“Um mundo em desordem”, criticam OMS e Banco Mundial sobre pandemia da Covid-19

Jornal GGN – Um novo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Banco Mundial aponta que o mundo não estava preparado para a Covid-19 e nem estará em uma próxima epidemia global. O documento ainda estima que os erros de hoje gerarão uma perda de 10 bilhões de dólares para as gerações mais jovens pelas defasagens educativas deixadas pelo coronavírus.

O estudo consta no relatório “Um Mundo em Desordem”, preparado pela Comissão de Avaliação de Preparação Global da OMS e do BM, e destaca, logo no começo, que “a pandemia de Covid-19 está sendo um teste duro sobre a preparação do mundo”.

O grupo também afirma que desde que o primeiro relatório foi divulgado, houve “pouco progresso” e que “essa falta de liderança está agravando a pandemia”. Sem mencionar nenhum país especificamente, o relatório mostra que o enorme impacto financeiro e humano da Covid-19, com bilhões de dólares investidos e quase um milhão de mortos, somente revela que o mundo não estava preparado e não estará em uma eventual futura pandemia.

Em duras críticas, afirma que houve “um fracasso coletivo ao não se terem adotadas a prevenção, a preparação e a resposta ante uma pandemia e ao não ter dado a prioridade devida”.

O documento também destaca que os líderes que tomaram medidas a tempo, com base na ciência, nas pesquisas e boas práticas, não renderam contas, o que gerou um “profundo déficit de confiança” que obstaculizou os esforços de respostas.

Apontam, também, que se está subestimando e ignorando “as devastadoras repercussões sociais e econômicas das pandemia, principalmente sobre os mais vulneráveis”. Como resultado, “as consequências socieconômicas a longo prazo da Covid-19 durarão décadas, e no cenário mais conservador do Banco Mundial estimam-se perdas de ingressos de US$ 10 bilhões para as gerações mais jovens, como resultado dos déficits educativos relacionados à pandemia”.

Para se chegar a esse cenário, o grupo avaliou que houveram falhas na cooperação internacional multilateral, com tensões geopolíticas prejudicando atuações do G7, G20 e outros blocos.

O documento propõe soluções, a futuro, evitando que novas potenciais epidemias resultem nos mesmos desastres que a Covid-19. Calcula que seria preciso US$ 5 por pessoa para os países estarem preparados para um próxima pandemia. E convoca a uma liderança responsável, com sistemas sólidos é ágeis que garantam a segurança sanitária.

 

Leia o documento: GPMB-AWID-ES-2020-ES

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

3 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

3 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

6 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

7 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

7 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

8 horas ago