As empresas de fachada da Alstom e Siemens no Uruguai

Sugerido por Pedro Penido dos Anjos

Do Estadão

Alstom e Siemens contratam firmas de fachada no Uruguai
 
Três offshores teriam sido usadas por suposto cartel para pagar propina a funcionários das estatais de trem e metrô de São Paulo
 
Fernando Gallo
 
MONTEVIDÉU – Três empresas uruguaias contratadas pela Alstom e pela Siemens para dar consultoria sobre projetos do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) são de fachada. Investigadores brasileiros e suíços suspeitam que essas empresas foram usadas para pagar propina a agentes públicos das estatais de São Paulo dentro do esquema do cartel.
 
A Gantown, a Leraway e a GHT Consulting usam como endereço em seus registros oficiais um imóvel comercial de Montevidéu onde funciona um escritório de contabilidade chamado Guyer y Regules. Esse escritório tinha como uma de suas especialidades criar sociedades anônimas, muito usadas para impedir a identificação de seus proprietários. Tal expediente era permitido no Uruguai até 2013.
 
A Polícia Federal e os órgãos de registro de São Paulo nunca conseguiram encontrar dados sobre essas empresas no Brasil ou suas atividades no País, apesar das tentativas.

 
A prática de contratação de consultorias fictícias para o pagamento de propina levou as duas multinacionais a serem condenadas judicialmente fora do Brasil. A Siemens foi condenada na Alemanha e nos Estados Unidos; e a Alstom, na Suíça.
 
O escritório que sedia as três empresas uruguaias não dispõe de expertise para prestação de serviços de consultoria na área de transportes. O Uruguai não tem tradição na área metroferroviária. Não tem metrô e dispõe de apenas uma linha de trens de passageiros que conta com cinco carros e transporta somente cerca de 1.200 pessoas por dia.
 
As três empresas nem sequer estão registradas como consultorias no país vizinho, mas como “assessoramento de investimentos financeiros”.
 
A reportagem foi até o prédio onde fica o escritório de contabilidade, mas um funcionário informou não ter autorização para permitir a entrada.
 
O promotor criminal uruguaio Juan Gomez disse que só poderia iniciar uma investigação sobre as empresas com um pedido de cooperação judicial do Brasil, o que nunca foi feito desde o início dos inquéritos sobre a Alstom e a Siemens (mais informações abaixo).
 
Contratos. Segundo o Ministério Público suíço, a Alstom firmou, em 1999, contratos com a Gantown e a GHT Consulting. O objetivo era a prestação de consultoria para fornecer 129 composições à CPTM. A promotoria suíça sustenta que as empresas eram “destinatárias do pagamento de comissões efetuadas por companhias da Alstom no âmbito dos projetos da CPTM”.
 
Já a Siemens assinou dois contratos idênticos, um com a Gantown e outro com a Leraway, no mesmo dia de abril de 2000, para consultoria relativa à implantação da Linha 5 (Lilás) do Metrô – o maior dos seis contratos que a Siemens denunciou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica por formação de cartel.
 
Nem a Siemens nem a Alstom concordaram em revelar ao Estado quais os relatórios produzidos pelos consultores. Também não informaram com quem trataram nas empresas uruguaias. A Siemens também não esclareceu por que fez contratos idênticos, assinados no mesmo dia de abril de 2000, com duas das sociedades anônimas para o mesmo projeto do Metrô.
 
Delator. Em colaboração premiada feita na Polícia Federal, o ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer disse que os fornecedores de equipamentos da Linha 5 pagaram de propina 9% do total do contrato de R$ 945 milhões, em valores atualizados.
 
A Gantown, a Leraway e a GHT fazem parte de uma lista de empresas que o Ministério Público da Suíça e Rheinheimer atribuem aos consultores Arthur Teixeira e Sérgio Teixeira. Sérgio morreu em 2011. Arthur é hoje um dos indiciados pela Polícia Federal no inquérito do cartel, suspeito de intermediar as propinas. Segundo os investigadores suíços, o dinheiro transitava entre contas das empresas e de seus donos no Uruguai, na Suíça e na Inglaterra e depois era transferido por doleiros para destinos desconhecidos.
Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Siga o dinheiro.

    Se seguir o dinheiro veremos que tudo vai se cruzar com a Privataria. Serra, Mônica, Dantas e Cia.. voltarão à primeira página das manchetes.

    1. Paraíso Fiscal uruguaio

      Stanilaw,

      Você está exagerando rsrsrs 

      Gozação à parte, o par Alstom / Siemens  deu origem a um propinoduto exclusivamente tucano, com valores muito elevados e sem qualquer tipo de fiscalizção por parte das autoridades do país. O incompetente governador paulista faz corpo mole, a grande mídia não quer saber do assunto e o bloco petista, assim como fez na CPI de Carlinhos Cachoeira, se cala, o brasilsil é um país de faz de conta.

      O Uruguai é um ótimo paraíso fiscal, bastante seguro prá quem coloca $$$ lá, de onde não sai nada. Quem se lembra da Operação Uruguai, quando se suspeitou que o então presidente Collor recebia $$$ via aquele paraíso fiscal?

       

  2. anexação do Uruguai

    As empresas de fachada da Alstom e Siemens no Uruguai

    Esse estado de coisas reincidente vezeiro do Uruguai logo ali de desviar condutas para o mal diabólico da corrupção de valores e atentar contra ilibadas reputações de corporações made in Brazil para ilícitos e crimes financeiros já deu nos nervos da justiça brasileira e do contribuinte na fonte do leão brasileiro…se ficar o bicho pega se correr o bicho come.

    já passou da hora do governo brasileiro invadir e anexar e enquadrar esse pequeno país paraíso fiscal de excelente carne parrilada atrativo impune de recursos públicos fraudados ainda mais que sem exército sem força aérea sem time de chegada pra copa… e nossas aguerridas forças armadas de assalto e brigada ligeira comandadas por um Putin pintado de verde-amarelo para acabar com a festa uruguaia da lavagem sem fim regada, agora, com o bom fumo de baependi: 

    relicário

    No baile da Corte

    Foi o Conde d’Eu quem disse

    Pra Dona Benvinda

    Que farinha de Suruí

    Pinga de Parati

    Fumo de Baependi

    É comê bebê pitá e caí

    Poesias Reunidas de Oswald de Andrade

  3. Concomitantemente ao empenho

    Concomitantemente ao empenho sobre-humano de dar validade à indevida incriminação dos petistas com verbas públicas, vê-se empenho equivalente _ da midia e setores da justiça _ em poupar os tucanos, atribuindo culpa às empresas, quando não, em se omitir e omitir informações em outros vários desses escândalos, como o mensalão tucano e as implicações desses nos escândalos apurados na corregedoria municipal de São Paulo, com os ISS. Será por mera ideologia que esses agentes veem traindo sistematicamente  suas profissões com tanto afinco por tanto tempo ? Eles seriam movidos apenas por forte vontade política de inverter o ônus da culpa ? 

  4. Com o MP (E/F) paulistucano é assim:

    A Suiça pede pouco ao MP, mas dele não recebe nada.

    O Uruguai tem muito pro MP, mas dele não pede nada.

    Esto es que es una “aparatagem!”

    E la (multimillonaria) nave va.

     

  5. de novo o “nada foi feito”…

    mas mídia cala, protege, esconde, não vai fundo e tudo permanece como desfeito……………..

     

    é a corrupção de espelho: antes rouba, desvia, exige propina, e depois vira o espelho judicial  para o PT

    1. só para conhecimento…

      Google está considerando o site o como página avaliada como foco de ataque

      mas depois diz que não é bem assim e deixa de obstruir o caminho do comentário

       

      motivo de ter saído duplicado

      1. foi só para fazer propaganda…

        Wait! Please don’t visit that site right now!

        Google detected badware on the site you were visiting. Firefox uses Google’s blacklist to warn you about “Reported attack sites.” We understand that you may know and trust this site, but it’s possible for good sites to be infected with badware without the site owners’ knowledge or permission.

         

  6. de novo o “nada foi feito”…

    mas mídia cala, protege, esconde, não vai fundo e tudo permanece como desfeito……………..

     

    é a corrupção de espelho: antes rouba, desvia, exige propina, e depois vira o espelho judicial  para o PT

  7. só rindo mesmo………………….a que ponto chegaram

    é o sambarilove da tucanada detonando fronteiras……………….

     

    fico imaginando o Brasil tendo que se sujeitar ao controle direto, no caso do PSDB voltar a governar

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador