Cunha quer se vingar de seus delatores e PGR cobra mais


Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Jornal GGN – O esperado acordo de delação premiada do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ainda enfrenta obstáculos antes de ser fechado. A Procuradoria-Geral da República (PGR) exige que o ex-presidente da Câmara entregue aliados e indícios mais certeiros contra o presidente da República, Michel Temer. O acordo já leva mais de dois meses.
O ex-parlamentar, por outro lado, já mostrou que não enfrenta resistências para indicar tudo o que sabe contra Temer, o que não ocorre de igual forma com aliados. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo desta quinta-feira (27), investigadores indicam que Cunha ainda tenta blindar aliados do chamado “centrão”, o bloco alimentado por ele mesmo quando ocupava a Câmara dos Deputados.
Entretanto, procuradores da República pressionam para que Cunha delate fatos ilícitos contra parlamentares antigos aliados. Preso desde outubro do ano passado, o ex-deputado também precisaria ajudar os investigadores a chegar a uma conta ou trust em paraíso fiscal que teria ligação com recebimentos de propinas e caixa dois por Michel Temer.
Eduardo Cunha não teria tais informações sobre o mandatário, mas já indicou outras acusações que miram não somente o próprio presidente, como boa parte da cúpula de governo do PMDB. Parte de seus depoimentos guardam relação direta com as acusações que recaem contra si mesmo. A estratégia de Cunha é, ao mesmo que tenta diminuir sua possível pena com condenação da Lava Jato, miná-la, indicando que o responsável não seria ele, mas o próprio presidente da República.
Parte das acusações são sobre a Medida Provisória dos Portos, que acabou com a vantagem fiscal de importadores que utilizavam portos em alguns estados, como Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará. Além de Temer, estão na mira de Cunha o secretário-geral da Presidência, Moreira Franco, e o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Moreira Franco também teria atuado em favor da OAS na área de concessões de aeroportos, enquanto ocupava o cargo de ministro da Secretaria de Aviação Civil, entre 2013 e 2015. Maia aparece como beneficiário de propinas pela aprovação de uma medida provisória, a 652, que atendia a interesses da OAS nas concessões. Entre as provas já coletadas, mensagens do celular do dono da OAS, Léo Pinheiro, registram o deputado avisando o empreiteiro da edição da MP.
Cunha também mostrou que não está para fazer amigos com os que o delataram. O lobista e ex-consultor da Toyo Setal, Júlio Camargo, que afirmou que Cunha o pressionou para pagar uma dívida de propina de US$ 5 milhões em um contrato de navios-sonda junto à Petrobras, também faz parte do acordo do ex-deputado.
Da mesma forma, está na mira o executivo do grupo J&F, Joesley Batista, que trouxe informações de propinas ao ex-parlamentar. Cunha quer mostrar que ele mentiu em diversas situações, como o de que ele teria recebido R$ 30 milhões para compra de apoio de deputados para se eleger presidente da Câmara. Segundo o ex-parlamentar, o dinheiro teria sido repassado diretamente pelo grupo e não por ele aos parlamentares.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • já já vai parir um rato

    já já vai parir um rato tb

    ..tinham mesmo é que ter condenado a JORNALISTA esposa dele  ..aí sim ele ia falar mais que o loro da Ana Maria

  • Cunha só delatará conforme fluirem os "Toma-lá-dá-cás"!

    Cunha delatará e provará o minimo suficiente pra livrar seu rabo e conforme fluirem os "Toma-lá-dá-cás"!

    Ele não será mais irracionalmente vingativo a ponto de atrair pra si mais denuncias/provas que venham à tona neste jogo de chantagens e de vantagens.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago