Xadrez do Eduardo Bolsonaro, o perfeito idiota diplomático latino-americano, por Luis Nassif

 

Peça 1 – um tosco na corte de Rio Branco

O titulo do artigo foi tomado emprestado de um clássico do continente, o “Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano”.

As sandices ditas por Eduardo Bolsonaro no Twitter seriam apenas isso: sandices de um palpiteiro de rede social, não fosse a circunstância de que se trata do responsável, de fato, pela política externa brasileira, por herança paterna. É um completo sem-noção, inclusive sobre o peso da palavra de quem se tornou o chanceler de fato.

Coube a Eduardo Bolsonaro indicar o novo Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Para conseguir o cargo, Araújo aceitou endossar todo o besteirol que nasce da cabeça de Eduardo.

O último feito dessa dupla luminosa foi afastar o chefe do cerimonial do Itamarati por ter incluído Cuba e Venezuela nos convites para a posse de Jair Bolsonaro.

Peça 2 – as regras da diplomacia

A diplomacia obedece a regras universais, regidas por Convenções sobre Relações Diplomáticas que vêm desde o Congresso de Viena, de 1815.

A última atualização é a convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, de 1961. O país assinou o documento e regulamentou em pleno governo Castello Branco, em 8 de junho de 1965, através do Decreto no. 56.435.

 Os Estados Partes na presente Convenção,

            Considerando que, desde tempos remotos, os povos de todas as Nações têm reconhecido a condição dos agentes diplomáticos;

Conscientes dos propósitos e princípios da Carta das Nações unidas relativos à igualdade soberana dos Estados, à manutenção da paz e da segurança internacional e ao desenvolvimento das relações de amizade entre as Nações;

 Estimando que uma Convenção Internacional sobre relações, privilégios e imunidades diplomáticas contribuirá para o desenvolvimento de relações amistosas entre as Nações, independentemente da diversidade dos seus regimes constitucionais e sociais;

 Reconhecendo que a finalidade de tais privilégios e imunidades não é beneficiar indivíduos, mas, sim, a de garantir o eficaz desempenho das funções das Missões diplomáticas, em seu caráter de representantes dos Estados;

Afirmando que as normas de Direito internacional consuetudinário devem continuar regendo as questões que não tenham sido expressamente reguladas nas disposições da presente Convenção;

Essas regras são universais e todos os países as seguem não importa qual sua ideologia.

Na posse de um novo governante, todos os Chefes de Estado de países com os quais o Brasil tem relações diplomáticas são convidados. Funciona assim em todos os países assim reconhecidos do planeta. Até a Alemanha do Terceiro Reich seguia essas regras escrupulosamente, assim como a URSS, antes e durante a Guerra Fria. 

As regras diplomáticas são valiosas mesmo em tempo de guerras e embargos. E todos os países as seguem, mesmo sendo inimigos. Essas regras regulam a extraterritatoriedade das Embaixadas, a segurança física do pessoal diplomático mesmo em situação de rompimento de relações e com raríssimas exceções sempre foram observadas.

No caso brasileiro, as regras do cerimonial estão consolidadas no decreto no. 70.724 de 9 de março de 1972, em pleno governo Médici.

Diz o artigo 48:

Art. 48. O Presidente da República enviará Cartas de Chancelaria aos Chefes de Estado dos países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas, comunicando-lhes sua posse.

    § 1º As referidas Cartas serão preparadas pelo Ministério das Relações Exteriores.
 

Peça 3 – a diplomacia norte-americana e Cuba

Vamos conferir como a nação modelo dos Bolsonaro se comporta no plano diplomático.

Debaixo do guarda-chuva da Convenção de Viena, os Estados Unidos mentem uma vasta estrutura diplomática em Cuba, chamada de Seção de Interesses dos Estados Unidos em Cuba, debaixo da bandeira da Suíça.

Como se pode conferir na página “Embaixada dos EUA em Cuba” o aviso:

Por favor, observe que a Embaixada dos EUA em Havana permanece aberta.

Os cidadãos americanos têm acesso a toda a gama de serviços consulares na Embaixada dos EUA em Havana.

Como está em vigor há algum tempo, a Embaixada não está emitindo vistos de não-imigrantes, exceto para emergências com risco de vida. Os cidadãos cubanos continuam sendo bem-vindos para solicitar vistos de não-imigrantes, incluindo renovações, em qualquer embaixada ou consulado dos EUA que processe vistos, fora de Cuba.

(…)  A Embaixada dos EUA em Havana é a fonte final e indiscutível de nossas próprias operações. Para mais informações, visite nosso site em  cu.usembassy.gov  e os canais de mídia social (Facebook e Twitter) em  @USEmbCuba .

 

Essa SEÇÃO DE INTERESSES é chefiada por um Chargé d´Affaires, um nível baixo de Embaixador e tem todos os serviços de uma Embaixada: concede vistos, autentica faturas e dá proteção a cidadãos americanos que visitam Cuba. São 8.000 por mês, em voos regulares diários entre EUA e Cuba.

Independentemente das idiossincrasias de Donald Trump, a diplomacia sempre busca formas de cooperação, como no acordo bilateral sobre busca e resgate marítimo e aeronáutico, merecendo uma saudação do encarregado de negócios, embaixador Jeffrey Delautentis:

Felicito as autoridades de busca e resgate dos EUA e de Cuba por essa conquista histórica. Desde que cheguei em agosto de 2014, passei a apreciar a coordenação entre a Guarda Costeira dos EUA e o sistema de busca e salvamento marítimo e aeronáutico de Cuba.

Por isso, é um grande prazer assinar este acordo de busca e salvamento em nome do governo dos EUA.

Recentemente, os EUA enviaram para Cuba um diplomata sênior, Philipe Goldberg, que assumiu o cargo em fevereiro deste ano.

No site do Departamento de Estado, há uma página explicando as relações com Cuba.

“Embora as sanções econômicas permaneçam em vigor, os Estados Unidos são um dos principais fornecedores de alimentos e produtos agrícolas de Cuba, com exportações desses bens avaliadas em US $ 247 milhões em 2016. Os Estados Unidos também são fornecedores significativos de bens humanitários para Cuba, incluindo medicamentos. e produtos médicos. As remessas dos Estados Unidos, estimadas em US $ 3 bilhões em 2016, desempenham um papel importante na economia controlada por Cuba”.

Assim sendo, o Itamaraty enviar convites para a posse a Cuba está estritamente dentro das regras diplomáticas de países civilizados.

Os perfeitos idiotas latino-americanos, aboletados no poder, desconhecem qualquer regra de nações organizadas.

Peça 4 – negócios à parte

Nas páginas do Office of United States Trade Representative informa-se que:

Desde 2000, certas exportações americanas de produtos agrícolas e dispositivos médicos foram permitidas. Outros itens autorizados para exportação mais recentemente incluem certos materiais de construção para construção residencial privada, bens e serviços para uso por empresários cubanos do setor privado e equipamentos agrícolas para pequenos agricultores. 

  • Cuba foi o 127º maior mercado de exportação de bens dos Estados Unidos em 2015.
  • As exportações de bens dos EUA para Cuba em 2015 foram de US $ 180 milhões, uma queda de 40% (US $ 119 milhões) em relação a 2014 e uma queda de 51% em relação a 2005. 
  • As principais categorias de exportação (HS de 2 dígitos) em 2015 foram: carne (US $ 78 milhões), ração animal (US $ 44 milhões), grãos diversos, sementes, frutas (US $ 22 milhões), produtos químicos diversos (US $ 13 milhões) e produtos químicos inorgânicos (US $ 9 milhões).
  • As exportações americanas de produtos agrícolas para Cuba totalizaram US $ 150 milhões em 2015. As principais categorias incluem: frango (US $ 78 milhões), farelo de soja (US $ 55 milhões), soja (US $ 10 milhões), milho (US $ 5 milhões) e laticínios (US $ 412 mil).
  • Em 2017 subiram para US$ 217,3 milhões e para US$ 239,6 milhões até outubro de 2018 (clique aqui).

Os carregamentos de grãos são transportados por navios de bandeira americana que aportam em Havana toda semana. Os preços de commodities agrícolas são subsidiados pelo governo norte-americano. Logo, indiretamente Cuba é subsidiada pelo Tesouro dos EUA.
As remessas dos Estados Unidos para Cuba são estimadas em US $ 3 bilhões em 2016.

Peça 5 – os riscos para o país

Não se trata de mera curiosidade, essa nova forma de genealogia do poder no Brasil. A diplomacia tem impacto profundo no comércio exterior, nos acordos de cooperação, na compra e venda de produtos sensíveis.

Além disso, é responsável pela segurança do cidadão brasileiro em todos os países com os quais o Brasil mantem relações diplomáticas.

No entanto, montou-se uma seleção de recursos humanos pelo avesso. A indicação de cada Ministro depende exclusivamente de sua capacidade de endossar o besteirol da família Bolsonaro.

Nem se culpe os Bolsonaro por essa desmoralização internacional. Eles ao menos têm o álibi da ignorância rotunda. Culpados são os que permitiram que o país chegasse nesse nível de “refundação”, através da desmoralização dos partidos políticos e das instituições.

Luis Nassif

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Escriturário da Policia Federal

    Uma coisa que se tornou regra desde a volta da redemocratização e das eleições diretas no país é a  emergência – logo  após a eleição do presidente da república – de tipos obscuros que orbitam em tornam do mandatário ganharem protagonismo logo nos primeiros momentos , para logo depois evaporarem quando começam a surgir os escândalos como  frutos de seus desatinos. 

    Fernando Collor teve PC Farias e Zélia Cardoso , Fernando Henrique teve Eduardo Jorge , Lula teve Delúbio Soares . Gente que sai das sombras deslumbrada com o poder repentino que lhes cai nas mãos , e causa estranheza nos meios políticos e na população em geral. 

    Agora é a vez  desse escriturário da Polícia Federal manobrar  uma das áreas mais vitais do governo. Vamos aguardar o tamanho do estrago.

  2. ÉPOCA DE MENOR POLARIZAÇÃO DA HISTÓRIA BRASILEIRA

    Vivemos a época de menor polarização da história brasileira:

    1-UM GOVERNO ACUSANDO DE CORRUPÇÃO SEM PEDIDOS DE IMPEACHMENT

    2-UM PRESIDENTE RACISTA E HOMOFÓBICO SEM NINGUÉM RECLAMANDO

    3-UMA FAMÍLIA DE IDIOTAS SENDO 100% RESPEITADA POR TODA MÍDIA

     

    A TAL “POLARIZAÇÃO” É A MAIOR FAKE NEWS PRODUZIDA NO PAÍS.

    Existe apenas uma RADICALIZAÇÃO DA DIREITA E UM MONOPÓLIO DO DISCURSO!

    -O que a mídia chama de “polarização” é só um eufenismo para se referir ao seu próprio partidarismo… um jeito bacana de não admitir que se partidarizou completamente e abraçou todas as formas de panfletagem política.

     

    ONDE ESTÁ A EXTREMA ESQUERDA NESSA POLARIZAÇÃO???

    -ALGUM COMUNISTA ESTÁ QUERENDO PEGAR EM ARMAS????

    -OS SINDICATOS ESTÃO FAZENDO ALGUM ATO???

    -OS PARTIDOS NANICOS ESTÃO FAZENDO ALGUM BARULHO???

    -UNE? ESTUDANTES? ARTISTAS? 

     

    ONDE ESTÁ A EXTREMA ESQUERDA???

    ACHO QUE NEM EXISTE MAIS!!!

    SE BOBEAR.. O QUE SOBROU PARA SER CHAMADO DE “EXTREMA ESQUERDA” NESSE PAÍS SÃO ESSES BLOGS!

  3. Pessoal

    Pessoal lesado……

     

    Exaltam a ditadura militar a que o Brasil foi submetido, mas atacam Cuba e Venezuela acusando de serem países ditatoriais…….

     

    Indenpente de afirmar que esses país estão sob regime de força, para eles existe ditadura boa e ditadura ruim? 

    1. Sim, na cabeça dos Bolsonaro

      Sim, na cabeça dos Bolsonaro ditadura boa é a que é chefiada pela elite, pelos donos do capital, e a ruim, a que é administrada pela pessoa comum, trabalhadores, pequenos comerciantes e produtores locais. Em ouutras palavras, boa para os Bolsonaro é a aristocrata, a plutocrata, e ruim, a democrata.

  4. Bolsonaro é patético.
    O

    Bolsonaro é patético.

    O Brasil não precisava passar tanta vergonha no cenário internacional.

    Não há mais o que falar sobre esse futuro governo, a não ser lamentar e lamentar que chegamos a esse patamar pela inação de muitos, de cidadãos a instituições, de partidos políticos à mídia corporativa, de setores estratégicos até o cidadão com menor conhecimento dos fatos.

    Tudo muito triste!

     

  5. Considerando que o judiciário

    Considerando que o judiciário brasileiro está tutelado pelos militares, a desmoralização internacional do país é obra das forças armadas, como também o sucesso ou o fracasso do governo do capitão. Se os generais se consideram melhores que o capitão presidente, então devem conhecer o nível mental da família Bolsonaro. A cada dia que o capitão permanecer em Brasilia, maior será a desmoralização da instituição militar.

  6. A arrogância deles é tamanha

    A arrogância deles é tamanha que, mesmo pegos na boca da botija com o assessor laranja, eles não param.

    É impressionante.

    O inferno é o limite pra esses sujeitos.

  7. “Culpados são os que
    “Culpados são os que permitiram que o país chegasse nesse nível de “refundação”, através da desmoralização dos partidos políticos e das instituições.”

    … Na base da desinformaçao, da manipulação e da mentira. Até gente bem intencionada embarcou nessa, no minimo umas oito milhões de almas…

    1. nada  ..de boa vontade o

      nada  ..de boa vontade o INFERNO ta cheio  ..FAKE abundou, mas informação verdadeira não faltou

      TODOS que votaram no capitão já sabiam que ele não tinha feito nada em 28 anos no congresso  ..que é um doente moral e mental (ele e filhos)  ..que insufla o ódio, o preconceio, contra adversários,  negros, indios, gay, minorias e mulheres  ..que defendia a tortura e a violencia, o atentado terrorista contra a democracia e o cidadão desarmado

      AO INFERNO com esta população que fingiu ser idiota mas que, em verdade,  carregou muito veneno e maldade na hora do voto

      1. Direitos Humanos e “Defender
        Direitos Humanos é “defender vagabundo”, isso é ensinado diuturnamente desde os anos 80. “Ensinar sacanagem pra criança” foi a mais nova dos “esquerdopatas”. Tudo isso passando pelo “maior escândalo de corrupção da historia do pais”, Lei Rouanet distribuindo dinheiro publico pra artista comunista safado, BNDES financiando ditadura comunista, etc, etc.

        Informaçao disponivel somente nos sites da “esquerdalha”…

        Ainda assim só na base do “textao”, das “teses” e do beletrismo.

        7 X 1.

      2. Não fomos enganados

        Não fomos enganados !!!

        Votamos nesse taidor da pátria pq somos traidores !!!

        Votamos nesse bandidos pq nos somos bandidos !!!

        PErfeito

  8. Mais um xadrez de mestre!
    E

    Mais um xadrez de mestre!

    E que sirva de lição aos golpistas do PSDB e a todos os que têm olhos e querem ver: desmonta-se as instituições, abre-se as portas para oportunistas, aproveitadores e toda sorte de aventureiro. Aécio e sua turma foram ingênuos e inexperientes ao achar que derrubando o PT seriam eles que assumiriam. Se é que acharam isso alguma vez… na verdade o golpe foi uma tremenda molecagem, “com Supremo, com tudo”. E molecagem atrai o que senão moleques, mesmo? É só ver os Kataguiri, Renan Santos, Arthur do Vale, Eduardo Bolsonaro etc., que ganharam os holofotes no golpe. Inépcia, inconsequência, falta absoluta de qualquer resquício de decoro.

    Bolsonaro fala inglês? Como Sérgio Moro, Onyx e “all the mans of the president”, é isso?

     

  9. O “garoto”, junto com o pai e

    O “garoto”, junto com o pai e os irmãos, é de uma idiotia deprimente. Com Temer já éramos motivo de risos no planeta. Com estes idiotas nos tornaremos dignos de pena…

  10. anti-Olavo

    Provavelmente não sentirão o sarcasmo das primeiras linhas de Nassif, pois são os completos idiotas. Se se observar que os principais ministérios da República foram preenchidos com militares de patente superior ao do capetão, já dá para perceber quem comandará.

     

    P.S.: do Patrono do Exército, Olavo Bilac (o outro olavo deve achar que é coisa de …)

     

    Pátria

     

    Pátria, latejo em ti, no teu lenho, por onde
    Circulo! e sou perfume, e sombra, e sol, e orvalho!
    E, em seiva, ao teu clamor a minha voz responde,
    E subo do teu cerne ao céu de galho em galho!

    Dos teus liquens, dos teus cipós, da tua fronde,
    Do ninho que gorjeia em teu doce agasalho,
    Do fruto a amadurar que em teu seio se esconde,
    De ti, – rebento em luz e em cânticos me espalho!

    Vivo, choro em teu pranto; e, em teus dias felizes,
    No alto, como uma flor, em ti, pompeio e exulto!
    E eu, morto, – sendo tu cheia de cicatrizes,

    Tu golpeada e insultada, – eu tremerei sepulto:
    E os meus ossos no chão, como as tuas raízes,
    Se estorcerão de dor, sofrendo o golpe e o insulto!

     

     

  11. O jogo pela opinião pública
    Essa história do recente ex-assessor dos Bolsonaros não vai dar em nada politicamente, visto que, a expectativa da população em relação ao presidente eleito e família só tende a crescer, além do mais, para um povo que assistiu passivamente as denúncias do Mensalão, o que é de mais as suspeitas de devolução salarial de comissionados, que já é uma prática comum na mesquinha política brasileira.

    Também não vai ser com a mídia morta … esta visa destituir Bolsonaro de Brasília como tentara com um arsenal documental de denúncias contra Temer, como fizera parasitando nas redes sociais virtuais a fim de conseguir depor Dilma? Bah!

    Desde as manifestações de 2013, é sabido que o recrudescimento popular é o temor dominante do Estado Brasileiro, com base nela todas as instituições democráticas, inclusive as Forças Armadas se alavancam, independentemente do grau de discernimento dessas massas consumidoras, que não suportam a si próprias de tamanha incompetência administrativa, seja profissional, social ou conjugal, por isso Lula está preso.

    O jogo pela opinião pública vai ser jogado no campo da criação de empregos de boa remuneração com carteira assinada, como era a época do governo Lula, que qualquer engenheiro ultrapassava os R$ 10.000 de salário, um sonho inicial de toda classe média, nesse quesito não tem fake news que viraliza na tentativa de turbinar demandas do Uber.

  12. Se formos procurar culpados

    Se formos procurar culpados por esta TRAGEDIA, não nos faltarão nomes  …a imprensa, os partidos irresponsaveis, a justiça e o Poder Legislativo que não souberam se proteger de aventureiros e/ou de diversas Instituições GOLPISTAS (Febraban, Fiesp, agroboys, igrejas, MP, policias e por aí vai).

    Mas a principal delas, REINSCIDENTE em mais de uma vez na história, são as FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS 

    ..estas que por estes tempos tenebrosos, ao invez de cumprirem seu papel de protegerem, com SUAS VIDAS, as leis e a Constituição do país, em tempos de risco a democracia e a cidadania, DESDE O INÍCIO, conspiraram e se fecharam com forças tenebrosas, arbitrárias, insufladoras do ódio, da mentira, da cisania e da discordia  ..forças que só pensam em se vingar e se impor diante dos que pensam contrário a ela.

    Pra entenderem melhor o que digo, recomendo que vocês assistam a entrevista do BIAL com general HELENO (uma vergonha antológica, histórica), lá vcs verão um homem pequeno, munido de má fé e de ignonância 5 estrelas, pautado por BLOGs e mídia..

    ..um que chega a botar medo tamanho DESPREPARO e desconhecimento que demonstra, do ódio latente que carrega em seu raciocínio e memória ..um ser que as Instituições democráticas, por puro desleixo, permitiu com que chegasse ao comando de tropas, de jovens inocentes que hoje lhe emprestam os braços pra que ele e amigos tomem o país, nem que na marra (se preciso for).

    ..sem duvida, este camarada, o tal general Henleno, explica muito do que estamos hoje sofrendo.

    E que não se iludam os otimistas, a coisa ainda vai piorar muito  ..primeiro veio a mentira, depois a farsa jurídica, o golpe, agora estamos no “sabe com quem ta falando” ..já já chegará a fase do TAPA NA CARA e depois, finalmente, a do desapárecimento de todo aquele que desafiar estes que hoje nos tomam pela hipocrisia democrática  ..homens que pelos princípios éticos, JAMAIS deveriam ter podido conviver ou se beneficiar do espírito plural (de respeito mútuo) que só a democracia é capaz de oferecer aos seus cidadãos.

  13. Eduardo é o puro
    Eduardo é o puro diversionismo tacanho, não vale a pena dar publicidade pois é isso q ele quer, o exemplo maior de argumentos medíocres p distrair e ocupar a platéia(o gado) é o dito antipetismo q nada mais é q uma desculpa p as frustrações dos brasileiros e jogar a culpa em alguém(as pessoas querem isso)antipetismo é “manipulacionismo baixo”quem é petista deve ser orgulhasionista”(mesmo com os erros grosseiros(pasmem quem vos escreve não é petista)!)vejamos q fazem de tudo p desviar o foco das coisas,enquanto isso sequestram as maiores fontes de lucro do país (privatizações, leilões etc…)q poderiam gerar benefícios ao País com os recursos dos impostos,estão limitando o acesso ao dinheiro no Brasil e fazendo de tudo p diminuir a capacidade de gerar renda/lucro aos brasileiros comuns e aos empresários tb,nossos empreendedores apoiaram toda essa situação e são as próprias vítimas disso(kkkk)pq não conseguem gerar lucros(o povão tá sem dinheiro)expandir e muitos estão endividados pagando juros extorsivos aos maiores interessados nesta situação toda q são os BANCOS(KKK de novo)é revelador o “passar a mão no dinheirão do FAT E FGTS”estão quebrando o setor público (pra todos)e fortalecendo os LUCROS A POUCOS EMPRESÁRIOS PARTICULARES Q TÊM O COMPROMISSO SOMENTE COM SÍ MESMOS,este é o país q está emergindo o dos lucros/lucros/lucros inclusive na área religiosa tb !!!

    1. CADÊ OS ESTUDOS DOS LUCROS
      CADÊ OS ESTUDOS DOS LUCROS ALTÍSSIMOS DE VÁRIOS EMPRESÁRIOS DE VÁRIOS SETORES NO BRASIL E A COMPARAÇÃO EM RELAÇÃO A OUTROS PAÍSES?CADÊ A MÉDIA SALARIAL DOS PEÕES DAQUI COM OS DE LÁ FORA!?CADÊ A COMPARAÇÃO DO PREÇO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS BRASILEIROS COM OS EQUIVALENTES NO MUNDO!?HAA SEM ISSO É CHICOTE NAS COSTAS DOS BRASILEIROS MESMO, EMPRESÁRIOS DEITAM E ROLAM E MESMO ASSIM SE FAZEM DE COITADINHOS,Q PAÍS É ESSE?GOSTARIA DE DESVENDÁ-LO TB, NÃO TENHO CAPACIDADE DE FAZER ISSO SOZINHO !!!

  14. É o ódio destilado entre

    É o ódio destilado entre irmãos dentro e fora do Brasil. 

    Culpados são muitos, mas principalmente a ignorância do povão, que segue sendo manipulado por todos que tem sobre ele o condão para atraí-lo sob o manto de promessas jamais realizáveis. Sem essa massa de gente sem estudo, sem senso crítico, hoje não estaríamos vivendo tais circunstãncias. Puseram na parede o retrato das coisas mais danadas que existem na alma humana. Pagaremos um preço altíssimo por isso. 

  15. O Pig
    O pig, os coxinhas, o judiciário, o ministério público (grande parte), as polícias de um modo geral. Estes são os responsáveis por este destruição que se fez nessa outrora nação.
    Mas não podemos esquecer dos militares. Estes são os mais imbecis e mais corruptos. Se alguém achava que dos militares se podia extrair algo de bom…está aí a prova.
    Me desculpem o desabafo, mas pra ter forças armadas assim, era melhor fechar: coloca um pequeno contingente de militares americanos aqui e avisa pro mundo que esta colônia está sob proteção dos EUA. E aí não precisamos gastar dinheiro com pagamento de militar, aposentadoria, nem comprar armamento, essa grana entrega para os especuladores e rentistas.
    Chegando na família bolsonal, o Edu- ô menino burro- tem realmente esse “brilho”, essa capacidade. Fico me perguntando se esses caras fizeram o ensino médio completo? O capetão coiso, será que leu uns 30 livros em seus 60 e poucos anos de idade?
    Pois bem, falando sério (se é que é possível): se fizerem tudo que se propõe esse país afunda em 6 meses e o desgoverno deles dura o mesmo tempo. Vai ser o fim de exportações para os países árabes (troca da embaixada para Jerusalém), a economia vira de cabeça pra baixo, se virarmos a costa pra China e vejam bem, não é absurdo. Absurdo, exagero, mas remotamente possível é a Venezuela deixar de fornecer energia pra Roraima. Bolsoanal seria o rei mesmo.
    Olha, eu quero é mais!
    Pedi pra conhecidos e desconhecidos votarem no Haddad neste segundo turno, ouvi tanta besteira, perdi alguns amigos.
    Agora tem que já ir se acostumando….

  16. Ilusão

    Não nos iludamos. O palerma atua como porta-voz do pai, de todo o resto do pior ministério que já foi formado na nossa história, inclusive os da ditadura, e de todos os milhões que, acometidos da mesma idiotia, votaram na decadência do país. Em todos os sentidos.

    1. Pequeno reparo

      Parece-me que o correto seria: O pai é títere dos palermas. 

      O pai está mais perdido do que cego em tiroteio. Ele é, ao mesmo tempo: desprovido de qualquer forma identificável de inteligência, completamente ignorante e indolente. E, como desgraça pouca é bobagem, acrescente-se: mau-caráter. O fato de ser, também, inseguro, nesse contexto, passa a ser uma qualidade positiva. Só faltava mesmo que tamanha desgraça fosse determinada e convicta.

  17. A todo ano se realiza a

    A todo ano se realiza a CUPULA IBERO AMERICANA DE CHEFES DE ESTADO, patrocinada pela Espanha que tem o Secretaiado Permanente da Conferencia, com a presença dos Chefes de Estado, inclusive os “comunistas”, como fazer?

    Para o Rei de Espanha, Felipe de Bourbon, bisneto da Rainha Vitoria Eugenia, que era neta da Rainha Vitoria da Inglaterra,

    não há problema algum, mesmo porque o ditador da Espanha Francisco Franco tinha otimas relações com Fidel Castro,

    Espanha é o pais com mais investimentos em Cuba há muitas decadas e controla a exportação dos charutos cubanos.

    Nos cumes da geopolitica de alto nivel a ideologia tem tanta importancia como o unifome dos garçons nos banquetes.

  18. Vamos passar um tempo dentro

    Vamos passar um tempo dentro de uma espécie de “Túnel da Loucura” do tipo dos parques de diversão e que não será nenhum um pouco divertido!

    Pelo que vejo, isso é algo que vai demorar para passar…

    Estamos apenas entrando nesse mundo de absurdos que será declarado governo a partir do ano que vem!

    O LULA sabe que ele se transformou em milhões, mas sabe também que bolsonaro vai se replicar em outros milhões principalmente nas pessoas próximas do charlatanismo religioso, tanto das pessoas sem percepção social ou mesmo daquelas que vêm nesse “situação” uma oportunidade de negócio!

    Não sei se o Brasil resistirá a isso, não enquanto pais, mas como sociedade, agora tenha certeza que haverão duras e fortes sequelas que levarão outros tantos anos para cicatrizar…

    Serão muitas mortes!

     

  19. O Brasil dos brasileiros

    ” Culpados são os que permitiram que o país chegasse nesse nível de “refundação”, através da desmoralização dos partidos políticos e das instituições.”  Mas não é só a “elite” a responsável.

    A melhor pesquisa é o resultado das eleições: 39% apoiaram Bolsonaro; 29% são alienados (voto nulo, ausência) e 32% votaram Haddad. Portanto, apenas 1/3 dos brasileiros são contrários ao que a família Bolsonaro representa e defende.

  20. Nassif, o cara não sabe jogar

    Nassif, o cara não sabe jogar xadrez, muito complicado para ele. É “porrinha do Eduardo Bolsonaro, o perfeito idiota diplomático latino-americano”. Daí desconvidar os presidentes de Cuba e Venezuela faz sentido

    1. Que porrinha que nada, é
      Que porrinha que nada, é ainda muito complicado e exige estratégia, esse aí só consegue jogar o jogo da velha, velhas ideias emboloradas teocracia , guerra fria, discriminação e preconceito.

    2. Que porrinha que nada, é
      Que porrinha que nada, é ainda muito complicado e exige estratégia, esse aí só consegue jogar o jogo da velha, velhas ideias emboloradas teocracia , guerra fria, discriminação e preconceito.

  21. Pelos comentarios no

    Pelos comentarios no twitter,  a maioria acha que os Presidentes convidam quem queem, como se fosse uma festa de aniversario, não tem a mais remota ideia de que a Presidencia é uma instituição e não a cozinha de um compadre.

  22. Primeiro as contradições, depois o desespero e Delfim Neto

    Depois o salve-se quem puder.

    Provavelmente a ala militar do novo governo já devem estar em contato permanente com Delfim Neto.

    Estamos lidando com pessoas que não tem a mínima noção das forças politicas e econômicas que apoiaram a candidatura de Bolsonaro.

    Eles tem certeza de que o liberalismo econômico e aproximação com os EUA vão produzir o espetáculo do crescimento econômico.

    Quando se aprofundar a espiral recessiva, o inferno do desemprego, muitos abandonarão o barco.

    As consequências podem ser imprevisíveis, como a volta dos generais para os quartéis e o desgaste do novo governo, como o fechamento do regime, o abandono do liberalismo econômico, na tentativa de recuperar a economia e aprovação popular.

    Não estranhem se Delfim Neto, 1 de maio de 1928 (idade 90 anos), seja convocado como a tábua de salvação, já que ninguém do novo governo conhece alguma coisa em matéria de economia.

  23. Batedor de carteiras

    A ggn dá destaque a um personagem que não passa de um batedor de carteiras. No meio político, mesmo no baixíssimo clero,  quem rouba do erário usando assessor falso e tomando salário de outros é considerado de baixo nível tal qual um batedor de carteiras.

    Não me vanham discutir as idéias deste baixo marginal sobre pena de morte ou relações exteriores. 

    Não tem nada importante para discutir?  Nassif pedeu seu tempo e tinta.

    1. Não é bem assim, prezado. Na

      Não é bem assim, prezado. Na verdade, Nassif dá uma magnífica aula a quem não tem o privilégio, como você, de saber das coisas. Nessa matéria, nem uma vírgula foi perdida. Serviu para mostrar aos menos informados como as coisas funcionam. Assim se faz a pedagogia da cidadania. Uma vacina contra a ignorância rotunda dos bolsonaros.

      1. Sim, este é o grande

        Sim, este é o grande desafio.

        Explicar aos que ainda não entendem o quão baixo é o nível intelectual dos Bolsonaros.

        Antes eu me irritava com perguntas imbecis que eram feitas por apresentadores de programas matinais, por exemplo. Depois eu entendi que a pergunta não era para esclarecer os apresentadores, e sim, seu público.

  24. E justificaram falando no
    E justificaram não convidar os presidentes de Cuba e Venezuela para a posse falando no “triunfo da vontade popular”. Será que não sabem (ou sabem) que triunfo da vontade é um famosíssimo filme de propaganda nazista dirigido pela Leni Riefenstahl?

  25. Ministros fracos.

    A nomeação de ministros fracos tecnicamente e/ou politicamente favorece o núcleo duro do governo Bozo, ou seja, os militares. Provavelmente, irão colocar uma espécie de eminênica parda nas pastas não diretamente assumidas por eles. Após assumirem deverão conter as declarações da família Bozo porque, até aqui, ainda não acertaram uma. O problema é: como isso será feito, já que o eleito tem, nas redes sociais, o canal de comunicação com seus admiradores, seguidores e fãs. 

    1. À mim parece aquele cidadão

      À mim parece aquele cidadão comum escalando seleção para Copa do Mundo, ou seja, basta escolher um monte de supostos craques e deixá-los resolver a partida.

  26. Era uma vez no Brasil

    Em outros tempos um “porta-voz” de um governo que dissesse tamanha asneira seria repreendido pelos principais jornais do Pais. Hoje ficam calados face a coisas tais ou apenas tangenciam a grave situação. Porque ao meu ver tudo isso é bem grave e a tendência não é de melhora… 

    Em tempo, o filho do Vargas Lhosa ja pode acrescentar um capitulo a seu livro sobre a especial idiotia à brasileira. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador