4 de junho de 2026

Comissão do Senado aprova Igor Roque no comando da Defensoria Pública

Indicado de Lula, defensor acredita que o órgão precisa ser a casa dos movimentos sociais e pode ajudar a resolver os problemas do País.
Crédito: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deu o aval para que Igor Roque assuma o comando da Defensoria Pública da União (DPU) nesta terça-feira (11).

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Roque recebeu 20 votos a favor e um contrário e uma abstenção. Agora, o defensor precisa da aprovação no plenário do Senado para assumir o cargo, ocupado de forma interina pelo vice-defensor público-geral federal Fernando Mauro Junior desde 19 de janeiro.

O defensor era o segundo colocado na lista tríplice elaborada pela DPU no ano passado, mas foi preterido por Jair Bolsonaro, que indicou Daniel de Macedo Pereira para o comando nos próximos dois anos.

Em janeiro, Lula retirou a indicação de Pereira, justificando que “não pode ficar ninguém que seja suspeito de ser bolsonarista raiz aqui dentro no governo”.

Perfil

Igor Roque comandava a 2ª Categoria da DPU em Brasília, foi procurador federal na Advocacia-Geral da União (AGU), presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef) entre 2017 a 2019 e chefe da unidade da DPU em Recife (PE).

Em carta divulgada pela Defensoria após a sabatina no CCJ, o indicado de Lula afirma que o órgão precisa ser a casa dos movimentos sociais.

“São eles que, em certa medida, servem de termômetro para políticas públicas. E o local institucional por excelência para discutir, para questionar, para brigar por mudança é a Defensoria. A gente precisa estar aberto. Quero recebê-los aqui e ajudar a resolver os problemas do país. Essa é a nossa função.”

Igor Roque, indicado ao comando da Defensoria Pública da União

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados