Rússia recebeu 35 bilhões de euros da UE para manter fornecimento de energia

Valor é muito superior ao pago à Ucrânia em armamentos de proteção desde o início dos conflitos armados

Foto: Ibrahim Boran on Unsplash

A União Europeia (UE) pagou 35 bilhões de euros à Rússia para garantir o fornecimento de energia aos países da região desde o início do conflito com a Ucrânia.

Segundo informações do português Jornal Economico, o valor é bem inferior ao recebido pela Ucrânia para se proteger dos ataques russos. Desde o início dos confrontos, os europeus enviaram 1 bilhão de euros em armamento contra a ofensiva russa.

Os valores foram divulgados por Josep Borrell, alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, no momento em que foram divulgadas fotos de civis mortos na cidade ucraniana de Bucha – onde, inclusive, foram encontrados centenas de corpos enterrados em valas comuns.

“Desde o início da guerra já demos [a Vladimir Putin] 35 bilhões de euros. Comparem isso com o bilhão que demos à Ucrânia em armamento e armas”, alertou Borrell, enquanto as autoridades da comunidade europeia estudam um quinto pacote de sanções, que deve incluir um embargo sobre o carvão russo.

Contudo, existe um impasse quanto aos negócios com gás natural e petróleo: enquanto Polônia e os países bálticos defendem as sanções, Alemanha, Áustria e Hungria se mostram mais resistentes.

E as estatísticas explicam tal resistência: os 27 Estados-membros da União Europeia importam 41% do gás natural e 27% do petróleo da Rússia, sendo que a participação russa varia conforme cada país.

Leia Também

Ucrânia: A guerra é econômica entre Ocidente e Rússia, mostra FT

Viktor Orbán: o primeiro-ministro autoritário da Hungria garante mais um mandato

A guerra do império contra a realidade, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador