Delação de Palocci mira Mantega e Lula

Jornal GGN – A colaboração premiada de Antonio Palocci passa por Guido Mantega, que o sucedeu na pasta da Fazenda, e Lula. Segundo a Folha, em matéria de Mônica Bergamo, Daniela Lima e Marina Dias, Mantega montou “uma espécie de central de venda de informações para o setor financeiro durante os governos petistas”.

Palocci coloca Mantega em suposto esquema de repasse de informações privilegiadas que anteciparia dados de medidas que eram de interesse de bancos. A moeda de troca seria o apoio ao PT. Segundo apurado pela Folha, o esquema começou no governo Lula, em 2006, e teria seguido pelo governo Dilma, até 2015, com Mantega ministro. O detalhe era que quem comandava a pasta até a posse de Mantega no governo Lula era justamente Palocci. Mantega assumiu a pasta em março de 2006.

Sergio Moro, juiz de primeira instância, condenou Palocci a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em contratos com a Odebrecht na construção das sondas da Sete Brasil e o Estaleiro Enseada do Paraguaçu. Mantega, por seu turno, é investigado na Lava Jato, por suposto pedido de R$ 5 milhões a Eike Batista para saldar dívidas de campanha do PT.

Em maio, a Folha divulgou que Palocci estaria tentando acordo de delação, para conseguir prisão domiciliar e focando em banqueiros e empresários, e é claro, também em Lula. Preso desde setembro de 2016, Palocci elabora propostas de acordo com a PGR e a força-tarefa da Lava Jato. Como ainda nada foi assinado, o conteúdo pode mudar segundo os principais interesses dos procuradores.

No caso de Palocci, os investigadores queriam que ele confirmasse informações sobre Lula, que estão nas delações da Odebrecht, com ênfase na tal conta Amigo. E Palocci parece ter acenado positivamente ao pedido. Ele é indicado por Marcelo Odebrecht como sendo o operador da conta propina dedicada às demandas políticas de Lula. Outro ponto que querem de Palocci é esclarecer o suposto benefício financeiro obtido por Lula, em 2010, quando da criação da Sete Brasil.

A matéria da Folha pode ser lida aqui.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • uma manchete semanal para os pigs

    A menina de recados Bergamo, a que tudo sabe antes de acontecer, quinta coluna da farsa tarefa, está entregando uma sentença pronta para o menino moro e seus beatos biblia no sovaco.

    O Palocci como todos os demais, de molho nas masmorras amolece e......

  • O petista mais tucano

    A sua aproximação da classe empresarial e financeira queimou muitas das suas crenças e ideologias, se alguma vez teve. Palocci conviveu num ambiente diferente do que o PT atua, inclusive, em rumorosos casos com a cafetina Jeany Mary Corner, em ambientes de Brasília, onde Palocci transitava próximo do andar de cima. Palocci parece mais com o Paulo Preto, Delcídio e até com Aécio, daqueles que não da para deixar ferido na estrada. Ele não é de agir com a responsabilidade de quem acredita ou acreditou em alguma causa mais nobre. Palocci não é um Dirceu nem um Genoino, embora a importância não merecida que lhe foi dada dentro do partido. Será que ainda poderá surpreender?

  • Todo ser honesto, no uso do

    Todo ser honesto, no uso do bom senso, abandona qualquer ideologia se para tanto tem que se render a evidências contra qualquer indivíduo, seja ele até mesmo seu parente.

    Sabemos o tempo que vem rolando os entreveros da Justiça do Paraná, entre outras, contra Lula. Por meio de delações de diversos réus da Lava Jato não faltaram e não tem faltado personagens para colocarem o ex-Presidente em ações que por ventura teria tomado como um provável sabedor de toda as bandidagens. 

    Por enquanto, ao que tudo indica, Palloci e Mântega praticaram ilícitos. Mas o simples fato de ambos terem sido ministros dos governos petistas não significa, ainda, que Lula tenha compromisso direto com o que ambos fizeram enquanto ministros. Do mesmo modo que está fora de cogitação que se os diretores da Petrobrás, por terem sido indicados por esse ou aquele presidente da República estejam encrencados porque os diretores o foram. 

    Quero acreditar que se Palloci não apresentar prova concreta de envolvimento de Lula em ladroagem, vai terminar pior do que está no momento, porque repetirá a mesma ladainha de sempre. 

    Por outro lado, se vierem na bagagem de Palloci, que, pra mim, é um baita safado, provas concretas de ilícitos cometidos por Lula, eu mesma me renderei aos fatos, e mudarei de posição.

    Enquanto não aparecer alguém que possa provar envolvimento de Lula em manobras espúrias, vou permanecer como estou: a favor do ex-Presidente.

  • Não parece o perfil do
    Não parece o perfil do Mantega. Parece mais compatível com o próprio Palocci montar uma central de distribuicao de informacao privilegiada.

  • Quantas vezes as Folha e / ou

    Quantas vezes as Folha e / ou o PIG incluiu o LULA de forma antecipada nas delações de todo mundo!

    Não dá para acreditar mais...

    E se isso ai for crime, vão ter que pegar a nata do Banco Central, banqueiros, corretoras de uns 50 anos para cá ou mais...

    Ou esse aqui não é o pais dos juros?

    Da usura?

    Da agiotagem?

    Onde o teóricos chegam a afirmar que aqui não se pode crescer sem juros altos. enquanto o resto do mundo às vezes temos até juros negativos?

    O Itaú ficaria fora?

    Sem chance...

    A "elite(?)" dentro do jornalismo não dá refresco!

  • Energia ruim

    Gestos, ações e sentimentos reinantes hoje no país : traição, delação, hipocrisia, desfaçatez, egolatria,ganância... Há uma nuvem negra pairando sobre nós. Que cada um recorra à sua crença para tentar não ser engolido por ela.

  • Lembrando, o meu Fogão ganhou

    Lembrando, o meu Fogão ganhou o ultimo jogo das Libertadores.

    Está a um empate das quartas de finais.

    Este post trata de que mesmo ?

    Ah sim ! de mais uma deleção contra o Lula.

    Então fiz o comentario no lugar certo

    Dá-lhe Fogão !!!

     

     

  • PF

    PF=Prato Feito=Marmita requentada

    Estão pondo na mesa, para ser empurrado pela goela do Pallocci. A função deste PF é alimentar o combalido denuncismo anti-Lula.

    A proposta dele na audiência com o Moro foi outra.

    Haja água morna nas cozinhas FRIAS.

  • O quarto poder

    É preciso manter a chama do quarto poder acesa.

    Pessoas "honestas" informam a "sociedade esclarecida" sobre os "ladrões".

    "... porque assim se ganha mais dinheiro" e poder.

     

Recent Posts

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

2 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

4 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

4 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

5 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

20 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

21 horas ago