Em meio a crise institucional com a PGR, Moraes prorroga inquérito sobre fake news por 3 meses

Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do inquérito para apurar fake news, ofensas e ameaças contra ministros da Corte, Alexandre Moraes afirmou junto à decisão que rejeitou o arquivamento do inquérito que a Procuradoria-Geral da República tentou promover, que a investigação foi prorrogada pelo presidente do STF, Dias Toffoli, por mais 90 dias.

Durante esse período a tramitação dentro da Corte será sigilosa, inclusive para o Ministério Público. Só depois dos três meses é que o inquérito será enviado à PGR. Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, colegas de Toffoli e Moraes no STF avaliam que os dois ministros não se envolveriam no embate contra procuradores, sob forte desgaste público, se não houvesse indícios de que eles têm espaço para questionar a atuação de integrantes do Ministério Público Federal.

A procuradora-geral da República, chefe do MPF, Raquel Dodge, enviou uma manifestação ao STF, no início da tarde desta terça-feira (16), comunicando Moraes sobre sua decisão de arquivar o caso. Cerca de quatro horas depois, o ministro que preside o inquérito, rebateu Dodge revertendo sua decisão e alegando que a procuradora-geral não tinha respaldo legal para impedir o prosseguimento do inquérito.

Na segunda-feira (15), Moraes determinou a retirada do ar de reportagens e notas dos sites O Antagonista e da revista Crusoé, que apontavam a menção do nome de Toffoli feita pelo delator e empresário Marcelo Odebrecht em um e-mail de 2007, quando Toffoli era Advogado-Geral da União (AGU), no governo Lula (PT).

O email havia sido enviado por Marcelo a dois executivos, Adriano Maia e Irineu Meirelles, dizendo apenas: “Afinal vocês fecharam com o amigo do amigo de meu pai?”. O empresário explicou à Polícia Federal que a mensagem era para Adriano Maia, então diretor jurídico da Odebrecht, sobre tratativas com a AGU sobre hidrelétricas no rio Madeira, em Rondônia, completando que o executivo seria a pessoa mais indicada para explicar quais eram essas trativas, do que ele.

O e-mail não fez menção alguma de pagamento de recursos, ilegais ou legais. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, interlocutores de Toffoli disseram, em off, que era comum a AGU acompanhar os processos que envolviam grandes obras.

O inquérito sobre fake news foi aberto pelo ministro no início do mês passado, sem a provocação de outro órgão. O presidente da Corte escolheu Morais para presidir a investigação, sem sorteio. Com isso, Toffoli excluiu o Ministério Público das investigações, gerando críticas até mesmo de outros ministro do STF, sobretudo à imagem da Corte, num momento logo após o Supremo ter sido alvo de críticas de procuradores da Lava Jato porque decidiu enviar casos de corrupção para a Justiça Eleitoral, e não Federal.

Ainda segundo a coluna Painel, Dodge, por sua vez, teria agido sob pressão interna, segundo avaliação de integrantes do STF. Há menos de seis meses para o fim do mandato, Dodge pode tentar a recondução para o cargo. A eleição que definirá os nomes de candidatos à PGR, foi marcada pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) para acontecer em junho.

Em sua manifestação para arquivar o inquérito das fake news, a PGR disse que, apesar de não participar do inquérito, pela Constituição Federal de 88, é titular da ação penal, portanto único órgão com legitimidade para levar adiante uma acusação e, assim, decidir pela continuidade ou arquivamento do caso. Dodge pontuou ainda que o órgão do Ministério Público não iria propor ações penais no âmbito do inquérito porque ele desrespeitou o devido processo legal.

“O sistema penal acusatório estabelece a intransponível separação de funções: um órgão acusa, outro defende e outro julga. Não admite que o órgão que julgue seja o mesmo que investigue e acuse”, sustentou.

Na manifestação que rejeitou o arquivamento do inquérito, Moraes rebateu a procuradora-geral afirmando que o sistema acusatório implantado na Constituição de 88 deu ao MPF a exclusividade da ação penal, mas não estendeu a fase de investigação, mantida com delegados de polícia “e, excepcionalmente, no próprio STF, por instauração e determinação de sua presidência, nos termos do [artigo] 43 do regimento interno”.

“O pleito da procuradoria-geral da República não encontra qualquer respaldo legal, além de ser intempestivo [fora do prazo], e, se baseando em premissas absolutamente equivocadas, pretender, inconstitucional e ilegalmente, interpretar o regimento da corte e anular decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal”, completou o ministro na decisão.

Em meio à crise institucional, outros representantes do meio jurídico se manifestaram. O vice-procurador-geral, Luciano Mariz Maia, defendeu a PRG, dizendo que a entidade cumpriu o papel de “zelar pela dignidade de suas funções e da Justiça” e ser o “guardião das garantias”.

A ANPR entrou com uma manifestação no Supremo pedindo um mandado de segurança para suspender o inquérito sofre fake news argumentando “claro abuso e poder” na Corte.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também criticou o episódio no sentido da censura contra os sites que foram obrigados a tirar do ar a notícia que fez menção de Toffoli.

A Rede acionou também o Supremo contra a censura dos sites e o ministro que recebeu a ação no Supremo, Edson Fachin, deu o prazo de cinco dias para Moraes apresentar informações sobre o inquérito que apura as fake news.

Redação

Redação

View Comments

  • Eis que da árvore de fake news alguém descobriu a raiz...

    a ninguém que tenha ciência de um crime sem nada fazer é dado o direito de impedir ou tumultuar a sua investigação, principalmente quando já praticado e noticiado

  • falam muito nisso, mas nenhuma dessas
    personagens e instituições citadas tem dignidade
    alguma para decidir sobre qualquer assunto
    no estado de exceção iniciada pelo próprio stf
    desde o famigerado mensalão....
    quer dizer, devem milhaRES DE decisões e milhões
    de explicações pelos equívocos precedentes enormes
    cometidos contra a constituição
    e que levaram ao estado de exceção....
    agora essa direita está em conflito,
    se merecem,
    pois o conluio entre eles é que levou a esse
    estado de exceção, juntamente com a grande midia infame....
    difícil optar entre o pior e o melhor... é
    óbvio que sou favorável ao stf porque i
    sso pelo menos diminuiria a insanidade da
    tal lava-jato, da extrema direita aloprada...
    mas dar carta branca ao stf cometer arbitrariedades
    tb não é uma boa saída para o estado democrático....
    seria apenar uma crença de que alguns
    ministros notoriamente conservadores e que deram o golpe contra
    a esquerda mudassem assim da água pro vinho em pouquissino tempo....
    é radicalizar e torcer paRA QUE A
    GUERRA ENTRE ELES CONTINUE OU SER INGENUO...

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago