Gilmar Mendes manda libertar Garotinho

Foto O Globo
Jornal GGN – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes determinou a libertação do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e do presidente do PR, Antônio Carlos Rodrigues. Ambos estão presos por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). Fabiano Rosas Alonso também foi libertado.
A decisão de Gilmar foi em atendimento ao pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Garotinho, que avaliou “não haver requisitos” para a prisão preventiva do ex-governador.

Diz a decisão que “como se observa, nesta primeira parte da decisão, o TRE simplesmente relata o modus operandi dos alegados crimes praticados [organização criminosa, corrupção passiva, extorsão e lavagem de dinheiro], sem indicar, concretamente, nenhuma conduta atual do paciente que revele, minimamente, a tentativa de afrontar a garantia da ordem pública ou econômica, a conveniência da instrução criminal ou assegurar a aplicação da lei penal”.
Antônio Carlos Rodrigues e Fabiano Rosas Alonso tiveram, por parte de Gilmar, o mesmo entendimento, de que não foi indicada concretamente nenhuma conduta dos dois em afrontar a garantia da ordem pública que pudesse justificar a prisão preventiva.
Garotinho e Rosinha foram presos no dia 22 de novembro, acusados da prática dos crimes de corrupção, concussão, participação em organização criminosa e falsidade na prestação das contas eleitorais. Garotinho e o presidente do PR são acusados de receber caixa 2 do grupo JBS. Rosinha foi solta no dia 29 de novembro com medidas cautelares. Já Rodrigues, se apresentou à polícia somente no dia 28 de novembro, após ser considerado foragido.
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • gilmar....

    A região de Campos, tem alguns municípos com PIB, maior que de muitos estados ou capitais. No entanto, não tem saneamento básico, urbanização, rede de creches e pré-escolas, transporte público decente, despoluição e canalização de córregos. Mas tem Anthony Garotinho se passando por vítima. O estado do RJ, tem o PIB maior que o da Argentina. E as condições de vida mais degradantes deste país. Tem a favela mais antiga, que continua favela, mesmo já centenária. E ainda se vangloria por isto. Tem a Família que monopoliza todo Transporte Público urbano por Ônibus, na metrópole fluminense, há quase meio século. Flagrantemente desmascarada junto com o conluio de comparsas, que vão desde o Governador do Estado, até Desembargadores, Ministros do Supremo, Presidentes da Alerj, Secretários. Tal cumplicidade, monopólio e corrupção inflam as tarifas em mais de 80% do seu valor. Dinheiro que faz muito falta na miséria carioca. Todos indiciados e revelados. todo o esquema já antigo. Passagens de ônibus, semelhantes em valores e esquemas por todo o país. Pergunta que não quer calar: Alguma coisa mudou neste conluio entre criminosos? Concorrência? Tarifas abaixando de preços em mais de 70% do seu valor? Transparência? Devolução de dinheiro bilionário roubado do Sistema, com anuência do Poder Público? E o dinheiro incalculável da Indústria Petrolífera para estes municípios, que não resultou nem em creches? O tal Garotinho deve ser vítima realmente,. O Brasil se explica.  

  • não foi indicada nenhuma conduta reincidente...

    e é preciso no mínimo duas para justificar qualquer tipo de cautela com relação a liberdade do acusado

    O que está pegando aqui no RJ é que os que acusam e mandam prender estão considerando a garantia da ordem pública e econômica como sendo nacional, o que não pode ser admitido, por ser sempre local

    a desordem pública se perpetua exatamente por isso, por atuarem levianamente em flagrande erro judiciário tão primário

    O interesse político dos que acusam, aliado aos da Globo, é uma merda. Mais dificulta o combate á corrupção

  • Garotinho
     

    Todo garotinho merece passar o  Natal em casa com a família.

    Beiçola não usa barba branca mas fica bem de papai-noel.

Recent Posts

TSE rejeita recurso e mantém Bolsonaro e Braga Netto inelegíveis

Além da inelegibilidade, os ministros do TSE mantiveram a aplicação de multas contra os políticos…

24 minutos ago

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

3 horas ago

Brasil sobe 10 posições no ranking de liberdade de imprensa

Situação ainda é ‘problemática’, diz Repórteres Sem Fronteiras”; País chegou ao 82º lugar entre 180…

3 horas ago

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

"Haverá apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade…

3 horas ago

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

3 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

6 horas ago