EUA: A Previdência Social pode chegar a um impasse, por Nancy Altman

Trump mostrou-se disposto a atacar várias instituições fundamentais. Ele atacou o serviço postal dos Estados Unidos, a liberdade de imprensa e nossas eleições. Alguém acredita que ele não tomaria nosso sistema de Previdência como refém para uma reforma radical?

Da CNN Internacional

A Previdência Social pode chegar a um impasse

por Nancy Altman

Donald Trump afirmou uma vez que poderia atirar em alguém no meio da Quinta Avenida em Nova York e não perder nenhum eleitor. Ele agora está vendo se o mesmo é verdade se ele matar a Previdência Social.

Sua medida unilateral e sem precedentes de adiar a cobrança de impostos sobre a folha de pagamento, a espinha dorsal da Previdência Social, é a arma do crime que ele usaria.

Trump já ordenou que o Departamento do Tesouro pare de coletar as contribuições da folha de pagamento dedicadas da Segurança Social pelos próximos quatro meses, de acordo com o Código da Receita Federal, que permite o diferimento de impostos quando um desastre é declarado. Uma vez reeleito, se ele continuar adiando esses impostos, todos os benefícios irão parar bruscamente, sem qualquer envolvimento do Congresso.

De acordo com estimativas do atuário-chefe independente da Administração da Previdência Social, se todas as contribuições para a Previdência Social do imposto sobre a folha de pagamento parassem em 1º de janeiro de 2021, as quase 10 milhões de pessoas hoje recebendo benefícios do Seguro de Incapacidade da Previdência Social, que em média cerca de US $ 1.125 por mês, os veriam parar abruptamente em meados de 2021. Os 55 milhões que recebem os benefícios do Seguro de Velhice e Sobrevivência da Previdência Social, que em média cerca de US $ 1.440 por mês, os veriam desaparecer dois anos depois. A Previdência Social ficaria sem dinheiro para pagar os benefícios até 2023 (o Congresso só poderia impedir Trump promulgando uma legislação à prova de veto, uma proposta altamente improvável).

A seção 7508A do Código da Receita Federal permite diferimentos por até um ano, o tempo suficiente para interromper os pagamentos de seguro de invalidez. Eliminar o restante da Previdência Social leva dois anos a mais, mas um presidente recém-eleito Trump poderia interpretar o estatuto para permitir um adiamento adicional de 12 meses com a declaração de um novo desastre. Todos os benefícios poderiam ser interrompidos com apenas duas novas declarações de desastre. De forma preocupante, a Suprema Corte concluiu que o presidente Trump tem “amplo poder discricionário” ao fazer conclusões.

Com a ameaça presidencial de não ter nenhum benefício pago, os apoiadores da Previdência Social no Congresso seriam efetivamente mantidos como reféns, com pouco que pudessem fazer a não ser ceder às exigências de um presidente pateta. Não é difícil imaginar, a essa altura, um acordo de bastidores que cumprisse a meta de longa data da direita de eliminar as características da Previdência Social que o tornaram tão bem-sucedido e popular.

Antes de concorrer à presidência pela chapa republicana, Trump endossou a privatização da Previdência Social e o aumento de sua idade de aposentadoria completa para 70, perguntando: “Quantas vezes você realmente vai querer levar aquele trailer para o Grand Canyon?” Outras metas de longa data da direita são testar os recursos da Previdência Social e adotar a mudança técnica, mas de longo alcance, da indexação de preços. Essas não são apenas profundamente impopulares, mas imporiam cortes enormes, ao mesmo tempo que acabariam com a Previdência Social como existe desde sua promulgação, 85 anos atrás.

Alguns especialistas estão dando a Trump o benefício da dúvida, argumentando que o Congresso simplesmente compensaria as contribuições perdidas da folha de pagamento com a receita geral. Isso, porém, é altamente improvável. Estamos falando de uma receita geral de mais de US $ 1 trilhão por ano. Como ninguém está sugerindo aumentar os impostos para compensar a receita perdida com a Previdência Social, esse US $ 1 trilhão adicional teria mais do que dobrado o déficit do ano fiscal de 2019.

E, claro, os gastos já aumentaram e a receita diminuiu, graças à pandemia. De acordo com o Congressional Budget Office, os gastos aumentaram 50% nos primeiros 10 meses deste ano fiscal e o déficit mais do que triplicou.

É importante ressaltar que mesmo a simples substituição da receita geral alteraria fundamentalmente a Previdência Social. Sua receita dedicada e incapacidade de gastar com déficit significa que a Previdência Social não acrescenta um centavo à dívida federal do país. O criador da Previdência Social, o presidente Franklin D. Roosevelt entendeu claramente a importância dessas contribuições à Previdência Social, que, em suas palavras, “dão aos contribuintes o direito legal, moral e político de receber suas pensões [da Previdência Social]”.

Trump mostrou-se disposto a atacar várias instituições fundamentais. Ele atacou o serviço postal dos Estados Unidos, que a Constituição lista explicitamente como um poder enumerado do Congresso. Ele atacou a liberdade de imprensa e nossas eleições. Alguém acredita que ele não tomaria nosso sistema de Previdência como refém para uma reforma radical?

Para piorar a situação, é fácil imaginar que Donald Trump fará uma cerimônia de assinatura do Rose Garden para a legislação que põe fim à Previdência Social como a conhecemos. Ele usará a ocasião para se gabar de “salvar” a Previdência Social – ao assinar sua destruição.

Nancy Altman, advogada, é presidente da Social Security Works e presidente da coalizão Strengthen Social Security. Seu livro mais recente é “The Truth about Social Security”.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador