Defesa de Lula mostra todas as polêmicas e irregularidades de Moro em recurso

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa, dona Marisa Letícia, entrou com um recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região contra todo o processo do caso triplex no Guarujá. Os advogados argumentaram que o juiz da primeira instância, Serio Moro, não pode julgar o caso.
 
Cristiano Zanin Martins, Roberto Teixeira, José Roberto Batochio e Juarez Cirino dos Santos recuperaram todos os atos do magistrado do Paraná desde 2016, como o recebimento da denúncia contra Lula e sua postura questionada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em diversos momentos, como na liberação das interceptações telefônicas e a condução coercitiva contra o ex-presidente, no ano passado.
 
Os advogados também lembraram de como foi feita a divulgação da denúncia contra Lula, com a apresentação de power point e a parcialidade dos investigadores. Segundo o Ministério Público Federal, o ex-presidente e dona Marisa esconderam a verdadeira posse do triplex com “artifícios ardilosos”, obtendo reformas, decoração e eltrodomésticos da OAS.
 
 
De acordo com a defesa, Moro e os procuradores decidiram que Lula seria o alvo da Operação Lava Jato e, desde então, cometeram diversas irregularidades e causaram polêmicas para apontar a mira ao ex-presidente, construindo provas de um crime que não ocorreu.
 
Um dos trechos do recurso dos advogados, impetrado na forma de Habeas Corpus no TRF-4, aponta que Moro chegou a acusar Luiz Inácio Lula da Silva doze vezes em um único documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), em pedido de explicações da Corte, sob então relatoria de Teori Zavacski, sobre a postura do magistrado.
 
Zanin, Teixeira, Batochio e Cirino lembram também que Sérgio Moro reconheceu que os investigadores não descreviam corretamente as acusações contra Lula no pedido de denúncia, mas ao invés de negar, acolheu o processo. Moro também permitiu diversas perguntas, nas audiências de instrução do processo, que extrapolavam o objeto investigado, abrindo espaço, inclusive, para que a defesa e Lula fossem ofendidos.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Infelizmente, este recurso,

    Infelizmente, este recurso, será totalmente em vão. O Sergio Moro também deita e rola neste TRF da 4ª Região. Tem até um compadre naquele tribunal. Se não me engano, foi este compadre que disse que o Moro poderia, em “situações excepcionais”, tomar “medidas excepcionais”. O Lula não terá a menor chance.

  2. Pois é Alberto

    Ontem o ex presidente do STF Carlos Velloso, veio a público adiantar esta notícia. Segundo ele, dentro em breve, quem ganhará destaque no cenário judiciário será  o TRF da 4 Região. Vergonhosamente tentou tirar a responsabilidade do STF e  afirmou que a 4 Região em quase todos os casos concordou com o Moro e até endureceu as penas. Assim   ele colocou em dúvida  a necessidade de  recursos ao STF. Segundo ele  o STF pode  e deve se abster de aceitar recursos, e defendeu também a prisão antes do último recurso.  Depois de sua fala não entendi para que serve o STF. Ao seu lado um professor de direito da USP, afirmou de forma bem clara que ministros do atual STF, não tem estofo para tal.

    Alguém aqui no blog pode buscar as sentenças deste Ministro e ver se são coerentes com isto tudo? 

     

  3. E daí?

    Todas as irregularidades praticadas pela força tarefa da Lava Jato, que são inúmeras, são aceitas como meros deslizes, sem qualquer importância pelo juiz, que as aprova. Na sua vara, vigora uma legislação especial, da exceção que o combate seletivo do que se considera corrupção de alguns (de outros, não vem ao caso) torna conveniente. Pelo menos foi isso que o TRF4, em decisão histórica, pelo placar de 13 x1, decretou. De que adianta, então, o recurso? De que adiantaram os recursos na última instância, o Supremo, que manteve a exceção? De que terá adiantado o golpe, se os golpistas permitirem a candidatura e consequente eleição de Lula?

  4. Lula precisa de uma

    Lula precisa de uma assessoria de comunicação bastante profissional e competente, mais ou menos no mesmo estilo dos seus competentes advogados. A partir disso, fazer um canal completo de informações que não apenas solte notas contra a sua perseguição, mas que analise o país, discuta a política, esclareça a população e dê informações dos mais diversos tipos. Isso tem que ser feito com inteligência e originalidade. Lembro da comunicação do PT até os anos 90, que era bastante criativa, inteligente e bem humorada. Isso se perdeu ao longo do tempo, com uma marquetagem genérica, com aquele visual estilo “nuvenzinhas no fundo e som de violino”. 

    Isso tem que ser feito não só das maneiras tradicionais, mas também compreendendo as novas formas de comunicação. Redes sociais, memes e produção de conteúdo que se espalhe de maneira viral por esses meios. Isso precisa ser feito numa etapa de qualidade muito superior a que já é feita (de maneira competente, de acordo com as possibilidades) já por páginas do tipo “Soldadinho de Chumbo” e coisas do tipo. O conteúdo precisa ser agradável, ser constantemente atualizado e atuar na politização das pessoas e no fornecimento de informações neglicenciadas pela mídia. Lula, como comunicador nato que é, tem que ter ele próprio um papel nesse veículo. Acredito que jornalistas profissionais que hoje estão dispersos nos mais diversos veículos deveriam conversar a respeito disso e vir com algo muito forte, bem como com pessoas da área do entretenimento e cultura, para produção de conteúdo fora da política também.

    Também chamar gente jovem com conhecimento de internet. Incluir o pessoal do Mídia Ninja, que tem uma ótima audiência na internet. Imprimir também material, distribuir pelo povão o conteúdo impresso, seja na forma de jornais ou panfletos. Usar uma identididade visual única e arrojada, que seja chamativa e ousada. Acho isso mais importante até do que a defesa jurídica do Lula, que entra num mundo kafkiano em que ele não tem a menor chance. O inimigo principal se chama Rede Globo e todo o golpismo espalhado por todos os grandes veículos brasileiros. Tem que haver guerra de informação, mas não só na forma de notas e vídeos ocasionias com declarações do presidente, mas algo maior, mais estruturado, que consiga ter a mobilidade e espontaneidade dos novos tempos, mas que também tenha profissionalismo e conhecimento.

  5. Eu gostaria que o Lula não

    Eu gostaria que o Lula não fosse preso nem condenado e pudesse cocorrer em 2018, mas infelizmente tudo indica que não vai dar. Neste caso, espero que ele, Lula, esteja preparado para resistir a isso, e a esquerda, preparada para um movimento de anos até conseguir vencer a injustiça que é a Justiça e a nação brasileiras.

  6. Trabalho importantíssimo dos

    Trabalho importantíssimo dos advogados de Lula. Está ficando cada vez mais difícil esconder as arbitrariedades de Sérgio Moro e os juízes desse TRF4. O quanto estes suportarão o peso dos crimes que estão cometendo, até que ponto terão cara-de-pau suficiente, e o mais importante, o que fica para a História tanto do Direito brasileiro quanto da própria sociedade?

    O pessoal pode ser inconsequente, fingir que não está vendo, mas que está ocorrendo, e que essas ocorrências compõem anais desairosos para essas pessoas, não há dúvida. Há documentos. Nem o Direito nem o TRF4 nem a 13a. Vara de Curitiba acabarão, mas os nomes de seus titulares estarão indelevelmente marcados para sempre, tenham os advogados de Lula sucesso ou não.

  7. Haa Lulão,mete o louco aí,se

    Haa Lulão,mete o louco aí,se defende.defende os trabalhadores e seus direitos,os empresários produtivos sequestrados pelo setor financeiro,a Odebrecht incrivelmente atacada por outra empresa(Globo)o Eike q tb está sofrendo buling,mete a bronca no trombone,denunciando as safadezas e seus estimuladores aqui no Brasil,o povo lhe escutará,podes crer !!!

  8. Estão certos os advogados do
    Estão certos os advogados do Lula.
    Estão fazendo o estilo ” água mole em pedra dura”
    Eles sabem que resistência é grande, por isso estão tentando minar esses safados devagar.
    Um dia esse lesa pátria vai sifu.

  9. Quem está por trás do Moro
    Desde que foi noticiado nos EUA que o juiz Moro havia sido instruído pelo Departamento de Estado, todos os vira latas nativos começaram a endeusá-lo, temê-lo e agraciá-lo. Os desembargadores da 4ª Região inclusive. Assim, o recurso serve para o histórico de um erro judicial. Para os livros de direito, de história do Brasil e para a humilhação nacional.

  10. O trabalho dos advgados de

    O trabalho dos advgados de Lula é bacana e merece meu respeito. Esses caras estão trabalhando um bucado. 

    Saúde e serenidade aos senhores

    valeu.

     

    César 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador