Caixa reduz limite para financiamento de imóveis usados

 

Jornal GGN – A Caixa Econômica Federal confirmou que reduzirá o limite de financiamento para imóveis usados a partir de segunda-feira (4). Segundo o banco, principal responsável pelo financiamento de imóveis no país, o foco deste ano será o financiamento de imóveis novos, “com destaque para a habitação popular – operações do Minha Casa, Minha Vida e recursos do FGTS”, que não sofrerão nenhuma alteração.

A partir da próxima semana, o limite de financiamento para imóveis usados nas operações com recursos da poupança (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) passará de 80% para 50% do valor total do imóvel nas operações do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e de 70% para 40% no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).
Com as mudanças, o consumidor que comprar imóvel usado pelo SFH, que atualmente precisa de uma entrada mínima de 20%, terá de dar uma entrada de, pelo menos, 50% e financiar a outra metade.

No caso do SFI, o comprador, que hoje pode dar uma entrada mínima de 30%, terá, a partir da próxima semana, de pagar pelo menos 60% do valor do imóvel, financiando com a Caixa no máximo 40%.
(Com Agência Brasil)
Redação

Redação

View Comments

  • A razão de fundo, sem

    A razão de fundo, sem trocadilho, é de FUNDING. A poupança está perdendo recursos para outras aplicações com maior rentabilidade. Ou, dito em outros termos, cada vez mais há menos bestas no mundo que aceitam ser garfados.

  • Tem um programa a cabo

    Tem um programa a cabo "Proprietários de Primeira Viagem", onde boas casa em Atlanta, EUA saem por 250.000 a 300.000 dólares em reais em torno de 1.000.000 com toda segurança e infraestrutura americana!

    Aqui apartamentos passam fácil deste valor!

    A Caixa estava financiando BOLHAS, Especuladores!

      • Foi um modo de dizer, que

        Foi um modo de dizer, que isso forçará a queda nos valores dos IMÓVEIS AQUI!

        Cairá primeiro os usados e após os novos!

        Você é inteligente, você entendeu...

  • Agora a economia decola

    No "ativo e moderno" mercado bancário brasileiro, a única opção real que as pessoas possuem de financiar é a Caixa - e esta, ao invés de ser ampliada, será restringida. É um escândalo.

    A ideia é dificultar a compra de imóveis usados para forçar a compra de imóveis novos? Se for por isso estes gestores são ainda mais energúmenos do que a primeira vista parece. Normalmente, a venda de imóveis antigos se dá quando o atual proprietário pretende ir para outro imóvel (este normalmente mais novo e mais caro). Como ele já possui um patrimônio, se capitaliza com a venda do seu imóvel e consegue avançar para uma nova construção. Porém, com a "brilhante" ideia, ele terá maiores dificuldades em vender o seu. E, se não consegue vender o seu, também não comprará outro - e esta ação vai prejudicar novos empreendimentos da mesma forma. Uma imbecilidade total.

    Ademais, por concepção, imóveis mais antigos são mais barato que os novos, desta maneira, dificultando a compra de imóveis usados, esta-se restringindo ainda mais as condições de uma família mais humilde financiar sua casa. É impressionante.

    Agora sim a economia vai decolar.

    Defendam o que quiserem, este governo é uma piada.

  • Burrice total!

    Muita gente compra um imóvel novo na espectativa de vender o imóvel usado, onde geralmente mora, para liquidar o saldo devedor referente à compra do imóvel novo. É exatamente este o meu caso.

    Faz 18 meses que tento vender um apartamento usado, onde moro. Não consegui e, agora, com um financiamento de apenas 50% para imóveis usados, a venda ficou muito mais difícil.

    Preciso de 200 mil para liquidar o saldo devedor pela compra do imóvel novo. Vou ter que tomar emprestado esta pequena fortuna e, como já sou idoso, tenho apenas 146 meses para pagar este valor ( 200 mil reais) à Caixa Econômica Federal. Resultado, vou começar com cerca da R$ 3.860,00 de prestação, valor que vai diminuir muito lentamente. E esta simulação eu fiz na internet antes do último reajuste na taxa de juros para compra de imóveis. R$ 3.860,00 (ou será 4.000 mil?) é uma prestação altíssima para a minha situação financeira.

    Eu estou apavorado com esta situação, pois o ideal seria vender o apartamento usado para liquidar o saldo devedor, quando do recebimento das chaves do novo.

    E  agora, José?

     

     

     

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

10 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

10 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

13 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

14 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

14 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

15 horas ago