Helicóptero apreendido com cocaína é devolvido à família Perrela

Jornal GGN – O helicóptero apreendido em novembro de 2013, no Espírito Santo, com quase meia tonelada de cocaína, foi devolvido à família do senador Zezé Perrela (PDT) , após determinação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro.

Segundo informações do Estadão, a decisão contrariou parecer do Ministério Público Federal, “que defendida que o embargo deveria ser mantido até o trânsito em julgado do processo e a apreensão da aeronave interessa à instrução criminal”. O helicóptero estava à disposição do governo mineiro e da Polícia Federal. Apesar da decisão, os donos não poderão alienar ou se desfazerem do helicóptero até o fim do processo.

A ação tem como réu o piloto Rogério Almeida Antunes, ex-funcionário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele foi indicado para o posto pelo deputado estadual Gustavo Perrella (Solidariedade), filho do senador e um dos sócios da empresa na qual a aeronave está registrada.

Em julho, o GGN publicou uma reportagem sobre o helicóptero da família Perrela e a suspeita de que o equipamento tenha pousado em pistas sem fiscalização ao longo do território mineiro. O caso do aeroporto de Cláudio, ainda sem registro junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), remeteu a essa possibilidade.

Leia mais: O aeroporto de Cláudio, o helicóptero e a rota do tráfico de drogas

No dia 12, o TRF-2 acolheu a defesa de Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que representa a família Perrella. “O advogado alegou que não havia provas de envolvimento dos donos da aeronave com o transporte da droga. O recurso foi acatado por 2 votos a 1”, informa o Estadão. “Meu cliente foi vítima de apropriação indébita. Em nenhum momento havia o mínimo indício da participação dele com o episódio”, disse Kakay.

50 comentários

  1. Do aviãozinho ao helicóptero

    O abismo social no Brasil é enorme, e a “Justiça”, junto com toda a estrutura ligada a ela, em nada parece colaborar.

    Chamam de aviãozinho àquele menino que leva algumas gramas de droga, de um ponto para outro. Ele faz parte do tráfico e, se pego, pode ir para um centro de detenção de menores até completar os aguardados 18 anos, que permitam à sociedade brasileira enclausurar esse rapaz por vários anos de cadeia, ou para sempre.

    Já as quantidades maiores, em helicóptero ou avião de verdade, ninguém sabe de onde vem nem para onde vá (embora se imagine que, pelo custo, o consumo vai para gente mais graúda). Carregamentos desaparecem dos depósitos da Justiça (talvez trocada por farinha). Os supostos criminosos deixam de ser, por conta de que foram detidos em forma ilegal, ou porque as provas forma obtidas de forma irregular, anulando qualquer processo.

    No recente episódio, um dos mais chocantes na história do trafico de drogas no Brasil, acabamos convencidos que o crime compensa, quando ele é em grande escala, em nível empresarial, feito por gente finíssima, que deixa dinheiro para todo o mundo (advogados, policiais, justiça em geral), comercializando em hotéis fazenda, para “gente de posses” – como dizia o advogado do piloto, que depois parou de falar e sumiu, talvez procurando outra boquinha.

    Como a justiça pode explicar que neste episódio? 

  2. Estranho. Eu achava que o

    Estranho. Eu achava que o único culpado era o helicóptero, por isso estava preso. Mas pelo jeito, me enganei. Não existem culpados. Agora, para ficar tudo certo, só falta devolver a droga apreendida.

  3. Eu falei isso desde o comeco,

    Eu falei isso desde o comeco, mas os jumentos do judiciario brasileiro sao tao extremamente burros que nem fizeram a distincao entre “apropriacao” e “custodia” ou “aprehensao”.  Talvez seja questao de linguagemjuridica brasileira mesmo, mas vai ser atrazado assim la nos quintos dos infernos, credo!

    Eu ja vi carro “automaticamente apropriado” pelo governo dos EUA por “ilegalidade”.  A linguagem eh completamente diferente do que a juizada do Brasil tava usando pra politicos ricos.

    (nao so o carro foi apropriado como ele ainda nao estava nem pago pela dona, mas mesmo assim o governo o tomou por muitissimo, infinitamente menos do que 450 quilos de cocaina)

    • A maioria, dos burros e

      A maioria, dos burros e atrapalhados do Servico Publico, costuma fazer tudo de forma errada para esperar  a compensacao. Se ela nao vier, com provas ou sem provas, os bandidos serao encarcerados. O Judiciario e principalmente as Procuradorias necessitam de fiscalizacao nas evolucoes patrimoniais  dos seus funcionarios burros ou atrapalhados, que so baguncam os processos dos  bandidos Caixa Alta. 

    • Ih Ivan a coisa aqui é complicada

      já vi juiz decretar arquivamento de um processo contra um cidadão por operar uma rádio não licenciada e mandar devolver equipamentos, uma vez que o incrível juiz entendeu a não era ‘clandestina’ por ter um cartaz informando o nome da rádio na fachada, independente dos tramites legais.

      só pra entender aqui a uso de radio frequência, sem a devida autorização da união, é crime previsto na constituição.

      mas para quem tem poder, a lei é apenas um detalhe. pros perrelas o crime compensa, o próximo passo é indenizar o valor gasto com a cocaína e pedir desculpas.

  4. farra do boi

    “.Art. 62.  Os veículos, embarcações, aeronaves e quaisquer outros meios de transporte, os maquinários, utensílios, instrumentos e objetos de qualquer natureza, utilizados para a prática dos crimes definidos nesta Lei, após a sua regular apreensão, ficarão sob custódia da autoridade de polícia judiciária, excetuadas as armas, que serão recolhidas na forma de legislação específica.”http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11343.htm

    segue a farra do boi:

    445 kilos não é nada. devolva-se a aeronave, a pasta base e pague-se o frete acrecidos das horas em que a inocente aeronave esteve a disposiçãpo da viúva, bem como as horas vôo e a disposição dos senhores pilotos, com os pertinentes juros de mora e correção monetária.

    Perrela? que perrela? ih, o cara ai, meu. parece que bebe! 

  5. Mas não denunciaram e

    Mas não denunciaram e indiciaram o Aécio Neves também?

    Pelo que se vê na BLOSTA era certo a sua prisão.

    •   No helicóptero havia MEIA

        No helicóptero havia MEIA TONELADA DE PASTA BASE DE COCAÍNA.

        Algo a dizer a respeito ou pra você isso não diz nada – desde que transportado em veículo de amigos do Aécio?

      • Quem apoia a bandidagem são

        Quem apoia a bandidagem são vocês , quem defende narcotraficantes são vocês.

        O que posso esperar e a investigação da policia, indiciamento, julgamento e condenação dos culpados.

        E essa a diferença entre eu e vocês, eu tenho que confiar nas instituições da republica, vocês querem estar acima das instituições.

        Se elas não cumprem a sua missão é outra história, a luta deve ser para que se fortaleza as instituições e não o como vocês querem acabar com elas.

  6. Onde será que esta gente

    Onde será que esta gente arruma tanto dinheiro para comprar a tudo e a todos. E ainda tem alguns revoltados com o bolsa família….. Esse PSDB é o partido dos cínicos, pois tudo o que querem jogar contra o PT é tudo o que eles já praticam há mt tempo. E segue o enterro…….

     

  7. Patético

    Simplesmente patética a decisão da (in-)justiça. Mais um passo em direção à falta de credibilidade já estampada em tantos casos recentes.

    Me sinto envergonhado como brasileiro de termos uma instituição que se preze a um papelão destes. Mais uma vez prova-se que no Brasil vai para a cadeia que é pobre e não tem recursos para pagar um bom advogado.

  8. Só uma pergunta:

    Onde estão os boner e poeta? Deve tá tudo assistindo ao programa do aecio. Gente hipócrita!!!!

  9. Re-esquentando um comentário fora da pauta

    Agora, comentário dentro da pauta correta.

    terça-feira, 19 de agosto de 2014

    Justiça Federal devolve helicóptero para os Perrella

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/08/justica-federal-

    Para os desavisados em geral é assim que banda toca: os dois pilotos soltos; helicocaptéro devolvido. Todo mundo tirou o c…da reta.

    Como ato final de uma das maiores apreensões de pasta base de coca, 445 kg, com 95% de pureza, negócio da ordem de R$ 60 milhões, só falta agora o carregamento ser devolvido ao seus donos de fato, por uma questão de coerência, pois se todo mundo está solto, os bens sendo devolvidos então não houve crime algum. Dá vontade de vomitar.

    Onde é que fica aquela história de que o veículo onde foi feita a apreensão da droga ele seria confiscado e o valor de seu leilão seria destinado ao combate  ás drogas! Será que não sobra nem isto?

    E ainda vejo muitos otários dizendo que após a (farsa) da AP-470 temos finalmente justiça no País, pois os poderosos agora vão para a cadeia. Tolinhos, autẽnticos Candidos de Voltaire, depende de quem seja o poderoso, pois há poderosos e (muito) poderosos.

    Escrevam no quadro 100 vezes: Para os “eleitos” nem tráfico internacional de drogas põe o sujeito em cana.

    Simples assim.

     

    • que que isso meu???

      “…apreensões de pasta base de coca, 445 kg, com 95% de pureza, negócio da ordem de R$ 60 milhões…”

      Zardinne,

      que pasta base? que drogas? não era material agrícola? Se fizeram isso com os pilotos e o helipóptero, no lugar dessa droga só tem bicarbonato… ou pó royal.

  10. Por que a tese do “domínio de

    Por que a tese do “domínio de fato” náo cabe no caso do Helicoptero Perrela. Esse caso é um tapa na cara da sociedade brasileira. 

  11. a lei parece clara mas a

    a lei parece clara mas a justiça ontinua obscura.

    p mpf federal não pode intervir neste caso 

    que já chamaram de improbidade administrativa?

    perguntarão ao pó?

  12. Leis

    Senhores(as) cuidado com os comentários sobre as aplicações das  leis no Brasil. Por aqui, o pau que bate em Chico bate no Francisco também, só não bate no Doutor Francisco.

    Bons tempos aqueles em que o artigo 62 citado pelo colega Emerson57 era aplicado: veículos, aeronaves, etc.etc ficavam retidos por anos e anos até muitos deles aprodecerem. Quando leiloados o dinheiro tornava-se público.

    E o piloto? Perdeu a sua licença ou volta a voar com a liberação do helicóptero?

  13. E então…………..

    Bom, como “advogado” dos Perrellas, se fosse, eu entrria com uma ação para:

    – Solicitar:

    – indenização por acusação sem provas!

    –  indenização pelo tempo lem qlue a aeronave ficou parada!.

    – indenização por lucro cessante!

    – indenização por acusação infundada!

    – indenização por calunia e difamação!

    – indenização por extravio do material apreendido como prova, nos autos!

    – TE MAIS??????????????

    Se tiver, acrescentem!!!

    Em tempo: Com o dinheiro recebido destas possíveis indenizações, poderia fazer a campanha para Presidente do Aécio, pra ninguém botar defeito!

    E tem mais, poderia saldar as dvidas  contraidas com os membros do Judiciário em todos os níveis!

  14. Vê se a justiça ia fazer essa

    Vê se a justiça ia fazer essa presepada toda, mais parecendo uma comédia pastelão, só por causa do paspalho do Perrella. Talvez aquele pouso nas proximidades de Cláudio explicasse melhor toda essa pirotecnia do judiciário, PF e mídia a favor desses dois políticos mequetrefes.

    • Realmente vale a pena ver este video

      Uma explicacao didatica, fundamentada, sobre o incidente do helicoptero dos Perrellas com 450 kilos de pasta base de cocaina. Os fatos, as perguntas que nao foram respondidas, ou investigadas, as evidencias, o silencio de quem deveria falar e nao falou.

      A conivencia escandalosa do Ministerio Publico, da Policia Federal, do Juiz, e sobretudo, a conivencia da grande midia, que enterrou a historia depois de alguns dias, apos a prisao do helicoptero.

      Sim, vale pena investir meia hora do seu tempo para se informar sobre este episodio mais do que preocupante.

      E tudo deve ser apenas a ponta do iceberg.

       

  15. Justiça foi feita. O

    Justiça foi feita. O helicóptero não merecia ficar retido. A pobre máquina não teve culpa alguma no transporte dos 400 quilos de cocaína. A pobre máquina foi apenas um instrumento sem vontade usado para transporte do pó.

    Cumpra-se a sentença. Seja liberado.

    Meritríssimo Fulano 

    Presidente da Casa da Mãe Joana, digo meu TRIBUNAL

  16. Não é o PT que apoia as FARCs

    Não é o PT que apoia as FARCs de onde vem a maioria das drogas ?

    Apoia o produtor de droga, apoia o usuário de droga, apoia traficantes, tem politicos envolvidos com o tráfico, 

    E agora acham que tem moral?

     

  17. E quantas devem ter ocorrido

    Com alguma certeza, pela impunidade, no mínimo uma por mês: fazendo a conta daria para comprar um país na América Latina ou no Caribe e lá ser candidato eterno a Presidente.

  18. Este caso não poderá terminar

    Este caso não poderá terminar com tanta facilidade. Muita coisa está em jogo, por exemplo, a fama de que Minas Gerais é uma terra sem lei. Vai se tornar bordão: “Minas não tem lei”. “Tá faltando mais água em São Paulo do que justiça em Minas Gerais”.

  19. Diz que o helicóptero começou

    Diz que o helicóptero começou a apresentar pressão alta e como ele fez um cursinho de informática foi liberado…

  20. Domínio de fato?

    Bom, parafraseando Fux, e considerando que o helicoptero é do perrela:

     

    – ele que prove ser inocente!!!

     

    Então a tese de que não há provas que comprovem a participação deles cai por agua abaixo pela mais recente jurisprudencia suprema. 

     

    Ou será que tal jurisprudencia suprema fora feita por encomenda?????????????

  21. coca de quem ?

    Que Polícia federal e esta que não toca esta porra pra frente , se fosse a droga de um morro do Rio já estava o dono preso como e dos Ricos tá todo mundo calado , acho até que o pó já foi consumido .

     

  22. helicóptero cheio de cocaína.
    Porque a mídia não fala mais desse assunto,parece que os noticiarios foram todos calados,esse e o nosso Brasil E UMA VERGONHA.

  23. Vergonha Nacional
    Estranho a mídia não falar desse assunto mais todos caladinhos,a imprensa mineira foi toda calada pelos donos do poder,vcs não tem vergonha não ? De deixar de falar de um escândalo desses todos hipócritas!

    • https://youtu.be/IILTzbpW9o0

      Se puder, veja essa matéria que o inocenta. https://youtu.be/IILTzbpW9o0 Chega de hipocrisia, o cara não tinha nada a ver com a droga. As pessoas confiam demais na imprensa! Ele teve a imagem suja graças a tudo que foi veiculado visando apenas ibope. E ainda dizem que a mídia não divulgou… se não divulgou, então pq todos o chamam de traficante??? foi isso que a mídia veiculou por meses. Agora sobre ele ser inocente ninguem viu praticamente nada na tv, só fui achar essa matéria…mas muito rápida. Afinal oq gerou ibope foi acusar insistentemente, mesmo após ser inocentado.

  24. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome