Uma nova guerra quente na Europa

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

Não é de hoje que Kiev e Kremlin estão se estranhando. O problema todo começou quando os nazistas ucranianos, financiados pelos EUA, derrubaram o governo legítimo da Ucrânia provocando a reação da população de origem russa que habita uma porção significativa daquele país.

A base naval russa em Sebastopol foi ocupada por soldados leais a Kiev, mas a Rússia recuperou o controle da mesma com apoio da população da região. Pouco tempo depois, a Criméia declarou sua independência, mas Kiev não aceita a fragmentação territorial e tem reprimido de maneira violenta aqueles que não desejam ficar sob o tacão dos nazistas ucranianos. Os combates entre tropas ucranianas e a resistência de origem russa pipocou em diversas cidades próximas à Criméia.

O conflito diplomático entre russos e nazistas ucranianos foi amplificado quando, em defesa do infame regime de Kiev, os EUA e alguns países europeus adotaram sanções comerciais contra a Rússia. O Kremlin revidou, adotando retaliações equivalentes que afetam interesses de europeus e norte-americanos. O que era um conflito diplomático se tornou guerra aberta ontem, pois a artilharia ucraniana destruiu parte de uma coluna de tanques russos que supostamente havia atravessado a fronteira entre os dois países http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN0GF1DI20140815?feedType=RSS&feedName=worldNews&utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter&dlvrit=1375018 .

Uma retaliação militar da Federação Russa contra Kiev é agora inevitável. Além de bombardear civis de origem russa em Donetsk usando armas proibidas (fósforo branco), os nazistas ucranianos causaram perdas diretas ao Exército Russo. Isto não ocorria na Ucrânia desde a II Guerra Mundial. O que era apenas uma segunda Guerra Fria iniciada para sustentar o Complexo Industrial Militar dos EUA http://www.jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/uma-nova-e-desejada-guerra-fria  pode agora evoluir para uma III Guerra Mundial caso os russos, com justiça, ataquem Kiev e sejam atacados em solo ucraniano ou russo pelos EUA acarretando uma guerra aberta entre as duas super-potências nucleares.

Ao contrário do que dizem alguns jornalistas, o conflito na Ucrânia não é a renovação do “The Great Game” do século XIX http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Jogo . O que está em jogo agora é a sobrevivência de toda espécie humana, pois uma guerra entre norte-americanos e russos pode evoluir para um confronto global nuclear com todas as horrendas implicações para culpados e inocentes em todos os continentes. 

“Só os mortos verão o fim da guerra”, disse Platão no século IV aC. O filósofo grego tinha razão. Deixou de ter no momento em que uma guerra nuclear coloca em risco toda a humanidade. Com todos os seres humanos mortos, não haverá vivos para reiniciar o conflito e morrer em razão dele.

Fábio de Oliveira Ribeiro

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Sob a fumaça da guerra,
      Sob a fumaça da guerra, desmentidos oficiais nem sempre correspondem aos fatos.  A quem interessa permitir que a guerra siga seu curso “naturalmente” até todos estarmos mortos? 

    2. Huuuuuummmmmmmmmmm.
      Os

      Huuuuuummmmmmmmmmm.

      Os militares Ucranianos mal consegue avançar sobre os insurgentes dentro do território Ucraniano, vai ter sucesso na fronteira com os Russos? 

      Repetindo a frase do amigo

      A quem serve esse alarmismo?

  1. Um pouco alarmista? Não?

    Os jornalistas britânicos afirmam terem vista a coluna de blindados russos… o presidente ucraniano afirma terem destruído essa mesma coluna… no entanto… até agora não apareceu nenhuma foto.

    Salvo que apareçam essas fotos, é muita ingenuidade acreditar que os russos entrarian com uma coluna de blindados sem proteção aérea…

    A batalha ainda é de propaganda…  mas na hora que os russos resolverem realmente entrar – e pelo jeito é o que os nazi-ucranianos desejam – não é em Donestsk que irão parar e sim em Kiev diretamente.

  2. Independencia

    A Criméia não proclamou sua independência. Antes fosse.

    A opção plebiscitária era se os criméus queriam continuar ucranianos ou se unir `Rússia.

    Se houvesse uma terceira opção – a da independência, aquela parte do mundo estaria livre da violência atual.

    De pedaço em pedaço o Putin vai alargando as fronteiras e aí asssusta europeus e americanos.

    1. kkkkkkkkkkkk

      independencia sem apoio de ninguém ???

      kkkkkkkkkk

       

      cara de onde você tirou isso, em uma guerra de interesses e com forças militares na frente, uma população de mais de 90% Russus você acha que optariam pelo que? ficar independente e sem a apoio de nenhum lado?

      A OTAN se alia a países de fronteira com a Russia a muito tempo não foi uma anexação da crimeia que começou nada.

    2. A inependência da Criméia foi

      A inependência da Criméia foi proclamada antes do plebiscito. Foi proclamada pelo Parlamento da Criméia, assim como também os parlamentos da província de Donetsk e o de Lugansk já proclamaram suas independências e agora se consideram  ex-províncias da Ucrânia, embora não queiram se unir à Rússia e sim formar um país independente na bacia do Don, Donbass, ou Novorussia. Odessa, a bela e sofisticada cidade dos intelectuais russos fundada por Catarina, a Grande, e Carcóvia, outra grande cidade russa agora em território ucranianiano, também teriam proclamado independência se pudessemm, mas foram tolhidas por forças preventivas de Kiev. Só por curiosidade, foi na escadaria de Odessa que se revoltaram os marinheiros do Encouraçado Potemkin, motivo da primeira revolução russa de 1905 e do magnífico filme homônimo de Serguei Eisenstein. Quanto à Criméia, o plebiscito veio depois da independência, para consultar os habitantes da península sobre se desejavam ou não que a Criméia – já independente – se tornasse uma unidade federada russa, assim como Sebastopol, a cidade portuária que fica na península da Criméia mas que também é independente, também teve seu plebiscito e se tornou em outra unidade federada da Federação Russa, com status especial, devido a ser a sede da famosa Frota Russa do Mar Negro, que foi fundada justamente pelo príncipe Grigori Alexandrovich Potemkin, em 1783.

  3. Quando o texto começa falando

    Quando o texto começa falando de “nazistas financiados pelos EUA”, fica dificil de levar a sério.

    Depois reclamam da “grande imprensa”. É a mesma coisa, mas com o sinal trocado.

    1. OK, meu caro. Todo mundo já

      OK, meu caro. Todo mundo já percebeu que vc jogará no time dos nazistas ucranianos. Ninguém ficará surpreso se vc começar a ter pesadelos com russos. Eles estão chegando e vão te pegar… ha, ha,ha… BABACA.

        1. Você fez um ataque pessoal,
          Você fez um ataque pessoal, mas não gosta de ser pessoalmente atacado. Fale-me mais do seu nível, babaca?

    2. Infelizmente a própria

      Infelizmente a própria diplomacia de trator dos Estados Unidos não pode ajudá-lo em sua indignação com o texto. A “diplomata” Vitória Nuland, quando o golpe estava se consumando em Kiev, chegou na Europa para impor a vontade dos americanos e afastar qualquer possibilidade de paz e panos quentes no conflito  por parte dos países europeus. “Fuck the European Union!” bradou ela para todo mundo ouvir, coloque isso na busca e veja com seus olhos. Em seguida gritou que os Estados Unidos haviam investido cinco bilhões de dólares naquele golpe, deixando claro quem é que manda. Tais fatos ocuparam toda a imprrensa européia e ninguém fez nada. Puseram o rabinho entre as pernas e depois a “grande” imprensa européia ficou bem caladinha.

  4. Fazer de um boato propagado

    Fazer de um boato propagado pelos “ucranianos nazistas”  fonte p/ escrever um post dá nisso. Fica parecendo o atual jornalismo brasileiro, repleto de barrigadas, manipulações e falsidades.

    A Rússia oficialmente já negou essa história de ataques aos seus blindados, qualificando a como fantasiosa e ridícula..

    Isso jamais ocorreu. Os ucranianos não seriam tão burros assim né?

    1. Seu comentário ficaria bem

      Seu comentário ficaria bem melhor ao lado da matéria original da Reuters, agência que geralmente merece crédito (muito embora possa ter cometido uma barrigada).

      O Jornal da Gazeta confirmou o ataque ucraniano aos tanques russos. Portanto, você terá que criticar os telejornalistas da Gazeta. 

  5. O tabuleiro já virou!

    Calma..a situação ta mais “fria” do que nuca, aliás ao ponto de levar Poroshenko ao desespeor? Depois do embarbo russo o tabuleiro é outro:

     

    –  A Comussão Europeia agora quer  trazer o conflito para o campo diplomatico e suspender as sansões contra a Russia o quanto antes.

    – Paises como Finlandia, Austria, Hungria e Polonia já afirmam abertamente que sancionar a Russia afetou mais a Europa do que prórpia a Russia, que sairá desse embargo com seus agricultores e suas laianças forlatecidas..

    – Empresarios do Japão e alguns empresarios franceses já cogitam fazer negócios na Crimeia, Shell nunca a abandonou.

    – OSCE dar uma  bronca em Kiev pelas suas ultimas sanções a liberdade de expressão na Ucrania, falando algo do tipo “Liberdade plena de expressão é algo excencial para um pais que queira integrar a UE”.

    – Após ameaçar interromper a passagem de gás com as novas sanções, Kiev recebeu a seguinte resposta  da europa “Fique longe do gasodulto”

     

    Esses são fats que circulan nos jornais, mas algo tem me intrigado.

     

    Porque o falastrão do Obama tá calado?

  6. Sem me comprometer, mas

    Aprendam, não sejam como “comunicadores sociais ” – vulgo: jornalistas ; pesquisar , entender a história e a geografia podem ser muito interessantes.

    Todas as pessoas que conheço, e algumas com as quais tenho contatos, conhecem muito pouco da Ucrania e principalmente esta região leste do País, portanto é bom saber:

    1. Movimentações militares russas: COMUNS na região, mesmo antes da atual crise, afinal o 2o maior Distrito Militar Russo, em tamanho, mas o melhor em treinamento, é sediado em Rostov ( 3hrs de Donetsk de carro e menos de 2 hrs da fronteira), apenas “cobrindo” a area de fronteira ucrania-russia, existe o 49o Exército + 3 Brigadas de “Spetnaz” + 1 Divisão e uma brigada aerotransportada.

     1.1. Sempre foi uma região militarmente sensivel, tanto que Donetsk, Dniepropretovsk, Luhansk ( todas hoje ucranianas) e Rostov – on – Don, a época da URSS, eram regiões “PROIBIDAS” para visita de qualquer ocidental, Dniepropretovsk foi por mais de 40 anos o Centro de Desenvolvimento de Misseis da URSS, ainda o é, por isto, pela relevancia estratégico-industrial da area, o DM-Sul russo sempre faz manobras na area de fronteira ( estudos de contingência, MAS para os que são chegados em uma guerra, só com os efetivos do 49o na “atividade”, ele não chegaria a Kiev, chegaria a Viena).

     2. A artilharia ucraniana, na atual disposição de suas unidades, dispersas no terreno, entre Luhansk e Donetsk, com as baterias em movimento constante, não teriam capacidade operativa para agir efetivamente a longa distancia ( é de 122mm ou de 152mm e alguns MRLS – não dá 50 kms ).

     2.1. Fotos: Hoje é facil colocar fotos de blindados destruidos, e dizer que eram russos abatidos na fronteira, “recuerdos” de BRDMs destruidos no Iraque, Israel, Afeganistão, Irã, tem de porrada na net, é só dizer que foi lá, copiar e colar a foto.

      Para os “delirantes”, “lunáticos” e “paranóicos” : Armas NUCLEARES.

      O DM-Sul russo, desde a época da URSS e ainda hoje, possui junto ao 49o Exército, armas nucleares táticas, agregadas ao 1st Missile Brigade/ 21o NBC Brigade, mobiliadas com IRBMs dos tipos, na nomenclatura ocidental/NATO – SS-21, sendo sibstituidos pelos SS-26 Iskandr -M, estes misseis e sua unidade de controle e descontaminação, são parte do 49o, MAS os códigos de ativação e disparo estão com W. Putin. – ou seja: é impossivel um “Zé Mané” dispara-los – são, de acordo com a doutrina russa – 3 códigos de ativação: missil, carga e ogiva ( nos americanos, ingleses e franceses são 5 ( são os mesmos passos, somente dividem as fases de ativação), indianos e chineses, seguem a doutrina russa).

       3. Ucrania – SEM ME COMPROMETER , OU RESPONDER : Opinião exclusivamente pessoal, saindo de Rostov (Russia), onde foram fabricados nossos MI-35M (AH-2Sabre na FAB) na ROSTVERTOL ( empresa da holding ROSTEC ), a diversão era na Ucrania ( 3 hrs de viagem, em van, sem precisar de passaporte na fronteira ), e nossos caros “diplomatas” os “rebentos de Rio Branco”, visando economizar trocados do Mantega, te enviam para Dniepropretovsk (Ucrania), por que os “jenios” acreditam que quem pode trabalhar com helicopteros de combate/assalto, tambem podem verificar o desenvolvimento de um lançador de satélites. PIADA, ridiculo.

    1. Opz

      Junior, você tocou em um assunto perninente:

      Poroshenko tem em mãos parte dos musseis SSs russos operados na Ucrania, sabe enformar as chances dessa tecnologia ser repassada para terceiros, como OTAN por ex?

       

      Li que Kiev estava querendo tirar proveito financeiro dedde privilegio, mas n li nada mais sobre…e devido a importância ao se tratar de um missil balístico….fiquei curioso.

      1. 02/06/1996

          Esta foi a data da entrega do ultimo missil, ex- URSS, que estava em solo ucraniano, devolvido a Federação Russa, com base no Acordo Nann – Luggar, no qual Estados Unidos e Federação Russa, financiaram o desmantelamento de todos os silos e/ou misseis (IRBMs e ICBMs) da ex- URSS, que ficavam baseados na Ucrania.

           O ultimo silo, operacional, mas sem misseis, de ICBMs SS-24, foram desmantelados com supervisão russo – americana, em 2001, anterior a esta data, em 1999, a Ucrania que ainda possuia em seu território, 19 Bombardeiros Estratégicos TU-160, os devolveu para a Fed. Russa, 11 deles operacionais, 6 desmontados e dois para museus, um na Ucrania e outro em Tushino (Fed.Russa).

            Quanto ao repasse de tecnologia, é papo-furado de jornalista, pois desde 1996 a Yuzhonoye/Yuzhmash, fornecem equipamentos até para a : NASA, emprendedores privados ocidentais, alemanha, russia, brasil, israel etc.., e respeita com bastante escrupulo ( afinal é supervisionada por americanos e russos ), o acordo MTCR ( não por razões politicas, mas economicas – proteção de mercado).

    2. Sou um amador falando de
      Sou um amador falando de maneira amadora sobre um país distante com base no que posso inferir em razão de notícias (fatos e versões) divulgados na internet. Se fosse um especialista como você certamente teria o cuidado de ir ao front para reportar a verdade verdadeira. Por que vc não fez isto? Um amador como eu agindo como amador não é algo incomum ou repreensível. Um profissional como você agindo como amador é coisa muito estranha e feia. Ha, ha, ha…

  7. O quê?????????????????????

    Junior 50 bem abalizado como sempre em seus comentários.

    É assim que se deve comentar, com fundamentos, e não com esta paranóia de III GM! Qualé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Veremos que será considerado
      Veremos que será considerado paranóico em breve. Nada é certo ou está decidido. E certamente bem pouco será decidido por mim, por você ou por qualquer outro brasileiro.

  8. Lixo

    Lixo: É como se classifica um texto em que a ucranianos são chamados de “nazistas” do início ao fim.

    Aliás, dá pra chamar de lixo racista.

    1. São nazistas mesmo. Veja o

      São nazistas mesmo. Veja o histórico dos partidos Svoboda e Setor da Direita, hoje no poder e líderes do golpe de estado contra o governo democraticamente eleito com a maioria dos votos das regiões hoje separatistas. Esta guerra tem características mundiais, e as notícias do noticiário normal, em circunstâncias como esta, devem ser vistas como parte das propagandas de guerra, tanto do lado americano como do lado russo. Ambos vão mentir o quanto possam.

    2. Fale-me mais sobre as
      Fale-me mais sobre as suásticas do Svoboda e da grande foto de Hitler na sede do partido ucraniano que, apoiado pelos EUA, derrubou o governo originalmente eleito e começou esta crise?

  9. Mundo novo

    Fábio,

    Por enquanto, as notícias estão muito dispersas.

    Este conflito foi integralmente montado em Washington, com direito a fotos do velho republicano velho McCain abraçado sorridente a um líder nazifascista.

    Mais adiante as ameaças à Rússia, por parte de quem não conseguiu dobrar um paiseco (sem ofensa) como a Síria, isto depois de tres anos de bombardeio cerrado e bilhões de dólares jogados na latrina. 

    Aí vieram as sanções comerciais em série, quando de repente USA deu de cara com os BRICS e um grande acordo econômico entre China e Rússia – no dia seguinte caiu o avião, acidente cuja investigação foi feita e mostrada pelo gverno russo, com dez questões para serem respondidas pelo governo ucraniano, que encolhido permanece até hoje.

    Como nada está funcionando e o inverno europeu está chegando, é de se imaginar outras palhaçadas pelo caminho, mas é um longo caminho até se chegar a um confronto nuclear que bão terá vencedor.

  10. Apenas um pafleto

    Apenas um pafleto ideologicamente nazista acusando de nazismo.  Bastava ver o que acontece no Iraque e do apio e armamento que Putin tem dado aos terrotistas

    1. Você parece ser apenas mais
      Você parece ser apenas mais um terrorista que apoia os terroristas norte-americanos e seus amigos nazistas ucranianos. Seus dias podem estar contados, portanto, não deixe de usas pseudônimo acreditando que não será localizado pelos russos.Ha, ha, ha…

  11. Tudo bem, ninguém é obrigado,

    Tudo bem, ninguém é obrigado, mas que é deprimente ler um texto como esse isso é.

    De onde saem essas gentes?

    1. Adoro ataques pessoais feitos
      Adoro ataques pessoais feitos por cretinos incapazes de argumentar de maneira sofisticada. Continue, idiota, vc me deixou comovido.

  12. Dois lados

    Essa história tem mesmo dois lados. Não adianta rir e fazer piadinhas acima da versão pró-Rússia.

    A versão dos EUA a gente lé nos jornais.

    As “primaveras” democráticas lançadas pelos EUA em todo o mundo, estão desestabilizando países e criando conflitos por toda parte. Na Líbia, por exemplo, deve ter muita gente até com saudade do Kadafi. No Iraque, quem sabe não estaria tudo melhor com Saddam (com as armas quiicas inexistentes). 

  13. Conflito com a Rússia é péssimo para a Europa

    Vejam as conclusões (em inglês) do conselho europeu http://www.eu-un.europa.eu/articles/en/article_15381_en.htm

    a Europa implora responsabilidade à Ucrânia para não ter cortado o fornecimento de gás e vai fazer um grande encontro europeu de agricultura para lidar com o embargo.

    Quando a OSCE publicar o resultado da queda do MH17 (abatido por jatos ucranianos) haverá pressões imensas para que a Europa suspenda as sanções. A Alemanha declarou ontem que cotinua interessada em manter elevadas relações com a Rússia, (ou seja não consentirá em ampliar sanções e certamente estará mobilizada para recuar das atuais).

    Dito isto, o interesse guerreiro continua existindo, porém agora os protagonistas são os EUA e o governo da Ucrânia. A Europa já descobriu que uma guerra ali é um tiro no pé, o incrível é como demorou para descobrir o óbvio.

    Ultimamente a política externa ocidental tem sido um inacreditável misto de arrogância com burrice.

    O momento é perigoso porque os EUA e a Ucrânia tendem a querer criar um fato qualquer que dê origem a um conflito. A própria derrubada do MH17 (possivelmente confundido com outro avião) ao que parece já foi uma movimentação para fomentar a guerra.

  14. Ué… São nazistas sim, não
    Ué… São nazistas sim, não negam, a imprensa ocidental não nega, e aí vem um caras mais realistas que o rei no blog do nassif negar que são nazistas.

  15. O EUA é santinho nesta GUERRA

    O EUA é santinho nesta GUERRA da Ucrania.

    Só o fato do filho do Vice Presidente do EUA (Robert Hunter Biden) ser contratado pela Burisma Holdings, principal empresa de gás da Ucrânia, para dirigir o setor de advogados e dar apoio logístico à empresa, já diz muito coisa, tudo isto depois do Golpe de Estado patrocinado pelos americanos.

     

     

     

  16. Pq depois dos EUA mentiram

    Pq depois dos EUA mentiram sobre Iraque, sobre diversos fatos, ainda tem gente que arvora para defendê-lo com unhas e dentes ao dizer que não existem nazistas na Ucrânica financiados pelo Tio Sam? 

    Por que é mais fácil colocar a Russia como Demônio e os EUA como defensores da liberdade, mesmo sabendo que eles não o são?

    As vezes parece que o pessoal que critica o anti-americanismo de alguns do Blog acho que as criticas são puramente vazias. Ora, se uma nação, mente, mata, tortura, etc, ela deva ser exaltada só porque fornece Big Mack, Disneilandia e Holyhood? Chega dar pena da pessoa que acusa o “petismo” de antiamericanista e ao mesmo tempo tem uma cegueira impar em relação aos males que os EUA fazem.

  17. Se os amigos estão querendo se informar…

    Se os amigos estão querendo se informar sobre a guerra, estou fazendo para isso um pequeno esforço no Blog Plano Brasil:

    http://www.planobrazil.com/

    Diariamente há matérias, algumas deste humilde comentarista, e outras, além de clippings de matérias de agências de notícias, blogs e correspondentes estrangeiros.

    Sds.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador