A casa de Astrojildo, o fundador do Partido Comunista

Enviado por Delcio Marinho, no Portal LN

“Eu nasci na casa onde foi fundado o Partido Comunista”. Quem costuma dizer essa frase é Norma Pereira Dias, sobrinha de Astrojildo Pereira, o fundador do Partido Comunista Brasileiro, em março de 1922, em Niterói. E é preciso dizer que D. Norma – ao lado de Daily Marinho, sua prima, e do sobrinho Délcio Marinho – teve uma participação decisiva no documentário A casa de Astrojildo, produzido pela Fundação Astrojildo Pereira em homenagem ao grande revolucionário e crítico literário brasileiro. Os importantes depoimentos do arquiteto Oscar Niemayer, do jornalista Armênio Guedes e do acadêmico Antônio Olinto também enriquecem – e muito – o documentário
 
http://www.youtube.com/watch?v=n8EUPZenNdo

 

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bem lembrado.

    Astrojildo Pereira começou anarquista, e se tornou comunista. Homem de ação e intelectual, legou-nos inclusive uma ótima obra crítica sobre Machado de Assis.

  2.  Que terrivel ironia da

     

    Que terrível ironia da história, o herdeiro da sigla criada por Astrogildo não só mudou seu nome como caiu nos braços da burguesia capitalista, Roberto Freire o hidrólogo sabespiano, pendurado em uma empresa que investe massivamente em publicidade e porcamente em ampliação das reservas do único produto que distribui, um exemplo acabado do “choque de gestão” tucano.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador