Eleições EUA: as propostas-chave de Joe Biden

O candidato democrata das eleições dos Estados Unidos será oficializado nesta quinta. Confira algumas de suas pautas eleitorais

Joe Biden – Arte: BBC News

Joe Biden: Qual é a posição do candidato à presidência dos EUA em questões-chave?

Da BBC News

Quando anunciou formalmente sua entrada na corrida presidencial de 2020, Joe Biden declarou que defendia duas coisas – os trabalhadores que “construíram este país” e os valores que podem unir suas divisões.

Enquanto os Estados Unidos enfrentam desafios que vão do coronavírus à desigualdade racial, seu argumento basicamente é criar novas oportunidades econômicas para os trabalhadores, restaurar as proteções ambientais e os direitos à saúde, e alianças internacionais.

Ele se tornará oficialmente o candidato democrata à presidência na quinta-feira, quando entregará esta mensagem ao público nacional.

Aqui, em detalhes, como o candidato se posiciona em oito questões principais.

Coronavírus: Um programa nacional de teste e rastreamento

A abordagem de Biden para combater o coronavírus, o desafio mais imediato e óbvio que o país enfrenta, é fornecer testes gratuitos para todos e contratar 100.000 pessoas para estabelecer um programa nacional de rastreamento de contatos.

Ele diz que deseja estabelecer pelo menos 10 centros de testes em cada estado, convocar agências federais para distribuir recursos e fornecer orientação nacional mais firme por meio de especialistas federais. Ele diz que todos os governadores deveriam exigir o uso de máscaras.

Os eleitores que suspeitam da autoridade federal verão isso como um exagero, mas está muito de acordo com a visão geral de Biden e dos democratas sobre o papel que o governo deve desempenhar.

Emprego e dinheiro: Aumentar o salário mínimo e investir em energia verde

Para lidar com o impacto imediato da crise do coronavírus, Biden prometeu gastar “o que for preciso” para conceder empréstimos a pequenas empresas e aumentar os pagamentos diretos às famílias. Entre as propostas estão um adicional de US $ 200 em pagamentos de Previdência Social por mês, rescindindo os cortes de impostos da era Trump e US $ 10.000 de perdão de empréstimos estudantis para empréstimos federais.

As políticas econômicas mais amplas de Biden, apelidadas de seu plano “Construir Melhor”, tentam agradar a dois constituintes que tradicionalmente apóiam os democratas – jovens e operários.

Ele apóia o aumento do salário mínimo federal para US $ 15 (£ 11,50) por hora – uma medida popular entre os jovens e que se tornou uma espécie de totem para o partido em 2020, e um sinal de seu movimento para a esquerda. Ele também quer um investimento de US $ 2 trilhões em energia verde, argumentando que o aumento da produção verde ajuda os trabalhadores sindicalizados da classe trabalhadora, que desempenham a maioria desses empregos.

Há também uma promessa de US$ 400 bilhões para usar dólares federais para comprar produtos americanos, ao lado de um compromisso mais amplo para fazer cumprir as leis “Compre na América” ​​para novos projetos de transporte. Biden foi anteriormente criticado por apoiar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), que os críticos dizem que enviava empregos para o exterior.

Seu plano para 2020 prevê que o governo federal invista US $ 300 bilhões em materiais, serviços, pesquisa e tecnologia feitos nos EUA.

Raça: Reforma da justiça criminal, subsídios para comunidades minoritárias

Na esteira dos protestos raciais que atingiram os EUA este ano, ele disse acreditar que o racismo existe nos EUA e deve ser enfrentado por meio de amplos programas econômicos e sociais de apoio às minorias – e um pilar de seu programa de “reconstrução” é criar apoio empresarial para minorias por meio de um fundo de investimento de US $ 30 bilhões.

Na justiça criminal, ele se afastou de sua posição muito criticada de “duro com o crime” dos anos 1990. O Sr. Biden agora propôs políticas para reduzir o encarceramento, lidar com disparidades baseadas em raça, gênero e renda no sistema judiciário e reabilitar prisioneiros libertados. Ele agora criaria um programa de doações de US $ 20 bilhões para incentivar os estados a investirem em esforços de redução do encarceramento, eliminar as sentenças mínimas obrigatórias, descriminalizar a maconha e eliminar condenações anteriores por maconha e acabar com a pena de morte.

No entanto, ele rejeitou ligações para retirar fundos à polícia, dizendo que os recursos deveriam ser vinculados à manutenção dos padrões. Ele argumenta que parte do financiamento para a polícia deve ser redirecionado para serviços sociais como saúde mental, e pede um investimento de US $ 300 milhões em um programa de policiamento comunitário.

Mudança Climática: Reingressar no acordo climático global

Biden chamou a mudança climática de uma ameaça existencial e diz que vai reunir o resto do mundo para agir mais rapidamente na redução das emissões, voltando ao Acordo do Clima de Paris. O acordo, do qual Donald Trump se retirou, comprometeu os EUA a reduzir os gases do efeito estufa em até 28% até 2025, com base nos níveis de 2005.

Embora ele não adote o Green New Deal – um pacote de clima e empregos apresentado pela ala esquerda de seu partido – ele está propondo um investimento federal de US $ 1,7 trilhão em pesquisas de tecnologias verdes, alguns dos quais se sobrepõem ao financiamento de seu plano econômico, a ser gasto nos próximos 10 anos e quer que os EUA atinjam emissões líquidas zero até 2050 – um compromisso que foi feito por mais de 60 outros países no ano passado. China e Índia, os outros dois maiores emissores de carbono, ainda não aderiram ao compromisso. Os investimentos se encaixam em seu plano econômico de criar empregos na fabricação de produtos de “energia verde”.

Política Internacional: Restaurar a reputação da América, e talvez enfrentar a China

Biden escreveu que, como presidente, ele se concentrará primeiro nas questões nacionais. Dito isso, há pouco a sugerir que os valores de Biden na política externa se afastaram do multilateralismo e do engajamento no cenário mundial, em oposição aos valores descaradamente isolacionistas de Trump. Ele também prometeu consertar as relações com os aliados dos EUA, especialmente com a aliança da Otan, que Trump repetidamente ameaçou minar com cortes de fundos.

O ex-vice-presidente disse que a China deveria ser responsabilizada por práticas comerciais e ambientais injustas, mas em vez de tarifas unilaterais, ele propôs uma coalizão internacional com outras democracias que a China “não pode ignorar”, embora tenha sido vago sobre o que isso significa.

Saúde: Expandir Obamacare

Biden diz que vai expandir o esquema de seguro saúde público aprovado quando ele era deputado do presidente Barack Obama e implementar um plano para segurar cerca de 97% dos americanos. Embora ele não chegue à proposta de seguro saúde universal nas listas de desejos dos membros mais esquerdistas de seu partido, Biden promete dar a todos os americanos a opção de se inscrever em um seguro de saúde público semelhante ao Medicare, que oferece benefícios médicos para os idosos e para diminuir a idade de elegibilidade para o próprio Medicare de 65 para 60 anos. O Comitê por um Orçamento Federal Responsável, um grupo apartidário, estima que o plano Biden total custaria US $ 2,25 trilhões em 10 anos.

Imigração: Desfazer as políticas de Trump

Em seus primeiros 100 dias no cargo, Biden promete reverter as políticas de Trump que separam os pais de seus filhos na fronteira EUA-México, rescindir os limites do número de pedidos de asilo e acabar com as proibições de viagens de vários países de maioria muçulmana. Ele também promete proteger os “Sonhadores” – pessoas trazidas ilegalmente para os Estados Unidos como crianças que foram autorizadas a permanecer sob uma política da era Obama – bem como garantir que sejam elegíveis para auxílio estudantil federal.

Educação: Pré-escola universal, expandir faculdade gratuita

Em uma mudança notável para a esquerda, ele endossou várias grandes peças de política educacional que se tornaram populares dentro do partido – perdão de dívidas de empréstimos estudantis, expansão de faculdades gratuitas e acesso universal à pré-escola. Estes seriam pagos com o dinheiro ganho com a retirada dos cortes de impostos da era Trump.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador