A dura vida de ostracismo de Ayres Britto

Sugerido por Fernando J.

Da Folha

Ayres Britto relata falha de segurança em embarque em aeroporto

Ao aguardar um voo para ir de Belo Horizonte (MG) a Brasília, no último dia 13, o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto viu uma situação que classificou de “inusitada e perigosa”. Sem a presença de funcionários do aeroporto de Confins, entrou, sozinho, num Boeing da Gol.

Para comprovar a falha de segurança -do aeroporto e da empresa-, o ex-ministro fez fotos na cabine dos pilotos e no interior do avião.

“Achei muito grave a situação. Da maneira que entrei, qualquer um poderia ter entrado e quem sabe poderia ter colocado um explosivo ali.”

A história foi revelada pelo site “Jota.info” e noticiada ontem (25/9) no jornal “O Globo”. Segundo Britto, ele estava na sala de embarque quando foi até a entrada número 7, que dá acesso à aeronave.

Lá, viu um militar, à paisana, que disse trabalhar na área de segurança contra terrorismo e que havia acabado de sair do avião que embarcaria para Brasília.

O ex-ministro contou que foi checar a situação. Britto disse que, após cruzar o portão e entrar na ponte que leva ao avião, passeou pela aeronave e voltou à sala de embarque, sem ser abordado.

Só depois, afirmou, foi avisado por um funcionário da Gol e outro do aeroporto de que não podia ter entrado.

“Se eu não podia entrar, como estava tudo aberto?”, questionou o ex-ministro. Segundo ele, só então o acesso à aeronave foi fechado.

Uma das suspeitas é que a porta pela qual Ayres Britto deixou a sala de embarque e entrou no avião estava quebrada. Responsável pelo aeroporto de Confins, a concessionária BH Airport não respondeu sobre essa questão.

OUTRO LADO

A empresa e a Gol disseram que irão apurar o episódio e que mantêm alto nível de segurança nas operações.

A concessionária diz que todos os passageiros presentes na sala de embarque já haviam sido submetidos à inspeção obrigatória de segurança, inclusive de pertences de mão e de cartão de embarque. Disse ainda que cumpre norma da Anac sobre segurança.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Voltando ao assunto mais

    Voltando ao assunto mais interessante do dia:  que pena que Sininho nao posou nua para a Playb...

    Ops!

    Mas esse hominho eh massante de dar engulhos!

  • Mas que dózinha dele ! Um

    Mas que dózinha dele ! Um pueta, ex ministro supremo do Supremo, que  tanto contribuiu para manchar o nome do STF. Queria o que?

  • Achei muito grave a situação.

    Achei muito grave a situação. Da maneira que entrei, qualquer um poderia ter entrado e quem sabe poderia ter colocado um explosivo ali." Ou uma de suas poesias, indescupável esta falta de segurança.

  • Pior que ex-BBB, só

    Pior que ex-BBB, só ex-ministro do STF, Ontem o JB, hj este aí. Negócio é mandar eles para a próxima fazenda, lugar de subelebridades.

  • E como não tinha uma bomba,

    E como não tinha uma bomba, ele resolveu pendurar no pescoço uma melancia mesmo. Pronto! pode voltar prás trevas, de onde nunca deveria ter saído.

  • cuidado, na próxima vez,

    cuidado, na próxima vez, talvez ele entre direto no banheiro errado e depois alegará que não havia segurança...

  • Esse indivíduo vendeu a alma

    Esse indivíduo vendeu a alma ao capeta, satanás, lúcifer e o que tivesse pela frente atrás de olofotes e notoriedade...É o triste fim de um vendido à Casa Grande, assim como Joaquim Barbosa. Só que o segundo agora está num luxuoso apartamento em Miami....

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

11 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

11 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

12 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

12 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

13 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

13 horas ago