Encolhimento da economia em quase 1% em janeiro representa maior queda dos últimos 12 meses

Índice de Atividade Econômica apresentado pelo Banco Central mostrou recuo de 0,99% registrado no primeiro mês deste ano

Fachada do Banco Central
Fachada do Banco Central

O Banco Central apresentou nesta quinta-feira (17/3) um informe com o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que registrou más notícias sobre o começo deste ano de 2022, já que houve uma queda de 0,99% nesse índice durante o mês de janeiro.

O documento, que alguns analistas consideram como uma “prévia do Produto Interno Bruto (PIB)”, aponta que os números deste primeiro mês do ano são os mais baixos dos últimos 12 meses – a última grande queda ocorreu em março de 2021, quando a atividade econômica recuou 1,67%.

Essa estatística também interrompe uma série de seis meses sem registrar recuos nesse índice – a última vez que isso aconteceu foi em setembro de 2021. Além disso, o indicador atingiu seu menor patamar desde dezembro de 2020: atualmente está em 138,48 pontos, um pouco acima dos 138,18 pontos registrados há 15 meses.

No entanto, segundo matéria de Alexandro Martello para o G1, o Banco Central avalia o resultado como positivo, já que significaria uma estabilidade em comparação com janeiro do ano passado (+0,01%).

Vale lembrar que o IBC-BR é um dos instrumentos que o Banco Central utiliza para estabelecer a taxa básica de juros do país – que saltou nesta semana para 11,75% ao ano, maior nível em cinco anos. As previsões do mercado são de que esta taxa continuará crescendo este ano, e que poderia terminar o ano de 2022 próximo dos 12,75%.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador