Indústria chinesa desacelera, mas governo fixa PIB de 2014 em 7,5%

Jornal GGN – O dia foi agitado para os companheiros de Brics (Brasil, Rússia, Índia e África do Sul). A indústria chinesa divulgou números ruins, o país finalizou a compra de ações de seus quatro maiores bancos por meio do fundo soberano e o PIB (Produto Interno Bruto) de 2014 já foi fixado. Nada mal para uma segunda-feira (16) próxima de um fim de ano.
 
O crescimento da atividade industrial da China desacelerou para o menor nível em três meses em dezembro devido a uma queda na produção que ofuscou a expansão de novos pedidos, informou pesquisa preliminar do PMI (Índice Gerente de Compras) do Markit/HSBC, em linha com outros dados recentes apontando para uma economia resiliente, mas em desaceleração. O índice caiu para 50,5 a partir de leitura final de novembro de 50,8. Embora menor que a leitura final de novembro, foi o quinto mês consecutivo acima da linha de 50, que separa a expansão da atividade de contração.
 
Os novos pedidos e encomendas de exportação cresceram a um ritmo mais rápido no período pesquisado, enquanto subíndices que medem o emprego e estoques de compras mostraram taxas de quedas. Dada a temporada de férias de fim de ano se aproximando, o PMI preliminar cobre apenas o curto período de 5 a 12 de dezembro. O PMI final será divulgado em 2 de janeiro.
 
Bancos
 
O governo da China também finalizou a compra de ações dos quatro maiores bancos do país, marcando o fim da mais recente rodada de intervenções que visa dar força ao frágil mercado acionário do país. O fundo soberano Huijin, responsável pelos investimentos do governo central em empresas financeiras estatais, concluiu a compra de ações do Banco Industrial e Comercial da China, do Banco de Construção da China, do Banco Agrícola da China e do Banco da China, de acordo com comunicados enviados à bolsa de valores.
 
O Huijin comprou suas participações por meio de aquisições de ações na bolsa de Xangai, o que significa que os níveis de capital registrados dos bancos não foram afetados.
 
Para completar esse 16 de dezembro intenso por lá, o governo definiu, nesta segunda-feira, a meta de crescimento do PIB para 2014 ao redor de 7,5%, de acordo com o site local Caixin Magazine.
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador