsabilidade e omissão com republicanismo. Nesse ponto, a oposição deita e rola e o governo nada faz. Se é certo que o brasileiro mediano não se vê representado por Cunha ou a oposição PSDBista, ele atualmente não tem nenhuma razão para confiar no governo e esse é o grande ponto a ser analisado. Tivesse o povo ainda confiança nas ações de sua lider a história seria outra.

  5. A analise é boa.Mas o perigo

    A analise é boa.

    Mas o perigo real eminente vem dos “mumus” que ficam sobre o muro.

    Esses fazem o papel que a direita precisa trafegando pela esquerda,

    são covardes renegados , perdedores inatos. Existe…prá

    que será que se destina?

  6. Em tempo.Arapuca bem

    Em tempo.

    Arapuca bem montada!

    O sofrimeto de esperar “a ponta de lança” do golpe aparecer

    oficialmente vide convenção do PSDB desgastou mas  deu

    a visibilidade necessária.Agora é só escorar .

    Mas e les não vão desistir…

    compromissos a cumprir.

  7. Estou em dúvida: Não sei se o

    Estou em dúvida: Não sei se o texto reflete uma quimera ou será um daqueles antológicos pra gente guardar pra posteridade!!

    1. *

      O mais importante é escolher de que lado queremos ficar.  

      O do Blefe e da Covardia de uma oposição que torce contra o Brasil.

      Ou o lado (dos que como você) querem  como nunca se quis antes , que exista Justiça para todos os brasileiros.

      Nossos comentários expressam de que lado estamos.

       

  8. Não é bem assim.

    Muito se  desqualifica o PSDB e em especial o senador Aécio.

    Mas eles possuem o apoio de setores importantes. E nessa onda o PT tem naufragado.

    Nomeou-se “x” ministros no STF, STJ, PGR, STT, KXL, CCC e etc. Possuia a maioria absoluta da população e hoje se vê cercado. 

    Acho bom parar de desqualificar o opositor, porque pelo visto, alguns desses adjetivos caem como uma luva no PT, na Dilma e em seu governo.

    Quando Dilma eleva o tom, ganha um ponto nas pesquisas.

    Essa história de mídia golpista não cola mais. O partido tem o poder a 12 anos. Não conseguiu calar sequer um!

    Que incompetência!

    1. Decepcionado?

      Decepcionado?

      Esse é o tipo de texto, bem estruturado, com sólidos e irrefutáveis argumentos, capaz de ferir suscetibilidades, ou seja: causar melindres, sobretudo, àqueles, tais quais você têm visão limitada da contemporaneidade civilizatória brasileira. Estamos em outro estágio, bem diverso daquele desejado por certos tipos, a quem só resta o barulho oportunista e a ilusão de ótica sobre o verdadeiro cenário nacional. Tudo o que aí está, é mero fogo fátuo, que pode assombrar incautos, mas, é completamente inócuo, para atingir os desideratos almejados. Anote, ai!

       

       

    2. *

      Oposição Golpista, cujos integrantes sempre se acharam donos do país, e que atuam de forma Truculenta, e Corrupta.

      Enquanto o governo mesmo depois de todas as agressões selvagens, do dois pesos e duas medidas, age de forma Democrática, respeitando os valores citados conquistados pela sociedade.

      Entende porque essa Oposição está Desqualificada, como mencionado no texto?…Ou quer que desenhe?

  9. E com a força de um reconhecimento internacional

    O medo das “zelites” coxinhas globais e seu pior pesadelo.

    LULA RECEBERÁ O NOBEL DA PAZ. PARA DESESPERO DOS ANTIS!

     

     

    Contra tudo e contra todos, Luiz Inácio Lula da Silva receberá o Nobel da Paz. Tornando-se o primeiro brasileiro laureado com o prêmio.

    Não é um exercício de futurismo, de adivinhação ou um chute de charlatão. É a constatação da obviedade. O “gran-finale” de uma obra que teve início no seu governo: o Bolsa-Família.

    Programa de transferência de renda que retirou o Brasil da pobreza absoluta. Deu visibilidade e esperança a quase 40 milhões de brasileiros. Os que passavam fome hoje têm o que comer.

    É chover no molhado reafirmar que :

    ·         O Bolsa Família tem um custo muito baixo aos cofres públicos

    ·         Aqueceu a economia

    ·         Promoveu melhorias na saúde da população de baixa renda

    ·         Trouxe melhorias na educação da população de baixa renda

    ·         Reduziu oo Trabalho Infantil

    ·         Aumentou o empoderamento das Mulheres

     

    Superou velhos preconceitos e mentiras.

    ·         O Bolsa Família incentiva os pobres a fazer filhos”.

    ·         O dinheiro do Bolsa Família é gasto com roupas de ‘marca’”.

    ·         Efeito-preguiça: o Bolsa Família acomoda e sustenta vagabundos”.

    ·         Bolsa Família estimula corrupção local e clientelismo”.

    O BF é considerado internacionalmente como o “principal instrumento de transferência de renda do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU)”.

    “O Bolsa Família foi apontado, em 2013, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como uma das principais estratégias adotadas pelo país que resultaram na superação da fome, retirando, assim, o país do mapa da fome mundial. Adicionalmente, a Associação Internacional de Segurança Social (AISS) concedeu ao Brasil um prestigioso prêmio internacional devido ao caráter inovador de redução da pobreza trazido pelo Bolsa Família, considerado o mais importante do mundo dentro dos grupos de programas de transferência condicional de renda. A instituição espera, ainda, que o Bolsa Família sirva de exemplo para que mais países implementam programas similares em benefício de seus cidadãos “. Carta Capital. O grifo é meu.

    Segundo a FAO, atualmente existe no mundo 805 milhões de pessoas em estado de Fome Crônica. (A fome crônica é uma carência constante de alimentos suficientes para manter o organismo em perfeito funcionamento. Os indivíduos ou populações sujeitos à fome crônica pertencem a comunidades pobres, são pessoas desnutridas e que desenvolvem diversas doenças em consequência da falta de nutrientes necessários para a constituição de saúde física e intelectual).

    Quem tem fome não pode esperar “o bolo crescer”. Por isso os olhos do mundo se voltam para o Brasil. Por isso Lula é constantemente convidado a explicar o funcionamento do Bolsa Família.

    Recentemente na Itália voltou a afirmar que “É preciso que a gente continue fazendo política de transferência de renda para os mais pobres. É preciso que a gente socialize essas informações com os países mais pobres da América Latina e da África. É preciso que a gente leve tecnologia pra esses países, que a gente leve financiamento pra esses países, para que a gente possa poder, em 2025, acabar com a fome na África, que foi um compromisso que nós assumimos numa reunião da União Africana.

    Eu estou convencido, companheiros italianos, eu estou convencido, companheiro Martina, companheiro primeiro-ministro Renzi, que o Brasil provou que é possível acabar com a fome no mundo”.

    A preocupação do ex-presidente com o problema da fome é uma constante.

    Para Kenneth M. Quinn, presidente da World Food Prize Foundation, Luiz Inácio Lula da Silva é o “maior e mais apaixonado lutador contra a fome no mundo”.

    Quinn foi embaixador dos Estados Unidos e trabalhou durante 32 anos no Departamento de Estado americano. A World Food Prize Foundation premia cidadãos que contribuem significativamente para o combate à fome no mundo.

    Lula foi premiado ou homenageado por diversas instituições desde que deixou a presidência:

    29/05/2014 – São Paulo (SP) Medalha “Knowledge Advancing Social Justice” (Conhecimento para o Avanço da Justiça Social), da Universidade Brandeis (EUA)

    21/05/2014 – Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) Honoris causa da Universidade de Aquino

    30/04/2014 – Santo André (SP) Título de cidadão de Santo André

    23/04/2014 – Salamanca (Espanha) “Tivemos que enfrentar o preconceito das elites, que nunca confiaram na capacidade do povo”, diz Lula, Doutor Honoris Causa de Salamanca

    4/12/2013 – São Bernardo do Campo (SP) Doutor honoris causa da Universidade Federal do ABC

    17/10/2013 – Cidade do México Prêmio Interamérica 2013

    15/10/2013 – Buenos Aires (Argentina) Doutor Honoris Causa da Universidade de Buenos Aires

    6/6/2013 – Quito (Equador) Doutor honoris causa pela Universidad Andina Simón Bolívar Doutor honoris causa pela Escuela Politécnica del Litoral Orden Nacional de San Lorenzo

    5/6/2013 – Lima (Peru) Doutor honoris causa pela Universidad San Marcos Medalha Cidade de Lima

    17/5/2013 – Buenos Aires (Argentina) Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Cuyo, Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de San Juan, Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Córdoba, Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de La Plata, Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Tres de Febrero, Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Lanús Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de San Martín, Doutor honoris causa pela Facultad Latino-americana de Ciencias Sociales (Flacso), Menção Honrosa Domingo Faustino Sarmiento, Prêmio Josué de Castro

    22/4/2013 – Nova York (EUA) Prêmio “Em Busca da Paz”, do International Crisis Group

    17/3/2013 – Cotonou (Benin) Ordem Nacional do Benin

    12/3/2013 – Brasília (DF) Prêmio Darcy Ribeiro (Educação)

    1/3/2013 – Redenção (CE) Doutor honoris causa da Unilab e título de cidadão de Redenção e de Aracape

    27/3/2013 – Rio de Janeiro (RJ) Prêmio Bacurau (Morhan)

    27/11/2012 – Rio de Janeiro (RJ) Primeiro prêmio Pirelli

    22/11/2012 – Nova Déli (Índia)** Prêmio Indira Gandhi pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento 2010

    24/8/2012 – São Paulo (SP) Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 2º Região

    22/8/2012 – Toronto (Canadá)* Prêmio Nelson Mandela de Direitos Humanos

    20/7/2012 – Maputo (Moçambique)* Prêmio José Aparecido de Oliveira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

    21/5/2012 – São Paulo (SP) Lula recebe título de Cidadão Paulistano e Medalha Anchieta

    15/5/2012 – Middelburg (Holanda)* Lula agradece pelo Prêmio das Quatro Liberdades, recebido na Holanda

    4/5/2012 – Rio de Janeiro (RJ) Lula recebe título de doutor honoris causa das cinco universidades públicas do Rio

    2/4/2012 – Barcelona (Espanha)* Ex-presidente Lula recebe Prêmio Internacional da Catalunha 2012 pelo combate à pobreza e à desigualdade

    13/12/2011 – São Paulo (SP)* “Personalidade de destaque” no Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre

    9/11/2012 – Washington (EUA)* Africare

    26/10/2011 – Cidade do México (México) Prêmio Amalia Solórzano

    13/10/2011 – Des Moines (EUA) World Food Prize

    29/09/2011 – Gdasnk (Polônia) Prêmio Lech Walesa

    27-09-2011 – Paris (França) Doutor Honoris Causa pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris – Sciences Po

    20/09/2011 – Salvador (BA) Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia

    08/09/2011 – Lisboa (Portugal) Medalha Leonardo da Vinci

    05/08/2011 – Bogotá (Colômbia) Cidadão de Bogotá

    22/07/2011 – Recife (PE) Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco

    22/07/2011 – Recife (PE) Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

    22/07/2011 – Recife (PE) Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Pernambuco

    19/07/2011 – São Paulo (SP) Fiesp – Exposição “Milhões de Lulas”

    21/06/2011 – Washington (EUA) World Food Prize

    06/06/2011 – São Paulo (SP) Prêmio Top Etanol – Personalidade de destaque

    15/04/2011 – Cádiz (Espanha) Prêmio Libertad Cortes de Cádiz

    30/03/2011 – Coimbra (Portugal) Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra

    29/03/2011 – Lisboa (Portugal) Prêmio Norte-Sul de Direitos Humanos

    28/01/2011 – Viçosa (MG) Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Viçosa

    (Extraída do http://www.institutolula.org/premios-e-homenagens-recebidos-por-lula-apo…).

    É o reconhecimento internacional ao homem que tem como meta extinguir a fome e as injustiças sociais em todo o mundo.

    Os conservadores e fascistas dirão que ele só recebeu estas honrarias por que os estrangeiros não sabem o que acontece dentro do país.

    A estes eu direi: é justamente o contrário. O brasileiro é que não sabe o que acontece no país. Mal informado que é pela imprensa golpista. Não existe culpa, e sim maldade.

    A lista, por exemplo, deve ter causado surpresa em muitas pessoas.

    Não é pra menos, a mídia, capitaneada pela Globo, mantém o cidadão no obscurantismo.

    Mentindo, manipulando, escondendo a verdade.

    Então, sem tirar méritos de ninguém, o Lula ganhará o NOBEL.

    Primeiro, pelas razões expostas acima.

    Segundo, a paz mundial, tão almejada por todos, passa necessariamente pelo fim da pobreza e das injustiças sociais.

    O Nobel dará mais força para que Lula leve adiante esta batalha.

     

    1. Mas talvez a honraria mais célebre e a que causou maior polêmica

       tenha sido o Doctor Honoris Causaconcedido ao ex-metalúrgico pelo prestigioso Instituto de Estudos Políticos de Paris, mais conhecido como Sciences Po

       

      Há dois dias o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma matéria revelando que, com os 11 últimos títulos de Doctor Honoris Causa recebidos em menos de um mês, Lula passou a liderar a lista de homenagens a ex-presidentes, com 55 honrarias: 24 títulos de Doctor Honoris Causa (11 brasileiros); 28 prêmios e cinco títulos de cidadania. A título de comparação, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acumulou 22 honrarias: nove títulos de Doctor Honoris Causa; 11 prêmios e dois títulos de cidadania.

      Na semana passada, Lula recebeu o título de Doctor Honoris Causa da Universidad Mayor de San Marcos, em Lima (Peru), fundada em 1551 e a mais antiga das Américas. O ex-presidente se emocionou por ter recebido a honraria da mesma universidade que, no passado, homenageou os libertadores Simón Bolívar e San Martí. E, no mês passado, Lula esteve na Argentina para receber o mesmo título de nada menos que oito universidades daquele país, entre elas a Universidad Nacional de San Martín e a Flacso (Facultad Latino-americana de Ciencias Sociales).

      Entre os tantos títulos internacionais já recebidos por Lula cabe aqui destacar o que foi entregue em Nova York em abril pelo International Crisis Group, um think tank americano que concedeu ao ex-presidente o prêmio Em Busca da Paz; e o que ele recebeu em outubro de 2011, o World Food Prize, criado pelo Nobel da Paz de 1970 Norman E. Bourlaug para homenagear chefes de Estado que combateram a fome. No mesmo ano, ele também recebeu o Prêmio Lech Walesa em Gdansk (Polônia), que presta homenagens a personalidades que se destacam pelo respaldo à liberdade, à democracia e à cooperação internacional.

      Mas talvez a honraria mais célebre e a que causou maior polêmica tenha sido o Doctor Honoris Causaconcedido ao ex-metalúrgico pelo prestigioso Instituto de Estudos Políticos de Paris, mais conhecido como Sciences Po, também em 2011. Lula foi apenas o 16º Doctor Honoris Causa dessa universidade em 140 anos de existência. Pelos bancos da Sciences Po se formaram o escritor Marcel Proust, o ex-presidente Jacques Chirac; o ex-premiê Lionel Jospin e Pascal Lamy, ex-diretor da OMC, entre outros.

       “o Brasil se tornou uma potência emergente sob Lula, e ele não tem estudo superior. O presidente Lula mostrou que é possível ser um bom presidente sem ter que passar pela universidade”.

      Na oportunidade, o grande jornalista argentino Martín Granovsky lavou a alma de Lula e do povo brasileiro ao escrever ironicamente que no Brasil”um trabalhador metalúrgico não pode ser presidente. Se, por alguma casualidade, chegou ao Planalto, agora deveria exercer o recato. Assim, Lula, silêncio, por favor. Os da Casa Grande estão irritados”.

      Além do apoio da maioria da população, esse amplo reconhecimento internacional de Lula, feita por entidades tão díspares, deveria levar a oposição mais intransigente à reflexão. Afinal, Lula liderou um governo que em oito anos inverteu as prioridades nacionais e tirou 28 milhões de pessoas da miséria, possibilitou o ingresso de outros 39 milhões na classe média e criou 16 milhões de empregos formais. Não por acaso, o historiador britânico Eric Hobsbawm, morto ano passado, disse que Lula é o mais importante político da atualidade.

    2. Se vai ganha eu não sei. Mas

      Se vai ganhar eu não sei. Mas se ganhar com certeza aparecerão malucos dizendo que o PT, o PT, o PT “apartelhou” a academia sueca.

  10. Ion 
    Falta definir :  

    Ion 

    Falta definir :   direita , conservador. 

    Dependendo da definição  seu texto tem conotação  diferente.

     

  11. não dá

    Quanto wishfull thinking! A esquerda ESTA ACUADA nas instituiões. Caramba! O momento é grave. Não aguento mais tantos blogs expondo DESEJOS.

    Assim é que fica facil para eles.  Precisamos de FATOS politicos, o resto é conversa.

    E os fatos politicos( absurdos, mas fatos)  estão sendo colocados pela direita que constroia agenda e detem a máquina no Judiciário , TSE e TCU. Eles infelizmente são experts em trabalhar na máquina. O Horror. A esquerda só esperneia ou cala-se.

    1. Laura,lembre de duas

      Laura,

      lembre de duas coisas:a primeira é que o futuro se constrói no presente. A ideia de futuro molda a nossa ação no presente. O que devemos fazer para que a hipótese explorada no artigo se materialize? A segunda coisa é a máxima de Sun Tzu na Arte da Guerra: as forças mais éticas ganham a guerra.

      Um artigo é uma semente de futuro, uma mistura de razão e aspirações que funciona como um farol que nos conduz nessa noite escura. Não é uma foto é uma flecha que tenta atingir um alvo móvel e que incrivelmente tem papel no posicionamento do próprio alvo. Um bom artigo atrai o alvo para onde vai a seta, porque o futuro não existe ainda.

      Pense. O óbvio não é tudo, ou não estaríamos aqui. Um artigo é um vetor.

  12. O próximo ataque das forças

    O próximo ataque das forças golpistas será a internet. Todos teremos que ser vigilantes, tentarão calar a internet por ações inconfessáveis e camufladas em projetos ou emendas no congrasso.

    A internet é a força que o pig subestimou.

  13. Nós jà sabíamos

    Parabéns, é isso que espera o brasileiro, respeito pelo voto e pelas instituições. 2018 virá e então outra disputa eleitoral. Hora de mostrar resultados. Os governantes estaduais e municipais deveriam estar trabalhando a favor do Brasil, pois hà muito esqueceram das suas funções e obrigações. #DilmaFica. 

  14. um censor posando de democrata…

    Ion, o seu texto pode ser lindo. O problema é que você está muuuito longe de ser um democrata. Um senhor doutor e editor que censura um artigo pq a opinião era diferente da sua???

    Fala pra mim, existe algo mais consevador, violento e direitista do que um censor de opinião alheia? Me expulsou do site FalaRioGrande.com.br pq falei que o PT estava e está cheio de corruptos???

    Não tem vergonha de querer aparentar ser alguém qua está muito longe de ser: um democrata?

    Continua sendo um bom e violento stalinista.

     

     

  15. um censor posando de democrata…

    Ion, o seu texto pode ser lindo. O problema é que você está muuuito longe de ser um democrata. Um senhor doutor e editor que censura um artigo pq a opinião era diferente da sua???

    Fala pra mim, existe algo mais consevador, violento e direitista do que um censor de opinião alheia? Me expulsou do site FalaRioGrande.com.br pq falei que o PT estava e está cheio de corruptos???

    Não tem vergonha de querer aparentar ser alguém qua está muito longe de ser: um democrata?

    Continua sendo um bom e violento stalinista.

     

     

  16. Esclarecimento

    Bom, de certeza, estalinista não sou e nem violento, aliás sou contra a violência. O que houve, a quem interessar possa, foi o rompimento com uma linha editorial previamente conhecida dos convidados ao blog FalaRioGrande e acordada no ato da entrada. Como houve um rompimento com essa linha editorial o convite foi desfeito e o acesso ao blog cortado. Compreendo e lamento os ressentimentos, a vida infelizmente produz, às vezes, esses desencontros de espectativas.

  17. Que Deus ilumine o seu Caminho

    Ion, repetir uma mentira mil vezes é antiga e eficiente técnica dos brutos e algozes das ideias plurais.

    Imagino a raiva que está sentindo por não poder apagar esses dois comentários.

    Siga em paz e que Deus ilumine seu Caminho.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador