CVM abre novo processo administrativo contra JBS

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reuters

Da ABr

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) instaurou um novo processo administrativo contra a JBS e um de seus controladores, Wesley Batista. O processo, instaurado no último dia 8, está na Coordenação de Controle de Processos Administrativos (CCP) da CVM, que aguarda a apresentação de defesa por parte dos acusados da JBS.

 

De acordo com comunicado da CVM, Wesley Batista é investigado por compra de dólares no mercado futuro dias antes de ser noticiada a delação premiada de executivos da JBS. Ele é investigado por ter ordenado a compra de “contratos derivativos de dólar com uso de práticas não equitativas”, entre os dias 5 e 17 de maio deste ano. 

As compras foram feitas em nome da JBS, da Seara Alimentos e da Eldorado Brasil Celulose, todas investigadas. 

Em nota distribuída hoje (12), a JBS disse que não irá se manifestar. “A companhia esclarece que se mantém à disposição da CVM para quaisquer informações e esclarecimentos que se façam necessários em linha com as melhores práticas de governança e observando o interesse de seus acionistas e demais ‘stakeholders’ (público estratégico)”.

Ao todo, a CVM tem sete processos administrativos em análise contra a JBS, três processos administrativos sancionadores com acusação formulada e dois processos administrativos de fiscalização externa ou inspeções.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. CVM….

    A Siemens está fazendo Acordo de Leniênciia bilionário. Siemens alemã. Também a SBMOffshore. Holandesa como a Shell. Falta ainda a Alstom. Francesa. E outras tantas multinacionais estrangeiras. Todas pegaram dinheiro junto ao BNDES. Existem processos contra elas na CVM? Estão tentando destruir seus nomes em outros países, desistimulando negócios fora do Brasil? Estão proibidas de contratar novos negócio, aqui no país ou no exterior? A Justiça Brasileira está praticando interferência direta dentro de tais empresas? A Justiça Brasileira pediu à Interpol, a caça de seus Diretores e a prisão imediata destes? Estão impedidas de participar de leilões e de comprar partes do Pré-Sal? Existe alguma CPI da SBM? E CPI da Siemens? Foi verificado se tais empresas tem um setor de ‘Operações Estruturadas’, o famoso setor das propinas. Ou isto não interessa? Existe algum Diretor ou Presidente de Alstom, SBMOffshore, Siemens, GE, Bombardier, CAF ou outra multinacional estrangeira, presos no Brasil? Estas empresas são melhores que as nossas? Seus Diretores são? A Alstom de Petrolão a Trensalão sairá ilesa, mesmo provado que multinacionais superfaturam astronomicamente compras da matriz, para transferir bilhões de dólares sem pagar impostos, gerar lucro ou empregos no nosso país? É com toda esta inteligência e perspicácia que construiremos um país?    

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador