A anomalia jurídica Gilmar aos olhos de um jurista europeu

Acabei de entrevistar o jurista espanhol Javier Garcia Oliva, professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de Manchester e responsável pelas aulas de “Introdução ao Direito e Método da Espanha” em Oxford.

Pedi que ele analisasse um caso hipotético, que viesse a ocorrer na Inglaterra.

Um Ministro da Suprema Corte vai até a casa do Primeiro Ministro, que está sendo alvo de um processo, anuncia para a imprensa que é seu amigo e adianta linhas de defesa para ele.

O jurista sorriu incrédulo, julgando que fosse uma pegadinha:

– Não tenho a menor condição de analisar. Essa situação é totalmente impossível de ocorrer na Inglaterra

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Anomalia é chamar o
    Anomalia é chamar o filha-da-putismo tucano e militante de "anomalia jurídica".

  • Essas aberrações dificilmente acontecem...

    Em países mais sérios.

    Gilmar Dantas está para a justiça, assim como o Peleguinho da Farsa está para o sindicalismo. São tipos de pragas que só dão aqui. Em nenhum país sério um  "juiz" desses duraria tanto tempo na ativa e teria tamanha influência. Da Farsa, basta lembrar que é um sindicato (?) criado pelo patronato da FIESP golpista.

  • Eh como vc disse em artigo

    Eh como vc disse em artigo anterior, com sua atuacao partidaria gilmar envergonha o stf e o Brasil diante do mundo.

  • Eh como vc disse em artigo

    Eh como vc disse em artigo anterior, com sua atuacao partidaria gilmar envergonha o stf e o Brasil diante do mundo.

  • A atuação de Gilmar Mendes

    A atuação de Gilmar Mendes configura uma situação completamente anômala. Essa situação é tão esdrúxula que sequer é prevista em lei. E com toda razão. Afinal, como imaginar que um ministro do STF venha a se transformar num político partidário disposto a livrar da cana e outras condenações seus amigos íntimos, aqueles que conjugam de sua ideologia? E ainda mais grave, atue como advogado de seus apaniguados. Certamente, ele é sabedor de que seus pares no STF são uns tremendos bunda moles, incapazes de sequer criticá-lo perante a opinião pública. A presidente do STF, com aquela cara de gozo sorridente por ocupar o atual cargo, age como se tudo estivesse maravilhosamente em paz. Pretende aposentadoria no início do próximo ano e que tudo se foda, pois vai sair fora. Esse é o país em que vivemos, um emaranhado de pura sacanagem que pretende meter o pé na bunda em mais de duzentos milhões de brasileiros. Trágico, muito trágico.

  • E por que temos de

    E por que temos de aceitar?

     

    Por que os parlamentares que tem alguma vergonha na cara não se utilizam dos meios legais que dispõem? E o prefeito coxinha que mistura o publico com o privado? Por que os opositores da camara não fazem nada???

    • Exato. Porque vocês deveriam

      Exato. Porque vocês deveriam aceitar um absurdo desses? Este Gilmar Mendes é algum "Deus" cuja vontade jamais pode ser questionada? Se vocês brasileiros tivessem um mínimo de balls esse Gilmar já estaria usando um terno de cimento.

    • Nao.  O Brasil nao tem

      Nao.  O Brasil nao tem juizes. O Brasil tem representantes judiciarios menos canalhas ou mais canalhas do que gilmar mentes.

  • O máximo poder real (de verdadeiro) e seus instrumentos

    Isso se chama PODER. Máximo poder. 

    Mas ele não está em Gilmar Mendes, está na Globo e suas afiliadas, Veja, Folha, Estadão, Band e cia.

    Eu diria até que Gilmar quase não tem poder. Seus pés são de cristais. Gilmar Mendes tem coragem, não poder.

    Ele tem coragem para seguir em frente no espaço aberto pelo poder da grande mídia, leia-se Globo. Ela é o farol, Gilmar o intrépido navegante que ousa seguir em frente. 

    Se o farol deixar de iluminar o caminho e lançar suas luzes sobre GM, ele derrete como as asas de Ícaro. E cai, não por falta de coragem, mas de poder. Ele é incapaz de se manter em pé, caso ouse enfrentar o verdadeiro e maior poder no Brasil.

    O poder do monopólio das comunicações.

     

    • Faltou um

      Só não dou grau 10 a seu comentário porque o máximo poder é na verdade o poder financeiro, de quem o monopólio midiático é porta-voz e parceiro. Se nos livrarmos do financismo, nos livraremos junto da Globo e comparsas.

    • Gilmar Mendes tem atrevimento.
      Na verdade, muito mais que coragem, o que Gilmar Mendes tem é um.enorme atrevimento, uma auto-confiança que o conduz rumo ao abuso, diante da fraqueza de seus pares. Houvesse algum ministro com um mínimo de coragem e ousadia, ele já estaria acomodado em seu lugar. Afinal, as forças que o sustentam em suas arbitrariedades, também sustentariam os outros ministros da Suprema Corte. Mas a estes sobra complacência e acomodação diante do astuto boquirroto. Que deosnoslivre deste homem!

    • O fim da Globo salvaria o Brasil?

      Já vi várias vezes pessoas afriamnado que a Globo é a empresa mais poderosa e influente do Brasil. O que é verdade. Também já vi muitos concluindo que só o fim da Globo permitiria que o Brasil se corrigisse.

      Será?

      Sabiam que o Brasil já teve uma Empresa ainda mais Poderosa e monopolizada que a Globo? Pois tal empresa já deixou de existir ha muito tempo, hoje a dinastia que foi dona desta empresa tem pouco poder de influência.

      Falo dos DIÁRIOS ASSOCIADOS de ASSIS CHATEUBRIAND.

      Trata-se do responsável pelo suciídio de Vargas. Sim, o grande responsável, pois ainda que Carlos Lacerda tenha sido a voz da oposição selvagem, esta voz só ecoou graças aos microfones e jornais de Chateubriand.

      O Poder de Chateubriand foi ainda maior que os do Marinho: As duas únicas Emssoras de TV do País eram dele. Possuía jornais influentes em todo país. Emissoras de Rádio em todo país. E a Revista Semanal mais importante e infleunte, "O Cruzeiro", era dele. É como se todos os canais, Globo, SBT, Record  e Band fossem todas da famílai Marinho, além da Veja! Tal poder, nem Roberto Marinho em seu auge de Poder na Década de 1970 chegou a ter.

      Mas , como já foi dito, tal Império magnífico e assustador neme xiste mais, e o nome Chateubriand nãoa ssusta mais ninguém. E em qeu o Brasil melhorou? talvez, se derrubarmos um, apenas outro tome o lugar. Ou acahm que Edir Macedo e sua Record são melhores?

      O que precisa é de "ley de Medios", regulação, divisão, exigência de conteúdos de qualdiade. O que precisa é de revisão de concessões. Precisa o Governo criar um tv pública nacional no estilo BBC. E precisa, principalmente, educar o povo, pa que não fique tão ignorante e manipulável a tudo que o âncora do Jornal Nacional diz (por ser incapaz de interpretar a sociedade, a política e o mundo).

Recent Posts

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

21 minutos ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

13 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

14 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

14 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

14 horas ago