Governo americano acredita na existência de um novo delator

Enviado por Paulo F.

Da Deutsche Welle

Governo dos EUA suspeita de “novo Snowden”

Artigo publicado por Glenn Greenwald cita documento secreto datado de agosto de 2013, quando o ex-analista da NSA Edward Snowden já não estava mais nos Estados Unidos.

O governo dos EUA acredita existir outro delator como o antigo analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden, segundo declarações de funcionários do governo à emissora CNN.

Segundo a CNN, a prova seria um artigo publicado nesta terça-feira (05/08) pelo site The Intercept, um portal de notícias lançado pelo jornalista Glenn Greenwald, que também publicou revelações de Snowden.

O artigo aborda o aumento do número de terroristas – conhecidos ou supostos – nas bases de dados do governo americano durante a administração do presidente Barack Obama e questiona os critérios para defini-los. Segundo o texto, são 680 mil pessoas. Em ao menos 280 mil desses casos, não haveria nenhuma relação conhecida com redes terroristas, como a Al Qaeda.

Para embasar suas afirmações, o texto cita um documento secreto de 12 páginas, datado de agosto de 2013, quando Snowden já havia deixado os Estados Unidos para evitar enfrentar a Justiça. Assim, o documento não poderia ter sido “vazado” pelo antigo analista.

Além disso, Greenwald não cita Snowden como a fonte de suas informações, o que ele normalmente faz, e afirma que a fonte é alguém ligado aos serviços secretos.

O próprio Greenwald insinuou em entrevistas através da sua conta no Twitter que as revelações de Snowden “inspiraram” muitas pessoas com conhecimentos de informática a seguirem o mesmo caminho.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E os vistos, que estão suspensos no mundo todo?

    E sobre a pane mundial na concessão de vistos americanos que já dura várias semanas e não tem previsão para voltar, ninguem fala nada…?

  2. Não é possível que uma nação

    Não é possível que uma nação inteira SEJA COMPOSTA DE “VACAS RUMINANTES”, que dizem amém a tanta interferência do gov. americano.  Alguém deve pensar, nos EUA. E quem o faz…ESTÁ CONTRA O STATUS QUO.

    Ainda veremos muita M* no ventilador! 

  3. Que surjam mais denunciantes

    Essas pessoas que têm ajudado a expor as atividades desonestas e ilegais dos governos dos Estados Unidos, como Bradley Manning e Edward Snowden, na verdade são heróis de carne e osso. A notícia do surgimento de mais um herói é alvissareira.

    O lamentável é o nível de comprometimento da imprensa americana com os malfeitos do governo americano.

    Entretanto, percebe-se o surgimento de uma resistência pequena, mas eficaz.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador