Helicóptero apreendido com cocaína é devolvido à família Perrela

Jornal GGN – O helicóptero apreendido em novembro de 2013, no Espírito Santo, com quase meia tonelada de cocaína, foi devolvido à família do senador Zezé Perrela (PDT) , após determinação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro.

Segundo informações do Estadão, a decisão contrariou parecer do Ministério Público Federal, “que defendida que o embargo deveria ser mantido até o trânsito em julgado do processo e a apreensão da aeronave interessa à instrução criminal”. O helicóptero estava à disposição do governo mineiro e da Polícia Federal. Apesar da decisão, os donos não poderão alienar ou se desfazerem do helicóptero até o fim do processo.

A ação tem como réu o piloto Rogério Almeida Antunes, ex-funcionário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele foi indicado para o posto pelo deputado estadual Gustavo Perrella (Solidariedade), filho do senador e um dos sócios da empresa na qual a aeronave está registrada.

Em julho, o GGN publicou uma reportagem sobre o helicóptero da família Perrela e a suspeita de que o equipamento tenha pousado em pistas sem fiscalização ao longo do território mineiro. O caso do aeroporto de Cláudio, ainda sem registro junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), remeteu a essa possibilidade.

Leia mais: O aeroporto de Cláudio, o helicóptero e a rota do tráfico de drogas

No dia 12, o TRF-2 acolheu a defesa de Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que representa a família Perrella. “O advogado alegou que não havia provas de envolvimento dos donos da aeronave com o transporte da droga. O recurso foi acatado por 2 votos a 1”, informa o Estadão. “Meu cliente foi vítima de apropriação indébita. Em nenhum momento havia o mínimo indício da participação dele com o episódio”, disse Kakay.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Do aviãozinho ao helicóptero

    O abismo social no Brasil é enorme, e a “Justiça”, junto com toda a estrutura ligada a ela, em nada parece colaborar.

    Chamam de aviãozinho àquele menino que leva algumas gramas de droga, de um ponto para outro. Ele faz parte do tráfico e, se pego, pode ir para um centro de detenção de menores até completar os aguardados 18 anos, que permitam à sociedade brasileira enclausurar esse rapaz por vários anos de cadeia, ou para sempre.

    Já as quantidades maiores, em helicóptero ou avião de verdade, ninguém sabe de onde vem nem para onde vá (embora se imagine que, pelo custo, o consumo vai para gente mais graúda). Carregamentos desaparecem dos depósitos da Justiça (talvez trocada por farinha). Os supostos criminosos deixam de ser, por conta de que foram detidos em forma ilegal, ou porque as provas forma obtidas de forma irregular, anulando qualquer processo.

    No recente episódio, um dos mais chocantes na história do trafico de drogas no Brasil, acabamos convencidos que o crime compensa, quando ele é em grande escala, em nível empresarial, feito por gente finíssima, que deixa dinheiro para todo o mundo (advogados, policiais, justiça em geral), comercializando em hotéis fazenda, para “gente de posses” - como dizia o advogado do piloto, que depois parou de falar e sumiu, talvez procurando outra boquinha.

    Como a justiça pode explicar que neste episódio? 

  • Estranho. Eu achava que o

    Estranho. Eu achava que o único culpado era o helicóptero, por isso estava preso. Mas pelo jeito, me enganei. Não existem culpados. Agora, para ficar tudo certo, só falta devolver a droga apreendida.

  • Eu falei isso desde o comeco,

    Eu falei isso desde o comeco, mas os jumentos do judiciario brasileiro sao tao extremamente burros que nem fizeram a distincao entre "apropriacao" e "custodia" ou "aprehensao".  Talvez seja questao de linguagemjuridica brasileira mesmo, mas vai ser atrazado assim la nos quintos dos infernos, credo!

    Eu ja vi carro "automaticamente apropriado" pelo governo dos EUA por "ilegalidade".  A linguagem eh completamente diferente do que a juizada do Brasil tava usando pra politicos ricos.

    (nao so o carro foi apropriado como ele ainda nao estava nem pago pela dona, mas mesmo assim o governo o tomou por muitissimo, infinitamente menos do que 450 quilos de cocaina)

    • A maioria, dos burros e

      A maioria, dos burros e atrapalhados do Servico Publico, costuma fazer tudo de forma errada para esperar  a compensacao. Se ela nao vier, com provas ou sem provas, os bandidos serao encarcerados. O Judiciario e principalmente as Procuradorias necessitam de fiscalizacao nas evolucoes patrimoniais  dos seus funcionarios burros ou atrapalhados, que so baguncam os processos dos  bandidos Caixa Alta. 

    • Ih Ivan a coisa aqui é complicada

      já vi juiz decretar arquivamento de um processo contra um cidadão por operar uma rádio não licenciada e mandar devolver equipamentos, uma vez que o incrível juiz entendeu a não era 'clandestina' por ter um cartaz informando o nome da rádio na fachada, independente dos tramites legais.

      só pra entender aqui a uso de radio frequência, sem a devida autorização da união, é crime previsto na constituição.

      mas para quem tem poder, a lei é apenas um detalhe. pros perrelas o crime compensa, o próximo passo é indenizar o valor gasto com a cocaína e pedir desculpas.

  • farra do boi

    ".Art. 62.  Os veículos, embarcações, aeronaves e quaisquer outros meios de transporte, os maquinários, utensílios, instrumentos e objetos de qualquer natureza, utilizados para a prática dos crimes definidos nesta Lei, após a sua regular apreensão, ficarão sob custódia da autoridade de polícia judiciária, excetuadas as armas, que serão recolhidas na forma de legislação específica."http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11343.htm

    segue a farra do boi:

    445 kilos não é nada. devolva-se a aeronave, a pasta base e pague-se o frete acrecidos das horas em que a inocente aeronave esteve a disposiçãpo da viúva, bem como as horas vôo e a disposição dos senhores pilotos, com os pertinentes juros de mora e correção monetária.

    Perrela? que perrela? ih, o cara ai, meu. parece que bebe! 

  • Mas não denunciaram e

    Mas não denunciaram e indiciaram o Aécio Neves também?

    Pelo que se vê na BLOSTA era certo a sua prisão.

    •   No helicóptero havia MEIA

        No helicóptero havia MEIA TONELADA DE PASTA BASE DE COCAÍNA.

        Algo a dizer a respeito ou pra você isso não diz nada - desde que transportado em veículo de amigos do Aécio?

      • Quem apoia a bandidagem são

        Quem apoia a bandidagem são vocês , quem defende narcotraficantes são vocês.

        O que posso esperar e a investigação da policia, indiciamento, julgamento e condenação dos culpados.

        E essa a diferença entre eu e vocês, eu tenho que confiar nas instituições da republica, vocês querem estar acima das instituições.

        Se elas não cumprem a sua missão é outra história, a luta deve ser para que se fortaleza as instituições e não o como vocês querem acabar com elas.

  • Onde será que esta gente

    Onde será que esta gente arruma tanto dinheiro para comprar a tudo e a todos. E ainda tem alguns revoltados com o bolsa família..... Esse PSDB é o partido dos cínicos, pois tudo o que querem jogar contra o PT é tudo o que eles já praticam há mt tempo. E segue o enterro.......

     

  • Patético

    Simplesmente patética a decisão da (in-)justiça. Mais um passo em direção à falta de credibilidade já estampada em tantos casos recentes.

    Me sinto envergonhado como brasileiro de termos uma instituição que se preze a um papelão destes. Mais uma vez prova-se que no Brasil vai para a cadeia que é pobre e não tem recursos para pagar um bom advogado.

  • Só uma pergunta:

    Onde estão os boner e poeta? Deve tá tudo assistindo ao programa do aecio. Gente hipócrita!!!!

  • Re-esquentando um comentário fora da pauta

    Agora, comentário dentro da pauta correta.

    terça-feira, 19 de agosto de 2014

    Justiça Federal devolve helicóptero para os Perrella

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/08/justica-federal-...

    Para os desavisados em geral é assim que banda toca: os dois pilotos soltos; helicocaptéro devolvido. Todo mundo tirou o c...da reta.

    Como ato final de uma das maiores apreensões de pasta base de coca, 445 kg, com 95% de pureza, negócio da ordem de R$ 60 milhões, só falta agora o carregamento ser devolvido ao seus donos de fato, por uma questão de coerência, pois se todo mundo está solto, os bens sendo devolvidos então não houve crime algum. Dá vontade de vomitar.

    Onde é que fica aquela história de que o veículo onde foi feita a apreensão da droga ele seria confiscado e o valor de seu leilão seria destinado ao combate  ás drogas! Será que não sobra nem isto?

    E ainda vejo muitos otários dizendo que após a (farsa) da AP-470 temos finalmente justiça no País, pois os poderosos agora vão para a cadeia. Tolinhos, autẽnticos Candidos de Voltaire, depende de quem seja o poderoso, pois há poderosos e (muito) poderosos.

    Escrevam no quadro 100 vezes: Para os "eleitos" nem tráfico internacional de drogas põe o sujeito em cana.

    Simples assim.

     

    • que que isso meu???

      "...apreensões de pasta base de coca, 445 kg, com 95% de pureza, negócio da ordem de R$ 60 milhões..."

      Zardinne,

      que pasta base? que drogas? não era material agrícola? Se fizeram isso com os pilotos e o helipóptero, no lugar dessa droga só tem bicarbonato... ou pó royal.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago