Filho de ministro do TCU foi citado em delação da Lava Jato

Jornal GGN – Ricardo Pessoa, da construtora UTC, citou o filho do ministro Aroldo Cedraz, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), na delação premiada. O advogado Tiago Cedraz teria vendido informações privilegiadas do tribunal, segundo Pessoa.
De O Globo
Pai do advogado Tiago Cedraz é presidente do Tribunal de Contas da União
Por VINICIUS SASSINE
O filho do ministro Aroldo Cedraz, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), foi citado na delação premiada do dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, sob a suspeita de ter vendido informações privilegiadas do tribunal, segundo fontes com acesso às investigações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado Tiago Cedraz, de 33 anos, atua em Brasília e tem vasta carteira de clientes. Já advogou em processos em curso na Corte presidida pelo pai. Thiago nega ligação com a empreiteira.
A delação de Pessoa, que permanece em prisão domiciliar, está em curso na Procuradoria Geral da República (PGR). A colaboração foi acertada com o grupo de trabalho montado na PGR para investigar autoridades com foro privilegiado e contou com a participação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Os depoimentos são mantidos em sigilo. Pessoa é suspeito de chefiar o “clube do cartel”, que fatiou contratos da Petrobras em troca de pagamentos de propina. A delação precisa ser homologada pelo STF.
O GLOBO já havia revelado que, na negociação anterior aos depoimentos, o dono da UTC citou o parente de um ministro do TCU. Numa das oitivas, deu detalhes da suposta atuação de Tiago. O advogado supostamente venderia informações do TCU de interesse da empresa, conforme a delação.
Quando era vice-presidente do TCU, em 31 de julho de 2013, Aroldo Cedraz apresentou em sessão reservada uma lista de 59 advogados. Ele se declarou impedido de atuar nos processos desses advogados. Cedraz incluiu o filho e sócios dele na lista. Antes, já havia votado em processo advogado por um sócio do filho. Até o momento em que o pai se declarou impedido, o escritório de Tiago atuava em 150 processos em tramitação no TCU.
Sobre a delação de Pessoa, o advogado afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que “não atuou em nenhum processo sobre UTC no TCU”. Já o ministro disse que “sistematicamente” se declara impedido em processos em que o filho consta como advogado.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  •  
     
    Aroldo Cedraz já começa

     

     

    Aroldo Cedraz já começa mal no TCU. Não quer entregar apartamento da Câmara dos Deputados

     

    PUBLICADO EM 19/03/2007 ÀS 12:38 

    O ministro do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, ex-PFL (BA), continua ocupando um apartamento funcional da Câmara dos Deputados, depois de ter seu nome aprovado para ingressar na corte.

    (...)

     

    FONTE: http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2007/03/19/aroldo-cedraz-ja-comeca-mal-no-tcu-nao-quer-entregar-apartamento-da-camara-dos-deputados/

  • Depois há quem ache ruim

    Depois há quem ache ruim interpretação extensiva sobre o nepotismo. Isso é algo que deveria ter interpretação "ostensiva", ir para cima a cada novo caso parecido com isso. Deixar o mínimo espaço, ainda que seja para presumir boa-fé, dá no que estamos vendo. Quem quiser seguir a carreira do pai que sofra as dificuldades, porque as facilidades já são conhecidas.

Recent Posts

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

1 hora ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

1 hora ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

2 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

3 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

5 horas ago

A máscara caiu governador Romeu Zema, por Wemerson Oliveira

Como presidente do Sindpol/MG e defensor dos interesses da categoria policial civil, não poderia deixar…

6 horas ago