Governo quer ampliar aviação regional para 270 aeroportos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
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Da Agência Brasil

Por Yara Aquino

O Bom Dia, Ministro recebe o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha.Ele fala sobre a concessão de aeroportos,a reestruturação da Infraero e o programa de aviação regional (José Cruz/Agência Brasil)

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, disse hoje (17) que o Programa de Aviação Regional democratizará o acesso ao transporte aéreo e reduzirá o custo das viagens no interior do país. O programa prevê investimentos de R$ 7,3 bilhões para adequar e ampliar para 270 o número de aeroportos regionais disponíveis para voos regulares. Atualmente, cerca de 80 aeroportos operam aviação regular, de acordo com a secretaria. O governo concederá subsídio às empresas aéreas para estimular a aviação regional.

“O programa diz que vamos subvencionar, garantir para as empresas aéreas 50% dos assentos. O governo subsidia, paga 50%, com isso a gente garante o voo e garante o passageiro. As pessoas sabendo que tem o voo, começam a habituar-se a viajar de avião e começam a fazer disso sua rotina. Estamos conseguindo democratizar a viagem aérea, o custo da viagem aérea e, com isso, fazer com que todos os brasileiros tenham acesso”, explicou o ministro. Segundo Padilha, a expectativa é que no segundo semestre deste ano sejam iniciadas as primeiras licitações para o programa.

O ministro participou nesta quarta-feira do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Padilha destacou a concessão dos aeroportos de Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis e Salvador anunciada no dia 9 na nova etapa do Programa de Investimento em Logística e falou sobre a reestruturação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A reestruturação vai resultar na criação de duas subsidiárias, a Infraero Participações e a Infraero Serviços.

“Com as concessões a Infraero perdeu receita e temos que reestruturar a empresa. Vamos criar a Infraero Serviços com uma empresa alemã para sermos um player de operação aeroportuária no Brasil e fora daqui. Vamos concorrer fora nas concessões também. Aqui no país vamos ter 270 aeroportos regionais e precisamos ter um ente do estado que tenha experiência para garantir a manutenção das operações no Brasil”, afirmou Padilha.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

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  1. Que leve os aviões regionais

    Que leve os aviões regionais pra esses aeroportos, porque rotas entre RIo, São Paulo e Brasília não dão mais conta de 737, A318/319 e Embraer, não!
    Quando é que a secretaria de aviação civil e a ANAC vão acordar pro fato que rotas e aeroportos super congestionados não podem mais operar com microônibus de asa?

  2. Falou com o Levy ?

      1. Frequencias regionais e aeroportos ( os 270 ) : Qualquer um que passe pelas quadras de Brasilia já sabe – com o ajuste fiscal este plano 50% de susbsidio, não sai antes de 2017, não existe dinheiro para tal empreitada.

      2. Concessões de aeroportos semi-hubs : Como devem gerar caixa para o governo, as licitações são esperadas pelo mercado de operadores de aeroportos, em especial a argentina Corporaccion America ( já tem Natal e Brasilia ) e a “sócia” da Infraero Serviços, a alemã  FRAPORT AG , que na ALatina só tem o Aeroporto de Lima, e deseja expandir-se para a região.

      3. Infraero Serviços e Infraero Participações : Em 51 % Estatais e 49% Sócios Privados, estas duas novas empresas nascerão enxutas e limpas, com poucos funcionários da Infraero atual ( só os mais novos e celetistas – demissiveis ), com a constituição destas empresas novas, a Infraero que sobrar, será escanteada, virará uma “lata de lixo” de passivos.

  3. Canabilizalção

    Sem marco regulatório… Vai ser a festa do caqui com dinheiro publico… Um dos poucos sistemas que funcionam… Subjugado porque não consegue fazer o serviço de bistrô que o consumidor quer quem vai perder com certeza é o cidadão… Perdemos cidadania pra fingirmos que funções de estado podem ser rifadas e aí canabilização do setor aéreo começa… Pensávamos em um país autônomo e com valorização do conteúdo nacional, de uma hora pra outra o governo popular e soberano se tornou servil e colonizado… A política de “Céus Abertos” e “Porteiras Arregaçadas” aceita qualquer “dindin” pra fechar o caixa a curto prazo e que venha dos Chineses com estampa Alemã… Nosso lado colonizado se deleita e a tal classe média realiza o sonho que é um aeroporto seja um bistrô pra exercitar seu devaneios… O projeto é de subordinação ao capital internacional  a “troika autofágica” do governo não tem limites, apesar da proposta dessa “troika autofágica” ter perdido a eleição um governo que ganhou mais não levou e se deixa levar pelo projeto mais facil e da maneira mais fácil… Vamos lá a saída é vendermos nossos ativos e depois sermos dragados como Grécia, Espanha, Portugal e quem diria Itália e França… E as transnacionais e o capital financeiro dar cartas e aí já era… perdemos o bonde, precisamos de infraestrutura  e só faltou uma pergunta cara pálida…. onde está nosso parque industrial… sucateado né… mais é mais fácil financiar infra afinal é só precisa de engenheiro de obra pronta e nesse quesito somos sumidades afinal privatizar uma empresa que tem uma amplitude continental e conseguiu sobreviver apesar de toda quebradeira da aéreas PANAIR, VASP, TRANSBRAIL, VARIG entre as maiores é pra engenheiros de obra pronta bancadas pelo capital internacional e inviabiliza a terceira maior operadora mundial em aeroportos… Agora que a TAM foi vendida pros Chilenos, A Delta pros americanos… eu sou besta mesmo “nossa” empresa nacional AZUL comprou até a TAP… Quer me enganar me dá bala porque o nome do dono da AZUL  já diz de que pais ele é…. Agora vamos rifar nossas fronteiras aéreas e daí seremos modernos e os gringos terão seu bistrô… e nós otários a conta.

  4. Canabilizalção

    Sem marco regulatório… Vai ser a festa do caqui com dinheiro publico… Um dos poucos sistemas que funcionam… Subjugado porque não consegue fazer o serviço de bistrô que o consumidor quer quem vai perder com certeza é o cidadão… Perdemos cidadania pra fingirmos que funções de estado podem ser rifadas e aí canabilização do setor aéreo começa… Pensávamos em um país autônomo e com valorização do conteúdo nacional, de uma hora pra outra o governo popular e soberano se tornou servil e colonizado… A política de “Céus Abertos” e “Porteiras Arregaçadas” aceita qualquer “dindin” pra fechar o caixa a curto prazo e que venha dos Chineses com estampa Alemã… Nosso lado colonizado se deleita e a tal classe média realiza o sonho que é um aeroporto seja um bistrô pra exercitar seu devaneios… O projeto é de subordinação ao capital internacional  a “troika autofágica” do governo não tem limites, apesar da proposta dessa “troika autofágica” ter perdido a eleição um governo que ganhou mais não levou e se deixa levar pelo projeto mais facil e da maneira mais fácil… Vamos lá a saída é vendermos nossos ativos e depois sermos dragados como Grécia, Espanha, Portugal e quem diria Itália e França… E as transnacionais e o capital financeiro dar cartas e aí já era… perdemos o bonde, precisamos de infraestrutura  e só faltou uma pergunta cara pálida…. onde está nosso parque industrial… sucateado né… mais é mais fácil financiar infra afinal é só precisa de engenheiro de obra pronta e nesse quesito somos sumidades afinal privatizar uma empresa que tem uma amplitude continental e conseguiu sobreviver apesar de toda quebradeira da aéreas PANAIR, VASP, TRANSBRAIL, VARIG entre as maiores é pra engenheiros de obra pronta bancadas pelo capital internacional e inviabiliza a terceira maior operadora mundial em aeroportos… Agora que a TAM foi vendida pros Chilenos, A Delta pros americanos… eu sou besta mesmo “nossa” empresa nacional AZUL comprou até a TAP… Quer me enganar me dá bala porque o nome do dono da AZUL  já diz de que pais ele é…. Agora vamos rifar nossas fronteiras aéreas e daí seremos modernos e os gringos terão seu bistrô… e nós otários a conta.

  5. E os aeroportos atualmente abandonados?

    Pelo Brasil afora se pode encontrar aeroportos que custaram fortunas, e atualmente estão abandonados por absoluto desinteresse de governos municipal, estadual e federal em mantê-los funcionando – pois clientes tanto pessoas físicas quanto empresas sempre há de haver, nesses locais.

    Querem exemplos?

    Itambacuri tem um aeroporto que funcionou durante anos. Eu mesmo peguei avião lá, para Belo Horizonte.  Sem nenhuma explicação, pararam com a manutenção do campo, e aviões teriam sido desencorajados a (ou, quem sabe, até proibidos de)  descer lá.

    Pois mesmo com o aeroporto, que para voltar a funcionar não necessitaria mais do que uma limpeza e equipamentos atuais, o então governador Anastasia aprovou trabalhos técnicos para construção de aeroporto em Itambacuri e noutras localidades mineiras. Possivelmente  nem ele nem seus assessores  se deram ao trabalho de saber se havia campo de aviação em Itambacuri e nas outras cidades mineiras onde Anastasia queria porque queria construir aeroportos.  

    Esta foto mostra como está o tal abandonado aeroporto de Itambacuri, que continua com código e prefixo nos informes aeroportuários mundo afora:

    Mais imagens do campo de Itambacuri podem ser vistas no link abaixo:

     

    http://itypedia.blogspot.com.br/search/label/Campo%20de%20Avia%C3%A7%C3%A3o

    Clicando no link a seguir você verá inúmeras imagens da bela cidade de Itambacuri e provavelmente vai se perguntar porque é que  não reativam seu aeroporto que está lá pronto e sem uso?

    https://www.youtube.com/watch?v=i2DUej39sEg

    Em outros locais que dispõem de aeroportos há  abandonos de equipamentos caros,  instalados mas sem uso por falta de interesse das autoridades, ou de vergonha mesmo.

    Olha essa torre, sem uso há 2 anos, no aeroporto de Vitória, ES:

    http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/05/nova-torre-de-controle-do-aeroporto-de-vitoria-esta-sem-uso-ha-dois-anos.html

     No link abaixo, pode-se ver uma extensa lista de códigos de uma associação chamada ABRETI, mencionando várias cidades brasileiras com aeroporto. Será? O de Itambacuri está lá, na lista, mas está desativado, ABANDONADO.

    http://www.abreti.org.br/beta/sigla_aereo_busca.php

    Na foto abaixo, colhida por Pedro Paulo  http://www.panoramio.com/user/489716  a inauguração do aeroporto de Alenquer, PA. Será que aquela cidade ainda tem esse aeroporto? Ou os governos jogaram ele fora, como já fizeram com tantos outros?

    picture of Inauguração do Aeroporto, Alenquer-PA, foto antiga

    MAIS DESCASOS

    Sabe o que é ainda pior? Se localizam algum aeroporto classificável como clandestino, tratam logo de fechar, sem ao menos considerar a hipótese de desapropriar a área e transformar aquilo que é clandestino em bem de uso real, útil a toda a população da área.

    Isto aconteceu recentemente em Macapá, e ficamos sabendo  graças ao blog da Alcinéa. Ela conta que distante 10 km de Macapá, no lugarejo chamado Curralinho, alguém fez uma pista de pouso há mais de 10 anos (DEZ ANOS!!) pista que passou a ser mais usada frequentemente nos últimos tempos. Foi então que  alguém resolveu informar a alguma autoridade a respeito da existência dos tais vôos, e o que é que as autoridades trataram logo de fazer? – Fechar a pista.

    Não era o caso de desapropriar a área, melhorar as condições de pousos e decolagens e torná-la um bem de uso público??

    pista

    Leiam os detalhes, em

    http://www.alcinea.com/geral/pista-clandestina-em-curralinho

    Temos agora é que torcer muito para que essas novas “ampliações” de aeroportos que vierem, não sejam elas também descartadas mais adiante, com mais prejuízos para todos nós.

     

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