Com imagem negativa, Moro aumenta prazo para Bumlai voltar à prisão

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após a repercussão gerada na imprensa com a volta à prisão do réu da Lava Jato, José Carlos Bumlai, de 71 anos e submetido a cirurgias cardíaca e de um tumor, Sergio Moro mostrou que se preocupa com a imagem de suas decisões.
 
Adiou em uma semana mais o retorno do pecuarista à prisão, marcada agora para o dia 30 de agosto. Neste tempo, Moro pediu que os advogados do empresário esclareçam mais informações sobre o quadro de saúde de Bumlai. Perguntou, por exemplo, se o réu continua internado e se já recebeu o resultado dos exames médicos feitos.
 
“Considerando a proximidade do dia 23/08 e para evitar riscos desnecessários ao acusado, adio, por ora, para 30/08 sua reapresentação à Polícia Federal em Curitiba, sem prejuízo de nova avaliação se necessário”, afirmou Moro, em reavaliação de sua determinação anterior.
 
Na última semana, o magistrado do Paraná considerou que Bumlai precisava “apenas ser submetido a exames periódicos” e realizar um programa de reabilitação cardíaca, três vezes por semana. Considerava que se mantinham “os pressupostos e fundamentos da prisão preventiva permanecem hígidos”.
 
No despacho determinando a retomada de Bumlai à prisão, Moro se auto-caracterizou como “sensível” ao ter concedido cinco meses de prisão domiciliar, desde a descoberta de um tumor na bexiga do réu.
 
Submetido a cirurgia para a retirada do tumor, no meio do tratamento, o empresário teve que fazer uma inesperada intervenção cirúrgica cardíaca. Acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes financeiros em um suposto empréstimo de R$ 12 milhões do banco Schahin para o Partido dos Trabalhadores, em 2004, foi preso na Operação Passe Livre, desdobramento da Lava Jato, em novembro do ano passado.
 
Com a notícia de que estava com um tumor na bexiga, a defesa de Bumlai solicitou a prisão domiciliar, concedida por Sérgio Moro, contra posicionamento do Ministério Público Federal (MPF), que não achava necessário. 
 
Após os meses de domiciliar, Moro entendeu que a condição de Bumlai – não como saúde, mas como investigado – é pior, porque se antes havia uma acusação, agora a Procuradoria da República do Distrito Federal já enviou uma denúncia formal à 10ª Vara Federal de Brasília contra ele.
 
Agora, optou por conceder mais uma semana.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dúvidas: 
    a) Com relação a

    Dúvidas: 

    a) Com relação a foto acima: à vista desse espetaculoso  aparato policial , esse Bumlai, do alto dos seus setenta anos e um anos e saúde precária, é tão perigoso assim? Qual o sentido disso? Para que serve isso? 

    b) Qual o perigo que o mesmo, um “Zé Ninguém” em termos relativos,   acarreta para a sociedade se responder a esse processo em liberdade? Sua periculosidade será menor, maior ou igual aos líderes do PMDB, a exemplo de Romero Jucá, Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima, Serra, Temer, Collor, Sérgio Machado e mais alguns da elite política ora não lembrados, ora soltos, lépidos e fagueiros? Periculosidade no sentido de influir, interferir, induzir e até mesmo impedir investigações? 

    c) A sanha do Juiz Torquemada, digo, Moro para cima dele terá relação com a resistência do mesmo em delatar Lula? 

     

     

     

  2. Esse aparato de armas pesadas

    Esse aparato de armas pesadas seria bem util na fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero mas ai é função de risco em situação de desconforto, prender velhos doentes é muito mais civilizado.

    1. Fascista Perigoso

      Esta é mais uma evidência do que venho afirmando há muito tempo: Sérgio Moro é um sujeito com educação familiar positivista (concepção de Augusto Comte) e que na maioridade introjetou valores fascistas.

      Esta é mais um típico comportamento fascista, porque ele quer que Bumlai faça uma acusação qualquer contra Lula. Por que Lula ? Porque Lula é visto como inimigo dos fascistas e precisa ser destruído.

  3. Eo endereço da mulher de
    Eo endereço da mulher de Cunha, Moro, não acha e tem raiva de quem o indica. É muita cara de pau, haja óleo de peroba para esse cínico!

  4. Fato é que precisamos É DE

    Fato é que precisamos É DE MAIS JUSTIÇA!

    Isso que chamam de justiça é arremedo de JUSTIÇA!

    Justiça é simples…

    Os homens bons de um lado e os homens maus do outro…

    Quando isso NÃO ACONTECE A SOCIEDADE MORRE, DEFINHAM AS FAMÍLIAS, CRESCE O DESESPERO!

    Se o Brasil continuar nessa VELHACARIA de fingir que estamos fazendo justiça A REALIDADE BATERÁ FORTE EM NÓS…

    Ninguem finge que planta arroz, feijão, que produz aço…

    Imagina se o médico fingir que trata uma doença?

    Que dá um remédio que ele fala que vai te curar e é mentira?

    O FATO é que núcleo de valor do PAÍS PODERÁ MORRER…

    Acha pouco?

  5. Tão bonzinho……
     
    Falou o

    Tão bonzinho……

     

    Falou o juiz que corre pra prender (errado) uma senhora por movimentar trezentos mil em seis anos e não sabe o que toda a torcida do flamento sabe, onde mora a mulher do cunha……..

    Vai ser canonizado…..

     

  6. Isto é cinismo numa justiça

    Isto é cinismo numa justiça aberrante. CNJ precisa se tocar antes que moro torna a menção de juiz como figura deletéria.

    1. Agora não seria já tarde?

      Quando o atormentado personagem incorporado por Joaquim Barbosa, no desempenho de seu papel como juiz dotado de “ilibada reputação e notório saber jurídico”, declarou diante das câmerad de televisão, que:

      “_ …vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do judiciário brasileiro!!”

      https://www.youtube.com/watch?v=1Vp_gp2F_-U

      referindo-se a uma credibilidade que já não existia, dirigindo-se a uma figura polêmica (?), então, suposto supremo Presidente do suposto Supremo, STF, e nada foi feito para esclarecer quem era o mais errado naquele acalorado debate, acendia-se a luz amarela sobre a forma que a população poderia observar a imagem do juíz. Depois veio o “mentirão” (Hildegard Angel), em 2012 e a Vaza a Jato, em 2014, e já não há mais o que fazer para consertar a imagem do judiciário, apesar de ele ter se associado ao único poder político capaz de emitir e difundir opiniões e interpretações das realidades (?) sobre as figuras públicas brasileiras. O sistema oligopolizado de comunicações, controlado pela Globo/Mossack-Fonseca e seus tentáculos, espalhados e operantes em todo o território nacional.

      Agora já é tarde, Serralheiro!

  7. Exame de sanidade mental

    Dá para pedir exame de sanidade mental para juiz?

    1) Lula PROVA que o tal do triplex não pertence nem a ele nem a sua família;

    2) Polícia Federal descobre que a verdadeira dona chama-se Nelci Warken;

    3) Nelci Warken declara que é proprietária do tal triplex;

    4) Moro anexa provas da propriedade do apartamento no relatório apresentado;

    5) Moro afirma que a REAL PROPRIEDADE do apartamento será investigada em outro processo.

    http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2016/08/18/pf-conclui-relatorio-da-fase-triplo-x-e-indicia-dona-do-triplex-do-guaruja/

    Isso é insano. Duas provas de que o apartamento não pertence a Lula nem a seus familiares não é suficiente para o juiz concluir que o apartamento não pertence nem a Lula nem a seus familiares. Se um juiz não é capaz de deliberar diante de provas, não é capaz de deliberar coisa nenhuma.

    Agora já não é mais caso para a justiça. A psiquiatria deve ter algum diagnóstico para isso. Solicito que alguém capacitado peça exame de sanidade para o sujeito.

     

     

    1. Fascistas no Paraná, Omissos no STF

      MDH

      Moro não quer fazer Justiça.

      Ele é um juiz com valores fascistas que tem por missão prender Lula ou inabilitá-lo para a eleição de 2018.

       

      1. Perdão… acho que a missão agora é outra

        Trata-se de inabilitar Moro ao exercício da profissão!

        Estamos todos lesados pela sua obcessão. Remedinho nele e afastamento do cargo que ocupa!

    2. Nada demais

      Sergio Moro prende pessoas de oficio, sem pedido do MP. Conhecendo o perfil do juiz, ele provavelmente ignorará qualquer prova ou trabalho da PF que comprove a inocencia do Lula. Moro provavelmente usará alguma delação manipulada e dirá que isso basta para motivar a prisão do Lula. Ou ele dirá que Lula seria capaz de roubar e que isso basta para motivar sua prisão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador