Fachin suspende medida que zera alíquota sobre importação de armas

Jornal GGN – Foi suspensa, por decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a decisão de Jair Bolsonaro em zerar a alíquota para a importação de revólveres e pistolas. Esta medida é parte do pacote prometido por Bolsonaro de flexibilizar porte e posse de armas no país.

A redução do imposto veio com resolução da Camex (Câmara de Comércio Exterior), subordinada ao Ministério da Economia, e passaria a valer a partir de 1 de janeiro de 2021.

Agora, com a decisão de Fachin, o imposto continua em 20% sobre o valor da arma. Fachin, nesta medida, atendeu ação movida pelo PSB, que ingressou com ação na sexta, 14.

A justificativa de Fachin foi de que a medida produz efeitos potencialmente graves e o risco do aumento da circulação de armas de fogo justificam a concessão de liminar para sustar os efeitos da norma editada por Bolsonaro.

“No âmbito da formulação de políticas públicas, isso significa que a segurança dos cidadãos deve primeiramente ser garantida pelo Estado e não pelos indivíduos. Incumbe ao Estado diminuir a necessidade de se ter armas de fogo por meio de políticas de segurança pública que sejam promovidas por policiais comprometidos e treinados para proteger a vida e o Estado de Direito. A segurança pública é direito do cidadão e dever do Estado”, disse.

Segundo Fachin, não há clareza de finalidade na norma, o que gera conflito com os “mecanismos de legitimação constitucional” para adoção da medida. A redução do tributo interfere nos princípios constitucionais do direito à vida e à segurança, estimulando a aquisição de armas de fogo e redução do controle.

Com informações da Folha.

Redação

Redação

View Comments

  • Não entrarei no mérito da medida me preocupa é cada vez mais a justiça substituir a política.
    A esquerda não pode esquercer que um dia volta ao poder e terá um judiciário dizendo a hora que o presidente pode tomar café ...

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

5 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

19 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

4 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago