Advogados da Odebrecht poderão renunciar coletivamente

Atualizado às 08:35

Jornal GGN – Nos próximos dias é possível que ocorra uma renúncia coletiva dos advogados que defendem a Odebrecht na Operação Lava Jato. A alegação deles é que houve cerceamento amplo da defesa. Essa possibilidade está sendo cogitada face a gravidade dos fatos.

Há dois fatos justificando a medida.

Um deles foi a invasão do Departamento Jurídico da Odebrecht pela Polícia Federal, que carregou computadores e arquivos e, com eles, toda a estratégia de defesa dos advogados.

Em episódios anteriores, de invasão de escritórios de advogados, havia a imputação de um fato criminoso.

Desta vez, não houve nada. A polícia simplesmente invadiu a empresa, foi direto no Departamento Jurídico, recolheu documentos, devassando a defesa sem motivo e alimentando as suspeitas de que os advogados estavam sendo monitorados.

Os documentos foram levados sem lacre, ficando acessíveis a delegados e procuradores. Ali – na opinião dos advogados da Odebrecht – rompeu-se o estado de direito.

Quando a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) se manifestou, Moro provavelmente se deu conta das consequências do episódio, que poderá levar à anulação do inquérito sobre a Odebrecht. Tentou se compor com os advogados, chamando-os para participar do lacre dos documentos. Eles recusaram alegando que àquela altura, policiais e procuradores já tinham tido acesso às estratégias de defesa.

Há convicção entre eles que nos próximos dias haverá um festival de vazamentos com informações descontextualizadas para criminalizar os acusados perante a opinião pública.

Foi o que ocorreu em dois episódios.

O primeiro, quando o Ministério Público apontou suposta propina paga a Pedro Barusco quando, na verdade, era ele adquirindo debêntures da Odebrecht.

A segunda, um e-mail enviado a um grupo de executivos – entre os quais o presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht – mencionando uma discussão acerca do sobre preço.

Tratava-se na verdade de uma negociação normal, um tipo de contrato em que se tem o custo da obra e, depois, se negocia a margem de lucro da empresa, chamada de sobre preço. Procuradores interpretaram como propina, como se discussões sobre propinas corressem soltas em e-mails.

No caso de Marcelo Odebrecht, seu nome apenas constava da lista de e-mail. Não dialogou nem respondeu ao remetente.

Fora esse e-mail, o único fato levantado contra Marcelo foi a informação de delator de que a Constructora Internacional Del Sur seria da Odebrecht. A empresa negou e o próprio Moro admitiu não ter levantado nenhuma prova no Panamá.

Mesmo assim decretou a prisão preventiva. Antes, por duas vezes a Odebrecht se propôs a prestar depoimentos espontaneamente. A proposta foi desconsiderada.

As queixas contra o Ministro

As queixas maiores dos advogados, entretanto, são contra o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Segundo eles, Cardozo teria permitido um ambiente de total indisciplina na Polícia Federal. Trata-se de uma estrutura hierarquizada, assim como o Ministério Público, a Justiça, Itamarati e o serviço público em geral.

Um dos pilares dessas estruturas é a disciplina.  E a postura dos delegados em relação a Cardozo é de total desprezo. Nas audiências da Lava Jato criticam abertamente ele, a presidente da República, o PT, impedem o avanço de depoimentos que comprometam o PSDB e fazem militância política pelas redes sociais. Qualquer outro poder teria enquadrado o funcionário indisciplinado, dizem os advogados. Mas Cardozo perdeu totalmente as rédeas da PF.

Quando informado dos abusos limitou-se a pedir que os advogados fizessem uma representação que ele abriria uma sindicância. Foi-lhe respondido que outras sindicâncias tinham sido abertas sem chegar ao fim devido à falta de autoridade do Ministro. Até hoje não chegou ao fim a sindicância sobre o vazamento da delação de Alberto Yousseff às vésperas das eleições.

Além disso, por um medo – que os advogados entendem como injustificável – tem sonegado informações à própria defesa da Odebrecht.

Recentemente, os advogados da empresa solicitaram informações sobre os procedimentos adotados pela Lava Jato para obter a cooperação das autoridades da Suíça. A lei de cooperação exige que todos os documentos passem pelo DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional),  do Ministério da Justiça.

Pela natureza das notícias vazadas para a mídia, os advogados entenderam que estariam trazendo documentos. Apresentaram um pedido formal, por petição, para que o Ministério informasse se os procedimentos passaram ou não pelo DRCI. O pedido não foi atendido e, depois que vazou uma audiência com advogados – formalmente solicitada por eles, mas tratada como escândalo pela mídia – acoelhou-se mais ainda e passou a não mais receber os advogados.

As queixas dos advogados é pelo fato de Cardozo ser advogado, ter tradição democrática, entender perfeitamente a natureza dos abusos cometidos mas, mesmo assim, nada fazer.

Para eles, a Lava Jato representou a pá de cal no que restava de autoridade na presidência da República.

Equipe de Moro começa a vazar documentos
Não passou nenhum dia após os advogados da Odebrecht manifestarem a suspeita de que os documentos apreendidos no Departamento Jurídico da empresa começariam a ser vazados para a imprensa.
Hoje, no Painel da Folha, saíram notas com informações que estavam com os advogados, reforçando a hipótese de que a ação conjunta de Sérgio Moro, Polícia Federal e Ministério Público Federal visa comprometer as estratégias de defesa através de expedientes ilegais.
A informação constava dos documentos apreendidos dos advogados, confirmando que a proposta de Moro, de lacrar o conteúdo, era jogada visando legalizar a operação.
Das Arábias
Na sala do executivo em um dos escritórios da Odebrecht, foram encontradas três apostilas com o título “Empresas estrangeiras citadas na Operação Lava Jato”, com referência à embaixada brasileira em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Tabuleiro de… Os investigadores apreenderam na sede da Odebrecht Latin Finance 42 contratos de financiamento entre o BNDES e países estrangeiros, com participação da construtora.
… War Entre eles, havia 21 de Angola, 8 da República Dominicana e 4 de Cuba, além de documentos sobre as obras do porto de Mariel.
Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Odebrecht

    A Odebrecht em seu anúncio pago desta semana fez mais do que o governo em 1 ano de Lava Jato.

    Lembrando que:

    Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luis Fux, José Eduardo Cardozo, Aloísio Mercadante, Guido Mantega, Arno Augustin, Joaquim levy, Helena Chagas etc são obras do PT. A imprensa não tem nada a ver com esses descalábros...

     

    • O que o Mantega tem haver?

      Se não fosse o mantega, nunca o Brasil atingiria esta prospeperidade no segundo mandato do Lula. Se querem queimar o MANTEGA é por que a direita brasileira é puta com ele por ter atingido o pleno emprego e reduzir a miséria brasileira. Acho que você trocou com o primeiro ministro da fazenda, Palloci, este sim um tucano travestido de PT

      • O que Mantega tem A VER (com isso)

        E não haver.

        Aingiu a prosperidade, certo, na época das vacas gordas. Mas não demonstrou competência para agir quando os ventos mudaram e o que estamos vivendo agora (crise econômica grave com inflação alta e aumento do desemprego) é o resultado e as cobsequências da sua inação e de seus equívocos na política econômica.

        • Não, Ana. É o resultado de

          Não, Ana. É o resultado de vivermos em uma sociedade capitalista. O capitalismo funciona assim, em ciclos, e não há ministro da fazenda que possa mudar esse fato.

          O erro, no caso, não é do Mantega, é do Lula e do PT: o de acreditar, e em consequência divulgar, a ideia irresponsável de que o crescimento dos anos 2009 - 2012 podia ser eterno e não resultar num período recessivo no momento seguinte.

  • Virou baderna , os

    Virou baderna , os trabalhadores ficam sem trabalho , o brasil fica sem as empreteiras , logo o brasil fica sem submarino , pq quem ta constrindo ta indo pro brego , a dilma fica passeando de bicicleta , a petrobras ta quase perdendo o pre sal , que diga o senador serra , enfim , quem perde somos nos , como disse minha vo , nao vote na dilma , pq quando olho nos olhos dela vejo uma mulher com medo  , votei e deu nisso, ajudei a detonar tudo .

    • Qual seria a opção? Votar no

      Qual seria a opção? Votar no Aécio? Alguns conseguem conservar a consciência tranquila votando nulo ou em branco. Dilma personifica  o maior e melhor projeto projeto político que já foi feito para o bem do país em todos os tempos. É este projeto que está sob cerrado ataque interno e internacional. A este projeto e não propriamente à Dilma é que cabe aos progressistas defender e preservar com todo o empenho. O país está correndo sério perigo e o inimigo é poderoso. Não vamos deixar que a aparente inação do Governo ou mesmo seus equívocos sejam tomados como sintomas definitivos de incompetência e fraqueza, por que é isto que os inimigos do Brasil desejam, é isto que a mídia criminosa de direita deseja. 

      • Caro severino , a dilma 'e

        Caro severino , a dilma 'e fraca assim como o lula foi , nunca enfrentaram o poder , lula salvou a globo , lula renovou a concessao da globo , lula e dilma finaciaram os jornais e opositores com dinheiro do povo ou seja impostos , tudo isso pq sao uns deslumbrados , querem ser aceitos pela elite , ou seja sao fracos sim , num momento de crise como a gente vive hj qualquer governo do mundo , europeus e demais colocariam os forcas armadas pra trabalhar , veja , nao falo em golpe , falo em colocar ordem , pq vc veja essas construtoras estao construindo os submarinos , as usinas , os cacas , fazem parte da amazul , e etc etc , ou seja ;e caso sim de desordem total , fraqueza , e caro , um governo que aceita estrangeiro vim falar em passeata que pedi pra destituir dilma ;e mais que fraco , 'e ridiculo .

  • DESLAVA JATO

    O programa Mais Médicos conseguiu juntar toda uma classe profissional contra o governo, para ser mais ameno "em favor de uma causa". Vamos ver se uma situação muito mais grave consegue minimamente aglutinar os advogados do país, em sua grande maioria não apenas a OAB, em torno de uma questão que se for verídica é uma das maiores afrontas na história da advocacia do país.

  • Policia Federal

        Falta ao governo o que os militares chamam de voz de comando.

        O inquérito policial, segundo a lei, é confidencial; logo os delegados que vazaram informações à imprensa podem e devem ser enquadrados, nos termos da Lei 8112./90, e substituídos, pois não há a figura do delegado de polícia natural. Além disso, as postagem na internet podem gerar pedido de dano moral, segundo reiterada jurisprudência, logo caso o governo federal não afaste esses delegados e os substitua pode ser condenado a pagar danos morais aos indiciados.

  • Delegados fanfarrões

    Os delegados podem produzir a prova que bem entenderem, se o ministro entender que foram abusivas vai engavetar todas elas.

  • Inacreditável

    É inacreditável a liberdade que a república do Paraná detém até agora para cometer toda sorte de excessos e atentados ao estado de direito sem ser incomodada por ninguém. Inacreditável!

  • Na verdade foi um sequestro e não mandado de prisão!!!

    Diante da bagunça que virou pra arrumar  impossível, perderam totalmente a credibilidade  governo Dilma e seu ministro meia boca!!!!

    • Os caras estão dando um

      Os caras estão dando um verdadeiro banho no Cardoso . . . . . e a Dilma deve estar quântica achando que realidade não é local . . . . . 

    • Quem está jogando a própria

      Quem está jogando a própria credibilidade no lixo são a PF e a Justiça Federal. Se Cardozo peca por não gerir a PF, a própria PF se afunda cada vez mais em suas arbitrariedades. Cardozo apenas ESTÁ ministro. Venha quem vier depois e depois, a PF continuará sendo a PF, lamentavelmente cada vez mais parecida com as mais corruptas e aparelhadas polícias estaduais.

       

      "Ninguém manda na polícia": http://observatoriodaimprensa.com.br/caderno-da-cidadania/ninguem-manda-na-policia/

  • PRECISAMOS ABANDONAR A HIPOCRISIA E AS APARÊNCIAS!

    OU COLOCAMOS UM FREIO NA CORRUPÇÃO DO JUDICIÁRIO, OU PERDEREMOS O BRASIL NOVAMENTE!

    A operação Lava Jato e outras investigações da Policia Federal são de suma importância para o país, e precisam continuar com independência e rigor. Ninguém aqui está querendo defender políticos, e empresários envolvidos. Entretanto, ninguém pode ser tão ingênuo, para não perceber o espetáculo inapropriado do judiciário, e a gritante perseguição política, que visa desestabilizar indevidamente o atual governo, importantes empresas genuinamente nacionais, e preparar a venda da Petrobrás para empresas estrangeiras.

    CIDADÃOS BRASILEIROS SÃO PRESOS ILEGALMENTE, PARA CRIAR ESPETÁCULO NA MÍDIA:

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/185734/Cardozo-encara-Moro-e-contesta-%27abuso-de-poder%27.htm

    Não aprendemos nada com o mensalão! E por isso estamos novamente enfrentando outra perseguição a políticos no país. Vejam que ninguém está dizendo que é contra as investigações do mensalão, e a punição de seus envolvidos, assim como os da operação Lava Jato. Entretanto, só um completo alienado, ou puxa saco de corruptos, não fica indignado com a retirada dos reus do PSDB e do DEM do processo do mensalão, que até hoje nem foram julgados. Isso tem nome, chama-se hipocrisia, corrupção, cinismo, falta de vergonha na cara! Vejam o mínimo que deveríamos ter feito após o mensalão:

    __Acabar com as nomeações políticas de juízes e integrantes do judiciário, para manter a independência na justiça.

    __Acabar com o direito a aposentadoria especial para integrantes do judiciário que cometem atos ilícitos, e a imoral pena de aposentadoria compulsória.

    __Criar mecanismos ágeis, para que o congresso possa cassar juízes e integrantes do judiciário.

    __Instalar no país o RECALL, para que o povo possa, através de seus ABAIXO ASSINADOS, iniciar processos de cassação de juízes e decisões de última instância, além de outros integrantes do judiciário e de políticos; para depois decidi-los no voto.

    __Acabar com o engavetamento de processos judiciais, e limitar o pedido de vistas.

    __Eleição pelo povo dos membros do CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, como até a Argentina já fez.

    __Proibir que juízes recebam uma parte integrante do processo sem a presença da outra.

    __Proibir que juízes e seus cônjuges sejam filiados ou mantenham qualquer tipo de relação com políticos e partidos, etc.

    Pois bem, como não fizemos nada durante e após o processo do mensalão, agora não estão perseguindo apenas políticos e pequenos empresários (Os Marcos Valérios da vida...). Durante o mensalão quem financiou todo o processo, motivo pelo qual querem prender o Pizzolato, foi a Visa Net. Só que a justiça nem cogitou em prender seus dirigentes. Por que será?

    Vejam o que é a empresa VISA NET:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Visa

    Ah, ela é uma MULTINACIONAL AMERICANA!

    Senhores brasileiros, trabalhadores e empresários, é preciso deixar a hipocrisia e as aparências de lado, e partir para o que interessa. Se permitirmos que uma justiça podre e corrupta faça perseguição em cima dos partidos mais nacionalistas, e de empresários genuinamente nacionais em pleno Brasil; logo voltaremos a ser uma colônia de exploração. Lembrem do que um juiz corrupto, cínico, ladrão, e vagabundo, já fez com o Barão de Mauá, na época em que éramos oficialmente uma colônia; para beneficiar as empresas inglesas, e levar esse, que era o maior empresário nacional, à falência! Leiam mais sobre como um país é colonizado hoje em dia, e a gritante diferença entre os interesses de nossos trabalhadores e empresários do mercado interno, que se chocam com o das multinacionais exportadoras:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2014/11/como-deixar-de-ser-colonia.html

    O mais grave são os interesses que estão por trás dessas manobras, de gente associada ao imperialismo internacional. Vejam esse filme, e como a história pode se repetir, recolonizando o país, quando já está prestes a se tornar independente:

    https://www.youtube.com/watch?v=EX105CnUhOU

    Reparem a farsa, a hipocrisia dessa gente, que cai de podre e corrupta. Eles não estão preocupados com a corrupção, muito menos em fazer justiça, e punir os culpados. O problema não é jurídico, nem pessoal (contra os donos as empresas), mas sim econômico. A atuação deles é contra essas empresas brasileiras, que viraram multinacionais, e estão batendo de frente principalmente na América do Sul e África, com empresas americanas e europeias, os amiguinhos do PSDB. Empresas assim são importantes a qualquer nação, já que a médio e longo prazo remetem muitas riquezas de volta ao seu país, muito mais do que seus investimentos iniciais. Por isso EUA e Europa tem um padrão de vida elevadíssimo.

    Aqui na DEMOCRACIA DIRETA nunca escondemos que o PSDB e o DEM, são os maiores inimigos de nosso povo. O atual governo do PT tem seus erros e defeitos, também é muito criticado por nós, mas em podridão política não chega nem aos pés do PSDB; e sinceramente esperamos que surjam outras propostas como opção ao eleitorado nas próximas eleições. A gente até evita falar em partidos, mas como essa armação tem o PSDB por trás de tudo, não tem como esconder; e o melhor que temos a fazer é esfregar na cara deles que já percebemos a falcatrua, para que percam ainda mais eleitores...

    A QUESTÃO AQUI É GRAVÍSSIMA!

    Não estamos dizendo que quem tem alguma culpa deva ser poupado, mas sim que seja julgado por juízes independentes, não comprometidos, envolvidos, e próximos de inimigos capitais dos reus. Qualquer cidadão deve ter seus direitos respeitados, mas estamos vendo empresários, que também são cidadãos, e ajudaram esse país a ser a sétima economia do mundo, sendo presos arbitrariamente, antes de serem condenados, e antes mesmo de sequer apresentarem suas defesas. Tudo para que o fato vire notícia, desestabilize indevidamente o atual governo, e favoreça a venda da Petrobrás para empresas estrangeiras. Só que esses empresários têm direito a um julgamento justo, e não podem ficar a mercê de uma exposição midiática, ao gosto de um juiz inescrupuloso, cuja família é indiscutivelmente inimiga política do atual governo. Vejam o absurdo, a esposa do Moro, juiz do processo, é assessora jurídica do vice de Beto Richa, governador do PSDB pelo Paraná:

    http://www.jornali9.com/noticias/denuncia/esposa-de-juiz-da-lava-jato-e-assessora-juridica-de-vice-de-beto-richa-psdb

    Esses empresários tem o direito protegido por lei de fazerem doações a campanhas de políticos. Isso é feito desde que reconquistamos nossa democracia, e está dentro da lei. Embora não seja o mais adequado, é assim que nossa política funciona, com financiamento empresarial. E todo o reu deve ter presunção de inocência, até que seja julgado, e não tenha mais como recorrer. Nossos juízes precisam tratar com o devido respeito qualquer cidadão brasileiro, inclusive esses empresários, e não podem mandar prender ninguém arbitrariamente, sem que isso tenha utilidade justificável e urgente ao processo. Porque senão, deixamos de ser cidadãos, e passamos a ser palhaços.

    É perfeitamente possível, que mega empresas doem licitamente recursos a políticos, aproximando-se deles, mantendo relações muito próximas com os mesmos; e sócios funcionários, que recebam comissões, participações e prêmios; acabem se aproveitando da situação para fazer algum trambique, sem que necessariamente envolvam aos demais. A Polícia Federal já fez apreensões de documentos e computadores do jeito que quis, e ouviu todas as testemunhas necessárias. Nada justifica prender alguém antes de seu julgamento desse jeito. A justiça primeiro tem que provar a culpa de um por um deles, ouvir a defesa, e condenar os reus em última instância. Somente depois é que deve prendê-los.  O que estamos presenciando aqui tem nome, chama-se:

    PERSEGUIÇÃO POLÍTICA!

    O judiciário não pode se prestar a fazer o jogo da mídia, e dar espetáculos. Nem tão pouco desrespeitar princípios fundamentais de direito. Sob pena de vermos em pleno território brasileiro o massacre de empresários nacionais e políticos mais nacionalistas; para beneficiar empresas estrangeiras, e os políticos que lhes servem de office boys, como é o caso do PSDB. Afinal,

    POR QUE NOSSO JUDICIÁRIO NÃO MANDOU PRENDER OS DONOS DA VISA NET?

    POR QUE NÃO EXPEDIU ORDEM DE PRISÃO CONTRA ELES, COMO FAZ A JUSTIÇA AMERICANA?

    Nossos juízes e procuradores não têm mais pudor, perderam completamente a vergonha, trabalham com dois pesos e duas medidas. Por que o Aécio Neves, mesmo sendo delatado, e tendo provas mais robustas contra si, não foi indiciado pela justiça? Parece que nossa justiça flerta e se corrompe há muito tempo com o capital imperialista internacional! Exatamente quem financia o PSDB, que, entre outras coisas, quer entregar nossa exploração de petróleo aos estrangeiros; e vem pŕopondo a privatização da Petrobrás, alegando que em empresa privada não tem roubalheira. Isso é uma mentira descarada, dizer que existe roubalheira na Petrobrás, porque ela é uma estatal. A corrupção existe por causa da impunidade dos políticos. Por que na Noruega, país mais desenvolvido do mundo, não existe toda essa corrupção em sua empresa estatal de petròleo? Confiram os links sobre o PSDB:

    http://www.jornalggn.com.br/noticia/aecio-e-lindberg-dois-pesos-diferentes-de-rodrigo-janot

    http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/02/serra-propoe-privatizar-petrobras/

    Antes de qualquer coisa, o PSDB precisa explicar porque a Noruega não privatizou sua empresa de petróleo. E também, porque os americanos, embora tenham as maiores reservas do mundo, a maior produção, e excelentes preços, proibem a exportação de petróleo por lá. Se conseguirem privatizar a Petrobrás, faltaria a eles apenas o próximo passo, reduzir ao máximo nossos salários, para que não consigamos consumir a produção de petróleo e outros bens de consumo; além de substituir as grandes empresas nacionais que atendem à Petrobrás, por empresas multinacionais. Assim eles poderão exportar a produção à vontade para os EUA e Europa. Imaginem as propinas que esses traidores recebem limpinhas em paraísos fiscais no exterior, para transformar nosso país em colônia!

    O VEXAME!

    Srs. grandes empresários nacionais, desculpem-nos, mas não conseguimos entender o que se passa na cabeça de vocês! É um fiasco o amadorismo de nossos grandes homens de negócio, que colocam fortunas à disposição dos políticos, sem exigir uma contrapartida. Srs. do dinheiro, o mais importante para nossas empresas é que a economia do país funcione bem, que não haja roubalheira, e sobre dinheiro para o governo aumentar salário mínimo, aposentadorias, funcionalismo, contratações, investimentos, etc. Por que são vocês mesmos que prestarão esses serviços, e venderão seus produtos ao povo!

    O OLHO MAIOR QUE A BARRIGA!

    Mas a ganância é tanta, que por medo de perder os dedos para seus concorrentes nacionais, acabam perdendo as mãos e os braços, para as forças imperialistas internacionais. Como vocês podem dar tanto dinheiro aos políticos, sem exigir que acabem com a roubalheira? Precisamos instalar imediatamente o RECALL no país, reconhecendo o valor de nossos ABAIXO ASSINADOS, para iniciar esse processo de cassação de políticos, juízes, promotores, e delegados; alem de convocar PLEBISCITOS e REFERENDOS, que permite ao próprio povo fechar todas as brechas deixadas na lei para a corrupção.

    O que conquistaríamos com isso seria um país mais transparente, justo, e austero. Onde um empresário não precisaria temer que o concorrente lhe passasse a perna, promovendo roubalheiras com os políticos. Ou seja, em vez de incentivarmos os trambiques, faríamos prevalecer a competência de nossas empresas. Vocês têm algum problema quanto a isso? Esperam que os políticos façam algo assim por iniciativa própria? Pois é uma vergonha ainda não termos o Brasil funcionando como país desenvolvido! Afinal, pra que vocês entopem os políticos de dinheiro? Que visão mais pobre e míope! Existem coisas muito mais valiosas do que vantagens comerciais. Nesse momento estamos virando mais uma vez motivo de piadas no exterior, com quem deveria ordenar o que fazer aos políticos, para que o país se desenvolva, agindo como um bando de camelôs trambiqueiros e mortos de fome!

    AFINAL, O QUE FAZER?

    Srs. do dinheiro, como falamos no início, o mais importante nesse momento crítico de nossa história, é não cometermos os mesmos erros do passado. E pra isso devemos deixar de lado as aparências, e a hipocrisia, assumindo quem somos, e o que representamos; para dizer em alto e bom tom que essa palhaçada da justiça é uma

    PERSEGUIÇÃO POLÍTICA!

    Não podemos ter dúvida disso. Porque as grandes empresas genuinamente nacionais representam muito ao país, possuem inúmeros sócios e geram milhões de empregos. Elas não podem perder terreno para concorrentes estrangeiras, sob pena de ferir os interesses nacionais, e prejudicar toda nossa população. Tais empresas devem se compor com o governo através de pesadíssimas multas, da mesma forma como presenciamos recentemente na Europa; e permanecerem aptas para continuar funcionando e contribuindo para nosso desenvolvimento:

    https://www.facebook.com/Exame/posts/10153467125333953

    http://m.economico.sapo.pt/inicio/modal/artigo/deutsche-bank-paga-multa-recorde-por-manipular-taxas-de-juro_216753.html

    VEJAM BEM QUEM ESTAMOS DEFENDENDO, E PORQUE!

    Essa questão é muito importante, porque uma empresa não pode sentar-se no banco dos reus, por não ser pessoa física, não ser uma pessoa natural! A empresa tem vários sócios e dirigentes, além de funcionários, clientes, e fornecedores; e é de extremo interesse público, que continue dando empregos e produzindo. Quando um ato ilícito parte de uma empresa, não significa que todas essas pessoas são culpadas. Por isso a situação das empresas deve ser composta através de multas, como nos exemplos acima. Sendo uma aberração a justiça bloquear seus saldos e ativos, como temos visto, dificultando e impedindo seu bom funcionamento. Essa é uma situação que fomenta a corrupção, onde membros do judiciário podem extorquir dinheiro de empresários, para deixá-los trabalhar; e não pode ser tolerada. Em primeiro lugar vem o interesse do país e de seu povo! Devemos lembrar dos sul coreanos intervindo com seu governo, para que a Asia Motors não fosse vendida à Ford, e sim à Hyunday; assim como o cancelamento das licitações para fabricação de fibra óptica nos EUA, porque foram empresas japonesas as vencedoras, e não as americanas. Não podemos ser os otários da globalização, sob pena de sermos recolonizados.  

    As responsabilidades criminais devem recair exclusivamente sobre a pessoa física de cada um dos dirigentes envolvidos, na medida em que a justiça prove suas participações individuais no crime. Mas isso com o devido respeito aos reus, que até condenação final devem ter sua inocência presumida pelo órgão julgador.

    PROVIDÊNCIAS NESCESSÁRIAS!

    Assim sendo, esse juiz deve ser imediatamente afastado do caso, encaminhado à corregedoria, e punido. Com o processo sendo entregue a quem não tenha por si mesmo ou familiares relações promíscuas com partidos e políticos. E quem criar qualquer obstáculo dentro do judiciário para essas ações, assim como para ordenar o Habeas Corpus de quem foi preso indevidamente, deve ser cassado pelo senado. Por um motivo muito simples, não podemos mais permitir esse tipo de PERSEGUIÇÃO POLÍTICA no país. O mensalão não pode ser repetido, e todos os envolvidos devem ser punidos sem exceção. Inclusive o sr. Aécio Neves, que foi delatado pelo Youseff, tem graves indícios contra si, e ainda não foi nem indiciado. Ou será que somos mesmo os "bananas" do planeta?

    Srs. grandes empresários, vocês não precisam da hipocrisia, e dos favores das forças imperialistas internacionais. Temos um povo maravilhoso, que, como vocês, só quer prosperar, melhorar seu padrão de vida, vencer os desafios que aperecem pela frente, e sentir orgulho do país em que vive! Contem conosco, não com eles. Pressionem por uma reforma política, onde o povo possa cassar os políticos e propor leis com nossos ABAIXO ASSINADOS, que a própria sociedade dá um jeito no Brasil!

  • O que tenho observado não é

    O que tenho observado não é um combate a corrupção e sim um país sem governo. Brasil entregue às baratas.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

12 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

12 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

15 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

16 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

16 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

17 horas ago