E a soberania do nosso País?, pergunta defesa de Lula a procurador que não explicou elo com EUA

Jornal GGN – A defesa do ex-presidente Lula escreveu, em manifestação ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que o procurador Maurício Gerum passou “ao largo de qualquer explicação” sobre o vídeo em que Kenneth Blanco, ex-vice-procurador geral adjunto do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), admite que houve cooperação informal com a Lava Jato e cita a condenação do petista como exemplo de sucesso na operação.
A manifestação é uma resposta a um parecer assinado por Gerum, no qual o procurador diz que o vídeo de Blanco não pode ser admitido como prova nova capaz de anular a sentença do triplex. Com base em dados oficiais sobre cooperação internacional, o procurador ainda negou influência dos Estados Unidos no processo contra Lula.
“(…) simplesmente passou-se ao largo de qualquer explicação sobre a afirmação do ex-membro do departamento de justiça norte-americano (DOJ) de que a cooperação realizada com o MPF brasileiro não depende ‘apenas dos procedimentos oficiais’, pois eles ‘levam tempo e recursos consideráveis para serem escritos, traduzidos, transmitidos oficialmente e respondidos’. Daí o ‘por fora’ dos canais oficiais, o by pass nas formalidades essenciais à validade do ato e no resguardo da soberania nacional”, disparou a defesa.
“E a pergunta que se alevanta: e a soberania do nosso País?”, acrescentaram os advogados de Lula. “E qual o interesse americano em ‘ajudar’ e ‘cooperar por fora dos canais oficiais’ na condenação de um ex-presidente do Brasil?”, indagaram.
Na manifestação, a defesa reafirmou que em matéria de cooperação internacional, “tem [de] haver, necessariamente e sempre, uma tramitação oficial perante a Autoridade Central do Estado, que no Brasil é o Ministério da Justiça.”
Pelo modus operandi relatado por Blanco no vídeo, a autoridade central só era informada da parceria quando alguma prova precisava ser validada e encaminhada a um tribunal.
“Se [a cooperação] ocorreu fora desse canal oficial, é todo o plexo de adminículos e informações nulo, é inaceitável do ponto de vista jurídico e da perspectiva da soberania
nacional, que nenhuma pessoa ou instituição pode se atrever a comprometer. Ou devemos nos calar quando agentes de Estado estrangeiro espiona e ‘grampeia’ presidente, ministros e
militares brasileiros, como se deu em passado bem recente?”, escreveu a defesa de Lula.
Os advogados ainda ironizaram a resposta do procurador, que sustentou que a relação de “confiança” com os Estados Unidos, à margem da autoridade central, faz parte do modo como se dá a cooperação internacional com aquele País.
“E sempre se imaginou que tudo deveria ser feito com estrita observância à forma da lei de regência…”, respondeu a defesa de Lula, que ainda perguntou se “há gente autorizada a não observar a lei nesta República”.
A defesa ainda lamentou os ataques do procurador e disse que ele, como membro do Ministério Público, deveria exercer “o papel de fiscal da lei” e não apoiar os colegas da Lava Jato cegamente, tendo sido informado de que a cooperação internacional não ocorreu regularmente. “Se deslealde e má-fé processual aqui ocorreram, não foram exatamente da parte da Defesa…”
Ao final, a defesa pediu que as “novas provas” sejam “consideradas no julgamento dos embargos de declaração [no TRF-4] com modificação opostos, pois elas mostram nulidade decorrente da violação do due process of law, afronta desabrida à Constituição e leis subalternas além de evidenciarem a inocência do Peticionário above any reasonable doubt.”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Na verdade a mentalidade de

    Na verdade a mentalidade de certa elite ainda não evoluiu das miçangas e espelhinhos.......

     

    Se é da terra do pateta, da lesma frita, do joelho de porco ensopado, então deve ser melhor do que qualquer coisa nacional.

     

    O que não aprenderam, e os humildes sabem, é que qualquer teto, mesmo o mais simplório, é o melhor lugar do mundo quando nosso............................................................

    • Não.Na realidade é só mais um....

      Como diria  Nelson Rodrigues,  vítima  do complexo  de viralatas

  • Esse Gerum, coitado, é outro

    Esse Gerum, coitado, é outro concurseiro. Sabe nada.

    Ou quer fazer parte  também da folha de pagamento

    do departamento d estado da justiça dos EUA ??

  • Os moços do PR

    Esses procuradores do Paraná  sabem lá o que significa o país que eles moram? Eles desconhecem o Brasil são uns analfabetos políticos odeiam o Brasil que os acolhem?  O país desses caras são as finas docerias e padarias de Maringá , os restaurantes finos de Curitiba os condomínios de luxo onde moram. Esse é o país dos caras. Eles não toleram os pobres, os negros, , os favelados os pobres desse país. O país dos procuradores de Curitiba está bem mais ao norte, está numa cidade chamada de Miami onde eles no fundo são tratados como cachorros e sub-raça de latinos. Esses caras são uns doentes mentais, valorizadores ao extremo de tudo que vem de fora. Oriundos de famílias desequilibradas onde a cidadania e o respeito aos direitos humanos nada significa, vivem como zumbis à cata de vítimas desprotegidas para valorizarem o seu ego doentio. No fundo são uma escória que mais cedo ou mais tarde vai pagar pelos seus crimes.

  • Bilionários americanos

    Bilionários americanos investiram numa empresa que manipulou mais 50 milhões de contas no facebook disseminando ódio nos EUA!

    Zuckerberg vai ser convidado para falar no parlamento inglês!

    2013 deve tr sido laboratório para a campanha do Trump!

    E a disseminação de ódio não é novidade no Brasil!

    Alguém duvida que isso não aconteceu ou que ainda esteja acontecendo?

    Bilionários brasileiros são piores que os americanos!

    Aqui eles traem a seu próprio pais!

    O volume de visualizações de videos são claramente infladas para criar idéia de adesão apesar da crise em vários setores, trending topics do twitter que valorizam assuntos que só interessam de verdade aos golpistas!

    Alem da NetFlix lançando em escala mundial uma defesa da lava-jato bem ao gosto dos americanos!

    Antes da caravana do LULA no Sul prometia-se confronto, mas o confronto aconteceu mais na internet do que na vida real e os que foram, eram "pobres que em sua maioria foram pagos para lutar contra o LULA!".

    Eu não acredito em guerras híbridas, mas que elas existem, ah! com certeza que existem!

    • O ambiente escuro, escondido

      O ambiente escuro, escondido e dissimulado em que os EUA prosperam - e só prosperam se for assim - diz algo sobre aquele país, diz não?

      A mim lembram, as ações daquele estrangeiro, aos ratos e baratas nos esgotos, rastejando e sussurrando imundices.

  • Boa! Tem que denunciar mesmo,

    Boa! Tem que denunciar mesmo, e sendo no mínimo tão incisivo, claro e contundente quanto o são os traidores. O máximo de luz possível, esclarecer, clarear, desmontar disfarces e mostrar a ferida purulenta que o golpe causa à nossa democracia é nossa única chance. Se a gente não olhar para as feridas, não tem nem como começar a curá-las... e aí elas só fazem aumentar.

  • Sem justiça/sem paz

    A linha da defesa agora é o ataque...  Eles tentaram tudo mas chegaram à conclusão de que enquanto a Globo e os americanos derem suporte, Lula sera condenado. Custe o que custe...

  • Cooperação da ABIN destruiu a Satiagraha.

    Cooperação da ABIN destruiu a Satiagraha. Cooperação 'informal' do DOJ é um ato puro de ajuda dos verdadeiros cristãos aos templários tupiniquins  da Terra de origem almaldiçoada. Isto se a prescrição resolver o problema dos que interessam.

    Caso contrário, um poquinho de impureza será bem vinda num futuro pós eleição. Né não?

  • Defesa

     Na minha opiniao a defesa de Lula é ruim, pois um processo ridiculo como o triplex não conseguiu livralo da prisao, apesar de cartas marcadas , o processo é cheio de falhas , parece um conto da carochinha.A maioria da populaçao não acredita no MOro/triplex/ pois vota em LULA para presidente, se acreditasse não votaria

Recent Posts

Concessão de terras e combate ao MST foram fake news do Bolsonaro

Ceres Hadich conta à TVGGN que concessão de 420 mil terrenos foi apenas um contrato…

7 minutos ago

Anarriê, alavantú XXVI – O espermatozoide que invadiu o Banco Central do Brasil, por Rui Daher

Como os espermatozoides são únicos, independentes, as taxas de juros no Brasil também o são…

27 minutos ago

O senador Romário continua oportunista, mesmo fora do campo, por Percival Maricato

Romário e cia conseguem emplacar outra CPI, para o mesmo fim: investigar a corrupções na…

51 minutos ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Mais um desafio para o CNJ e para o CNMP. Se não for enfrentado desaparecerá…

2 horas ago

Universidade de Columbia ameaça suspender estudantes pró-Palestina, mas manifestantes resistem

Ocupação teve início em 18 de abril, após a prisão de 100 manifestantes em Nova…

13 horas ago

Emissão de valores mobiliários sobe 50% no trimestre

Total divulgado pela CVM chega a R$ 175,9 bilhões; debêntures puxaram crescimento, com emissão de…

13 horas ago