Câmara do Chile aprova pedido de impeachment contra Piñera

A acusação contra o presidente, que tem como plano de fundo a venda de uma mineradora em paraíso fiscal, ainda será analisada pelo Senado

Jornal GGN – A Câmara dos Deputados do Chile aprovou, nesta terça-feira (9), a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Sebastián Piñera por esquemas financeiros suspeitos envolvendo a venda de uma mineradora em paraíso fiscal revelados pelo Pandora Papers, uma apuração do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). 

Após cerca de 20 horas de discussão, 78 parlamentares chilenos votaram a favor da abertura de uma acusação constitucional – esse era exatamente o número de votos mínimos exigidos para a continuação da tramitação do processo. Também foram contabilizados 67 votos contrários e 3 abstenções.

A acusação contra Piñera ainda será analisada pelo Senado. Caso o processo tenha 29 votos favoráveis, entre os 43 senadores, o presidente deve deixar o cargo e ficar impedido de exercer funções públicas por cinco anos. 

Ajude o jornalismo independente do GGN. Clique aqui e saiba mais

De acordo com a investigação do Pandora Papers,  o mandatário realizou uma operação que gerou conflito de interesses envolvendo uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas.  

Para a oposição, a ação expõe “violação do princípio de probidade e do comprometimento grave da honra da nação” por parte do presidente.

LEIA TAMBÉM:

Caso Pandora Papers leva oposição chilena a pedir impeachment de Piñera

12 perguntas e respostas sobre Pandora Papers, o vazamento que expôs a elite mundial

Veja o que dizem os presidentes latino-americanos flagrados com empresas em paraísos fiscais

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador