Advogados da Odebrecht poderão renunciar coletivamente

Atualizado às 08:35

Jornal GGN – Nos próximos dias é possível que ocorra uma renúncia coletiva dos advogados que defendem a Odebrecht na Operação Lava Jato. A alegação deles é que houve cerceamento amplo da defesa. Essa possibilidade está sendo cogitada face a gravidade dos fatos.

Há dois fatos justificando a medida.

Um deles foi a invasão do Departamento Jurídico da Odebrecht pela Polícia Federal, que carregou computadores e arquivos e, com eles, toda a estratégia de defesa dos advogados.

Em episódios anteriores, de invasão de escritórios de advogados, havia a imputação de um fato criminoso.

Desta vez, não houve nada. A polícia simplesmente invadiu a empresa, foi direto no Departamento Jurídico, recolheu documentos, devassando a defesa sem motivo e alimentando as suspeitas de que os advogados estavam sendo monitorados.

Os documentos foram levados sem lacre, ficando acessíveis a delegados e procuradores. Ali – na opinião dos advogados da Odebrecht – rompeu-se o estado de direito.

Quando a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) se manifestou, Moro provavelmente se deu conta das consequências do episódio, que poderá levar à anulação do inquérito sobre a Odebrecht. Tentou se compor com os advogados, chamando-os para participar do lacre dos documentos. Eles recusaram alegando que àquela altura, policiais e procuradores já tinham tido acesso às estratégias de defesa.

Há convicção entre eles que nos próximos dias haverá um festival de vazamentos com informações descontextualizadas para criminalizar os acusados perante a opinião pública.

Foi o que ocorreu em dois episódios.

O primeiro, quando o Ministério Público apontou suposta propina paga a Pedro Barusco quando, na verdade, era ele adquirindo debêntures da Odebrecht.

A segunda, um e-mail enviado a um grupo de executivos – entre os quais o presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht – mencionando uma discussão acerca do sobre preço.

Tratava-se na verdade de uma negociação normal, um tipo de contrato em que se tem o custo da obra e, depois, se negocia a margem de lucro da empresa, chamada de sobre preço. Procuradores interpretaram como propina, como se discussões sobre propinas corressem soltas em e-mails.

No caso de Marcelo Odebrecht, seu nome apenas constava da lista de e-mail. Não dialogou nem respondeu ao remetente.

Fora esse e-mail, o único fato levantado contra Marcelo foi a informação de delator de que a Constructora Internacional Del Sur seria da Odebrecht. A empresa negou e o próprio Moro admitiu não ter levantado nenhuma prova no Panamá.

Mesmo assim decretou a prisão preventiva. Antes, por duas vezes a Odebrecht se propôs a prestar depoimentos espontaneamente. A proposta foi desconsiderada.

As queixas contra o Ministro

As queixas maiores dos advogados, entretanto, são contra o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Segundo eles, Cardozo teria permitido um ambiente de total indisciplina na Polícia Federal. Trata-se de uma estrutura hierarquizada, assim como o Ministério Público, a Justiça, Itamarati e o serviço público em geral.

Um dos pilares dessas estruturas é a disciplina.  E a postura dos delegados em relação a Cardozo é de total desprezo. Nas audiências da Lava Jato criticam abertamente ele, a presidente da República, o PT, impedem o avanço de depoimentos que comprometam o PSDB e fazem militância política pelas redes sociais. Qualquer outro poder teria enquadrado o funcionário indisciplinado, dizem os advogados. Mas Cardozo perdeu totalmente as rédeas da PF.

Quando informado dos abusos limitou-se a pedir que os advogados fizessem uma representação que ele abriria uma sindicância. Foi-lhe respondido que outras sindicâncias tinham sido abertas sem chegar ao fim devido à falta de autoridade do Ministro. Até hoje não chegou ao fim a sindicância sobre o vazamento da delação de Alberto Yousseff às vésperas das eleições.

Além disso, por um medo – que os advogados entendem como injustificável – tem sonegado informações à própria defesa da Odebrecht.

Recentemente, os advogados da empresa solicitaram informações sobre os procedimentos adotados pela Lava Jato para obter a cooperação das autoridades da Suíça. A lei de cooperação exige que todos os documentos passem pelo DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional),  do Ministério da Justiça.

Pela natureza das notícias vazadas para a mídia, os advogados entenderam que estariam trazendo documentos. Apresentaram um pedido formal, por petição, para que o Ministério informasse se os procedimentos passaram ou não pelo DRCI. O pedido não foi atendido e, depois que vazou uma audiência com advogados – formalmente solicitada por eles, mas tratada como escândalo pela mídia – acoelhou-se mais ainda e passou a não mais receber os advogados.

As queixas dos advogados é pelo fato de Cardozo ser advogado, ter tradição democrática, entender perfeitamente a natureza dos abusos cometidos mas, mesmo assim, nada fazer.

Para eles, a Lava Jato representou a pá de cal no que restava de autoridade na presidência da República.

Equipe de Moro começa a vazar documentos
 
Não passou nenhum dia após os advogados da Odebrecht manifestarem a suspeita de que os documentos apreendidos no Departamento Jurídico da empresa começariam a ser vazados para a imprensa. 
 
Hoje, no Painel da Folha, saíram notas com informações que estavam com os advogados, reforçando a hipótese de que a ação conjunta de Sérgio Moro, Polícia Federal e Ministério Público Federal visa comprometer as estratégias de defesa através de expedientes ilegais.
 
A informação constava dos documentos apreendidos dos advogados, confirmando que a proposta de Moro, de lacrar o conteúdo, era jogada visando legalizar a operação.
 
Das Arábias 
 
Na sala do executivo em um dos escritórios da Odebrecht, foram encontradas três apostilas com o título “Empresas estrangeiras citadas na Operação Lava Jato”, com referência à embaixada brasileira em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
 
Tabuleiro de… Os investigadores apreenderam na sede da Odebrecht Latin Finance 42 contratos de financiamento entre o BNDES e países estrangeiros, com participação da construtora.
 
… War Entre eles, havia 21 de Angola, 8 da República Dominicana e 4 de Cuba, além de documentos sobre as obras do porto de Mariel.
 
Luis Nassif

143 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Odebrecht

    A Odebrecht em seu anúncio pago desta semana fez mais do que o governo em 1 ano de Lava Jato.

    Lembrando que:

    Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luis Fux, José Eduardo Cardozo, Aloísio Mercadante, Guido Mantega, Arno Augustin, Joaquim levy, Helena Chagas etc são obras do PT. A imprensa não tem nada a ver com esses descalábros…

     

    1. O que o Mantega tem haver?

      Se não fosse o mantega, nunca o Brasil atingiria esta prospeperidade no segundo mandato do Lula. Se querem queimar o MANTEGA é por que a direita brasileira é puta com ele por ter atingido o pleno emprego e reduzir a miséria brasileira. Acho que você trocou com o primeiro ministro da fazenda, Palloci, este sim um tucano travestido de PT

      1. O que Mantega tem A VER (com isso)

        E não haver.

        Aingiu a prosperidade, certo, na época das vacas gordas. Mas não demonstrou competência para agir quando os ventos mudaram e o que estamos vivendo agora (crise econômica grave com inflação alta e aumento do desemprego) é o resultado e as cobsequências da sua inação e de seus equívocos na política econômica.

        1. Não, Ana. É o resultado de

          Não, Ana. É o resultado de vivermos em uma sociedade capitalista. O capitalismo funciona assim, em ciclos, e não há ministro da fazenda que possa mudar esse fato.

          O erro, no caso, não é do Mantega, é do Lula e do PT: o de acreditar, e em consequência divulgar, a ideia irresponsável de que o crescimento dos anos 2009 – 2012 podia ser eterno e não resultar num período recessivo no momento seguinte.

  2. Virou baderna , os

    Virou baderna , os trabalhadores ficam sem trabalho , o brasil fica sem as empreteiras , logo o brasil fica sem submarino , pq quem ta constrindo ta indo pro brego , a dilma fica passeando de bicicleta , a petrobras ta quase perdendo o pre sal , que diga o senador serra , enfim , quem perde somos nos , como disse minha vo , nao vote na dilma , pq quando olho nos olhos dela vejo uma mulher com medo  , votei e deu nisso, ajudei a detonar tudo .

    1. Qual seria a opção? Votar no

      Qual seria a opção? Votar no Aécio? Alguns conseguem conservar a consciência tranquila votando nulo ou em branco. Dilma personifica  o maior e melhor projeto projeto político que já foi feito para o bem do país em todos os tempos. É este projeto que está sob cerrado ataque interno e internacional. A este projeto e não propriamente à Dilma é que cabe aos progressistas defender e preservar com todo o empenho. O país está correndo sério perigo e o inimigo é poderoso. Não vamos deixar que a aparente inação do Governo ou mesmo seus equívocos sejam tomados como sintomas definitivos de incompetência e fraqueza, por que é isto que os inimigos do Brasil desejam, é isto que a mídia criminosa de direita deseja. 

      1. Caro severino , a dilma ‘e

        Caro severino , a dilma ‘e fraca assim como o lula foi , nunca enfrentaram o poder , lula salvou a globo , lula renovou a concessao da globo , lula e dilma finaciaram os jornais e opositores com dinheiro do povo ou seja impostos , tudo isso pq sao uns deslumbrados , querem ser aceitos pela elite , ou seja sao fracos sim , num momento de crise como a gente vive hj qualquer governo do mundo , europeus e demais colocariam os forcas armadas pra trabalhar , veja , nao falo em golpe , falo em colocar ordem , pq vc veja essas construtoras estao construindo os submarinos , as usinas , os cacas , fazem parte da amazul , e etc etc , ou seja ;e caso sim de desordem total , fraqueza , e caro , um governo que aceita estrangeiro vim falar em passeata que pedi pra destituir dilma ;e mais que fraco , ‘e ridiculo .

  3. DESLAVA JATO

    O programa Mais Médicos conseguiu juntar toda uma classe profissional contra o governo, para ser mais ameno “em favor de uma causa”. Vamos ver se uma situação muito mais grave consegue minimamente aglutinar os advogados do país, em sua grande maioria não apenas a OAB, em torno de uma questão que se for verídica é uma das maiores afrontas na história da advocacia do país.

  4. Policia Federal

        Falta ao governo o que os militares chamam de voz de comando.

        O inquérito policial, segundo a lei, é confidencial; logo os delegados que vazaram informações à imprensa podem e devem ser enquadrados, nos termos da Lei 8112./90, e substituídos, pois não há a figura do delegado de polícia natural. Além disso, as postagem na internet podem gerar pedido de dano moral, segundo reiterada jurisprudência, logo caso o governo federal não afaste esses delegados e os substitua pode ser condenado a pagar danos morais aos indiciados.

  5. Delegados fanfarrões

    Os delegados podem produzir a prova que bem entenderem, se o ministro entender que foram abusivas vai engavetar todas elas.

  6. Inacreditável

    É inacreditável a liberdade que a república do Paraná detém até agora para cometer toda sorte de excessos e atentados ao estado de direito sem ser incomodada por ninguém. Inacreditável!

  7. Na verdade foi um sequestro e não mandado de prisão!!!

    Diante da bagunça que virou pra arrumar  impossível, perderam totalmente a credibilidade  governo Dilma e seu ministro meia boca!!!!

    1. Os caras estão dando um

      Os caras estão dando um verdadeiro banho no Cardoso . . . . . e a Dilma deve estar quântica achando que realidade não é local . . . . . 

    2. Quem está jogando a própria

      Quem está jogando a própria credibilidade no lixo são a PF e a Justiça Federal. Se Cardozo peca por não gerir a PF, a própria PF se afunda cada vez mais em suas arbitrariedades. Cardozo apenas ESTÁ ministro. Venha quem vier depois e depois, a PF continuará sendo a PF, lamentavelmente cada vez mais parecida com as mais corruptas e aparelhadas polícias estaduais.

       

      “Ninguém manda na polícia”: http://observatoriodaimprensa.com.br/caderno-da-cidadania/ninguem-manda-na-policia/

  8. PRECISAMOS ABANDONAR A HIPOCRISIA E AS APARÊNCIAS!

    OU COLOCAMOS UM FREIO NA CORRUPÇÃO DO JUDICIÁRIO, OU PERDEREMOS O BRASIL NOVAMENTE!

    A operação Lava Jato e outras investigações da Policia Federal são de suma importância para o país, e precisam continuar com independência e rigor. Ninguém aqui está querendo defender políticos, e empresários envolvidos. Entretanto, ninguém pode ser tão ingênuo, para não perceber o espetáculo inapropriado do judiciário, e a gritante perseguição política, que visa desestabilizar indevidamente o atual governo, importantes empresas genuinamente nacionais, e preparar a venda da Petrobrás para empresas estrangeiras.

    CIDADÃOS BRASILEIROS SÃO PRESOS ILEGALMENTE, PARA CRIAR ESPETÁCULO NA MÍDIA:

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/185734/Cardozo-encara-Moro-e-contesta-%27abuso-de-poder%27.htm

    Não aprendemos nada com o mensalão! E por isso estamos novamente enfrentando outra perseguição a políticos no país. Vejam que ninguém está dizendo que é contra as investigações do mensalão, e a punição de seus envolvidos, assim como os da operação Lava Jato. Entretanto, só um completo alienado, ou puxa saco de corruptos, não fica indignado com a retirada dos reus do PSDB e do DEM do processo do mensalão, que até hoje nem foram julgados. Isso tem nome, chama-se hipocrisia, corrupção, cinismo, falta de vergonha na cara! Vejam o mínimo que deveríamos ter feito após o mensalão:

    __Acabar com as nomeações políticas de juízes e integrantes do judiciário, para manter a independência na justiça.

    __Acabar com o direito a aposentadoria especial para integrantes do judiciário que cometem atos ilícitos, e a imoral pena de aposentadoria compulsória.

    __Criar mecanismos ágeis, para que o congresso possa cassar juízes e integrantes do judiciário.

    __Instalar no país o RECALL, para que o povo possa, através de seus ABAIXO ASSINADOS, iniciar processos de cassação de juízes e decisões de última instância, além de outros integrantes do judiciário e de políticos; para depois decidi-los no voto.

    __Acabar com o engavetamento de processos judiciais, e limitar o pedido de vistas.

    __Eleição pelo povo dos membros do CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, como até a Argentina já fez.

    __Proibir que juízes recebam uma parte integrante do processo sem a presença da outra.

    __Proibir que juízes e seus cônjuges sejam filiados ou mantenham qualquer tipo de relação com políticos e partidos, etc.

    Pois bem, como não fizemos nada durante e após o processo do mensalão, agora não estão perseguindo apenas políticos e pequenos empresários (Os Marcos Valérios da vida…). Durante o mensalão quem financiou todo o processo, motivo pelo qual querem prender o Pizzolato, foi a Visa Net. Só que a justiça nem cogitou em prender seus dirigentes. Por que será?

    Vejam o que é a empresa VISA NET:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Visa

    Ah, ela é uma MULTINACIONAL AMERICANA!

    Senhores brasileiros, trabalhadores e empresários, é preciso deixar a hipocrisia e as aparências de lado, e partir para o que interessa. Se permitirmos que uma justiça podre e corrupta faça perseguição em cima dos partidos mais nacionalistas, e de empresários genuinamente nacionais em pleno Brasil; logo voltaremos a ser uma colônia de exploração. Lembrem do que um juiz corrupto, cínico, ladrão, e vagabundo, já fez com o Barão de Mauá, na época em que éramos oficialmente uma colônia; para beneficiar as empresas inglesas, e levar esse, que era o maior empresário nacional, à falência! Leiam mais sobre como um país é colonizado hoje em dia, e a gritante diferença entre os interesses de nossos trabalhadores e empresários do mercado interno, que se chocam com o das multinacionais exportadoras:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2014/11/como-deixar-de-ser-colonia.html

    O mais grave são os interesses que estão por trás dessas manobras, de gente associada ao imperialismo internacional. Vejam esse filme, e como a história pode se repetir, recolonizando o país, quando já está prestes a se tornar independente:

    https://www.youtube.com/watch?v=EX105CnUhOU

    Reparem a farsa, a hipocrisia dessa gente, que cai de podre e corrupta. Eles não estão preocupados com a corrupção, muito menos em fazer justiça, e punir os culpados. O problema não é jurídico, nem pessoal (contra os donos as empresas), mas sim econômico. A atuação deles é contra essas empresas brasileiras, que viraram multinacionais, e estão batendo de frente principalmente na América do Sul e África, com empresas americanas e europeias, os amiguinhos do PSDB. Empresas assim são importantes a qualquer nação, já que a médio e longo prazo remetem muitas riquezas de volta ao seu país, muito mais do que seus investimentos iniciais. Por isso EUA e Europa tem um padrão de vida elevadíssimo.

    Aqui na DEMOCRACIA DIRETA nunca escondemos que o PSDB e o DEM, são os maiores inimigos de nosso povo. O atual governo do PT tem seus erros e defeitos, também é muito criticado por nós, mas em podridão política não chega nem aos pés do PSDB; e sinceramente esperamos que surjam outras propostas como opção ao eleitorado nas próximas eleições. A gente até evita falar em partidos, mas como essa armação tem o PSDB por trás de tudo, não tem como esconder; e o melhor que temos a fazer é esfregar na cara deles que já percebemos a falcatrua, para que percam ainda mais eleitores…

    A QUESTÃO AQUI É GRAVÍSSIMA!

    Não estamos dizendo que quem tem alguma culpa deva ser poupado, mas sim que seja julgado por juízes independentes, não comprometidos, envolvidos, e próximos de inimigos capitais dos reus. Qualquer cidadão deve ter seus direitos respeitados, mas estamos vendo empresários, que também são cidadãos, e ajudaram esse país a ser a sétima economia do mundo, sendo presos arbitrariamente, antes de serem condenados, e antes mesmo de sequer apresentarem suas defesas. Tudo para que o fato vire notícia, desestabilize indevidamente o atual governo, e favoreça a venda da Petrobrás para empresas estrangeiras. Só que esses empresários têm direito a um julgamento justo, e não podem ficar a mercê de uma exposição midiática, ao gosto de um juiz inescrupuloso, cuja família é indiscutivelmente inimiga política do atual governo. Vejam o absurdo, a esposa do Moro, juiz do processo, é assessora jurídica do vice de Beto Richa, governador do PSDB pelo Paraná:

    http://www.jornali9.com/noticias/denuncia/esposa-de-juiz-da-lava-jato-e-assessora-juridica-de-vice-de-beto-richa-psdb

    Esses empresários tem o direito protegido por lei de fazerem doações a campanhas de políticos. Isso é feito desde que reconquistamos nossa democracia, e está dentro da lei. Embora não seja o mais adequado, é assim que nossa política funciona, com financiamento empresarial. E todo o reu deve ter presunção de inocência, até que seja julgado, e não tenha mais como recorrer. Nossos juízes precisam tratar com o devido respeito qualquer cidadão brasileiro, inclusive esses empresários, e não podem mandar prender ninguém arbitrariamente, sem que isso tenha utilidade justificável e urgente ao processo. Porque senão, deixamos de ser cidadãos, e passamos a ser palhaços.

    É perfeitamente possível, que mega empresas doem licitamente recursos a políticos, aproximando-se deles, mantendo relações muito próximas com os mesmos; e sócios funcionários, que recebam comissões, participações e prêmios; acabem se aproveitando da situação para fazer algum trambique, sem que necessariamente envolvam aos demais. A Polícia Federal já fez apreensões de documentos e computadores do jeito que quis, e ouviu todas as testemunhas necessárias. Nada justifica prender alguém antes de seu julgamento desse jeito. A justiça primeiro tem que provar a culpa de um por um deles, ouvir a defesa, e condenar os reus em última instância. Somente depois é que deve prendê-los.  O que estamos presenciando aqui tem nome, chama-se:

    PERSEGUIÇÃO POLÍTICA!

    O judiciário não pode se prestar a fazer o jogo da mídia, e dar espetáculos. Nem tão pouco desrespeitar princípios fundamentais de direito. Sob pena de vermos em pleno território brasileiro o massacre de empresários nacionais e políticos mais nacionalistas; para beneficiar empresas estrangeiras, e os políticos que lhes servem de office boys, como é o caso do PSDB. Afinal,

    POR QUE NOSSO JUDICIÁRIO NÃO MANDOU PRENDER OS DONOS DA VISA NET?

    POR QUE NÃO EXPEDIU ORDEM DE PRISÃO CONTRA ELES, COMO FAZ A JUSTIÇA AMERICANA?

    Nossos juízes e procuradores não têm mais pudor, perderam completamente a vergonha, trabalham com dois pesos e duas medidas. Por que o Aécio Neves, mesmo sendo delatado, e tendo provas mais robustas contra si, não foi indiciado pela justiça? Parece que nossa justiça flerta e se corrompe há muito tempo com o capital imperialista internacional! Exatamente quem financia o PSDB, que, entre outras coisas, quer entregar nossa exploração de petróleo aos estrangeiros; e vem pŕopondo a privatização da Petrobrás, alegando que em empresa privada não tem roubalheira. Isso é uma mentira descarada, dizer que existe roubalheira na Petrobrás, porque ela é uma estatal. A corrupção existe por causa da impunidade dos políticos. Por que na Noruega, país mais desenvolvido do mundo, não existe toda essa corrupção em sua empresa estatal de petròleo? Confiram os links sobre o PSDB:

    http://www.jornalggn.com.br/noticia/aecio-e-lindberg-dois-pesos-diferentes-de-rodrigo-janot

    http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/02/serra-propoe-privatizar-petrobras/

    Antes de qualquer coisa, o PSDB precisa explicar porque a Noruega não privatizou sua empresa de petróleo. E também, porque os americanos, embora tenham as maiores reservas do mundo, a maior produção, e excelentes preços, proibem a exportação de petróleo por lá. Se conseguirem privatizar a Petrobrás, faltaria a eles apenas o próximo passo, reduzir ao máximo nossos salários, para que não consigamos consumir a produção de petróleo e outros bens de consumo; além de substituir as grandes empresas nacionais que atendem à Petrobrás, por empresas multinacionais. Assim eles poderão exportar a produção à vontade para os EUA e Europa. Imaginem as propinas que esses traidores recebem limpinhas em paraísos fiscais no exterior, para transformar nosso país em colônia!

    O VEXAME!

    Srs. grandes empresários nacionais, desculpem-nos, mas não conseguimos entender o que se passa na cabeça de vocês! É um fiasco o amadorismo de nossos grandes homens de negócio, que colocam fortunas à disposição dos políticos, sem exigir uma contrapartida. Srs. do dinheiro, o mais importante para nossas empresas é que a economia do país funcione bem, que não haja roubalheira, e sobre dinheiro para o governo aumentar salário mínimo, aposentadorias, funcionalismo, contratações, investimentos, etc. Por que são vocês mesmos que prestarão esses serviços, e venderão seus produtos ao povo!

    O OLHO MAIOR QUE A BARRIGA!

    Mas a ganância é tanta, que por medo de perder os dedos para seus concorrentes nacionais, acabam perdendo as mãos e os braços, para as forças imperialistas internacionais. Como vocês podem dar tanto dinheiro aos políticos, sem exigir que acabem com a roubalheira? Precisamos instalar imediatamente o RECALL no país, reconhecendo o valor de nossos ABAIXO ASSINADOS, para iniciar esse processo de cassação de políticos, juízes, promotores, e delegados; alem de convocar PLEBISCITOS e REFERENDOS, que permite ao próprio povo fechar todas as brechas deixadas na lei para a corrupção.

    O que conquistaríamos com isso seria um país mais transparente, justo, e austero. Onde um empresário não precisaria temer que o concorrente lhe passasse a perna, promovendo roubalheiras com os políticos. Ou seja, em vez de incentivarmos os trambiques, faríamos prevalecer a competência de nossas empresas. Vocês têm algum problema quanto a isso? Esperam que os políticos façam algo assim por iniciativa própria? Pois é uma vergonha ainda não termos o Brasil funcionando como país desenvolvido! Afinal, pra que vocês entopem os políticos de dinheiro? Que visão mais pobre e míope! Existem coisas muito mais valiosas do que vantagens comerciais. Nesse momento estamos virando mais uma vez motivo de piadas no exterior, com quem deveria ordenar o que fazer aos políticos, para que o país se desenvolva, agindo como um bando de camelôs trambiqueiros e mortos de fome!

    AFINAL, O QUE FAZER?

    Srs. do dinheiro, como falamos no início, o mais importante nesse momento crítico de nossa história, é não cometermos os mesmos erros do passado. E pra isso devemos deixar de lado as aparências, e a hipocrisia, assumindo quem somos, e o que representamos; para dizer em alto e bom tom que essa palhaçada da justiça é uma

    PERSEGUIÇÃO POLÍTICA!

    Não podemos ter dúvida disso. Porque as grandes empresas genuinamente nacionais representam muito ao país, possuem inúmeros sócios e geram milhões de empregos. Elas não podem perder terreno para concorrentes estrangeiras, sob pena de ferir os interesses nacionais, e prejudicar toda nossa população. Tais empresas devem se compor com o governo através de pesadíssimas multas, da mesma forma como presenciamos recentemente na Europa; e permanecerem aptas para continuar funcionando e contribuindo para nosso desenvolvimento:

    https://www.facebook.com/Exame/posts/10153467125333953

    http://m.economico.sapo.pt/inicio/modal/artigo/deutsche-bank-paga-multa-recorde-por-manipular-taxas-de-juro_216753.html

    VEJAM BEM QUEM ESTAMOS DEFENDENDO, E PORQUE!

    Essa questão é muito importante, porque uma empresa não pode sentar-se no banco dos reus, por não ser pessoa física, não ser uma pessoa natural! A empresa tem vários sócios e dirigentes, além de funcionários, clientes, e fornecedores; e é de extremo interesse público, que continue dando empregos e produzindo. Quando um ato ilícito parte de uma empresa, não significa que todas essas pessoas são culpadas. Por isso a situação das empresas deve ser composta através de multas, como nos exemplos acima. Sendo uma aberração a justiça bloquear seus saldos e ativos, como temos visto, dificultando e impedindo seu bom funcionamento. Essa é uma situação que fomenta a corrupção, onde membros do judiciário podem extorquir dinheiro de empresários, para deixá-los trabalhar; e não pode ser tolerada. Em primeiro lugar vem o interesse do país e de seu povo! Devemos lembrar dos sul coreanos intervindo com seu governo, para que a Asia Motors não fosse vendida à Ford, e sim à Hyunday; assim como o cancelamento das licitações para fabricação de fibra óptica nos EUA, porque foram empresas japonesas as vencedoras, e não as americanas. Não podemos ser os otários da globalização, sob pena de sermos recolonizados.  

    As responsabilidades criminais devem recair exclusivamente sobre a pessoa física de cada um dos dirigentes envolvidos, na medida em que a justiça prove suas participações individuais no crime. Mas isso com o devido respeito aos reus, que até condenação final devem ter sua inocência presumida pelo órgão julgador.

    PROVIDÊNCIAS NESCESSÁRIAS!

    Assim sendo, esse juiz deve ser imediatamente afastado do caso, encaminhado à corregedoria, e punido. Com o processo sendo entregue a quem não tenha por si mesmo ou familiares relações promíscuas com partidos e políticos. E quem criar qualquer obstáculo dentro do judiciário para essas ações, assim como para ordenar o Habeas Corpus de quem foi preso indevidamente, deve ser cassado pelo senado. Por um motivo muito simples, não podemos mais permitir esse tipo de PERSEGUIÇÃO POLÍTICA no país. O mensalão não pode ser repetido, e todos os envolvidos devem ser punidos sem exceção. Inclusive o sr. Aécio Neves, que foi delatado pelo Youseff, tem graves indícios contra si, e ainda não foi nem indiciado. Ou será que somos mesmo os “bananas” do planeta?

    Srs. grandes empresários, vocês não precisam da hipocrisia, e dos favores das forças imperialistas internacionais. Temos um povo maravilhoso, que, como vocês, só quer prosperar, melhorar seu padrão de vida, vencer os desafios que aperecem pela frente, e sentir orgulho do país em que vive! Contem conosco, não com eles. Pressionem por uma reforma política, onde o povo possa cassar os políticos e propor leis com nossos ABAIXO ASSINADOS, que a própria sociedade dá um jeito no Brasil!

  9. O que tenho observado não é

    O que tenho observado não é um combate a corrupção e sim um país sem governo. Brasil entregue às baratas.

  10. Quem deixa ele lá? Dilma, a

    Quem deixa ele lá? Dilma, a tecnocrata de esquerda, não tem idéia do que é exercer o cargo de presidente da república. Se pegarem o Lula, a culpa é dela e somente dela. 

  11. Esse ministro é cúmplice

    Esse ministro é cúmplice desta palhaçada toda e desta desgraça de denuncismo político partidário que toma conta das instituições e alimenta os grupos de mídia contra o PT. A Dilma erra ao envolver ao não preservar o ex-preside Lula

  12. Vivenciamos um verdadeiro

    Vivenciamos um verdadeiro estado de anarquia. Vamos deixar de pudores: o governo simplesmente PERDEU O CONTROLE. Não só dos órgãos de segurança, mas de todas as estruturas que o suportam. Deve existir a mesma animosidade em forma de indisciplina na Receita Federal, no Itamaraty, na PRF, no ABIN etc etc etc. Só nas forças armadas, suponho, ainda se preza a disciplina e a hierarquia. Não fossem elas talvez já tivessem apeado a presidente na marra. 

    O que sempre deplorei nos governos do PT, nos quais sempre votei, foi a inaptidão para o usufruto pleno do Poder via-à-vis a seu apanágio maior, o exercício da autoridade. 

    Mas, há quantos “séculos” se denuncia, alerta, deplora isso? Quantas demonstrações de fraquezas, amareladas, titubeios, serão necessárias para esse ministro da Justiça ser defenestrado? 

    A propósito, a culpa final não é dele, mas da presidente da República.Só dela e mais ninguém. 

    Nada pior que um estado de exceção na “normalidade”. Numa ditadura se age às claras. O arbítrio é assumido e os excessos admitidos. 

    Nossa democracia está aleijada. Se acha suprida apenas com eleições periódicas. O equilíbrio dos Poderes inexiste. A imprensa, que deveria ser livre, desvinculada de compromissos políticos, nunca este tão mancomunada com a política e a ideologia. Se tornou, não de direito, mas de fato, a grande e incontestável super estrutura que se impõe pela chantagem, consequentemente pelo medo. Igual a uma víbora, mesmo ferida de morte ainda continua picando e espalhando seu veneno. 

    1. clarividente JB:

      não se pode mais aceitar que os Poderes Democráticos continuem a aceitar PASSIVOS, as chantagens da 
      Ditadura Fascista das Araucárias.

       

      É incrível a inapetencia da Presidente, do Ministro da Justiça, dos Ministros do STF diante dos seguidos atentados ao Estado de Direito perpetrados pela canalha paranaense.

       

      Estão destruindo a (ainda não nascida) Democracia Brasileira. Eterna refem da #MidiaBandida e seus protegès…

       

      Que tempos lamentáveis os que vivemos… até Lula perdeu a pace…

       

      🙁

    2. Pode ter certeza que a

      Pode ter certeza que a Odebrecht vai virar o jogo no judiciario e o processo será anulado no STF. Dessa vez, Juiz, PF e MPF  irão sentir na pele o peso de suas insanidades jurídicas.

      1. Eu teria essa mesma

        Eu teria essa mesma esperança, se o Judiciário não fosse um ninho de tucanos, como alias esta se tornando todas as insgituições públicas neste pais…

  13. Simplesmente
    Simplesmente inacreditável.

    Nem nos meus piores pesadelos testemunharia a total falta de comando de órgãos públicos vitais para o país.

    Realmente, a falta de ação de Dilma só faz crescer a turba, ela está cada vez mais se isolando, não tirou uma lição sequer do filme do Jango, quando emocionada disse: “ele estava tão só”.

    De uma vez por todas, tire o Cardoso do ministério da Justiça, até eu Faria algo melhor do que ele.

    O MPF/PGR, tão valente contra Dilma, Lula e o PT simplesmente ficou acuado com nos ataques de Cunha e Cia, não é possível que este governo seja tão medíocre.

  14. Que desepero da direita

    Que desepero da direita brasileira, “quebram” o Estado de Direito sem cerimônia apenas para pegar o Lula.

    Passam como tratar por cima das leis, e um detalhe, as pessoas envolvidas não fazem parte dos 4ps.

    Em relação à PF a culpa é da Dilma.

    Detona logo esse zé, mané.

  15. Tá, mas cadê os democratas e

    Tá, mas cadê os democratas e progressistas deste país?

    Cadê Dilma que não demite esse incompetente ministro da justiça?

    Cadê o CNJ que não pune esse proto ditador de toga?

    Cadê a OAB que não se manifesta?

    E os juristas legalistas?

    E o STF?

    Sim, por que pelo visto, ninguém tá nem aí pros desmandos deste togado vendilhão da pátria.

  16. Um governo de autistas

    A chefe pincpal se comporta como Hitler, que não tendo mais poder militar algum, fazia planos para a Grande contraofensiva. Aquele pelo menos deu um fim na própria vida.

    Esta mulher é indigna do apoio recebido por Lula, apoio sem o qual não se elegeria nem para vereadora do Município do Pau Torto. 

    Ela é a a responsável por ter criado e continuar mantendo esta equipe de cardosos e mercadantes. Estão a enterrar os sonhos de toda uma geração. O sonho de ter orgulho do seu próprio país.

    1. Eu também já perdi…

      Eu também já perdi a paciência com a Dilma. Vá ser fraca assim na casa do c…

      Demita esses pústulas de uma vez por todas. Mostre quem tem o poder p…

  17. Pois eu acho que esses

    Pois eu acho que esses advogados estão cumprindo sua parte no roteiro, fazendo pressão sobre o  governo pra desviarem do Moro. tão fazendo tsbela com a Globo pra ao mesmo tempo aliviar a pressão sobre seu cliente, o que é legítimo mas popupando o Moro. Em outras palavras estão tentando fazer defesa política pq a prisão é política mesmo mas não tem a capcidade política do advogado de Genoíno que fez a defesa política enfrentando e dnunciando o perpetrador de barbariddes; esses aí, tão afim de fazer politicagem para a casa Grande; estão se lixando para as prisões arbitrárias ( todas as da lava-Jato e não só essa. precem muito mais preocupados em criar um fato político pior do que as prisões arbitrárias do que em qqagressão ao Estado de Direito.

    1. Cristiane,Me parece que

      “Um deles foi a invasão do Departamento Jurídico da Odebrecht pela Polícia Federal, que carregou computadores e arquivos e, com eles, toda a estratégia de defesa dos advogados.”

      Cristiane,

      Me parece que esses advogados pertencem ao departamento jurídico da Odebrecht e são funcionários da empresa. Digo isso porque no texto acima alegam que suas defesas foram retiradas do escritório da Odebrecht pela PF onde se econtravam lacrados. Sei também que a Odebrecht tem seu próprio departamento jurídico. 

      1. Entendi; a questãó é que o

        Entendi; a questãó é que o prblema da Lava-Jato é o o Moro, assim como JB na AP 470;esses espetáculos que o Midiciário vem promovendo precisam de um magistrado disposto a quebrar o pacto. A ampla defesa está fora de cogitação nessas farsas, extamente para que possam produzir os efeitos espetaclares qu produzem ( as prisões arbitrárias ) todos advogadossabem disso mas, por alguma razão rifam a a renúncia coletiva como reação a ação da PF; ora, qq um de nós sabe que esses denunciados jamais terão qq direito a defesa, como não tiveram os já réus da AP 470. O que eu quero dizer é que estão se valendo de uma arbitrariedade da PF para desviar do Moro. Mesmo que a PF do Zé Cardoso da Dilma, não tivesse invadido o depto jurídico da Odebrecht, o Moro ia seguir prendendo pessoas para extrair delações e qq documento que a defesa pudesse produzir seria solenemente desconsiderado pelo magistrado. É igualzinho a AP 470 e na AP, já eram réus no STF e eram magistrados da última instância desconsiderando qq movimento de defesa. 

          1. Cris,
            Não sou advogado apenas

            Cris,

            Não sou advogado apenas um curioso e admirador do direito. Li em algum site de advogados que por lei é proibido, mesmo com mandado judicial invadir escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos de empresas para levar documentos lacrados ou não, a não ser que os advogados sejam os indiciados no processo. Gostaria que a amiga se pronunciasse sobre a veracidade da informação.Abs

    2. Cristiana, vejo que você

      Cristiana, vejo que você escreveu esse comentário em alta madrugada. Então devemos dar um desconto: o horário, talvez os quitutes juninos, um licorzinho…Ok, tá perdoada. Agora leia de novo e procure contextualizar melhor com outras circunstâncias já sabidas sobre a Lava Jato e a crise política em geral. Vai lá, garota, tenta de novo.

    3. “… agressão ao Estado de

      “… agressão ao Estado de Direito”. Aqui pelo menos se pode alegar e tentar demonstrar violação ao Estado de Direito e garantias fundamentais. Como será em Cuba?

      1. kkkkkkkkk, apelou, hein? Bem

        kkkkkkkkk, apelou, hein? Bem que você tentou disfarçar na crítica a Nassif, mas agora não aguentou e se revelou. Quer dizer, então, que podem estuprar o Estado de Direito porque a gente pode dar queixa do estupro?

  18. Eles estao certissimos.  Nos

    Eles estao certissimos.  Nos EUA Moro ja estaria desempregado e toda a operacao ja estaria anulada.

    Eu parei de seguir a LavaBunda, alias.  EU nao sou “publico” pra essa merdaiada nao!  E ainda acho que deviam prohibir Modess pra PF brasileira.

  19. O uso indevido do termo Nazi-fascismo!

    O uso indevido do termo Nazi-fascismo!

    Tenho muito cuidado para não colocar nos meus comentários termos como fascismo e nazismo, pois em poucas vezes que utilizei como figura de linguagem vi que na maior parte das vezes foi impróprio o uso.

    Entretanto me parece que exatamente neste momento a Polícia Federal ultrapassou uma barreira em que o uso destes termos fica completamente validado.

    Pelo que eu saiba, pela primeira vez na história republicana que há um tolhimento da defesa como a que foi feita. Tive um membro da família que durante a ditadura militar foi julgado pela odiosa Lei de Segurança Nacional, porém mesmo naquele momento, em que as forças da repressão torturavam e matavam presos políticos o exercício da advocacia jamais foi afrontado como o que ocorreu na agora certamente FAMIGERADA operação LAVA A JATO.

    Entrar num escritório em que advogados preparavam uma defesa de um réu, roubar os computadores (não se trata de apreender, é roubo mesmo) e levar estes equipamentos para dentro da Delegacia Federal, é uma violação pura e completa do Estado de Direito.

    Até o momento achava que o governo acossado estava se furtando de tomar uma atitude para não comprometer ainda mais os acusados, vejo que o nosso Ministro da Justiça está agindo CONTRA A LEI, não tomando medidas que são de sua alçada, porém ao ver num site especializado em assuntos jurídicos, que só há questionamentos contra as defesas que realmente estamos numa situação clara de mentalidade NAZI-FASCISTA partindo principalmente dos operadores do direito.

    A outrora classe jurídica, que em situações de regime de exceção colocava em risco a sua própria segurança para defender prisioneiros políticos é a que, nos dias atuais, tenta criar os prisioneiros políticos.

    Talvez pelo distanciamento da sociedade criada pelos privilégios que se sucedem de forma amoral e não imoral, pois os mesmos perderam por completo o senso de moral. Dentro de seus faustos tronos, pagos pela massa ignara brasileira querem ditar ao resto da população brasileira não o que está na lei, mas sim o que eles acham que deveria ser a lei.

    Sucedem-se desvios da legislação, introduz-se excrecências jurídicas como o domínio de fato e a tortura mental sobre os acusados mais fracos para obrigá-los aceitar a denuncia como forma de justiça, mesmo que isto possa ser mentira.

    Ou seja, criou-se uma casta de senhores, que na realidade pouco produzem para a nação, que estão aí não para trabalhar mas sim para prejudicar quem trabalha, pois o conceito do que só existe é o que estão nos autos, passou-se a só o que existe é o que queremos que esteja nos autos, e se não estiver, se forja.

    1. Estaõ certos na medida em que

      Estaõ certos na medida em que a melhor maneira de lidar com essas aberrações é escancarar a situação. é fato que qq um que for atraido para essa farsa NÃO terá como defender-se, portanto a reúncia coletiva indica a desnecessidade das vítimas constituuirem advogados. Poderiam encurtar o caminho declarando logo não haver possibilidade de defesa tecnica um processo político em que o acusador é o julgador. 

  20. LAVA-JATO O GOLPE QUE NÃO DEU CERTO

    Dessa vez a DIREITA e PIG VÃO ter que enfiar o RABINHO ENTRE AS PERNAS.

    Perde DesMOROlizado  o infiltrado e INCOMPETENTE ALIADO.

    Veremos como vai remendar a nossa  JUSTIÇA, o PRÓXIMO.

    Espero que siga o exemplo da atual GERAIS.

    ESPANANDO GERAL.

  21. Antigos Malfeitos e lutas do passado

    É verdade que houve descuido do lado “político” do Governo Dilma, mas, a verdade é que a crise atual não se deve em nada a problemas gerados por este, mas sim a equívocos políticos anteriores, que permitiram que o PT entrasse no mesmo jogo de Caixa 2 que tradicionalmente impera no Brasil há séculos.

    Dilma herdou telhado de vidro e rabos presos vindos de gestões anteriores. Isso foi o que recebeu. Lembrando que foi ela quem demitiu Diretor da Petrobrás, quase dois anos antes de estourar a lava jato. A sua queda de popularidade não é por responsabilidade dela, mas sim por causa da fragilidade em que o Governo ficou por conta de desvios de maus políticos ou, no mínimo, por ações equivocadas de “fim justifica os meios”.

    Hoje Dilma está sendo acuada por conta de erros anteriores, do próprio Governo Lula, de políticos que conviveram com atos ilegais, inclusive do PT. Alguns deles, de punho em alto, mostraram que as ações foram políticas e não por enriquecimento pessoal, colocando o viés político pertinente a ações que a rigor foram partidárias. Isso foi recebido com alivio e solidariedade partidária por muitos militantes. Mas, houve muitos com cara de culpado, que misturados dentro dos “punho em alto” quiseram esconder desvios pessoais de conduta; oportunistas que, em nome do PT, aproveitaram para encher as suas próprias burras e que hoje não há como defender, pois deixam o Governo vulnerável e envergonham o partido dos trabalhadores.

    Querem que Dilma ocupe o seu tempo em defender ou discutir situações passadas, em circunstancia que o PT, que segue hoje uma linha de defesa relativa ou comparativa em relação a malfeitos de maior gravidade dos opositores, teve oito anos para perseguir e condenar malfeitos tucanos da era FHC, e não o fez, demonstrando incompetência ou rabo preso.

    A crise econômica e política provêm de erros éticos pontuais que foram deixados no Governo anterior (e olha que não estou discutindo aqui de que estes erros não representam nem 1% em relação ás mesmas ações cometidas pelos tucanos), mas, acontece que o PT não tinha o direito de errar, pois é ingenuidade imaginar que os poderes coloniais que mandam no Brasil não aproveitariam esta situação.

    A saída do problema deve vir do próprio PT e não do Governo. O PT deve expurgar; limpar; e se reinventar para voltar novamente através das ruas, junto com outros grupos de esquerda, a recuperar o sonho inicialmente traçado. Este Governo não pode continuar sendo desgastado por erros que foram cometidos no passado. Se alguém tem que sair pelo país afora defendendo o PT é o Lula e outros líderes, reconhecendo erros, pedindo desculpas e preparando o povo para as próximas eleições.

    Dilma deve agora apenas governar, seriamente, como sempre o fez. O debate atual é de malfeitos antigos, não dela nem do Governo, mas sim dos equívocos de governos anteriores, tucanos e petistas, que hoje se digladiam na justiça.

    1. sério ??

      Não representa nem 1% ? se puder envie os dados que embasam este percentual. Os poderes coloniais são contra o partido que veio libertar os trabalhadores e a mídia gopista faz de tudo para criminalizar o partido… Estamos entrando em um cmapo perigoso de delírio e surrealidade. dilma é a mais incompetene presidente na historia recente do Brasil. Ela simplesmente não tem a menor noção do que acontece e nem do que fala. Alías, sugeriru Pronatec para alguem com nivel superior como ela fez no debate demonstra o nivel da nossa lider. A posição da sociedade decente e que trabalha para sustentar esses bandidos é simples. Cadeia para todos. PT ou PSDB não importa. Agora, o surreal argumento de que eles são corruptos e nós cometemos pequenos erros é infantil. Como explicar os vaors milionários pagos aos superconsultores Palhoça e Zezinho dirceu? Aliás, o maior erro do PT é criar desculpas infantis para seus malfeitos. O que mais causa indgnação em todos é que nós nunca confiamos nos outros partidos, mas no PT sim. e o que os espertinhos fizeram? aparelharam todo o Estado, fizeram acordos com a pior direita do Brasil (OLha o Maluf aí, gente !).     

    2. O PT não poderia vasculhar o

      O PT não poderia vasculhar o governo de FHC em busca de malfeitos para colocar corruptos de direita na cadeia nem mesmo se pudesse dar um golpe de estado apoiado pelos militares. O tipo de amparo que proteje FHC tem o selo de garantia da imprensa criminosa que monopoliza a informação, e a face deste selo traz as figuras santificadas dos atores de novelas como avalistas da blindagem. Se até os militares hoje morreriam de medo dela se ela demandasse contra eles, imagine então o medo que não faz a instável espada de Dâmocles que a imprensa alçou sobre as cabeças dos pobres ministros de nosso pobre Supremo.

      O PT não teria mudado radicalmente o Brasil como mudou (hoje muita gente duvida dessa verdade facilmente constatável),  se não tivesse se lançado dentro dos esquemas espinhentos que a política conservadora já havia estabeleciido para o Brasil há muito tempo atrás.  Inclusive o espinhento esquema de caixa dois. Se o PT não tivesse agido assim, hoje continuaria a ser um heróico partido de tamanho médio, de inigualável pureza – porém que jamais conseguiria chegar ao mais alto escalão do poder. E o Psol não existira, porque também a classe média que deseja fazer uma militância política revestida do charme da pureza e da ilusão do supostamente novo, também ela  estaria no PT, bradando belas denúncias todas elas recebidas com um risinho de mofa pelos grandes políticos conservadores.

      1. Concordo Severino

        É isso que me orgulha ao ver os nossos “punho em alto” como Genoíno, Dirceu e outros. Mas, existem outros, que eles sim tem deixado o PT sem aquela visão partidária dos fatos.

        O povo aceitaria que tudo isso foi em prol do mesmo povo, mas nunca aceitarão políticos espertosos que nem o Vargas, por exemplo.

    3. O mínimo que deve esperar de

      O mínimo que deve esperar de um governo é a capacidade de gerenciar crises, sejam elas decorrentes dele ou não. Do contrário seu argumento justifica também o desastre do segundo governo FHC, que foi devido à crise externa que provocou a desvalorização do Real em 1999.

      Onde está a célula de crise do governo Dilma? Qual é a estratégia de redução de danos com relação à Lava Jato, que está paralisando o país? Qual é a atuação do Ministro da Justiça, que deveria ter o controle da Polícia Federal?

      Governo paralisado, com uma incompetência sem tamanho.

      Junte isso a uma crise econômica violenta, provocada por políticas totalmente equivocadas. Os riscos institucionais são enormes, mas ningém se mexe…

    4. Concordo plenamente. Lula

      Concordo plenamente. Lula demitiu o Paulo Lacerda da Abin por causa de uma história da carochinha sobre um grampo de telefone que foi contada por Gilmar Mendes. Lacerda era o homem de confiança no lugar certo.

      Vejo aqui no Blog um clima de fim de mundo e Dilma sendo atacada por tudo. Nos oito anos de governo, Lula acertou em muitas coisas, mas errou em outras tantas. Em certo momento, também decretaram seu fim (no livro “Por dentro do governo Lula” Lúcia Hipólito decretou: “acabou antes da hora”).

      O interessante é que esse clima de terror e perseguição, fomentado pela imprensa, está ocorrendo em vários países da América Latina. É essa mesma imprensa que sonega notícias sobre as dificuldades econômicas que os demais países estão passando numa das piores crises econômica de todos os tempos.

      Se tivermos paciência, vamos ver o feitiço virar contra o feiticeiro e Dilma se transformar em uma ótima eleitora de Lula. Ou alguém acredita nessas pesquisas fajutas em que Aécinho está à frente do ex presidente Lula?

  22. Os feitiços podem se virar contra os feticeiros!

    Nassiff, alguém vai que dar um basta nesse MP e no juiz Moro. Ou eles cumprem a constituição e respeitam os direitos de defesa, ou eles mesmos serão vitimas de outros desmandos, que eu e você, Nassiff, nas peles deles não gostariamos de estar! 

    1. a

      Como são coitadinhos esses advogados. E os milionários empreeiteiros então !. Meu Deus que horror! Num país que quase não tem corrupção e não tem relação promiscua entre empresas e governo. Acho que deveriamos submeter o poder judiciário ao executivo para esse estado de coisas acabar. Viva o Brasil.

  23. Que Eduardo Cardoso é um

    Que Eduardo Cardoso é um ministro sem moral, nulo, por não apresentar-se como tal, disso todos sabemos. O que nos indigna, o que mais mexe com a gente, que gostaria de ver o Governo atuante nestas horas em que tudo conspira contra ele, seria Dilma também entrar no jogo, e por hierarquia, cobrar de de seu ministro ações que ele não tem, por ser aquele político que nunca diz a que veio, ou que mais parece estar contra o Governo que o acolheu.

    Ninguém pode duvidar de que aquelas investidas na casa de Vaccari, terminadas na prisão dele, se dram de forma truculenta, e que caberia, à época, uma ação do Ministro da Justiça contra tais expedientes da PF da qual ele é o chefe. A PF pulou o muro da casa do homem, remexeu tudo, até as gavetas do seu quarto, e tudo sob os holofotes da televisao, numa demonstação clara de que a PF quis a filmagem, do contrário os repórteres e câmeras não chegariam ao local no mesmo dia e hora. 

    O poder da PF na operação Lava Jato tem sido tão grande que só está faltando os agentes entarem na casa do ministro e prendê-lo também.

  24. Sobre Cardozo nenhuma

    Teria Cardozo um affair com Dilma?

     

    Sobre Cardozo nenhuma surpresa. Maior culpa tem quem o indicou para ministro da justiça, mesmo sob vários alertas de que o atual cenário de desestabilização política e economica seria real se não se colocasse a PF sob rédeas curtas aplicando a cartilha da disciplina.

    Os laços que unem  Cardozo a Dantas sempre foram um atestado mais do que evidente da falta de condição moral e ética dele comandar a PF como ministro da justiça. Isso a presidenta com sua reconhecida arrogância ignorou para agora colher os frutos.

    Cardozo ainda teve a ousadia de indicar para chefatura da PF, Leandro Daiello Coimbra, o homem que tentou de todas as formas impedir a operação Satiagraha, a serviço de quem? use a imaginação e tire suas próprias conclusões.

    Em entrevista a Glamurama, Cardozo é tido como amigo íntimo de Dilma e um de seus principais conselheiros, sendo mais ouvido pela presidenta do que o próprio Lula. É pouco ou quer mais?

    Tratado como gentleman de fino trato, encantador e sedutor, a relação de Cardozo com Dilma chama atenção. Nada demais, os dois são solteiros, mas a partir do momento que essa relação platônica de amizade interfere institucionalmente no bom funcionamento da República, isso é grave e uma ameaça ao estado de Direito.

     

    22.06.2015 / 08:22

    Homem de confiança de Dilma, ministro José Eduardo Cardozo fala à PODER

     

    Jose Eduardo Cardozo

    Créditos: Roberto Setton

    Por conta de sua proximidade com alguns tucanos, seus desafetos no PT o chamam de pelicano. Sedutor, individualista, conciliador e bem-humorado, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo é um dos principais interlocutores de Dilma Rousseff

    Por Bruna Narciso para a revista PODER de junho
    Fotos Roberto Setton

    Corria o ano de 2006 e chegava ao fim mais um dia da campanha pelo governo do Estado de São Paulo. José Eduardo Cardozo acompanhava o então candidato do PT Aloizio Mercadante – a caravana passava por Franca, cidade do interior paulista. Estavam todos reunidos na praça central quando Cardozo viu uma menina se aproximar correndo do local em que se encontravam. Sem pensar duas vezes, em uma cena clichê de campanhas políticas, abaixou-se para pegar a garota no colo. Só depois de levar alguns chutes é que se deu conta de que não se tratava de uma criança, mas, sim, de uma eleitora… anã. Como não poderia deixar de ser, até hoje a história é motivo de piada entre os amigos e é para esse lado mundo da lua que o atual ministro da Justiça apela quando questionado sobre ter escrito pareceres favoráveis ao banqueiro Daniel Dantas para o MP italiano. “Se fiz algum ofício ou parecer para o MP italiano, não me lembro. Agora, garanto que não fui advogado dele”, despista, tentando amenizar o fato, um dos mais polêmicos de sua trajetória profissional, que o levou a ser chamado por muitos como “homem de Daniel Dantas”.

    Cardozo não é unanimidade. Desde seu ingresso na vida pública, no início da década de 1980, é motivo de discórdia dentro de seu próprio partido. Uma ala de desafetos – entre eles estaria o ex-presidente Lula – o acusa de defender apenas seus próprios interesses. Há quem diga também que Cardozo deixa a desejar no Ministério da Justiça, especialmente no que diz respeito à Polícia Federal. “Quero crer que não seja despreparo ou inexperiência”, comenta um amigo advogado, referindo-se às últimas operações da PF que atingiram apenas os partidos da base governista. “Esperamos quase um século para conseguir uma PF autônoma e a grande questão é saber se estão apurando possíveis erros ou preferências”, completa outro jurista. Desafetos também costumam definir como “apagada” a atuação de Cardozo à frente da Justiça. Segundo um correligionário, que tem uma trajetória parecida, ele não tem uma marca e sua atuação é sofrível em todos os aspectos.

     

    Jose Eduardo Cardozo

    Créditos: Roberto Setton

    SIM, SENHORA!

    Descontentamentos à parte, não dá para ignorar que Cardozo construiu uma sólida carreira na política. De 1994 até hoje foi vereador, deputado federal e, finalmente, ministro – sem intervalos. Também é o que está há mais tempo no comando da pasta da Justiça na fase democrática do país. Com quatro anos e cinco meses de mandato, já ultrapassou Márcio Thomaz Bastos, que permaneceu no cargo durante quatro anos e dois meses. Atualmente, além de Mercadante e do marqueteiro João Santana, Cardozo é um dos únicos a quem a presidente recorre para pedir conselhos. Os dois se aproximaram no início de 2006, quando ela era ministra da Casa Civil e ele, deputado federal. “Dilma ligou para seu gabinete, questionando sobre um projeto de lei. O Zé foi firme e respondeu que a informação não procedia”, conta uma pessoa que conhece bem a rotina do ministério e acredita que a resposta direta tenha contribuído para aproximá-los – afinal, Dilma Rousseff é conhecida pelo estilo contundente.

    Apesar do episódio, que dá a impressão de que ele é um pouco seco, uma das principais qualidades de Cardozo é justamente a facilidade de se relacionar bem com as outras pessoas. “Acho que foi algo que aprendi na vida política“, justifica. Para alguns amigos, saber ser simpático é algo que Cardozo faz bem desde sempre. “Ele é ‘easygoing’, tem conversa fácil e muito bom humor”, garante o jurista Pedro Dallari, diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), que conhece o ministro há mais de duas décadas. “Durante o movimento estudantil, o Zé Eduardo sempre se deu bem com todo mundo”, emenda o advogado paulistano Ernesto Tzirulnik, que foi vice de Cardozo na presidência do Centro Acadêmico 22 de Agosto, do curso de direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

    Há quem diga que esse lado conciliador é um dos motivos que justifica a proximidade de Cardozo com a presidente. “Não acho que ela tenha gênio difícil, é só exigente”, comenta o ministro. Para o ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo, o estilo tranquilo de Cardozo ajuda a garantir o equilíbrio entre os dois. Tanto que o relacionamento entre eles vai além das questões do Planalto. Há dois meses, por exemplo, Dilma o obrigou a fazer um check-up que diagnosticou um câncer de tireoide – já operado e tratado. Foi ela também quem marcou a primeira consulta dele com o psicanalista e clínico- geral argentino Máximo Ravenna, criador da dieta responsável pela silhueta cada vez mais enxuta da presidente. Desde que começou a seguir o programa, há cinco meses, Cardozo já perdeu 20 quilos. Os dois também costumam trocar dicas de livros, músicas e óperas. “Ele só consegue se dar bem com a presidente há tanto tempo porque dificilmente entra em algum tipo de embate ou discussão”, alfineta um amigo partidário.

    De acordo com alguns conhecidos, dançar conforme a música também é o que garante a ele passe livre entre tucanos e petistas. Por conta disso, o ministro é chamado “pelicano” dentro do PT. Um advogado próximo revela que Cardozo e o ex-deputado federal petista Sigmaringa Seixas ganharam o apelido por causa da amizade com tucanos como José Serra e Aloysio Nunes.

    Jose Eduardo Cardozo

    Créditos: Roberto Setton

     

    SÓ DÁ ELE

    Do tipo que olha o interlocutor nos olhos, toca Chico Buarque ao piano e sempre tem um comentário pertinente e um sorriso de canto de boca, a fama de sedutor também avança pelo terreno amoroso. Solteirão convicto há anos, Cardozo assumiu publicamente apenas três relacionamentos: Marisa, com quem namorou durante o curso de direito na PUC; Sandra, mãe de um de seus filhos, com quem ficou quase 20 anos; e Manuela D’Ávila, deputada do PCdoB que namorou durante cerca de três anos. O ministro, mais uma vez, sai pela tangente. “Isso é um absurdo, intriga da oposição. Essa história de don juan começou depois que assumi o namoro com a Manuela. Na época, algumas colunas dos jornais do sul diziam: ‘Fora, paulista!’”, conta, rindo. De novo, não é bem isso o que se conta. “Chegamos a nos encontrar três vezes na mesma semana e em cada dia ele estava com uma companhia diferente. Esse comportamento deixou não só minha mulher constrangida, mas as de outros amigos também”, comenta um advogado próximo. Também existem histórias de romances com jornalistas, delegadas, parlamentares e até com alunas.

    Popular com as mulheres, mas extremamente focado em si mesmo e nos próprios interesses, eis outra característica atribuída ao ministro. “O Zé Eduardo é um cara de projeto solo. É muito difícil ele se comprometer com alguém ou com alguma coisa”, comenta um correligionário. Isso também explicaria o relacionamento delicado com alguns membros do PT. Foram ao menos três acontecimentos emblemáticos com desfecho contra o próprio PT – o que desagradou, e muito, Lula e outras lideranças do partido. O primeiro foi o fato de apoiar e ter trabalhado ao lado de Luiza Erundina, não só na campanha, mas também durante o seu mandato como prefeita de São Paulo, de 1989 a 1993. Erundina não era a candidata preferida dos caciques petistas, mas venceu as prévias do partido e conseguiu se eleger.

    O segundo embate também aconteceu no fim da década de 1980, quando Cardozo atuou como secretário de governo da prefeita. Foi ele quem conduziu a investigação que culminou na exoneração de Luiz Eduardo Greenhalgh – então vice-prefeito de São Paulo –, episódio conhecido como Caso Lubeca (nome da empresa acusada de pagar propinas para a prefeitura paulistana). Lula lutou sem sucesso até o fim do mandato de Erundina para reabilitar Greenhalgh politicamente. Por fim, o caso CPEM, em 1993. Cardozo integrou a comissão especial criada pela Executiva Nacional do PT para investigar denúncias feitas pelo petista Paulo de Tarso Venceslau, ex-secretário de Finanças de São José dos Campos, no interior paulista, contra a Companhia para Empresas e Municípios (CPEM). Cardozo concluiu que Roberto Teixeira, muito próximo a Lula, atuou em nome da empresa, vendendo seus serviços.

    Embora Cardozo insista em negar, a relação entre Lula e ele azedou desde essa época. Sinal disso é que durante os oito anos em que o ex-presidente ocupou o Planalto, Cardozo nunca foi nomeado para nenhum cargo. “Lula já pediu a cabeça de Cardozo mais de uma vez. Acredito que Dilma só o mantém lá porque quer provocar o ex-presidente”, revela um petista da velha guarda.

    Sua relação com o banqueiro Daniel Dantas é outro momento nebuloso em sua carreira. Em 2003, no início de seu primeiro mandato como deputado federal, Cardozo emitiu um parecer ao Ministério Público Federal sobre a suposta compra superfaturada da Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT) pela Brasil Telecom (BrT) – o Opportunity, banco de Dantas e um dos acionistas da BrT, achava que a companhia valia US$ 600 milhões e não os US$ 850 milhões pagos pela Telecom Italia, também sócia. “Algum tempo depois, ele também fez representações no Ministério Público italiano em defesa de Dantas”, afirma o mesmo petista.

    Em maio de 2006, o nome de Cardozo foi novamente ligado ao do banqueiro. A revista Veja noticiou que Dantas teria uma lista de contas bancárias em paraísos fiscais para tentar incriminar o presidente Lula e outros integrantes da cúpula do governo. Pouco tempo depois, Cardozo compareceu a um jantar na casa do senador Heráclito Fortes, aliado do banqueiro, que também estava presente, além do então ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos e do deputado federal Sigmaringa Seixas. A explicação de Cardozo para o encontro: “Márcio queria que a gente fosse a um jantar com o Daniel Dantas, para ter dois deputados de testemunha e evitar especulação”.

    Jose Eduardo Cardozo

    Créditos: Roberto Setton

    TIO PATINHAS

    Ganhar dinheiro dando aulas, advogando ou vendendo pareceres – isso é o que Cardozo planeja para o futuro, já que não acredita ter muito tempo no governo. “Fico até quando a presidente Dilma precisar de mim.” Uma possível nomeação para o Supremo Tribunal Federal – o que muitos afirmam estar entre seus grandes sonhos – foi por água abaixo com a PEC da Bengala, que aumentou de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria obrigatória dos ministros. “Agora, Dilma não tem ninguém para nomear até o fim de seu mandato, a não ser que algum ministro venha a morrer. Ainda assim, a possibilidade do Zé Eduardo conquistar o cargo é quase nula”, afirma um correligionário. O ministro, por sua vez, assume que fazer parte do STF é o sonho de todo advogado, mas despista, garantindo que nunca batalhou por isso.

    Agora, o plano é defender a tese de doutorado e seguir a carreira acadêmica. “Fiquei muito impressionado com a qualidade da pesquisa de sua dissertação de mestrado”, afirma o renomado jurista e professor Heleno Torres. A atuação de Cardozo na sala de aula é elogiada até mesmo por desafetos. “Vi poucos professores com a qualidade e a didática dele. Ele é do tipo que não prepara a aula. Pergunta para os assistentes o tema do dia e começa”, conta um integrante do PT. Outro elogio recorrente é a qualidade de seus pareceres. Assim como o seu conhecimento em direito administrativo.

     

    NA PONTA DA LÍNGUA

    Os principais trechos da entrevista que o ministro concedeu em um sábado em seu apartamento no bairro da Bela Vista, em São Paulo.

    PODER: Como o senhor definiria sua
    carreira política?

    José Eduardo Cardozo: O ápice da minha atuação como vereador foi a CPI da Máfia dos Fiscais, em 1999, que caçou mandatos de dois verea-dores, de um deputado estadual e quase o do então prefeito Celso Pitta. Na época, andava acompanhado por seguranças porque fui ameaçado de morte. Como deputado federal, já era governista, mas minha atuação parlamentar sempre foi pautada pela ética. A reforma política, por exemplo, é uma de minhas bandeiras, mas a ética sempre é o eixo de tudo.

    PODER: Qual foi seu grande legado como ministro?

    JEC: É difícil falar em legado, porque as coisas ainda estão acontecendo, é um processo. Mas destacaria o combate à corrupção, a autonomia da Polícia Federal e as políticas econômicas desenvolvidas. No primeiro mandato, criamos o Sistema Nacional de Informações de Estatística de Segurança Pública (Sinesp) para dar informações em tempo real sobre a criminalidade no país. Tem também o Sinesp Cidadão, aplicativo gratuito para fotografar a placa de veículos e indicar se eles são ou não roubados. Nós só vamos começar a colher as mudanças na segurança pública ao longo do governo da presidente Dilma e com o tempo.

    PODER: Que planos tem para o futuro?

    JEC: Não pretendo me candidatar mais. Minha ideia é terminar o mandato e me dedicar à vida acadêmica, que ficou muito parada. Quero voltar a dar aulas e advogar um pouco. Também por uma questão de tranquilidade financeira. Nunca tive ambição de ficar rico, mas cair sempre no limite do cheque especial não é uma coisa muito agradável.

    PODER: Recentemente, o senhor recebeu advogados de empreiteiras acusadas pela Lava Jato e o ex-presidente do Supremo Joaquim Barbosa cobrou de Dilma sua demissão imediata. O que tem a dizer sobre esse episódio?

    JEC: Eu respeito muito a opinião do Joaquim, mas sempre achei um erro e uma violação legal não receber advogados que têm postulações. Segundo o estatuto da OAB, é direito de qualquer advogado ser recebido pelas autoridades.

    PODER: Como recebe as críticas que fazem sobre sua gestão no ministério?

    JEC: Acho até engraçado. Por exemplo, quando houve o caso do cartel do Metrô, setores do PSDB me acusaram de ter instrumentalizado a Polícia Federal para perseguir os tucanos. Depois, veio o episódio da corrupção na Petrobras e setores simpatizantes do meu partido disseram que eu não controlava a PF. Aí, só me resta dizer: ou eu instrumentalizo ou não controlo a PF. Decidam-se!

    PODER: O senhor é conhecido por se dar bem com tucanos e outros políticos da oposição. Em algum momento, o PT chegou a questionar esse comportamento?

    JEC: Sim, há setores do partido que consideram isso inaceitável. Mas aprendi com o Cláudio Lembo a sempre ouvir opiniões divergentes. Então, tenho bons amigos tucanos.

    PODER: Atualmente, em que pé estão as coisas entre Lula e o senhor?

    JEC: Hoje, temos uma boa relação, mas houve momentos tensos no passado. Não só com Lula, mas também com pessoas que discordavam da minha postura. Acho que em alguns momentos posso ter errado mesmo. Hoje, não mudaria meus objetivos, mas faria diferente: dialogaria mais, seria menos intolerante.

    PODER: Na Lava Jato nunca se fala de bancos, algo questionável. No meio dessa história, porém, o senhor apareceu em uma foto abraçado com o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco. Não acha isso errado?

    JEC: Não. A gente tem de conviver com quem se dá bem. O Trabuco
    é meu amigo e, depois tive a honra de saber, vota em mim desde o tempo em que eu era vereador.

    PODER: De onde vem essa história de ‘homem de Daniel Dantas’?

    JEC: Não sei. Nunca entendi essa história, já que nunca advoguei para ele. No caso da CRT, recebi um material que incluía um conjunto de irregularidades e ilegalidades indicando que o poder público tinha perdido alguns bilhões de dólares. Como deputado, fiz uma representação. Se aquilo atendia a interesses de A, B, C ou de Daniel Dantas, do bispo ou do papa, eu não sei, mas recebi uma denúncia de fraude e fiz duas representações: uma para o Ministério Público brasileiro e outra para o criminal. Depois, comecei a ser procurado por deputados e pela imprensa italiana para dar entrevistas, mas não estava entendendo nada. Não me lembro mesmo se cheguei a mandar alguma coisa para a Itália.

     

    Jose Eduardo Cardozo

    Com a filha Mayra, na última viagem que fizeram para Nova York Créditos: Reprodução

    SEMPRE NO JOGO

    Nascido e criado no bairro paulistano do Brooklin, Cardozo, que está com 56 anos, é filho único de Joel e Zilda – casal típico da classe média paulistana. É pai de dois filhos, Mayra, de 23 anos e fruto de seu relacionamento com Sandra Jardim, e Théo, de 7, que assumiu há dois anos e de quem nunca foi muito próximo.

    O pontapé inicial na política aconteceu em 1978, no movimento estudantil da PUC-SP. Assim que se formou, em 1981, passou no concurso para procurador municipal da capital paulista – cargo do qual está licenciado há mais de 20 anos. Iniciou na vida pública como assessor jurídico da vereadora Irede Cardoso e, mais tarde, de Luiza Erundina. Na época, foi chamado por Cláudio Lembo, secretário de Negócios Jurídicos do governo Jânio Quadros, para assessor jurídico da prefeitura. “Tive de pedir permissão ao Jânio, pois o Zé era petista”, lembra o ex-governador. Cardozo, que a essa altura estava com 28 anos, continuou na prefeitura como secretário de governo de Erundina. “Ele me ajudou a governar São Paulo”, relembra a ex-prefeita.

    Em 1992, disputou a sua primeira eleição como vereador. Foi eleito suplente e assumiu em 1994. Conseguiu se eleger nos dois pleitos seguintes e chegou a presidir
    a Câmara em 2001. No ano seguinte, foi um dos deputados federais mais votados do PT e, quatro anos depois, também foi eleito, mas como um dos menos votados do partido. Em março de 2010, escreveu uma carta informando aos eleitores que não se candidataria mais até que acontecesse uma reforma política. No mesmo ano, tornou-se coordenador da campanha de Dilma para a Presidência, o que lhe rendeu o convite para a Justiça. O primeiro a cumprimentá-lo foi Paulo Maluf.

    http://glamurama.uol.com.br/homem-de-confianca-de-dilma-ministro-jose-eduardo-cardozo-fala-a-poder/

     

  25. Ingenuidade

    Quem está no poder a 13 anos tinha e tem o DEVER e a OBRIGAÇÃO de controlar,  investigar e denunciar os desvios na administração pública, inclusive de governos anteriores.

    Nunca o fez! E somente quando seus próprios malfeitos são decobertos, apontam para outros acusando-os do mesmo….QUE GRANDE DECÊNCIA E MORAL!

    Isto até poderia ser  “parcialmente”  válido……… se fosse nos primeiros meses de um governo…..amigos se passaram 13 anos!!!!

     

    É no mínimo ingênuo querer convencer alguem com argumentos desta espécie, para mim falta de caráter mesmo!

     

  26. Nassif , estou engando ou não

    Nassif , estou engando ou não ??

    A Odebrecht faz grandes obras no EUA, durante muitos anos, concorrendo com grandes empresas americanas de construção ? Não é isso ou estou enganado ? E nada de anormal, nada da justiça americana citar qualquer irregularidade, qualquer anormalidade. Pelo menos nesses últimos 40 anos não li e não vi nada disso. E se continua fazendo obras para os americanos é pq tá sendo boa empresa. E a justiça americana é rígida.

  27. O BRASIL À BEIRA DA DITADURA POLÍTICO RELIGIOSA JUDICIÁRIA

    Crônica do dia 24 de junho de 2.015, por Ricardo Edmundo Cecconello

     

    ROMPEU-SE O ESTADO DE DIREITO – A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL CONTINUA MUDA E CALADA ANTE OS DESMANDOS DO DITADORZINHO DA GUANTÁNAMO DO PARANÁ e do PAU MANDADO DO ARBÍTRIO NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

     

    Por que não tem nenhum Juiz, com reputação ilibada, que se insurja, publicamente, contra os desmandos atuais na operação LAVAJATO?

     

    Ante os evidentes excessos do Juiz, dos delegados federais, e até o próprio Ministério Público, com evidentes cerseamentos na defesa dos “acusados” presos, até agora sem nenhuma evidência, ou prova documental, salvo os criminosos, doleiro Yussef, e o calhorda delator “premiado”, Paulo Roberto Costa, POR QUE a Ordem dos Advogados do Brasil não se insurgiu?

     

    Existem, evidentemente, denúncias dos Advogados de defesa ante as “confissões” extorquidas à base de ameaças, até contra os familiares dos “acusados”, e tortura moral.

     

    Existem denúncias cotidianas do programado “vazamento conta gotas” para incriminar a Presidência da República, denegrindo determinado Partido Político, e desprezo quando as “delações premiadas” podem atingir ou incriminar partido político da preferência dos investigadores.

     

    E o que faz o Colegiado do Judiciário Brasileiro? Quais as providências efetivas da Ordem dos Advogados do Brasil, ante tantas denúncias de excessos na Operação Lava Jato, similares aos acontecidos na Operação Banestado?

     

    Afinal de contas, neste País onde criei, eduquei, orientei, e formei meus filhos como ADVOGADOS, na Faculdade Emérita de DIREITO de SOROCABA, estamos, ou não estamos, sendo governados pelo títere abjeto,  do instrumento da tortura, da exceção, da prisão arbitrária, nem mesmo conhecida nos anos de chumbo da ditadura?

     

    Afinal, Cidadãos, o Brasil é, ou não é, UMA DEMOCRACIA QUE RESPEITA O ESTADO DE DIREITO?

     

    Que o diga o “processo” contra o Pizzolato, condenado pela ditadura acintosa e canalha da imprensa mancomunada, que protege os criminosos fascistas, entreguistas, mordomos da infiltração imperialista, ansiosos por venderem o Brasil para quem pagar mais, sem um pingo de vergonha, ou patriotismo, e sem nenhuma “licitação” pública.

     

     

     

     

     

  28. Cardoso é um Ministro banana,

    Cardoso é um Ministro banana, mas há quem diga que ele é apenas um banana.

    Moro viola as prerrogativas dos advogados como se fosse um imperador ou um criminoso.

    A imprensa aplaude ambos, pois tem lado. Se os réus fossem outros (tucanos que roubaram o Metro SP ou barões da mídia que esconderam dinheiros sujos no HSBC-Suíça) os jornalistas estariam fazendo um alarido tremendo.

    E  pobres petistas e os ricos que ousaram ter lucro durante o governo Lula vão sendo ilegalmente presos por Moro, condenados na imprensa e torturados na prisão para delatar novos suspeitos. As moendas do Juiz Federal não vão parar antes dele moer alguém importante ou dele mesmo ser moído por um caminhão (ou uma bomba).

    A História do Brasil começou nos engenhos de açúcar. As moendas de homens-coisas, contudo, continuam a funcionar a todo vapor.

     

  29. Eh de proposito e nao covardia

    Embora revoltante, fica claro que o Cardoso tem uma agenda. Nao eh nada de medo. Ele eh um advogado competente que conhece as leis e se deixa que sejam desrespeitadas eh com um proposito. A mesma coisa em relacao a PF, tudo tem um proposito. O que ele quer eh desmoralizar, desestabilizar um governo legitimamente eleito. O espanto eh que presidente da republica permita.

  30. Nassif,

    Você esta nos devendo a informação do real motivo de Dilma manter esse cara como Ministro. Concordo que ele é tudo isso que você tem escrito nos ultimos anos, mas falta a informação definitiva, qual motivo a Dilma tem para manter ele lá? Sim, porque ele estando lá e não estando é a mesma coisa.

    Apura isso aí para nós!

  31. Nassif, até há alguns anos eu

    Nassif, até há alguns anos eu acompanhava seu blog diariamente, era crítico, mas imparcial, trazia informações sobre economia e política sem o viés que caracterizam Folha, Estado e Carta Capital, por exemplo. Era um oásis de análise e informação para quem não adere cega e fanaticamente a um lado.

    Contudo, já tem tempo que não é mais assim. Alguma coisa aconteceu, você já até escreveu sobre isso e então você escolheu um lado, entrou na trincheira e tem denfendido esse lado ao que parece contra qualquer evidência.

    Parei de acompanhar regularmente e hoje acessei esta página porque um colega me enviou o link.

    Aqui o que vejo é precipitação em afirmar ilegalidade e atacar o magistrado sem se ter qualquer subsídio para tanto. Vejo se falar em ataque ao Estado de Direito, violação de garantias fundamentais sem que exista qualquer prova disso e logo as pessoas descambam para ofender a honra do magistrado, do Ministro da Justiça e de sei lá mais quem.

    Por acaso alguém aqui acompanhou a diligência? Alguém leu a decisão do magistrado? E ainda vêm falar em Estado de Direito, atacando a reputação de pessoas por meras conjecturas.

    Nassif, por favor, pelo menos informe a sua tropa o seguinte:

    1 – é possível que se faça busca e apreensão em escritórios de advocacia, nos termos dos § 6º e § 7º do artigo 7º do Estatuto da Advocacia. Então, vale anotar, conforme decisão do STJ, que: “A condição de advogado, por si só, não elide a possibilidade de cumprimento de mandado de busca e apreensão feito em escritório de advocacia quando os fatos que justificarem a medida lastrearem-se em indícios de autoria e materialidade da prática de crime”;

    2 – o Supremo Tribunal Federal suspendeu a eficácia da expressão “e acompanhada de representante da OAB”, constante daquele artigo;

    De tudo isso, a rigor, não há ilegalidade nenhuma a ser apontada, ao menos por enquanto.

    Há apenas irresponsabilidade e  uma torcida indisfarçável para que as investigações sejam maculadas por alguma nulidade a fim de se livrar a cara dos investigados.

    Caso ainda tenham o interesse de exercer o senso crítico livre das paixões partidárias e das antipatias pessoais, sugiro que olhem este link: http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/busca?q=INVIOLABILIDADE+DO+ESCRIT%C3%93RIO+DE+ADVOCACIA

    Bom, eu pessoalmente apenas espero que, tendo ocorrido crimes, que paguem – resguardadas as garantias consitutcionais a serem observadas em qualquer caso e para qualquer pessoa e que nenhum observador externo pode ainda afirmar que foram violadas, e isso independente da posição e da filiação partidária, porque o não me convence e não me sujeito ao argumento segundo o qual “os outros fizeram, então não deveríamos pagar enquanto eles não pagarem”. Este governo está aí há 13 anos, se sabia de malfeitos anteriores e não fez nada então tem é mais um ponto negativo contra si.

    1. É surpreende que alguem que

      É surpreende que alguem que se apresenta como advogado, ainda que esconcdendo a identidade, passe ao largo do texto para defender uma tese. A ilegalidade está em levar HDs e emails sem lacrar. E nesse festival de prisões preventivas jogando com a demora dos tribunais superiores em julgar as apelações.

      Se fosse menos advogados e mais responsável, saberia que o Blog tem se posicionado criticamente em relação ao governo dilma.

      1. Não basta lacrar, o

        Não basta lacrar, o investigado tem o direito de acompanhar a deslacração e todos os procedimentos de análise dos HDs.

        1. Por lei é proibido mesmo com

          Por lei é proibido mesmo com mandado judicial invadir escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos de empresas para levar documentos lacrados ou não, a não ser que os advogados sejam os indiciados no processo. 

    2. Esse blog nunca foi imparcial …

      Esse blog nunca foi imparcial. Sempre se posicionou contra linchadores midiáticos, juizes midiáticos  e contra o fascismo que cresce a olhos vistos nas redes sociais. Pelo visto o senhor não sabe nada sobre io bolg. Volte,  então. para a “imparcialidade” da Veja,  da Globo, e de seus cães amestrados. É lá o seu lugar.

    3. São comentarios arrogantes

      São comentarios arrogantes como o seu que mais me revolta.tentam passar um ar de superioridade quando  não passa de um linchador como tantos que foram ressucitados com festival de prisões cinematograficas.

      é muita desfaçatez igual aqueles fariseu que vivem reverbiando “mensalão”,”já estão “soltos”…e convenientemente deixam de se indignar pelo mensalão tucano que mesmo livrando a cara de muita gente vai prescrever.E acha que esse jargão surrado de 13 anos e não fazia nada…e subtrai a informação das castelos de areia,CPIs do cachoeira tudo devidamente enterrado.e não vamos levar em consideração os 20 anos de trensalão em SP.

      E por favor poderia me explicar por que o moro mantem o Vacari preso,se no processo consta enriquecimento ilicito,e agora verifica-se que vacari não tem bens! e o Moro inverteu a história agora alega que o motivo é que ele pediu para o PT! se for o caso ,o justo seria todos os outros tesoureiros de partidos  que arrecadaram com as mesmas empresas estarem presos,já que todos os partidos foram citados?

  32. A Dilma já foi derrubada e

    A Dilma já foi derrubada e não se apercebeu disto.

    Acho mehor ela sair de fato e deixar a tarefa de governar para outro.

    Triste fim para um governo que ajudei a eleger.

  33. há uma foto da Dilma

    há uma foto da Dilma comemorando a vitória na eleição de 2010 e logo atrás dela estavam o ollie cardosão e o magno malta.

    Esta foto já prenunciava coisas nada boas e foi comentada pelo Paulo henrique Amorim, que alertava a Dilma, mesmo muito antes dela assumir, sobre o risco de colocar este inútil no ministério.

    e ela o colocou justamente no ministério da justiça. um inútil e desidioso. ela merece tudo que está passando.

    o problema é que o povo, que não tem nada com isto, está passando junto e com tendências de piora.

  34. Mais culpado do que Cardozo é

    Mais culpado do que Cardozo é a a presidente. É ela quem mantém esse vergonhoso ministro no seu governo.

    Será que o Brasil terá um homem, uma mulher (porque presidente não temos mesmo) ou uma instituição que  terá coragem de enfrentar essa absoluta quebra do estado de direito sustentado pelo poder da mídia?

    E presidente Dilma, votei na senhora. Mas que decepção, que vergonha de ter contribuido para eleger uma presidente tão covarde.

  35. As ilegalidades cometidas

    As ilegalidades cometidas durante as investigações da lava jato são propositais, tem o objetivo de tornar ineptas as provas e acusações, pois é inadmissível que no decorrer de uma investigação deste porte sejam cometidos erros grosseiros como os relatados aqui, quanto aos eventuais desmandos de Juiz Moro, o Conselho Nacional de Justiça deveria ser acionado, tal como ocorreu no caso do Juiz Flavio Roberto de Souza que foi afastado do caso Eike Batista pela corregedoria nacional de justiça (corregedora Ministra Nancy Andrighi).

    Sobre o Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso e sua inércia, contra todas argumentações que atacavam o ministro desde o inicio das investigações da Lava Jato, tenho defendido-o, sem procuração para tal, apenas por senso critico e conhecimento de sua trajetória política, de vereador a ministro, não é possível saber se esta inércia existe ou não, mesmo porque se existe investigação sobre o Juiz Moro e sua partidarização no que concerne ás investigações, elas deverão vir a tona  a qualquer momento, o mesmo deve se dar no caso dos delegados, porém o momento exige discrição e não é oportuno, mais ainda as arbitrariedades estão sendo cometidas podem ter o objetivo de que haja intervenção por acionamento do executivo, o que levaria a uma espetacularização de proporções inimagináveis pela mídia golpista, independente da ação ser correta ou não, é o motivo que precisam para incitar ainda mais o clima de golpe, o momento é de grave instabilidade constitucional, assemelha-se aos golpes provocados em Honduras  2009 (Manuel Zelaya), em 2012 no Paraguai (Fernando Lugo), tendo, ora  na frente, ora na retaguarda o Judiciário e a mídia golpista como protagonistas dos golpes, o mesmo vem ocorrendo, na Venezuela, na Argentina e no Brasil. Aqui as perseguições ao Partido do Trabalhadores e a tentativa de criminaliza-lo são notórias e, vão desde se colocar camisetas do PT em sequestradores (Caso Abilio Diniz) a lhe imputarem crimes não cometidos, como a de receber doações legais, contabilizadas e levadas a apreciação do TSE e por ele aprovadas, e agora quer se repetir o mesmo que ocorreu na ação penal 470, onde operações legais foram criminalizadas e inocentes foram presos, num julgamento atípico, fora dos padrões e da jurisprudência.

    Só para reforçar, é bom saber que no dia de ontem. o STF, com os votos de Gilmar Mendes e Dias Tóffoli, acaba de soltar o  ex-deputado estadual do Mato Grosso, José Riva, conhecido como o “Maior Ficha Suja do País”, com mais de 100 processos em andamento, Eduardo Azeredo, está tranquilo e Eduardo Cunha, com dezenas de processos, está em paz na Presidência do Congresso, enquanto isto, Vaccari esta preso sem que nada se prove contra ele, este é o recado do Judiciário aqui no Brasil, e em toda a América Latina, é um “Modus Operandi” do Judiciário, facilmente identificável, onde os meios de proteção legal são negados arbitrariamente, ignorando o sentido da lei valer para todos ou contra todos (“Erga Omnes”) , objetivando a defenestração do grupo político alvo.

    Enfim, o momento é grave e o executivo está numa sinuca de bico, os golpistas tentam provocar uma situação para que outros atores entrem em ação, agir com cautela é necessário.

  36. Moro força a renúncia da defesa para que a Catta Preta assuma

    Como se sabe, a Dra. Catta Preta, uma tucana das antigas, cuja familia tem procedência nas minas de Aécio, é a rainha da delação premiada, ela que “ajeita” as coisas para os réus, ela que sabe o que o réu deve dizer para o Moro para que possa ganhar a liberdade e até ganhar uns milhões de reais como delator. Essa ação da PF foi planejada para forçar a renúncia dos advogados que, sem a defesa, sem os documentos para fundamentá-la( foram sequestrados por Moro e cia) e, isso oocrrendo, assume a Dra. Catta Preta, simples assim

     

  37. Operação Golpe a Jato
    Operação Golpe a Jato!Eu tenho total convicção de que boa parte dos brasileiros não fazem ideia do que é a Operação Lava Jato. Todos entendem que o Moro e a operação Golpe a Jato estão combatendo a corrupção e salvando o país, como já vi em vários locais onde chego. Ao meu ver essa operação pode ser tudo, menos combate a corrupção. É como se a polícia chegasse na casa de um trabalhador (João) sem nenhuma prova, apenas porque prenderam um ladrão no bairro dele e o ladrão dissesse que o João era ladrão também, isso porque o ladrão é um inimigo político declarado do João. Assim a polícia entra na casa (crime), pega os bens do João (crime) e o leva preso (crime). No mesmo dia os investigadores começam a passar os dados do computador do João para toda imprensa (crime). Durante a prisão que é injustificada, o juiz (Moro) fica chantageando o João (crime) a entregar outra pessoa, que é um inimigo político declarado do ladrão e do juiz, porém que nada tem a ver com o caso. O João sem ter o que falar vai ficando preso, dias após dias, sem prova contra ele, sem defesa, com seus bens confiscados e suas informações pessoais estampando de forma distorcida os principais jornais do país, dizendo o nome dele diariamente como se ele fosse o que há de pior na sociedade. E o governo? O governo não faz nada! Estou revoltado.

  38. Operação Golpe a Jato
    Operação Golpe a Jato!Eu tenho total convicção de que boa parte dos brasileiros não fazem ideia do que é a Operação Lava Jato. Todos entendem que o Moro e a operação Golpe a Jato estão combatendo a corrupção e salvando o país, como já vi em vários locais onde chego. Ao meu ver essa operação pode ser tudo, menos combate a corrupção. É como se a polícia chegasse na casa de um trabalhador (João) sem nenhuma prova, apenas porque prenderam um ladrão no bairro dele e o ladrão dissesse que o João era ladrão também, isso porque o ladrão é um inimigo político declarado do João. Assim a polícia entra na casa (crime), pega os bens do João (crime) e o leva preso (crime). No mesmo dia os investigadores começam a passar os dados do computador do João para toda imprensa (crime). Durante a prisão que é injustificada, o juiz (Moro) fica chantageando o João (crime) a entregar outra pessoa, que é um inimigo político declarado do ladrão e do juiz, porém que nada tem a ver com o caso. O João sem ter o que falar vai ficando preso, dias após dias, sem prova contra ele, sem defesa, com seus bens confiscados e suas informações pessoais estampando de forma distorcida os principais jornais do país, dizendo o nome dele diariamente como se ele fosse o que há de pior na sociedade. E o governo? O governo não faz nada! Estou revoltado.

  39. Eu, na época do mensalão,

    Eu, na época do mensalão, perguntava porque os advogados de defesa não renunciavam, pois impedidos de desempenhar a contento suas funções. Também perguntei isso durante a lava-jato. Queria saber se era possível. Vejo que é. E se os advocados renunciarem, creio que seria a resposta mais contundente aos desmandos desse grupo que se apodereou do Brasil, prendendo quer quer e bem entende, sem qualquer justificativa jurídica valha. seria um início de reação que poderia desencadear outras reações. Quanto ao ministro da justiça, talvez um dia a histórioa consiga nos dizer porque Dilma o menteve no cargo se, desde o início, ele mostrou-se covarde e inoperante.

  40. “Segundo eles, Cardozo teria

    “Segundo eles, Cardozo teria permitido um ambiente de total indisciplina na Polícia Federal. “

    Como se algum dia ele foi chefe da PF!

    Essa lealdade da Dilma com seus subordinados, arrebenta no lombo dos brasileiros!

    Cooro SÉRIOS riscos se defender dilma em meu trabalho!

    Ela NÃO FAZ NADA!

    1. Dois.
      Embora se imploda

      Dois.

      Embora se imploda qualquer argumento coxinha, você se torna mal visto por alguns mais fanáticos (já vi ex-diretor, executivo, pregando o fim de qualquer relacionamento, seja pessoal ou profissional, com “petralhas”)

  41. E a culpa é da Dilma?

    Não concordo com as críticas mais frequentes daqui. 

    Então a Dilma é a culpada????? Um juiz e uma mídia que………, e a Dilma é que é a culpada? Brilhante.

    A midia agradece emocionada.

    Só uma dica: eu começo um processo fantasioso contra o governo, claramente vazio e sem possibilidade de chegara nada, crio a maior celeuma, provoco, atiro, etc, e a midia ao meu lado.. O governo usa alguma arma, se tem, para interromper meu processo. Interrompe o que eu estava doido para parar. Pronto é o que eu queria: está provada a cumplicidade dele para sempre. Sabe aquela história que o sapo pediu ao urubu que o jogasse na pedra….

    1. O Ministro da Justiça é dela.
      O Ministro da Justiça é dela. A culpa, por.permitir que isso aconteça em seu governo, é dela. E só dela!

      Coloque Eliana Calmon que está resolvido o problema!
      Rapidamente desbarata essa zona toda.

      1. Comentário sem lógica e não há razão para incensar Eliane Calmon

         

        Athos (quarta-feira, 24/06/2015 às 12:05),

        A notícia é pobre de espírito, pelo menos na parte crítica ao ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo. E observe que a notícia de tão ruim não é nem assinada. É quase como se fosse um texto apócrifo. Você tirar uma conclusão a partir da notícia o torna parecido com a notícia.

        Veja o seguinte trecho da reportagem e diga que conclusão se pode tirar de uma matéria assim redigida:

        “Um dos pilares dessas estruturas é a disciplina. E a postura dos delegados em relação a Cardozo é de total desprezo. Nas audiências da Lava Jato criticam abertamente ele, a presidente da República, o PT, impedem o avanço de depoimentos que comprometam o PSDB e fazem militância política pelas redes sociais. Qualquer outro poder teria enquadrado o funcionário indisciplinado, dizem os advogados. Mas Cardozo perdeu totalmente as rédeas da PF”.

        Agora comento cada uma das frases:

        “E a postura dos delegados em relação a Cardozo é de total desprezo”.

        Que relação tem essa frase com o cumprimento pela polícia das ordens de um juiz? Se a postura fosse de admiração, os policiais não cumpririam a ordem? Não vou prolongar no encadeamento porque qualquer um pode perceber o que ao fim isso significa.

        Transcrevo agora a frase seguinte:

        “Nas audiências da Lava Jato criticam abertamente ele, a presidente da República, o PT, impedem o avanço de depoimentos que comprometam o PSDB e fazem militância política pelas redes sociais”.

        Há alguma prova desse procedimento? E nenhum advogando fez uma manifestação direta ao juiz contra esse procedimento. E o PT tem alguma comprovação de que nas audiências há criticas diretas ao PT? E o PT não tomou nenhuma providência?

        Agora a próxima frase:

        “Qualquer outro poder teria enquadrado o funcionário indisciplinado, dizem os advogados”.

        Que advogado é esse, qual é o nome dele. Qual foi a indisciplina? O que é ser enquadrado no entendimento deste advogado?

        Quem escreveu isso é um foca com índole de ditadorzinho. Ou os advogados entrevistados são octogenários que trabalharam na época da ditadura militar, quando se prendia e arrebentava.

        E você, que eu tenho visto mais com observações pertinentes, faz um comentário para acompanhar uma matéria de segunda linha e sem assinatura.

        E pelo amor não vá na onda de querer incensar quem nem com o poder de corregedora conseguiu trazer algum avanço para o judiciário. Não chega a ser demérito, pois o Poder Judiciário é uma máquina muito grande que talvez seja tão lerdo como o Poder Executivo e como o Poder Legislativo e os avanços veem a passos de cágado. Agora, fora da corregedoria, o que a Eliane Calmon trouxe de avanço para ser considerada como uma boa expectativa em relação ao ministro Eduardo Martins Cardozo? Assim o seu comentário seguindo a reportagem, ao atribuir a culpa à presidenta Dilma Rousseff é destituído de lógica, de racionalidade e da razoabilidade legal. E a sua expectativa de considerar a Eliane Calmon com capacidade de alterar a situação revela uma incompreensão da realidade política brasileira e uma sobrevalorização da Eliane Calmon que traz demérito aos outros comentários seus em que, pelo menos em minha avaliação, você aparentemente acertou.

        Clever Mendes de Oliveira

        BH, 24/06/2015

        1. Imagine colocar no Cargo uma
          Imagine colocar no Cargo uma pessoa CONCURSADA com mais de 35 anos de trabalho como juíza.
          Depois não é uma pessoa qualquer. É uma pessoa que fala abertamente sobre temas tabus do local onde trabalha, o Judiciário.
          Ela só faz isso Porque SE IMPORTA. Este comportamento só lhe traz inimigos.
          Enfim, ela faz isso Porque é uma pessoa de Estado!

          Não, não deve ter nada a ver. Melhor deixar um político lá que trabalhe das 11 às 4.
          Político com registro na OAB, é lógico. Só pode ser coisa boa.

          1. Você não consegue dar uma boa justificativa para sua sugestão

             

            Athos (quinta-feira, 25/06/2015 às 18:10),

            Ontem foi um dia ruim e houve muitos posts que destoaram da normalidade. Um exemplo foi o post “Sobre a revolução iminente” de quarta-feira, 24/06/2015 às 12:09, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria de Gustavo Gollo e que pode ser visto no seguinte endereço:

            https://jornalggn.com.br/fora-pauta/sobre-a-revolucao-iminente

            Outro post pleno de disparates e que chamou a atenção geral foi este post “Advogados da Odebrecht poderão renunciar coletivamente” de terça-feira, 23/06/2015 às 23:08, apresentado apenas como sendo de autoria do Jornal GGN. E há aqui agora com 117 comentário na segunda página pelo menos dois comentários que foram transformados em post e que não ficam nada a dever ao seu comentário. Há o comentário de JB Costa enviado terça-feira, 24/06/2015 às 00:48 e que deu origem ao post “A inaptidão para o usufruto pleno do poder” de quarta-feira, 24/06/2015 às 09:38, podendo ser visto no seguinte endereço:

            https://jornalggn.com.br/noticia/a-inaptidao-para-o-usufruto-pleno-do-poder

            E há o comentário de Rogério Maestri aqui assinado rdmaestri enviado quarta-feira, 06/06/2015 às 02:56 e que deu origem ao post “Os desvios da legislação na Lava Jato” de quarta-feira, 24/06/2015 10:40 e que pode ser visto no seguinte endereço:

            https://jornalggn.com.br/noticia/os-desvios-da-legislacao-na-lava-jato

            Algo aconteceu ontem que fez a turma toda perder as estribeiras. Agora o seu comentário é de hoje, quinta-feira, 25/06/2015 às 18:10. Talvez seja efeito da ressaca econômica de que falou o ministro da Fazenda Joaquim Levy. Aliás, mudando um pouco de assunto sobre essa ressaca há o bom post “Ressaca econômica? Por Rodrigo Medeiros” de quarta-feira, 24/06/2015 às 14:53, aqui no blog de Luis Nassif e com texto do economista rodrigo Medeiros e que pode ser visto no seguinte endereço:

            https://jornalggn.com.br/blog/rodrigo-medeiros/ressaca-economica-por-rodrigo-medeiros

            Disto isso, continuo avaliando que sua proposta está eivada de velhos preconceitos. É uma crença popular, mas sem respaldo nos fatos que Pelé por ser o rei do futebol seria um grande ministro dos Esportes, que o Adib Jatene, quando vivo, seria um grande ministro da Saúde, que um professor, como o Renato Janine Ribeiro, seria um grande ministro da Educação. Há muito mais exemplos para serem citados, e como me ocorreu mais um menciono a crença de que um grande industrial seria um grande ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. E agora você acrescenta que um grande juiz seria um grande ministro da Justiça.

            Não há base para essa crença. A começar pela definição de grande. Há situações que são bem específicas. Um grande professor de cursinho de direito pode ser um péssimo conhecedor dos aspectos jurídicos da matéria que ele ensina. Um grande cirurgião plástico pode ser apenas um médico de conhecimento razoável, mas com grande habilidade cirúrgica e senso de estética.

            E quanto a um Ministério há que ver como ele funciona no dia a dia e qual será a necessária dimensão da atividade exercida pelo ministro ocupante do cargo. Muitas vezes trata de um órgão meramente executor e, portanto, vai precisar de um gerente com capacidade de execução. Pode ser que o ministro tenha apenas um cargo de representação e há auxiliares diversos com características distintas que desempenharam as funções mais importantes do ministério.

            E há que ver ainda que a máquina pública é como se fosse um grande transatlântico. Ela se desloca a passos morosos. Não se pode imaginar que alguém chega e de supetão muda tudo. São ideias assim como a sua que fazem gerar no imaginário planos mirabolantes onde se crer resolver tudo de uma só vez como Fernando Collor de Mello referia-se a usar de uma só bala para acabar com a inflação.

            Muitas vezes dado o perfil do ministério e do ministro se pode verificar com facilidade que se está no cargo errado. Ainda assim, pode ser que essa diferença nem seja notada, exatamente porque cada ministério tem um moto próprio que é muito difícil um estranho mudar, independentemente do perfil que o ministro tenha.

            Aliás, se você começar lá do alto, e imaginar uns cinco presidentes da República com características bem diferentes você vai ver que pouca diferença faz o estilo de cada um na produção do resultado. A diferença maior é na questão ideológica, mas ai será preciso usar medidores muito precisos (Crescimento do PIB, coeficiente de Gini, índice de nível de escolaridade, taxa de mortalidade infantil, expectativa de vida, taxa de criminalidade e que tais) e mesmo assim a diferença em espaço pequeno de tempo será mínima e muitas vezes provocada por fatores furtuitos.

            Talvez no caso dos ministros dos cargos executivos, um fator importante a considerar é o viés de defensor do interesse público ou do Estado em contraposição ao defensor do interesse individual. O Márcio Tomaz Bastos foi um ministro com um viés de defensor dos interesses individuais. O Nelson Jobim já foi mais um defensor do interesse público.

            Aliás essa distinção é muito importante na indicação de membros do STF. Até José Sarney, inclusive, os indicados eram juízes conservadores e que defendiam os interesses individuais mesmo que indicados pelos governantes de direita e que por ser militares tinham um viés mais pró Estado. A exceção no governo de José Sarney foi a indicação de José Paulo Sepúlveda Pertence que foi alçado ao STF mais para José Sarney ficar livre da entourage de Tancredo Neves.

            No período de Collor e mesmo Itamar Franco (Com Itamar Franco eles assumiram um perfil mais de esquerda) não houve muita diferença. Só com Fernando Henrique Cardoso é que houve uma tendência maior a indicar pessoas com o viés mais favorável ao Estado. O Gilmar Mendes, embora não tenha sido ministro da Justiça também deve ser visto como um defensor do interesse público. É lógico que ele tem o vínculo com o PSDB que embora tivesse na sua formação laivos de partido de esquerda foi caminhando cada vez mais para a direita e para a defesa do interesse individual e o Gilmar Mendes acabou seguindo nessa direção.

            Essa discussão é um pouco periférica em relação a crítica a sua réplica, mas penso que vale aproveitar o momento para destacar aqui um problema do PT em antagonismo com o que eu considero até uma qualidade do PSDB. Embora o PSDB tenha desvirtuado muito do que poderia ser, trata-se de um partido que no início postulava pelo reforço do Estado enquanto o PT queria fortalecer mais a sociedade civil.

            Então você tem razão em apontar o viés de advogado em José Eduardo Martins Cardozo. Só que isso é uma questiúncula no atual momento e que me parece que a juíza aposentada Eliane Calmon nem iria perceber. É um problema que está relacionado a formação de base da intelectualidade do PT de São Paulo com muitos padres e catedráticos da PUC.

            E lembro aqui de uma indicação que serve para não o deixar no desamparo na sua justificativa para a sugestão de Eliana Calmon para o Ministério da Justiça. Tancredo Neves indicou para secretário da Segurança Pública de Minas Gerais, cargo até aquele período da política mineira, sempre ocupado por um delegado, o ex-ministro do STF Carlos Fulgêncio da Cunha Peixoto. Carlos Fulgêncio aposentou na compulsória em dezembro de 1981, e em março de 1983 assumiu o cargo de Secretário da Segurança Pública. Uma indicação mais de natureza política que tinha a ver com a necessidade de dar uma feição mais legalista a um órgão naquele período terrivelmente ligado ao golpe militar, mas não se poderia imaginar que o Carlos Fulgêncio da Cunha Peixoto, com os setenta e poucos anos, iria atuar como chefe de executivo na Secretaria.

            Clever Mendes de Oliveira

            BH, 25/06/2015

          2. Nem 1 cm…
            Não conseguiu me fazer mover 1 cm.
            Ministério da Justiça lida com um Poder da República e não pode ser comparado a outros cargos.
            Ser advogado não qualifica nenhuma pessoa a ser Ministro da Justiça. A.pessoa indicada tem que CONHECER todos os Ministros E principais desembargadores de TODO o país.
            Um Ministro do STJ ou STF iniciante, como Herman Benjamin(um dos bons, porém vaidoso), não teria esta capacidade.
            O cargo é para peixe grande.
            Se um advogado, um procurador, tem deficiências óbvias ao assumir o cargo de Ministro do STJ, como acontece em 100% dos casos, imagine o de Ministro da Justiça.
            Cardoso não é peixe grande, é uma sardinha no meio do oceano rodeado por tubarões e perdidinho.

            Sustento, Eliana Calmon é disparado o melhor nome. Não tem atuação ideológica. Atua única é exclusivamente para aperfeiçoar o Estado em SUA zona de atuação, o Judiciário.

            O que o grande público desconhece, é que há figurões no Poder Judiciário. Figurões poderosíssimos! Todos SEM EXCEÇÃO veteranos!
            Eliana Calmon virou poderosa porque não tem rabo preso e não devia favor a ninguém(nem ACM, de quem se emancipou no discurso de POSSE) ou a partido algum. Isso lhe permitia falar o que quisesse sobre quem quer que fosse. E falava durante sessão de julgamentos com registros taquigraficos.
            Quem ocupa o cargo tem que ser figurão, tem que ter coragem e, principalmente, tem que saber o que está fazendo.

            A política do Poder Judiciário, Cardoso não sabe. Aquilo tem vida própria.
            Não está vendo com Levandowski? Um nulo! Advogado novo…calouro.
            No STJ seria escorraçado pelos veteranos até criar casca. E nesta data estaria preparado…quando tivesse casca.

          3. Viso não o convencimento mas tirar as pessoas da escuridão

            Athos (Sexta-feira, 26/06/2015 às 12:17),

            Não é muito a tentativa de convencimento o que me move. Busco mais o esclarecimento. O que me interessa é que as pessoas busquem a racionalidade, a lógica na argumentação. O convencimento é algo mais complexo e não tenho muita pretensão pois levo a sério o Aforismo XLVI do “Novum Organum” de Francis Bacon do qual o médico e filósofo Flávio Paranhos nos lembrou lá no texto dele “Woody Allen e Heidegger: Morte aos monstros!”, saído na Revista Bula e que foi transformado no post “Ética, Heiddeger e Woody Allen” de terça-feira, 04/02/2014 às 14:18, aqui no blog de Luis Nassif e originado de sugestão de Marco St.

            Segundo o Aforismo XLVI, tal como transcrito do artigo de Flavio Paranhos:

            “O intelecto humano, quando assente em uma convicção (ou por já bem aceita e acreditada ou porque o agrada), tudo arrasta para seu apoio e acordo. E ainda que em maior número, não observa a força das instâncias contrárias, despreza-as, ou, recorrendo a distinções, põe-nas de parte e rejeita, não sem grande e pernicioso prejuízo.”

            E deixo também a seguir o link para o post “Ética, Heiddeger e Woody Allen”:

            https://jornalggn.com.br/noticia/etica-heiddeger-e-woody-allen

            O que me parece é que você é um grande admirador da Eliana Calmon e quer, “per fas et nefas”, coloca-la no Ministério da Justiça. No meu modo de pensar se a presidenta Dilma Rousseff tiver confiança em Eliana Calmon não vejo razão para imaginar que ela será uma má ministra da Justiça. Em meu entendimento tanto pode dar certo o José Eduardo Martins Cardozo como a Eliana Calmon.

            Essa conclusão está bem de acordo com o que eu venho dizendo aqui no blog de Luis Nassif desde tempos imemoriais: nós seres humanos somos medíocres, ou seja, medianos. E eu sempre critiquei Luis Nassif nas teses dele de conferir grandiosidade a determinados homens públicos. Não vejo tanta diferença dos homens públicos. Às vezes um tem uma idéia com a qual concordo e eu defendo esta pessoa porque assim estou defendendo a minha idéia. Esse não é o caso do ministro José Eduardo Martins Cardozo, pois nunca o tive entre os políticos que eu defendesse. Considero que ele é uma pessoa educada, sereno e afável. Não tenho como requisito para ser ministro da Justiça, ou quase todos os cargos da República, a boa educação, a serenidade ou a afabilidade, mas prefiro os que são assim aos que não são. Preferiria a presidenta Dilma Rousseff se ela fosse assim.

            Vejo então seus argumentos sendo construído no modelo de Luis Nassif, isto é, grandes homens são grandes ministros, mas como no modelo de Luis Nassif seus argumentos repousam na retórica e não na fundamentação lógica e racional. Veja, por exemplo, os assuntos da área de competência do Ministério da Justiça conforme estabelecido nos incisos do artigo 1º do Decreto nº 6.061 de 15/03/2007:

            “I – defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais;

            II – política judiciária;

            III – direitos dos índios;

            IV – entorpecentes, segurança pública, Polícias Federal, Rodoviária Federal e Ferroviária Federal e do Distrito Federal;

            V – defesa da ordem econômica nacional e dos direitos do consumidor;

            VI – planejamento, coordenação e administração da política penitenciária nacional;

            VII – nacionalidade, imigração e estrangeiros;

            VIII – ouvidoria-geral dos índios e do consumidor;

            IX – ouvidoria das polícias federais;

            X – assistência jurídica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita, aos necessitados, assim considerados em lei;

            XI – defesa dos bens e dos próprios da União e das entidades integrantes da administração pública federal indireta;

            XII – articulação, coordenação, supervisão, integração e proposição das ações do Governo e do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas nos aspectos relacionados com as atividades de prevenção, repressão ao tráfico ilícito e à produção não autorizada de drogas, bem como aquelas relacionadas com o tratamento, a recuperação e a reinserção social de usuários e dependentes e ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas;  (Redação dada pelo Decreto nº 7.434, de 2011)

            XIII – coordenação e implementação dos trabalhos de consolidação dos atos normativos no âmbito do Poder Executivo;  (Redação dada pelo Decreto nº 7.430, de 2011)  (Vigência)

            XIV – prevenção e repressão à lavagem de dinheiro e cooperação jurídica internacional; e (Redação dada pelo Decreto nº 7.430, de 2011)  (Vigência)

            XV – política nacional de arquivos. (Incluído pelo Decreto nº 7.430, de 2011)  (Vigência)

            XVI – assistência ao Presidente da República em matérias não afetas a outro Ministério. (Incluído pelo Decreto nº 7.538, de 2011)”

            Primeiro deve ficar bem claro que política judiciária não significa política do Poder Judiciário. E como eu disse, não vejo impeditivo para que a Eliana Calmon seja uma boa ministra da Justiça e que pudesse ser escolhida pela presidenta Dilma Rousseff, desde que fosse de confiança da presidenta. O que eu critiquei nos meus comentários foi a expectativa que você deposita na Eliana Calmon. Fico a imaginar em quais dos assuntos relacionados na competência do Ministério da Justiça a Eliana Calmon excele ao ponto de você a considerar como a preferida para sua escolha de ministro da Justiça para solucionar problemas eventualmente existentes e que por sinal se existentes foram bem mal expostos neste post.

            E mais, o comando de um órgão pressupõe capacidade de execução, embora há que reconhecer que tudo pode se dar por delegação. Então na escolha de um ministro ou secretário deve-se dar preferência a pessoas que demonstraram esta capacidade de execução. Não vi nada em Eliana Calmon (e também em José Eduardo Martins Cardozo) que demonstrasse a presença dessa capacidade. O que não chega a ser um mal, pois tudo se resume a ser pessoas de confiança e ter capacidade de execução ou capacidade de delegar a função de execução para pessoa com essa capacidade.

            E por fim, no que diz respeito a ideologia em que você atribui qualidade à Eliana Calmon por ser infensa a atuação ideológica eu tenho meus questionamentos em ver nisso uma qualidade. Para mim uma pessoa sem ideologia é um cabeça oca. E achar que o Estado é um ente neutro no modelo capitalista é ingenuidade ou idealismo. E como idealismo é completamente afastado da realidade.

            Clever Mendes de Oliveira

            BH, 28/06/2015

          4. Não ter atuação ideológica é
            Não ter atuação ideológica é diferente de não ter ideologia.
            Depois vou editar isso aqui.

          5. Servidor obrigado a cumprir lei usa a ideologia para a entender

             

            Athos (segunda-feira, 29/06/2015 às 11:42),

            Não sei se você vai conseguir editar essa sua idéia de distinção entre a atuação ideológica e a ideologia que a pessoa carrega. Enfim, em meu entendimento, é muito difícil que a atuação de alguém no serviço público não seja conduzida pela ideologia que ele professa.

            Suponhamos dois juízes, um com uma formação em uma família de humanistas e outra com uma formação em uma família de pessoas mais violentas que acreditam na pena apenas como uma forma de punição.

            Quando eu falo em uma família de humanistas eu lembro de um ecologista mineiro da família dos Werneck já octogenário e que no final do século XX dera uma entrevista a um jornal mineiro em que ele afirmava: “Meu pai já dizia: quem mata uma formiga mostra o seu caráter”.

            Na época eu pensava em aproveitar umas terras de má qualidade tanto do solo como em razão da baixa pluviosidade que a família tinha no nordeste de Minas Gerais, mas que era plana e, portanto, mecanizável e era de boa profundidade e com adubação dava para plantar eucalipto. Pedi orientação a um primo cujo irmão já trabalhara com reflorestamento no Jari e em Felixlândia e ele próprio havia uns dez anos que iniciara a plantação de eucalipto e ele me deu como primeiro conselho a necessidade de eliminar as formigas. Acho que o conselho fora dado antes de eu ler a entrevista, pois não me lembro de ter pensado na entrevista do Werneck octogenário como uma espécie de contraponto.

             

            Pois então, será que os dois juízes a que me referi acima, criados em famílias de ideologia opostas, aplicariam do mesmo jeito a lei penal, caso seja adotada a redução da maioridade, se se trata de um adolescente? E eu acredito que a discrepância ainda seria maior se o juiz de origem de uma família de humanistas tivesse assistido uma palestra do psiquiatra mineiro José Belisário Filho e que eu ouvi em um CD em que ele fala da importância do sono na vida de uma pessoa e faz referência à formação da personalidade de um adolescente e que esta formação iria até os 21 anos, sendo que até esta idade os adolescentes têm uma atuação mais em decorrência do grupo com o qual eles convivem.

            E poderia mencionar a atuação de alguém do executivo, pois não há muita diferença entre a atuação do judiciário e do executivo. O executivo executa a lei de ofício e o judiciário executa a lei quando demandado. É bem verdade que o juiz forma o seu entendimento com a ideologia dele e os argumentos de duas outras partes e que são argumentos opostos enquanto o executivo pode decidir sozinho ou quando auxiliado nem sempre o é por argumentos em antagonismo.

            Clever Mendes de Oliveira

            BH, 29/06/2015

    2. Quem banca o Cardoso é ela.

      Quem banca o Cardoso é ela. Desde o momento em que ela colocou ele de Ministro e o mantém até hoje é de total responsabilidade dela. O pior inimigo desses otários do PT são eles mesmos.

  42. Esta é a atitude!

    Advogados existem para defesa do direito e esta operação Vaza a Jato é uma afronta ao estado de direito. Um juiz de 1a instância faz o que bem entende por dois motivos, a incompetência do Ministro da Justiça e a complacência (seria cumplicidade) do STF e de todas as entidades jurídicas que assim se prezem.

    Mais fica o recado: o que estes imbecis do psdb, da mídia e de alguns orgãos do PR estão criando é um monstro incontrolável, nem na ditadura eu vi tanto desrespeito a constituição. Passa da hora das forças armadas intervirem na PF do Paraná, pois uma instituição antes séria e respeitável virou anárquica e partidária.

    ps: Vendo a bobagem que está fazendo e para dar um cala boca na parte da sociedade que se emprenha pelo ouvido, o juiz de 1a instância liberou alguns presos, entre eles uma advogada, usando uma falácia. Segundo este senhor, os “réus”, todos ligados à mesma empresa, podiam ser soltos pois ” já haviam dados seus depoimentos e não poderiam mais combinar suas falas”. Penso então: Todos da mesma empresa mas não se falavam antes?

     

     

     

  43. O PT não aprendeu nada com o

    O PT não aprendeu nada com o julgamento do mensalão, que com essa justiça eles nunca terão direito à defesa vai ser sempre um julgamento político e não jurídico. E esse Cardoso é uma nulidade! Vamos encampar uma campanha: Lula para Ministro da Justiça.

    1. Lula para ministro da justiça

      LULA para ministro da justiça.

      Fora já com esse  subserviente do PSDB,  que está permitindo que o país vá ao caos politico e socioeconomico. Deve ser corrupto também, deve estar comprometido até o pescoço, por isso está nas mãos da lava jato.

    2. O PT e os outsiders do poder

      O PT e os outsiders do poder são “persona non grata” no judiciário brasileiro, sempre serão derrotados.

  44. Nada a ver com culpa de

    Nada a ver com culpa de Dilma, o lance é forçar a renúncia dos advogados para que a Dra. Catta Preta, a rainha da delaçào premiada, assuma a defesa dos réus, ai ela saberá como libertar os réus mediante uma confissào, mesmo que falsa,  desde que possa ser usada como prova para a prisào de Vaccari, sic Lula, já nào é a primeira vez que situaçoes como esta, de impedimento da defesa é usada de forma a provocar a renuncia dos advogados constituidos e que nào concordam. com a delaçào renunciem para que em seu lugar. assuma a rainha da delaçào premiada,,..,,saiba que é tal Catta Preta

    http://josecarloslima80.blogspot.com.br/2014/12/nassif-para-entender-operacao.html

  45. Deus, santo, nos liberte

    Deus, santo, nos liberte desse juiz Moro, esses procuradores e delegados parciais. Como o STF permite que tais pessoas cometam tantam injustiças. Se ninguém que fazer nada vamos as ruas, fazer passeata, parar o tránsito e mostrar para os brasileiros como está sendo conduzida essa operação lava jato que parece mais o golpe jato…

  46. Então………………………

    Sou leigo em matéria juridica, mas pelo que leio e acompanho desta tal “operação lava-jato”, que para mim não passa de jogo politico, digo o seguinte.

    Estão brincando com fogo, e destruindo as bases da Nação. Acredito até que estejam, estes “paladinos da justiça”, recebendo algum, para destruírem as empresas, desestabilizarem o governo,  entregarem nosso patrimônio e por último, mas não menos importante, voltar a ser este País, o vassalo que antes se ajoelhava frente ao império, cujos representantes tinham que tirar os sapatos para lá entrar!!!

    Vergonha, vergonha, nada mais, pois os agentes infiltrados, estão agindo livremente, e provocando o clássico “dividindo para apossar”, pois o objetico é detonar todos os governos progressistas que se elegeram nos últimos anos!!!

    Aos midiótas, digo – abram seus olhos, pois se pensam auferir algum lucro com estas ações, estão redondamente enganados, pois ao término e ao fim, serão todos degolados !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Direito de defesa

      Concordo plenamente com suas considerações e vale lembrar dos interesses externos que sempre estiveram por trás das  conspirações contra os interesses nacionais.

    2. resposta

      Acredito sim que estes safados estão querendo que o Brasil seja com certeza um País a deriva de estrangeiros, meu deus temos que parar essa gente mas como??? que situação estamos dependendo de crentes safados, políticos corruptos e sangria de poder….

  47. Advogados da Odebrecht poderao renunciar coletivamente

    Essa não é uma investigação dentro de um estado de direito, com diz o jurista Dalmo Dalari, é um tribunal inquisitório medieval.

  48. Advogados da Odebrecht poderão renunciar coletivamente

    Eduardo Cardoso perdeu totalmente a autoridade sobre seus comandados, dando margem inclusive para eles quererem independencia do MJ, como reza um projeto que tramita no congresso. Desculpa a expressão, é um bundão. Vai deixar, por incompetência, a instabilidade política causar danos irreparável ao país. Lastimável !

  49. Estão

    Estão cobrando a pessoa errada pela ação da Política Federal. O Carodozo é um pusilânime, um playboy, um aventureiro no inexistente governo Dilma. Quem de fato manda na Polícia Federal é o Senador José Serra, que o diga os Perellas no episódio dos 450 quilos de pasta base de concaína.

  50. Entre achar que Marcelo

    Entre achar que Marcelo Odebrecht é um tapado e achar que a nossa Polícia Federal é uma tapada, tenho que acreditar na primeira hipótese, para também não ser tido como um tapado. Vejam bem: Marcelo Odebrecht foi preso por culpa de um email que encontraram em seus compuutadores apreendidos, onde se falava de sobre-preço. Um sobre-preço que segundo a PF seria nada menos que superfaturamento ilegal, mas que a Odebrecht diz que tem como provar que não se trata disso. Depois de preso por este indício, Marcelo, o tapado, teria passado na escuridão da cela um bilhete pedindo a seus advogados que “destruam o email” que o levou à prisão. Como se o tapado não soubesse que isso era impossível e não soubesse que estava preso por causa do email já apreendido e mal-decifrado pela PF (Aliás não sabem nem identificar uma mulher que aparece na clara imagem de um vídeo. Dizem que o desejo antecipado leva nosso cérebro a trocar imagens reais pelo que queremos ardentemente ver embora o que vemos nestas circunstâncias de fato não exista.).  Como é que um tapado pode pedir a alguém que destrua um email passado para ele, ainda mais se o tapado sabe que seus computadores foram apreendidos pela polícia? A defesa do empresário, que ao que tudo indica não é tapada, protestou enérgicamente contra essa suposta interpretação de tapados. As anotações do bilhete, que não se resumem à frase categórida recolhida pela polícia (“destruir o email”), mas que se alongam em diversas considerações pontuadas. A frase “destruir email” é um ítens pontuados, o título do ítem, e abaixo do título há o detalhamento de como fazer para “destruir o email”. A PF nada fala sobre este detalhamento. Será que não conseguiram decifrar a letra do empresário? O que o título do ponto sugere, diria respeito ao esboçamento de uma estratégia de defesa, onde o empresário enfatiza que é preciso destruir, ou desconstruir, a suposta prova que consta no conteúdo do tal email mal decifrado pela PF. Agora a PF vem através da mídia que comunga com seus ideais ideológicos de direita, para tentarem juntas fazer-nos crer que um tapado analfabeto está  a pedir através de bilhetes a advogados uma coisa simplesmente absurda: A destruição de um email. Quem é o tapado? O réu ou a polícia? 

    1. Até parece que o Marcelo é

      Até parece que o Marcelo é órfão segundo alguns comentários aqui. Estamos falando de uma grande empresa nacional que atua no mercado há mais de 71 anos com tecnologia própria e emprega excelentes profissionais e milhares de trabalhadores em todos os continentes. O Pai do Marcelo é vivo e conhece o grupo mais que o filho e é óbvio que nas atuais circunstâncias estará no comando do Grupo e defenderá seu filho.

  51.  
     
    Quem é o avalista do Zé

     

     

    Quem é o avalista do Zé  ?

    A mesma PF  invadiu a representação da presidencia  em SP, Zé  não sabia de nada e não foi demitido.

    Agora mais essa . Esse Zé foi elogiado pelo Heráclito  Fortes na época senador quando da votação da quebra do sigilo do disco rígido do  Daniel  Dantas e a mesma PF alegou ser impossível vasculhar/abrir  tal disco .

     

  52. A Policia Federal virou o braço armado do PSDB e do Golpe

    Desde o momento em que a PF virou o braço armado do PSDB e da direita, quase nada pode ser feito por Dilma e seus ministros. Mas muita coisa poderia ser feita pela OAB e pelas instancias superiores de Justiça. Em tempos tão ou mais bicudos do que estes, a OAB enfrentou corojasamente os miliatares e torturadores. Por que nada fazem contra as prerrogativas dos advogados em pleno estado de direito?? Há  tempos a OAB perdeu o rumo e se transformou numa corporaçõa obtusa, que nem sequer defende o proprio Direito. São cumplicrs do golpe. Quanto aos tribunais superiores, estão protejidos em  seus empregos e suas torres de marfim. São intocáveis e estão pouco se importando para para resto da  nação.  São todos coniventes com as arbitrariedades desse juiz. A que ponto chegamos. 

     

  53. Não adianta ficarem dentro do

    Não adianta ficarem dentro do jogo dessa constituição burguesa, feita para os Poderes burgueses — o Judiciário e o MP — tutelarem o poder popular, o executivo. A quem interessa manter essa ordem constitucional? Dilma precisa pôr essas instituições abaixo, mobilizando as classes populares para tomarem o poder dos sanguessugas. Aí, transferiríamos o poder ao Lula à revelia do Congresso, dando início a uma nova era. Todo poder emana do povo. E o PT é o único representante legítimo do povo.

  54. alguém pode me dizer PARA QUE

    alguém pode me dizer PARA QUE SERVE O STF? Ou, quem pode frear (nas ilegalidades que comete) este juizinho do PR?

  55. Quem vai renunciar?

    Ah, que pena, eu pensei ter ouvido que a Dilma ia renunciar.

    Estava pensando em votar em Lula em 2018, mas estou repensando minhas escolhas. Primeiro porque a Policia Federal vai continuar “autônoma”; Segundo porque o Zé Cardozo vai continuar Ministro da Justiça; Terceiro porque as nomeações dos Ministros do supremo vão continuar “republicanas” ( outro JB será chamado?). Isto sem falar em PGR que também terá nomeações “republicanas”.

    Enquanto o republicanismo ganha terreno com o PT, o país perde.

    No fundo, uma frase muito comum dita na ditadura se mostra verdadeira, que a esquerda e a direita são as duas pontas da mesma ferradura. O PT e o PSDB atualmente são dois partidos pelos quais a direita governa o país. o PSDB por sua sede de destruição, e o PT por seu governo pulsilânime que entrega tudo nas mãos do PSDB.

    “PT, partido dos tucanos.”

    Os petistas são quem ganham as eleições, mas são os tucanos quem (des)governam o país.”

  56. Acordamos hoje com a notícia

    Acordamos hoje com a notícia de que o Moro esclareceu para a imprensa do país que já realizou o julgamento do Marcelo Odebrecht. Pelo veredito anunciado, o réu é culpadíssimo de corrupção e pronto, estamos conversados. Pela nova justiça do doutor Moro, ele vai catando evidências e informações e vai simultânemente realizando os julgamentos. Deve ser por isso que a coisa se chama Lava Jato. Mas o que aconteceu para que o Moro e seu pessoal viesse a público dar explicação tão categórica, já que nada dizem fora dos … vazamentos seletivos? Acontece que o fato da Odebrecht ter feito publicar esclarecimento na Mídia os fez espumar de ódio. Segundo Moro, isso agravará a pena do culpado. Ele teria de confessar como um bom cabrito, e não estrilar ou berrar.

    O fato da Odebrecht ter usado a Mídia para se defender deve ser imperdoável para o pessoal da Lava Jato. Como todos sabem, eles são muito sensíveis a tudo o que diz respeito à Mídia. É como se eles entendessem que a Mídia fosse território exclusivo deles, onde eles plantam seus vazamentos seletivos e esperam uma farta colheita de assassinatos de reputações. Tudo isso independentemente de julgamentos formais, talvez considerados burocráticos e desnecessários. Eles entendem e parece que até filosofaram sobre isso, que o conjunto das notícias midiáticas fazem parte da penalização do suposto culpado, mesmo que não tenha havido julgamento algum. O assassisinato da reputação do mesmo antecipado a qualquer julgamento, é um direito antecipado que os acusadores têm, inclusive o juiz que futuramente deverá julgar formalmente. Na nova justiça do juiz Moro isto está posto como perfeitamente legítimo e indiscutível. Pior do que isso – Não apenas o indivíduo, mas a própria empresa não tem o direito de  se defender a não ser na presença deles, bem longe da Mídia e em completo silêncio, porque ela mesmo já foi julgada e condenada e a execreção pela mídia é uma parte de sua sentença que já foi proferida, e o uso da mídia para se defender é interferência indevida no cumprimento da sua pena. Segundo a nota do Moro faz entender. Então, é  só esperar para ver desmoronar uma gigantesca empresa que é orgulho do país, e que vai ser trancafiada na cela do poderoso Moro e não terá direito a mais nada a não ser definhar e morrer, já que empresas vivem de confiança e boa reputação. 

      1. A Odebrecht tem negócios no

        A Odebrecht tem negócios no mundo todo e é a terceira maior empresa do país. Sorry! Não sei se você consegue enxegar mas existe uma armação, uma conspiração para desqualificar as empresas brasileiras dentro do mercado internacional, e nacional. Existe um enorme interesse de atuação de empresas estrangeiras dentro do crescente mercado interno e externo. Só no Brasil existem mais ou menos 3.000 empresas estadunidenses atuando em nosso mercado e querendo expandir seus espectros. A Petrobrás incomoda muita gente, mas o BRICS incomoda muito mais! Pronto, falei.

  57. Reflexão e menos ingenuidade

    Nassif,  

    O debate é bem interessante, não fosse tanta movimentação americana. Federal Business Opportunities – FedBisOpps.gov

    https://www.fbo.gov/?s=main&mode=list&tab=list  

    Brasilia New Embassy Compound Design

    Está aberta pelo Governo Americano o processo para escolha de empresa americana de construção  da Embaixada Americana em Brasília em área de 48.600,00m² (!!!) a um cuto aprox. de 1 Bilhão de reias (U$300 a $350,00). O projeto arquitetônico tem a obrigação de atender as regras do tombamento Brasileiro e da UNESCO.

    Só que, será executado por empresa americana e… não Brasileira. 

    Com tanta empresa de construção brasileira quebrando… o mercado fica muito bom para as empresas de construção americana, aqui no Brasil… por que será?

    Infra estrutura, pré-sal, etc… o mercado é ótimo para elas num “país abençoado por Deus e bonito por natureza” e um povo tranquilo.

     

      1. Acho ridículo ter pessoas que

        Acho ridículo ter pessoas que ainda ficam babando o ovo dos militares. Agora mesmo saiu uma matéria revelando a falcatrua que acontece na liberação de permissões pelo exército brasileiro de companhias que não seguem as normas de  controle de qualidade na fabricação de vidros blindados para carros. http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/06/fraude-em-autorizacao-do-exercito-para-blindados-coloca-vidas-em-risco.html

        Isso sem falar que a própria Petrobrás já foi extremamente sugada na época da ditadura quando sustentou o grupo “Ultragaz” que apresentava sempre suas contas no vermelho e ficxava mamando dinheiro da Petrobrás com a ciência do exército brasileiro – além de ter seu diretor, um dinamarquês, diretamente envolvido em torturas no DOI-CODI de São Paulo. Não bastava só financiar as torturas mas tinha que participar delas. Um verdadeiro abuso de poder e roubo de caixa de nossa maior empresa estatal, pública.

        A corrupção é um câncer que está em todas as esferas de poder no Brasil. Aliás, o Brasil foi criado através de muita corrupção – ou já se esqueceram? O PMDB é o partido que nunca sai do poder e as pessoas ficam perdendo o tempo sangrando o PT enquanto os verdadeiros representantes do “Status Quo” nem aparecem nos jornais ditos “imparciais”. O PT e seus membros não fazem parte do “clubinho” montado desde o Brasil Colônia e por isso são massacrados, com razão, pois práticas de desvio de verbas só podem ser feitas por quem faz parte do clube. Foi a ilusão de alguns que prejudicou todos os que levaram fé em um novo processo de redemocratização da sociedade brasileira.

         

        Equanto isso o povo é roubado e assassinado e os verdadeiros ladrões agradecem por tamanha a bestialidade e maldade de certos segmentos da mídia! Não pensem que esta prática vai acabar mesmo com a reles hipótese de sangarem o PT até a sua morte. Tenho pena de quem acredita que a corrupção nasceu com o PT. É muita falta de leitura histórica!!!

  58. Erga omnes: ‘lei vale para todos’

    Impressionante! É preciso coragem pra mudar o Brasil. Solidarieade ao Juiz Moro e a Polícia Federal que, no exercício de sua função constitucional são afrontadas pelo ‘poder’, sim o ‘poder’. Os argumentos que trasformam as grandes empreiteiras e seus Diretores em vítimas do suposto ‘autoritarismo’ do Estado é uma conversa fiada sem tamanho. Me impressiona o quanto essa gente roubou do país, num conluio de interesses com os governistas de plantão, incompetentes! A história do Brasil passa por um episódio infame com a Lava Jato e, mais infame ainda é pensar que há 13 anos atrás o país sonhava com mudanças, acordava para uma nova realidade e, sobretudo, confiou. Se foi a confiança “e a decência que restou, a favor do povo pobre, mas nobre trabalhador. É o desejo dessa gente querer um Brasil mais decente, ter direito a esperança e uma vida diferente. É só você querer!”    

    1. Me impressiona o quanto essa gente roubou do Brasil

       

      QUANDO ESSES TUCANO PRESTARÃO CONTAS SENDO JULGADOS E IR PRA CADEIA? UM TUCANO que roubava 30 milhões por mês (ou 360 MILHÕES por ano)  o que segundo a Policia Federal, numa quadrilha chefiada pelo prefeito de Itaguaí-RJ, Luciano Mota – do PSDB – que desviava verbas dos royalties do Petróleo e do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele tirava dos cofres da cidade entre 30 milhões por mês.Prefeito de Itaguaí, Luciano Mota de falido a uma vida de luxo a bordo de Ferrari e helicópteros e desde que foi eleito prefeito em 2012, aos 30 anos, um feito para quem não tinha currículo político (nem na família), Luciano Mota (PSDB) passou a chamar atenção por seu estilo de vida. O Município tem 117 mil habitantes e uma arrecadação anual de R$ 1 bilhão. Solteiro, ele era visto cercado por mulheres, em noitadas intermináveis em boates. Nos deslocamentos, usava uma Ferrari amarela, quando não um helicóptero. Nunca poupou dinheiro. Seu lema sempre foi esbanjar.http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-12-18/farra-de-prefeito-de-itaguai-provocava-rombo-de-r-30-milhoes-por-mes.html TUCANOS BETO RICHA E A ESPOSA -O Ministério Público do Paraná (MP-MP) investiga uma denúncia de que a mulher de Beto Richa (PSDB), Fernanda Richa, exigiu dinheiro de auditores fiscais para que o governador os promovesse.O promotor Eduardo Augusto Salomão Cambi, responsável pelo inquérito, confirmou nesta terça-feira (19) que a investigação está em curso. A denúncia foi feita em março, por meio da Promotoria de Justiça e Patrimônio Público de Curitiba.De acordo com a ação, Fernanda pediu R$ 2 milhões para que o marido elevasse os cargos dos auditores. O decreto de promoção deles, citado na denúncia, foi publicado no Diário Oficial em 5 de maio de 2014. TUCANO  Barros Munhoz afanou de R$ 3,1 MILHÕES dos cofres da Prefeitura de Itapira (SP) em ainda foi solto por um desembargado cúmplice após engavetar o processo por 03 anos e o criminoso completar 70 anos . TUCANO Aécio Neves recebeu valores imensos _ apenas de Furnas – que pode ser de 7 a 25 milhões de Furnas e o Moro e os “apressadinhos aecistas” sequer investigam. Lógico que se investigar tudo que Aécio afanou daria “muito trabalho” diante da multidão de denuncias. O tucano Álvaro Dias que rachou os 10 milhões e levou mais 37 milhões da negociata do terreno tem processo em segredo de justiça que irá continuar em “segredo” até todo mundo ESQUECER. O tucano Paulo Preto que levou 5,5 milhões da campanha de Serra, ex-diretor da estatal Dersa na gestão tucana em São Paulo, que foi acusado por líderes do seu próprio partido de desaparecer com pelo menos R$ 4 milhões ( sem atualizar) em 2010, arrecadados de forma ilegal para a campanha eleitoral do PSDB. O tucano Antonio Inbassay ex prefeito de Salvador – onde houve desvios 400 MILHÕES DE REAIS em sua gestão de acordo o ministro Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) em (5 de maio 2015), numa entrevista à Rádio Metrópole, sobre o metrô de Salvador, um dos problemas mais sérios acompanhados pelo TCU. Segundo o ministro, foi detectado um superfaturamento de mais de R$ 160 milhões na obra, R$ 400 milhões em valores atualizados. O prefeito TUCANO Rêmolo Aloise, (PSDB) do município São Sebastião do Paraíso – MG, após fraudar o SUS em R$ 5 MILHÕES – De acordo com o Ministério Público Federal, foram encontradas 107.876 fichas de atendimento ambulatorial e 1.958 laudos de ultrassonografia e mamografia falsificados.  PREFEITA TUCANA DESVIOU 2,5 MILHÕES DE REAIS – prefeita do município de Jandira, na Grande São Paulo. Anabel Sabatine na época filiada ao PSDB e atualmente filiada ao Partido Ecológico Nacional (PEN), por crimes de peculato, fraudes a licitações para compra de merenda escolar. Nas investigações apontou que a dispensa de licitação era uma estratégia usada para a contratação direcionada de determinadas empresas e o superfaturamento de preços das merendas em alguns casos chegou a 200%.Em apenas quatro contratos – que somam R$ 5 milhões – há indícios do desvio de mais de R$ 2,5 milhões. Levar pra Papuda o vereador tucano EDUARDO TUMA, seu assessor e todos envolvidos em propinas que lhe permitiram adquirir 19 imóveis  (valor de MAIS DE 20 MILHÕES) e sabe-se lá quanto enviado a paraísos fiscais através da formação de quadrilha que assaltaram valores de ISS da prefeitura paulista- http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/10/1539441-servidor-e-assessor-de-vereador-sao-suspeitos-de-cobrar-propina-em-sp.shtml 20 MILHÕES QUE O TUCANO MONTENEGRO  – O dono do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública), Carlos Augusto Montenegro, apareceu em um depoimento de delação premiada do doleiro Alberto Youssef, que acusa o empresário de financiar um esquema de corrupção envolvendo o Denatram (Departamento Nacional de Trânsito). O valor da propina seria de R$ 20 milhões, paga em 20 parcelas por Montenegro. O pagamento da propina teria sido feito em espécie no prédio onde funcionava o escritório de Youssef em São Paulo. UM TUCANO TEFLON. Nunca o puseram naum  TUCANO cadeia. Procuradoria pede 22 anos de prisão ao ex-governador mineiro Eduardo Azeredo (PSDB) Azeredo por mensalão tucano. Rodrigo Janot, chefe do Ministério Público Federal, afirma que Azeredo cometeu os crimes de peculato e lavagem de dinheiro Segundo as investigações, o mensalão mineiro desviou pelo menos R$ 3,5 milhões dos cofres públicos de Minas Gerais. As empresas de Marcos Valério, condenado no processo do mensalão do governo Lula, tomavam dinheiro emprestado do Banco Rural em operações fictícias e o repassavam à campanha de Azeredo. MATARAZO ( vereador)- Caso Alston ( Metrô)  tucanos envolvidos e nunca condenados: O valor da propina pago pelo esquema para que não houvesse licitação, segundo a Procuradoria, foi de R$ 23,3 milhões, em valores corrigidos pelo IGP-M. Polícia Federal, baseado em informações obtidas pelo Ministério Público da Suíça, cita como evidência para indiciar Matarazzo uma troca de mensagens de 1997 em que executivos da Alstom discutiriam o pagamento de vantagens para o PSDB, a Secretaria de Energia e o Tribunal de Contas. Segundo o procurador Rodrigo de Grandis, a mensagem que incriminaria Matarazzo se refere a um contrato de R$ 72 milhões para fornecimento de equipamentos para a EPTE, empresa que era controlada pelo Estado e que mais tarde foi privatizada. Matarazzo foi secretário por oito meses em 1998, quando o contrato da Alstom foi assinado.  ROBSON MARINJHO -Justiça de São Paulo bloqueou os bens da multinacional francesa Alstom, além de três ex-funcionários da empresa e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), tucano Robson Marinho, que está atualmente afastado do cargo. Os bens, no valor de R$ 282,2 milhões, estão indisponíveis.Afastado por corrupção há 9 meses, conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) recebe remuneração de mais de R$ 45 mil por mês, mesmo sem trabalhar. Robson Marinho é fundador do PSDB, ex-deputado federal pelo partido e foi chefe da Casa Civil do governo Mário Covas, seu padrinho políticoQUANDO ESSES TUCANO PRESTARÃO CONTAS SENDO JULGADOS E IR PRA CADEIA? UM TUCANO que roubava 30 milhões por mês (ou 360 MILHÕES por ano)  o que segundo a Policia Federal, numa quadrilha chefiada pelo prefeito de Itaguaí-RJ, Luciano Mota – do PSDB – que desviava verbas dos royalties do Petróleo e do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele tirava dos cofres da cidade entre 30 milhões por mês.Prefeito de Itaguaí, Luciano Mota de falido a uma vida de luxo a bordo de Ferrari e helicópteros e desde que foi eleito prefeito em 2012, aos 30 anos, um feito para quem não tinha currículo político (nem na família), Luciano Mota (PSDB) passou a chamar atenção por seu estilo de vida. O Município tem 117 mil habitantes e uma arrecadação anual de R$ 1 bilhão. Solteiro, ele era visto cercado por mulheres, em noitadas intermináveis em boates. Nos deslocamentos, usava uma Ferrari amarela, quando não um helicóptero. Nunca poupou dinheiro. Seu lema sempre foi esbanjar.http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-12-18/farra-de-prefeito-de-itaguai-provocava-rombo-de-r-30-milhoes-por-mes.html TUCANOS BETO RICHA E A ESPOSA -O Ministério Público do Paraná (MP-MP) investiga uma denúncia de que a mulher de Beto Richa (PSDB), Fernanda Richa, exigiu dinheiro de auditores fiscais para que o governador os promovesse.O promotor Eduardo Augusto Salomão Cambi, responsável pelo inquérito, confirmou nesta terça-feira (19) que a investigação está em curso. A denúncia foi feita em março, por meio da Promotoria de Justiça e Patrimônio Público de Curitiba.De acordo com a ação, Fernanda pediu R$ 2 milhões para que o marido elevasse os cargos dos auditores. O decreto de promoção deles, citado na denúncia, foi publicado no Diário Oficial em 5 de maio de 2014. TUCANO  Barros Munhoz afanou de R$ 3,1 MILHÕES dos cofres da Prefeitura de Itapira (SP) em ainda foi solto por um desembargado cúmplice após engavetar o processo por 03 anos e o criminoso completar 70 anos . TUCANO Aécio Neves recebeu valores imensos _ apenas de Furnas – que pode ser de 7 a 25 milhões de Furnas e o Moro e os “apressadinhos aecistas” sequer investigam. Lógico que se investigar tudo que Aécio afanou daria “muito trabalho” diante da multidão de denuncias. O tucano Álvaro Dias que rachou os 10 milhões e levou mais 37 milhões da negociata do terreno tem processo em segredo de justiça que irá continuar em “segredo” até todo mundo ESQUECER. O tucano Paulo Preto que levou 5,5 milhões da campanha de Serra, ex-diretor da estatal Dersa na gestão tucana em São Paulo, que foi acusado por líderes do seu próprio partido de desaparecer com pelo menos R$ 4 milhões ( sem atualizar) em 2010, arrecadados de forma ilegal para a campanha eleitoral do PSDB. O tucano Antonio Inbassay ex prefeito de Salvador – onde houve desvios 400 MILHÕES DE REAIS em sua gestão de acordo o ministro Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) em (5 de maio 2015), numa entrevista à Rádio Metrópole, sobre o metrô de Salvador, um dos problemas mais sérios acompanhados pelo TCU. Segundo o ministro, foi detectado um superfaturamento de mais de R$ 160 milhões na obra, R$ 400 milhões em valores atualizados. O prefeito TUCANO Rêmolo Aloise, (PSDB) do município São Sebastião do Paraíso – MG, após fraudar o SUS em R$ 5 MILHÕES – De acordo com o Ministério Público Federal, foram encontradas 107.876 fichas de atendimento ambulatorial e 1.958 laudos de ultrassonografia e mamografia falsificados.  PREFEITA TUCANA DESVIOU 2,5 MILHÕES DE REAIS – prefeita do município de Jandira, na Grande São Paulo. Anabel Sabatine na época filiada ao PSDB e atualmente filiada ao Partido Ecológico Nacional (PEN), por crimes de peculato, fraudes a licitações para compra de merenda escolar. Nas investigações apontou que a dispensa de licitação era uma estratégia usada para a contratação direcionada de determinadas empresas e o superfaturamento de preços das merendas em alguns casos chegou a 200%.Em apenas quatro contratos – que somam R$ 5 milhões – há indícios do desvio de mais de R$ 2,5 milhões. Levar pra Papuda o vereador tucano EDUARDO TUMA, seu assessor e todos envolvidos em propinas que lhe permitiram adquirir 19 imóveis  (valor de MAIS DE 20 MILHÕES) e sabe-se lá quanto enviado a paraísos fiscais através da formação de quadrilha que assaltaram valores de ISS da prefeitura paulista- http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/10/1539441-servidor-e-assessor-de-vereador-sao-suspeitos-de-cobrar-propina-em-sp.shtml 20 MILHÕES QUE O TUCANO MONTENEGRO  – O dono do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública), Carlos Augusto Montenegro, apareceu em um depoimento de delação premiada do doleiro Alberto Youssef, que acusa o empresário de financiar um esquema de corrupção envolvendo o Denatram (Departamento Nacional de Trânsito). O valor da propina seria de R$ 20 milhões, paga em 20 parcelas por Montenegro. O pagamento da propina teria sido feito em espécie no prédio onde funcionava o escritório de Youssef em São Paulo. UM TUCANO TEFLON. Nunca o puseram naum  TUCANO cadeia. Procuradoria pede 22 anos de prisão ao ex-governador mineiro Eduardo Azeredo (PSDB) Azeredo por mensalão tucano. Rodrigo Janot, chefe do Ministério Público Federal, afirma que Azeredo cometeu os crimes de peculato e lavagem de dinheiro Segundo as investigações, o mensalão mineiro desviou pelo menos R$ 3,5 milhões dos cofres públicos de Minas Gerais. As empresas de Marcos Valério, condenado no processo do mensalão do governo Lula, tomavam dinheiro emprestado do Banco Rural em operações fictícias e o repassavam à campanha de Azeredo. MATARAZO ( vereador)- Caso Alston ( Metrô)  tucanos envolvidos e nunca condenados: O valor da propina pago pelo esquema para que não houvesse licitação, segundo a Procuradoria, foi de R$ 23,3 milhões, em valores corrigidos pelo IGP-M. Polícia Federal, baseado em informações obtidas pelo Ministério Público da Suíça, cita como evidência para indiciar Matarazzo uma troca de mensagens de 1997 em que executivos da Alstom discutiriam o pagamento de vantagens para o PSDB, a Secretaria de Energia e o Tribunal de Contas. Segundo o procurador Rodrigo de Grandis, a mensagem que incriminaria Matarazzo se refere a um contrato de R$ 72 milhões para fornecimento de equipamentos para a EPTE, empresa que era controlada pelo Estado e que mais tarde foi privatizada. Matarazzo foi secretário por oito meses em 1998, quando o contrato da Alstom foi assinado.  ROBSON MARINJHO -Justiça de São Paulo bloqueou os bens da multinacional francesa Alstom, além de três ex-funcionários da empresa e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), tucano Robson Marinho, que está atualmente afastado do cargo. Os bens, no valor de R$ 282,2 milhões, estão indisponíveis.Afastado por corrupção há 9 meses, conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) recebe remuneração de mais de R$ 45 mil por mês, mesmo sem trabalhar. Robson Marinho é fundador do PSDB, ex-deputado federal pelo partido e foi chefe da Casa Civil do governo Mário Covas, seu padrinho político

      1. Tucanos

        Petistas, vcs estão ha mais de trinta anos militando, mais de doze anos no poder e a única coisa que vcs conseguiram foi colocar petistas na cadeia, ou vcs não tem provas suficientes ou são tremendamente burros, burros sim pq com tudo o que vcs divulgam não conseguem por ninguém na cadeia…..francamente, hein!

        1. Voce é um idiota ouse faz de

          Voce é um idiota ouse faz de bobo. O PT não é policia, juiz ou promotor. Tenta só fazer uma denuncia contra o Aécio, Experimenta. O buracoé mais embaixo. quer dizer que só há corrupção doPT. Tomara que seja assim, pois o Brasil, então, é o país mais sério do mundo. E para seu governo durante os últimos anos foram presos mais de 15 mil pessoas e outros tantos demitidos. É isso que incomoda. Os Justiceiros como Moro não quer acabar com a corrupçã, estão intimidando juizes, promotores e policiais honestos. Procura saber. Estão dando uma demonstração de força para que os agentes públicos honestos se amedrontem. Ou eles continuam a roubalheira ou os honestos correm risco de irem para a cadeia.

  59. Já renunciaram? Tão demorando

    Já renunciaram? Tão demorando muito.

    E quais foram afinal as tais informações que saíram no Painel da Folha que foram vazadas pelo juiz? Por que não republicam aqui? Que se saiba a única coisa que foi publicada lá diz respeito ao bilhete de Marcelo Odebrecht pros seus advogados, mandando eles cometerem um crime (destruição de provas).

    1. Renuncia

      Isso mesmo, porque não renunciaram ainda?

      Vcs acham que o Juiz Sergio Moro e sua equipe são idiotas?

      Conheço muito bem o tipo de contratos dessas empreiteiras, sou engenheiro e tenho contatos com eles, os contratos não são expostos, porque será? 

  60. Renuncia de adv

    Com todo o respeitos aos a favores e aos contra a Lava Jato, mas, Juiz, promotores dever exercer seus papéis com indepência, Se se juntam, por melhores que sejam as intenões não passam de uma quadrilha. Se dois PMS plantam provas e acusam qualquer pessoa ela já está perdida e  condenada. Imagina quando policiais, delegados, promotores de Justiça e o proprio Juiz formam uma liga para combater seja lá o que for ou  quem quer que seja? Imagina. Os advogados devem sim renunciarem, porque se não se portarem como a quadrilha justiceira quer também serão processados e presos e os novos advogados devem ser profissionais completamente de fora, sem vínculos,e com relações com os poderosos do país para que possa enfrentar a quadrilha com altivez, sem medo de execercer a Defesa com amplitude . Todos queremos o combate a corrupção,principalmente no Judiciário e no Ministério Público, nos quais reina a mais completa impunidade. Mas, não a qualquer preço e ainda mais fora dele, mediante coação, pressão e provas ilegais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador