Quem dará o golpe no Brasil, por Wanderley Guilherme dos Santos em 1962

De Wanderley Guilherme dos Santos, por email
comentário sobre o post “Um estudo clássico sobre 1964”
 
Levei um susto, assunto e texto tão longínquos.
 
O resumo está muito bom, mas faltou algo que me parece essencial e que fez a diferença em relação à análise do então Partidão e à dos dispostos à luta armada.
 
O Partidão centrava sua ação na tese de que, sob pressão, a burguesia nacional engrossaria a esquerda e assumiria a hegemonia de uma revoluçao nacional-desenvolvimentista.
 
Eu dizia que a pressão sobre a burguesia nacional a levaria a juntar-se à reação, algo que ela resistia até alí.
 
Quanto aos defensores da luta armada, eu acabara de sair do movimento urbano ligado âs Ligas Camponesas, depois de verificar, juntamente com Carlos Araújo, ex-marido da Presidenta Dilma, que se tratava de um  blefe sem  nenhuma organização séria à altura das provocações e ameaças que fazia.
 
Um dia, advertíamos, a reação vai pagar para ver e não vai ver nada. E não viu mesmo. O golpe de 64 foi ridículo como combate político posto em confronto com a evervescência “revolucionária” até 31 de março. Deu 1 de abril.
 
 

Quem dará o giolpe?, de Wanderley Guilherme dos Santos from LuisNassif
Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem dará o golpe?

    Em todas as eleições desde l945 (falemos deste  limite, para ficamos no que é ainda memória  mais recente) houve sempre  uma corrente que  ppreconizava seguir o caminho eleitoral, na disputa pelo poder, e outra, ou outras que queria o poder de qualquer modo.

    A direita, sempre filiou-se à tese de que devia ter o poder, de qualquer modo, por eleições, por conchavos, por golpe, com apoio do imperio, esre tambem sempre proto a oferecer sua ajudazinha, seja pelo dinheiro ( por exemplo dado ao |IBAD) seja por conspiração, seja por promesa de ajuda militar, ou por ameaças

    A extrema esquerda sempre fez o jogo da direita servindo-a fielmente, especialemten no papel muito importante de fornecer as provocações e os provocadores. Pareque que nesses aspectos muito pouco mudou.

    Em 64 não foi diferente, e o império e a direita serviram-se habilmente de uma certa ingenuidade do Jango, e de provocações intensas de agentes da Cia. Alguem se lembra do “Cabo Anselmo”? Depois de reconhecido como agente americano, desapareceu.

    O pecado maior do PT, é ter achado maneira de redistribuir um tanto a renda, e promover um progresso real e inedito no país, sem confrontar formalmente o grande capital. O precesso ainda está em curso, e o episodio da historia da carochinha, do mensalão, faz parte da reação.

    O pais deu prova de grande maturidade, absorveu-o, superou-o, e os principais sacrificados, Direceu eGenoino,que já haviam arriscado vida e liberdade antes, foram castigados. Ainda serão redimidos, como agora foi o Jango. Quem viver verá

    Ebrantino4

     

     

     

     

  2. O texto claramente coloca

    O texto claramente coloca como impossivel um “golpe de esquerda” pq seria supostamente um “golpe a favor do povo”, o que é evidentemente comico e ridiculo. Um golpe de esquerda não é um golpe a favor do povo, pois o “a favor do povo” é só uma máscara que a esquerda usa para chegar ao poder com aprovação do povo. O golpe dado por Fidel Castro em Cuba nao foi a favor do povo, pois o povo continua na miséria, é subjulgado, explorado e ainda cerceado, em beneficio de quem? Da família Castro. Enquanto o povo cubano vive em casas pobres, Fidel mora numa mansão com piscina e possui roupas importadas, um belo rolex, carro importado… isso é igualdade?

  3. Cenário Político

    Bom dia, Sr. Luis Nassif,

    Para seu conhecimento,

     

    Quem escreve é Eduardo, analista contábil/fiscal e nas horas vagas corretor de imóveis.

     

    Voto a mais de quinze anos, mas confesso não entender absolutamente nada de política. É claro contra fatos não há argumentos, consigo entender alguns dos principais pontos negativos ocorridos nos últimos tempos na política deste Brasil.

     

    Quero e preciso entender um pouco mais sobre nossa política em questão, mas não me aprofundar, pois acho um tanto quanto complexo.

     

    Sendo de seu agrado e tempo, peço a gentileza de apontar cinco dos principais tópicos e pontuasse os resultados obtidos nos períodos dos mandatos de FHC, LULA E DILMA. Como exemplo:

     

    Economia:

    FHC: ruim;

    LULA: bom;

    DILMA: rum;

     

    Saúde:

    FHC: ?

    LULA: ?

    DILMA: ?

     

    Acompanhado de um breve relato dos pontos positivos e negativos ocorridos em cada gestão (principalmente os escândalos).

     

     

    Aguardo seu retorno e respostas,

     

    Agradecido

    EDUARDO

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador