Gilmar já sinaliza que vai adiar discussão sobre impeachment no STF

Michel Temer tem encontro marcado hoje com o ministro do Supremo, que deve pedir vistas da ação que está com Fachin

Jornal GGN – O vice-presidente Michel Temer tem um encontro marcado com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, nesta sexta (11), segundo informações do Estadão. De acordo com o jornal, Gilmar, “próximo ao PSDB” – partido que anunciou apoio ao impeachment de Dilma Rousseff (PT) – já deu sinais de que pretende pedir vistas da ação que questiona o rito de afastamento da presidente, que será levada ao plenário do STF na próxima quarta (16).

O Estadão escreveu que “auxiliares do Planalto” entenderam o recado de Gilmar como o “pior dos mundos”. O governo tem interesse em fazer o processo de impeachment tramitar o mais rápido possível, enquanto a oposição quer um intervalo para provocar movimentos de rua e criar um clima pró-deposição na sociedade e na imprensa.

Gilmar, que é mestre em pedidos de vistas sem prazos para devolução, pode então comprometer os interesses do Planalto e empurrar para 2016 a discussão sobre qual norma deve prevalecer na tramitação do impeachment no Congresso: a lei 1079, de 1950, que diz que Dilma será afastada imediatamente após decisão da Câmara. Ou se a Constituição de 1988, que transfere para o Senado a decisão final sobre o destino da presidente.

Temer vai se encontrar Mendes em São Paulo, em “inauguração de uma filial de um instituto do qual o ministro é sócio”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • não esquecem e querem perder de novo

    Os golpista nos palanques, sempre no tucanistão.

    Veremos o Brasil amarrar os cavalos no obelisco.

  • Quando não está com bandido,

    Quando não está com bandido, Gilmar está com traidor. 

    As companhias dele são sempre relevantes.

    E levarão ele para a prisão em caso de guerra civil. 

    • Para ter guerra, precisamos

      Para ter guerra, precisamos de dois exércitos !!

      Não vejo com qual Exército se poderia resistir ao golpe.

      • Não ve porque não quer, o

        Não ve porque não quer, o acha que a unica forma de reação seja a violencia ??? . . . . Meu, se estes caras tiverem a ousadia de levar este devaneio em frente o Brasil não se levanta pelo menos nos proximos 30 anos . . . . na real . . . . e haja Datena . . .

      • Você acredita realmente que o
        Você acredita realmente que o Exército está do lado dos golpistas e que a possibilidade do mesmo explodir por dentro não existe?

      • Você acredita realmente que o
        Você acredita realmente que o Exército está do lado dos golpistas e que a possibilidade do mesmo explodir por dentro não existe?

    • Sei não, em caso de guerra

      Sei não, em caso de guerra civil os direitos humanos perdem-se e aí vale tudo...Só que desta vez os militares não vão cair na esparrela do PSDB, depois de todo o achincalhe que passaram no passado. Nem os gringos poderão intervir, porque desta vez é um governo legalmente constituido que está sendo destituido por um golpe. 

      Parece que estão catucando a onça com palito...Não acredito que vá sobrar canalha depois disso...

    • Diz ai quem vai defender o

      Diz ai quem vai defender o petrolão, mensalão, recessão, o desemprego etc..

      Se esta esperando pelo MST da vida pode esquecer.

      A primeira vitima que o governo provoque não sobra um petista no país.

      A primeira reserva é as PMs dos estados que não tem apreço algum pelo petismo,  muito menos as forças armadas.

      Vai sobrar as valorosas força armadas bolivarianas,  a Argentina não vai se meter, o Paraguai tb não, Venezuela com o atual parlamento tb não, sobra a Boiivia. 

  • Pra que servem os outros

    Pra que servem os outros ministros do STF? Em todo o assunto importante para o PT e para o Brasil parece que sempre cai na mão desse mafioso! Os oustros servem pra que? Enfeite? Ele nem mais se dá ao trabalho de parecer parcial, é 100% um cabo eleitoral do PSDB, fazendo o ilegal e o desleal e isso é aceito pela OAB e toda a classe juridica!

  • Mal que vem para o bem

    Se o João Plenário pedir vistas, a Câmara terá que reiniciar as votações que se encontram paralizadas e, nesse intervalo, Cunha poderá/deverá ser afastado/cassado e o governo poderá novamente contar com a maioria do PMDB, inclusive a liderança. As ruas? Ora, as ruas são de todos e, diferentemente do que ocorreu no impedimento de Collor, não há unânimidade, mas uma sociedade profundamente dividida. 

    • males do bem.

      É isto João, acho que você está certo. Nem por perto temos o movimento dos tempos do Collor. Vai ser aquela meia dúzia de gatos pingados das outras vezes. Porém, a indefinição está prejudicando o país. Como ainda o PSDB está conseguindo disputar a eleição do ano passado, ao reviver o Colégio Eleitoral dos milicos, o país fica parado.

  • O PSDB com o patrono do golpe

    O PSDB com o patrono do golpe FHC quer tempo para comprar os deputados da base aliada. Dinheiro não faltará, principalmente vindo dos Estados Unidos.

    • Pois é, cada voto pela

      Pois é, cada voto pela aprovação da emenda da reeleição valia 200 mil, em valores da época. Quanto será que vai valer o voto pelo impeachment agora?

    • Tem "outras" fontes

      Pela "pequena" contabilidade e fatos Evaristo a grana já estava e está provissionada com origem em "implementos agrícolas". Imagina só 10 "viagens" de 450 Kg cada. Também, com os mesmos sócios dos implementos, tem umas pedrinhas que cabem nos bolsinhos da algibeira e que valem tanto ou quanto viagem de helicopteros carregadinhos.

  • Respondendo ao Canalha

    Não sei qual a ordem de votação até chegar a vez do GM pedir vistas. Em seu ultimo pedido, sobre o financiamento de campanha, a questão já estava decidida a favor do veto. 

    Se a ordem se mantiver, pode ser que tambem a questão já esteja decidida quando ele pedir a malfada vista. Se não, basta que os minstros que aninda não votaram solicitem ao presidente a antecipação dos seus votos em plenário para deixar o bandido com a broxa na mão.

    • Lewandowisk deveria fazer

      Lewandowisk deveria fazer isso, inverter a ordem de votação tal qual o Gilmar Dantas ficasse por último, apenas para escancarar o quão ele é herança maldita de FHC.

  • Os outros ministros deveriam

    Os outros ministros deveriam pedir vistas tambem e jogar para 2100. A Presidenta Dilma Rousseff terminaria o mandato e os demotucanos iriam chupar picole.

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

2 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

3 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

3 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

4 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

4 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

6 horas ago