3 de junho de 2026

A confusa história moderna do Egito

http://www.flickr.com/photos/kelisli/3851471720/sizes/z/in/set-72157600222898328/

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

http://www.flickr.com/photos/kelisli/4765924042/in/set-72157600222898328/

MEMORIAS DA POLITICA EGIPCIA – A primeira foto de Youssef Zulficar, então sogro do Rei Farouk conversando com o celebre Ali Maher, general anti-britanico que conspirou com Rommel para deixar os alemães entrarem no Cairo e expulsarem os ingleses. Ali Maher era o grande idolo de Nasser e Sadat, considerado heroi, foi preso pelos ingleses .

A segunda foto da abertura do Parlamento Egipcio já quando os ingleses se preparavam para deixar o Egito, depois de  mandarem “de fato” por 70 anos. É de fato porque o Egito nunca foi oficialmente colonia britanica, o dominio inglês era informal, na teoria o Egito era um Pais independente depois da desintegração do Imperio Otomano em 1918. Na realidade os ingleses tinham  grandes quarteis no Egito, alem de bases aereas e navais e oficiais britanicos dirigiam a policia, os correios, as ferrovias, os portos e fiscalizavam as finanças.

Existem poucos paises do mundo com uma historia politica tão complexa como o Egito, especialmente até 1918. Provincia turca administrada a partir de Beirut, sob completa influencia da cultura francesa, que era a lingua semi-oficial, debaixo de  controle militar e naval britanico, com a imprensa nas mãos de sirio-libaneses, o comercio com judeus, gregos e armenios, a educação e a cultura com franceses, a agricultura e a terra nas mãos da aristocracia turca que permaneceu no Egito mesmo depois da queda do Imperio Otomano, com as profissiões modernas (medicos, advogados, engenheiros) praticadas pela minoria copta (cristã), com um Rei albanes que preferia falar italiano (acabou morando e falecendo na Italia com sua amante italiana), o Egito sempre foi um grande quebra cabeça politico, desde os tempos anteriores ao Imperio Romano, o Egito foi palco importante para a carreira politica de Julio Cesar, de Otavio Augusto, o primeiro Imperador, de Marco Antonio e mil e oitocentos anos depois, para o jovem General Napoleão Bonaparte que no Egito ganhou sua primeira notoriedade militar.

O Egito foi tambem um dos principais cenarios da Guerra Fria, territorio disputado pelos sovieticos, que  mandaram muito entre 55 e 73, ao tempo dos sovieticos tudo era russo no Egito, inclusive os aviões comerciais, os pilotos, as aeromoças, o Egito era quase um  satelite da URSS (estive lá duas vezes nessa época), de quem tambem recebia trigo, queijos, bebidas, carros, etc.   Depois entraram os americanos com uma subvenção pesada que até hoje é vital para a economia Egipcia e passaram a ter grande influencia sobre suas forças armadas.

O Egito não é para principiantes e o que parece simples pode ser o apogeu da complicação.

Comentarios superficiais sobre golpes e manobras não se aplicam a esse  intrincado país, tudo tem muitos lados e muitas interpretações, o Egito é  um  pais arabe mais ocidentalizado do que  as demais, mais instruido, mais sofisticado e mais exposto ao mundo, teve intensa vida politica durante toda sua fase moderna, que começa com a expedição francesa no começo do Seculo XIX

e tudo indica que voltará a ter grande movimentação politica a partir desta Revolução.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados