Depois do STF, o risco de chantagem contra militares

Em algum ponto do futuro, um novo Snowden poderá trazer luzes sobre um dos aspectos mais obscuros do golpe em curso: o poder da chantagem em cima de agentes-chave do processo.

A era da telemática trouxe à tona um volume inédito de informações sobre países, instituições, empresas e pessoas. As operações em paraísos fiscais, a lista do HSBC, o caso Banestado, a contabilidade da Odebrecht, dos doleiros, os arquivos sobre o narcotráfico, a espionagem direta norte-americana, através na NSA, grampeando o celular de Dilma Rousseff e Ângela Merkel.

Some-se à maneira fácil com que se destroem reputações através das redes sociais e dos sistemas de mídia, e se terá um prato feito a chantagem.

Chantageadores costumam levantar informações pontuais sobre um número determinado de vítimas. Mas, e quem têm acesso a um número ilimitado de fontes de informação e a facilidade das redes sociais para disseminá-las?

Há os seguintes indícios do uso dessas informações no golpe, através da alimentação das diversas operações ou da chantagem:

  1. Globo – desde 2011 está refém do FBI devido aos escândalos da FIFA. Nesse ano houve a delação de J.Hawila. Apesar das investigações se concentrarem nos Estados Unidos, ocorreram denúncias contra executivos da FIFA e das confederações latino-americanas. Nenhuma denúncia contra a Globo. As investigações mais substanciosas estão sendo feitas pelo Ministério Público da Espanha e da Suíça – mas abafadas no Brasil pelo MPF nacional. Há suspeitas – repito: suspeitas – de que a jogada de alto risco da Globo, sendo o principal alimentador do golpe, se deveu a essas pressões.
  2. Luís Roberto Barroso – a mudança de posição de Barroso, em questão de direitos, ocorreu imediatamente após informações sobre ele e sua família veiculadas por um site anônimo de Curitiba. Depois que mudou de lado, não foi mais incomodado. A mesma suspeita recai sobre Luiz Edson Fachin e sobre Carmen Lúcia. Neste caso, ela recebeu um recado de coluna da Globo, que estaria sendo vítima de um golpe, da pessoa que lhe vendeu por R$ 1,7 milhão uma casa que valia R$ 3 milhões. A pessoa em questão tinha relações com Carlinhos Cachoeira. Depois que mudou de lado, Carmen Lúcia nunca mais foi incomodada.

É possível que muitos magistrados tenham aberto mão de seus princípios garantistas por pressões de chantagistas, independentemente de as ameaças serem em cima de fatos concretos ou factoides. Dias Toffoli foi alvo de uma capa infame da Veja, assim como políticos que não aderiam ao golpe. E os vazamentos seletivos ou meras manipulações de delações passaram a ser arma diuturna de chantagem e pressão política.

A falta de critérios da mídia brasileira abriu essa avenida para chantagens, muito mais do que os fakenews das redes sociais.

Dou essa volta para chegar a um ponto delicado: a possibilidade desse tipo de jogada estar ocorrendo sobre militares da ativa.

Há sinais concretos de que a maioria dos oficiais da ativa são legalistas, respeitadores da lei e da ordem. Muito mais que políticos, intelectuais, jornalistas, eles têm enorme apreço por sua reputação pessoal. Justamente por isso, são muito mais vulneráveis a esse tipo de pressão que um cidadão comum. É capaz de se sentirem constrangidos por apontamentos no SPC, alguma irregularidade fiscal, por algum erro administrativo em alguma licitação, qualquer episódio menor suscetível de ser escandalizado.

São fortes como instituição armada; vulneráveis como pessoas físicas pouco afeitas ao jogo de intrigas e pressões que cercam a política.

Há indícios – repito: indícios! – de que possa estar em andamento uma ofensiva similar à que dobrou figuras do Judiciário, visando obter adesões contra a normalidade democrática. Mas é importante ficar alerta a sinais que possam indicar algo nessa direção. As próprias Forças Armadas tem áreas especializadas em guerras híbridas.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Dúvida

    "As próprias Forças Armadas tem áreas especializadas em guerras híbridas."

    Essa frase parece que ficou solta. Nunca tinha ouvido falar sobre esse setor específico. Nassif, você está alertando para que esse setor seja empregado para monitorar possíveis chantagens vindas do exterior?

    Obs.: As forças armadas alemãs são formadas por quatro armas: exército, marinha, aeronáutica e "cibernética" (não sei exatamente o nome, mas se trata de uma arma que cuida exclusivamente de informática (hardware/software e informações). Isso demonstra a importância dessa área para a defesa de um país.

  • Vários indícios mesmo.

    ...Tendo tamanhos medos a ponto de aderirem de forma tão escandalosa ao golpe, abrindo mão de seu próprio papel institucional mostra que tem MUITA coisa escondida que de alguma forma e por algumas pessoas foi captada. Eventualmente essas tais coisas tenham sido montadas já de antemão pensando em algo assim. Fácil ver, por exemplo, grupo fechado em votações ou em aparições junto à Imprensa - agem como em uma exibição de nado sincronizado.

    Solução para isso é realmente uma tratativa cirúrgica a quem ameaça. Os golpes hoje são feitos tirando-se o componente "military". Só sobra Midia e Money.

  • Código fonte
    A nsa monitora toda a internet, existem backdoors em roteadores domésticos, por que nao existiria nos roteadores das operadoras?

    Esperava-se a adoção de software de código aberto ao menos no governo federal mas isso foi sustado e a Microsoft tomou conta

    Como o Brasil abriu mão de controle sobre telecomunicações, sobre satélites, não há a menor duvida que é vulnerável

  • Eita Nassif otimista!
    A

    Eita Nassif otimista!

    A Carmém Lucia com aquela arrogância toda vítima do seu comportamento perverso? Até parece... O mesmo pode se dizer de Barroso, Fachin e Toffoli. Quem é vítima se recolhe. Todos esses canalhas borboleteiam atrás de holofotes. Se submetem aos poderosos. São personalidades públicas arrogantes, perversas, egoistas, insensíveis aos problemas sociais, isso sim. São pequenos ditadores que não aceitam ideologias diversas das exigidas pelos poderosos do país. Ontem deram um pequeno golpe anulando 3 milhões e 300 mil votos pra tentar alterar o resultado da eleição. 

    E cá pra nós, se tivessem um pouco de caráter, cultura e espírito público se preocupariam com a imagem que vão deixar para história jamais com a aprovação e o abraço dos mervais e leitões contemporâneos. Eles tem poder de apoiar um golpe e não enfrentam os seus chantagistas? Então tá.

    A Globo vítima? Aonde? Os marinhos querem mais é  chantagear os governos com o seu poder com as propriedades cruzadas dos meios de comunicação. É isso que faz os marinhos os homens mais ricos do país.

    Generais vitimas? Tá bom. Sabe quem é vítima? O almirante Othon que não vendeu o programa nuclear brasileiro para os americanos. Esse restolho é cúmplice. E ignorantes. Estão presos num período histórico que não existe mais.

     

  • Indícios é tudo que basta

    Indícios é tudo que basta para uma turma de Curitiba abrir processo e apresentar powerpoint.
    Agora só falta um ticket de pedágio, um vizinho fofoqueiro e alguém preso por 2 anos para delatar...

    Ah esquece, não tem filiados ao PT no exército então não interessa!

  • Impressionante a postura

    Impressionante a postura covarde dos militares diante da entrega da Embraer à Boeing. Assim como a falta de compromisso com a soberania nacional diante da entrega do Pré-sal, da venda da Petrobras e Eletrobras. Quando se manifestam publicamente, geralmente, é para apoiar as arbitrariedades contra o Lula e o PT e endossar o golpe entreguista em curso. 

    • vai ver que...

      o domínio completo sobre o sistema de informação brasileiro não está nas mãos dos militares

      nunca esteve, apesar de já ter se beneficiado desse sistema privado em escala global

      há indícios de que está nas mãos dos que vivem de explorar as fraquezas dos políticos e das autoridades em geral

       

       

  • Depois do STF, o risco de chantagem contra militares

    {nota: sempre ao aqui me referir a algo que postei anteriormente não é por nenhuma soberba do tipo: "eu bem que falei". e sim para tentar juntar as pontas do que ficou para trás.}

    -> Em algum ponto do futuro, um novo Snowden poderá trazer luzes sobre um dos aspectos mais obscuros do golpe em curso: o poder da chantagem em cima de agentes-chave do processo.

    -> Dou essa volta para chegar a um ponto delicado: a possibilidade desse tipo de jogada estar ocorrendo sobre militares da ativa.

    -> As próprias Forças Armadas tem áreas especializadas em guerras híbridas.

    26/09/2016: Lava Jato e Associados

    em 2013 o mega vazamento de Snowden expôs como a NSA espionava a Petrobrás, as grandes empresas brasileiras e até mesmo Dilma Roussef. desde então uma infinidade de grampos e delações premiadas produziram provas em demasia contra tudo e contra todos.

    isto ajuda a explicar a apatia e a cumplicidade daquelas que deveriam ser as principais forças anti-cíclicas contra o aprofundamento do Estado de Exceção: STF, PGR, MPF e grandes grupos empresariais.

    sobre Snowden:

    em Hong Kong, Snowden passou as informações diretamente a um jornalista “brasileiro”: Glenn Greenwald. frise-se também que o destino preferido para asilo político por Snowden era o Brasil – evidentemente o país não oferecia a menor condição de independência e segurança para tal.

    sobre especialistas em Guerra Híbrida nas FFAA:

    Alessandro Visacro, Coronel do Exército Brasileiro, especializado em Operações Especiais, autor de: "A Guerra na Era da Informação" e "Guerra irregular: terrorismo, guerrilha e movimentos de resistência as longo da história".

    no excelente livro "A Guerra na Era da Informação", o capítulo inicial traz um detalhado relato de uma missão realizada no Complexo da Maré, Rio de Janeiro, em 12/11/2014.

    o próprio título do capítulo, "Algo de novo no front", já é a introdução do conceito no qual  "as populações se tornaram o principal front de batalha, com o front em cada um e ninguém mais em cada front".

    Visacro lucidamente escreve:

    "Dissimulado sob um enorme contingente populacional, o "inimigo" tornara-se invisível. Na verdade, ele próprio era um subproduto daquele ambiente pernicioso, pois fora gerado a partir de um triste conjunto de chagas sociais e dívidas históricas não quitadas."

    {esqueçam a alma penada do velhaco Gabeira, foco no Coronel Visacro.}

    vídeo: Gabeira entrevista Coronel Visacro

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=-3FXz7m4Rp0%5D.

    .

    • A guerra tem senhores
       

      e seus motivos são sempre a dominação pela força com objetivo de roubo.

      A política é o lado "feminino" da violência da guerra.

      Uma agressividade passiva e eficaz que limita a guerra e a distribui onde todos os meios coercitivos tenham se esgotado.

      Esse menino que o gabeira entrevista é muito culto, mas limitado pelo meio e faz, portanto, uma abordagem superficial.

      A guerra a que ele se refere é a moderna e imediata.

      Ele não questiona a natureza da guerra e nem faz uma associação dela com a política, a história ou a geografia.

        

      • Depois do STF, o risco de chantagem contra militares

        -> Esse menino que o gabeira entrevista é muito culto, mas limitado pelo meio e faz, portanto, uma abordagem superficial.

        -> Ele não questiona a natureza da guerra e nem faz uma associação dela com a política, a história ou a geografia.

        além dos livros que citei, ele tb é autor de "Lawrence da Arábia".

        tem em seu currículo: "comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais, comandante do 1º Batalhão de Forças Especiais, oficial de operações do 2º Batalhão de Força de Paz no Haiti e chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Especiais".

        li os três livros.

        garanto:

        - há um profundo questionamento da "natureza" da guerra, inclusive no que tange a rígida hierarquia militar, com "associação dela com a política, a história ou a geografia";

        - as limitações impostas pelo meio militar aparecem algumas vezes, principalmente nos argumentos usados para não analisar a luta armada no Brasil.

        .

  • Isto não seria uma surpresa...

    Tenho esta desconfiança já há algum tempo. Afirmo que esta é apenas uma suspeita minha. Devemos perceber o quanto é vulnerável o judiciário quando muitos processos envolvem muito dinheiro e poder. Indenizações, decisões que podem influenciar o lucro de grandes empresas e por aí vai. Corrupção envolvendo estas decisões não me causariam nenhuma surpresa. Não mesmo. Agora se existem agências de inteligência com capacidade de vasculhar a vida de qualquer um, pq não também a vida dos magistrados. Chantagem seria mais que possível.

  • Primeiro, guerra híbrida
    Primeiro, guerra híbrida existe de fato,não é teoria de nerds.....

    Segundo, pressão de onde e de quem? Se eles pressionam de lá, alguém tem que pressionar de cá, mas tem que saber a quem......

  • teoria da conspiração? ai vai a minha.

    Acho até que é razoável a hipótese de que alguns setores cederam a chantagem. Só acho estranho que esses setores sejam justamente os que tem recursos, ideológicos, juridicos e até policiais para 'pegar' os chantagistas e não cederem. Se cederam era porque deviam alguma coisa mesmo. Agora se é para 'teoria da conspíração' vamos la minha teoria: essa figuras não cederam nada, sempre foram de extrema direita - estavam 'latentes' cumprindo um papel até chegar o momento de exercerem suas funções. Algo razoável, a extrema direita funciona assim - gente infiltrada em vários lugarers chaves, que parecem uma coisa para consiguir posições e depois que chegam lá, na 'hora certa' mostram a cara. Garanto que em um eventual governo do coiso mais 'surpresas' virão...

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

15 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

16 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

19 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

19 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

20 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

21 horas ago