Ex-diretor denuncia 10 anos de esquema corrupto nos governos Alckmin e Serra

Jornal GGN – Desde que o esquema de corrupção do Metrô em Sao Paulo entrou para as investigações da Lava Jato, pela primeira, um alto funcionário denuncia como as gestões de Geraldo Alckmin (PSDB) e José Serra (PSDB) participaram do esquema de propinas envolvendo a empresa por mais de uma década no estado.

Em delação premiada, Sérgio Correa Brasil, que foi diretor do Metrô, disse aos investigadores que o esquema corrupto durou mais de 10 anos, desde 2004, nos governos de Alckmin e José Serra, e beneficiou políticos do PSDB e também membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Entre eles, Correa citou o nome do hoje vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), ao lado de João Doria, ex-prefeito de Sao Paulo pelo PSDB e hoje governador. A informação foi divulgada pela Rede Globo, nesta quinta-feira (29).

Sérgio Correa admitiu que recebeu R$ 1,5 milhão no esquema corrupto que envolveu as construções das linhas 2-verde, 5-lilás e 6-laranja, esta última ainda em construção, pelas empresas Odebrecht, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa.

A investigação tramita na 3a Vara Federal de São Paulo e no inicio do mês tornou o ex-diretor do Metrô e mais 13 pessoas reus no esquema.

Redação

Redação

View Comments

  • Construíram carreira política prometendo um Novo País que combateria a suposta corrupção no Governo Maluf. 40 anos depois.... Conheceis a Verdade. E a Verdade Vos Libertará. Não estão nem respondendo Processo na Justiça Brasileira. Casagrande e principalmente Paulo Preto foram os Reis de São Paulo, por 40 anos. Dellagnol e Moro nem comentam estes casos. PETROLÃO, MENSALÃO, TRENSALÃO, MERENDÃO TUCANOS. 40 anos de Redemocracia. E Vocês caíram nesta esparrela?!! País de muito fácil explicação.

  • Indo adiante, se verá em números e valores a maior quadrilha do país, com um Serra milionário (se não for bilionário). Se a lava jato abriu as manilhas dos esgotos brasileiros, a vazajato está colocando tudo no google street view. Aumentando as vendas de soníferos, por favor.

  • E aí senhores policiais federais, senhores promotores, senhores juízes, senhores desembargadores, senhores corregedores, senhores deputados e senhores senadores? Será que depois de mais esta denúncia, entre as várias que já foram denunciadas contra José Serra, Geraldo Alckmin e seus colaboradores e não deram em nada, ou os senhores e senhoras irão finalmente tomar alguma providência para investigar de verdade, com transparência e a isenção necessária? Não quero acreditar que esta será mais outra denúncia que se tornará mais uma peça a se somar na engavetada coleção de omissões, vista grossa, blindagem e proteção corporativista aos famosos e reincidentes acusados, segundo as várias denúncia que estamparam páginas e sites das mídias brasileiras.

  • E o Brasil não vai se indignar com tal esquema nefando do PSDB? Só o Lula na cadeia? Virtudes da Lava Jato: revelou o saque generalizado no país que nunca foi republicano; acabou com parte da impunidade ao prender políticos e empreiteiros até então blindados pela justiça; colocou o bode na sala. Defeitos da lava Jato: ações direcionadas politicamente o que comprova a adesão imediata de Moro ao Governo Bolsonaro; várias violações de ordem legal largamente divulgadas e comprovadas; dilapidação de Empresas importantes para a economia do país; farra das delações mencionadas à socapa por Nassif; corruptos de grosso calibre vivendo das prebendas amealhadas e soltos após delações. Sim a ave de Minerva já voa raso em direção ao pouso. Já temos um passado a analisar. A corrupção permanece na agenda da nação, não existe sociabilidade que resista ao saque de tal monta. É preciso requalificar os processos de combate a esta prática milenar. Precisamos construir uma versão melhor de nossas instituições e de nós mesmos. O real não é racional, política existe para mudar o mundo.

  • Sérgio Moro, ministro da justiça, maior autoridade policial do Brasil já se manifestou à força tarefa da LJ sobre o FHC : Não é conveniente agir contra ele, pois pode constranger quem está do nosso lado.Serra, Alkimin, João Doria, Covas também são do lado do Moro.Não se deve constrangê-los! Não é bom para o Brasil! A Justica é para punir petistas e comunistas, não para constranger e descontentar quem tem berço e sobrenome.

Recent Posts

Aprovação de Lula para de cair entre evangélicos e sulistas, aponta Quaest

Índices de aprovação e reprovação do trabalho do presidente empatam tecnicamente. Contudo, este é menor…

15 minutos ago

Tragédia no RS não deve mudar projetos do poder público, acredita Carlos Minc

Após deslizamentos em Petrópolis, em 2011, prefeituras do RJ seguiram permitindo construções em áreas de…

1 hora ago

Dona Sinhá, a dama do samba da Barra Funda, por Daniel Costa

Cacilda Costa, conhecida como Sinhá, foi uma grande referência não só para o Camisa Verde…

1 hora ago

60 obras mostram a beleza da resistência à ditadura militar, por Carolina Maria Ruy

Temos então uma produção cultural profícua daquela época que demonstra, acima de tudo, a força…

2 horas ago

Bilionários neofascistas, necropolítica e o caos informacional, por Jéferson Dantas

Atualmente, o apagamento da memória social é um projeto político deliberado de megaempresários nutridos pelo…

2 horas ago

Racismo ambiental e Inundações: o Duplo Golpe Sofrido pelo RS diante das Mudanças Climáticas

O Brasil, os desastres climáticos no Rio Grande do Sul e a excepcionalidade permanente do…

3 horas ago