Profissionais do Pentágono pedem demissão em massa nos EUA

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Conhecidos como “equipe SWAT de nerds”, funcionários do serviço digital de defesa dizem ter sido afastados pelo DOGE de Elon Musk

O Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Foto: Wikipedia.

Quase todos os profissionais do Serviço Digital de Defesa (DDS) – o braço de desenvolvimento tecnológico avançado do Pentágono – estão se desligando de seus cargos no próximo mês, em meio à pressão do DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) de Elon Musk.

Segundo fontes ouvidas pelo site Politico.com, as demissões levarão ao encerramento efetivo do programa criado em 2015 para ajudar o Pentágono a adotar soluções tecnológicas rápidas em meio a crises de segurança nacional, além de impulsionar a inovação dentro do Pentágono ao estilo do Vale do Silício – levando o programa a ser conhecido internamente como “equipe SWAT de nerds”.

Com o fim desse programa, os esforços para otimizar o uso de talentos ligados ao setor de tecnologia dentro do Departamento de Defesa e o combate a drones adversários serão interrompidos. Segundo porta-voz do Pentágono, as funções do escritório seriam absorvidas pelo Escritório Chefe de Inteligência Digital e Artificial, do qual o DDS faz parte.

Entre outros pontos, o departamento desenvolveu ferramentas de resposta rápida durante a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão; criou bancos de dados para transferência de ajuda militar e humanitária à Ucrânia; e preparou tecnologias de detecção de drones.

Um ex-alto funcionário do Pentágono entrevistado pelo site descreveu a incursão do DOGE dentro do Departamento de Defesa como “prejudicial e improdutiva”.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os plutocratas são contra a intervenção do Estado no mercado, o qual é perfeitamente regulado pela mão invisível, mas o Trump vai turbinas os lucros das automobilísticas com dinheiro dos contribuintes. Vai investir dinheiro público para tentar tornar a indústria automobilística estadunidense à altura da concorrência com a indústria automobilística chinesa. E certamente vai dizer que isso vai resultar em carros mais baratos para os contribuintes. Porra, se além de financiar as indústrias automobilísticas, o contribuinte estadunidense pagasse mais caro por um veículo do que um contribuinte de um país que não investe recursos públicos para turbinas os lucros privados, aí seria muita idiotice

  2. A gestão terraplanista de trump na ciência está conseguindo ser pior que os do genocida no Brasil. Isso já mostra o terror nesta área se por infelicidade um fascista for eleito presidente no Brasil!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador