Trump é o primeiro condenado a assumir presidência dos EUA

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Corte de Nova York formaliza status de criminoso do próximo presidente; republicano afirma que decisão é “caça às bruxas política”

Foto: RS/ Fotos Públicas

O presidente eleito dos EUA Donald Trump foi sentenciado sem penalidades pelo crime de suborno pela corte de Nova York, em uma audiência considerada histórica e sem precedentes após a primeira condenação de um ex-presidente e futuro presidente em exercício.

Segundo a CNN norte-americana, o juiz Juan Merchan conversou com Trump com vários minutos, afirmando que era o gabinete presidencial (e não o seu ocupante) que tinha proteções legais extraordinárias, exigindo que ele impusesse uma sentença de dispensa incondicional sem punições.

Em seu pronunciamento antes da sentença, Trump não se mostrou arrependido com operação financeira e voltou a usar o argumento de “caça às bruxas” alegado desde seu primeiro indiciamento, há quase dois anos.

Entre outros pontos, Merchan destacou que as circunstancias em torno do caso de suborno eram extraordinárias, mas que uma vez que as portas dos tribunais se fechem, ele continuou como qualquer outro julgamento – o magistrado reiterou que foi o gabinete presidencial (e não Trump) que amarrou suas mãos em uma sentença no caso de suborno.

“As consideráveis ​​— na verdade, extraordinárias — proteções legais oferecidas pelo cargo de chefe do executivo são um fator que anula todos os outros”, disse Merchan. Essas proteções, disse o juiz, são “um mandato legal que, de acordo com o estado de direito, este tribunal deve respeitar e seguir”.

Embora tenha prometido manter a briga nos tribunais de apelação, a sentença proferida pelo juiz Merchan consolida o fato de que Donald Trump será o primeiro criminoso condenado a assumir a Casa Branca, em cerimônia programada para o próximo dia 20 de janeiro.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Donald Trump será o primeiro cara condenado por diversas felonias a assumir a presidência dos EUA. Na prática, o país virou um presídio com uma cela especial para um presidiário especial chamada: Casa Branca. O fato dela ser murada e cercada de soldados simbolizava o poder que merece ser protegido. Agora isso simboliza o poder exercido pelos condenados criminalmente. Quando terminar o mandato, se isso ocorrer, Trump poderá escrever um livro de memórias. Eu poderia sugerir memórias do cárcere, mas esse é o nome do livro de um famoso escritor brasileiro preso injustamente pela ditadura de Getúlio Vargas. Trump foi justamente condenado, então o livro dele pode se chamar memórias de um encarcerado. O prédio memorial que será levantado em homenagem para Trump quando ele deixar o poder deve parecer com uma Trump Tower ou com um prédio de presídio tradicional americano? Essa é uma pergunta que somente os cidadãos dos EUA podem responder. Como Trump é histrionico, tem a língua venenosa de uma serpente e se apresenta em público como se fosse um ator num filme B, uma boa opção de monumento para homenagelo é a torre Thulsa Doom de um filme que todo mundo conhece.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador