Moro ainda mantém outro inquérito em segredo contra Eduardo Guimarães

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

O inquérito que Moro tornou público, na semana passada, deriva de um primeiro processo que tramita desde janeiro, ainda sob segredo de Justiça, e que contém os detalhes de como a Lava Jato quebrou os sigilos do telefone e e-mails de Eduardo Guimarães atrás de suas fontes 
 
 
Jornal GGN – O inquérito que o juiz Sergio Moro tornou público, na semana  passada, envolvendo o blogueiro Eduardo Guimarães, deriva de uma outra investigação que, segundo apurou o GGN, nesta segunda (27), ainda está sob segredo de Justiça. Trata-se do processo número 5064406-83.2016.404.7000.
 
O número desse inquérito-mãe foi usado por Moro cinco vezes no despacho em que ele determina a condução coercitiva e busca e apreensão contra Guimarães – assinado em 14 de março, nos autos do processo 5008762-24.2017.4.04.7000 – para explicar procedimentos acompanhados pelo Juízo na fase inicial da investigação.
 
 
A Polícia Federal apura, não se sabe desde quando, se o vazamento de dados da operação Aletheia (a que provocou uma devassa nas empresas de Lula e seus familiares, além da espetaculosa condução coercitiva), pela servidora federal Rosicler Veigel, ajudou na eventual obstrução de provas contra o ex-presidente da República.
 
A publicação do vazamento ocorreu em 26 de fevereiro de 2016, mas a fase ostensiva da investigação contra o editor do Blog da Cidadania só veio a público mais de um ano depois, em 21 de março de 2017.
 
Segundo o inquérito, Rosicler, após ter acesso à lista contendo os alvos de quebra de sigilo fiscal, no dia 24/02/2016, enviou os dados a Francisco Duarte que, por usa vez, repassou a informação a Eduardo Guimarães, junto com a seguinte mensagem: “É isso. Pode fazer chegar as suas fontes no instituto?”
 
A Lava Jato usa essa mensagem, o roteiro de ligações entre os três investigados e um e-mail suspeito, recebido por funcionária do Instituto Lula horas antes de a PF deflagrar a Aletheia, para embasar a investida contra Guimarães como se deu na passada.
 
Moro autorizou a busca e apreensão na casa de Eduardo Guimarães nos autos do processo 5008762-24.2017.4.04.7000, cuja movimentação no portal da Justiça do Paraná teve início em 6/3/2017. É este o inquérito sobre o qual não há mais sigilo.
 
O inquérito-mãe, por outro lado, contém o roteiro de tudo o que aconteceu antes, incluindo a quebra de sigilo de dados telefônicos de Guimarães, autorizada em 8 de fevereiro de 2017, e a quebra do sigilo de seus e-mails, de 20 de fevereiro de 2017.
 
Para dar ares de decisão “legal e constitucional” à violação do direito ao sigilo da fonte que Guimarães possui por ser editor do Blog da Cidadania há 10 anos, Moro argumentou que, para a Lava Jato, o blogueiro não “ostenta propriamente a condição de jornalista”. 
 
Quem autorizou a quebra de sigilos de Rosicler foi a juíza substituta de Moro, Gabriela Hardt, no dia 13 de janeiro de 2017 – data em que o juiz símbolo da Lava Jato ainda desfrutava do recesso do Judiciário.
 
Com essa quebra, a PF apontou que Rosicler teve acesso a informações da operação contra Lula em 24 de fevereiro de 2016 e, no mesmo dia, entrou em contato com Francisco Duarte. 
 
“O vínculo de Francisco José de Abreu Duarte com Rosicler Veigel e com a página eletrônica Blog da Cidadania, além de outros elementos informativos, ensejou novo pedido de quebra de sigilo telefônico, agora do referido investigado Francisco Duarte, o que foi autorizado pela Juíza Substituta por meio de decisão proferida em 26/01/2017.”
 
A PF ainda apontou que Guimarães recebeu as informações de Duarte também na noite do dia 24 de fevereiro de 2016. O post do blogueiro falando da devassa contra Lula e pessoas relacionadas saiu no dia 26 de fevereiro, após ele apurar algumas informações com o Instituto Lula.
 
A Lava Jato considera essa comunicação entre o investigado [Instituto Lula] e o co-autor do vazamento [Guimarães] uma possível tentativa de obstruir as investigações. O inquérito 5008762-24.2017.4.04.7000, contudo, é por formação de quadrilha e obstrução de sigilo funcional contra Rosicler.
 
Quando lançado no sistema da Justiça do Paraná, o inquérito-mãe, que poderia revelar mais informações sobre o que a Lava Jato fez para chegar à fonte de Eduardo Guimarães, aparece como não cadastrado. Procurada, a assessoria informou que isso ocorre em dois casos: quando o número do processo está errado, ou quando ele está em sigilo.
 
No despacho do dia 14 de março, Moro determinou:
 
“Efetivadas as medidas [de busca e apreensão e condução coercitiva contra Guimarães e outros], fica levantado o sigilo exclusivamente em relação aos investigados. Deverão, portanto, permanecer a decisão e o processo sigilosos em relação a terceiros, em razão da sensibilidade da investigação e para preservar os investigados.”
 
Leia mais: As provas que levaram Moro a autorizar a ação contra Eduardo Guimarães
 
Assine
 
 
 
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Irene
    Eu quero ir, minha

    Irene

    Eu quero ir, minha gente, eu não sou daqui
    Eu não tenho nada, quero ver Irene rir
    Quero ver Irene dar sua risada
    Quero ver Irene dar sua risada
    Irene ri, Irene ri, Irene
    Irene ri, Irene ri, Irene
    Quero ver Irene dar sua risada

    (Caetano Veloso)

  2. Estado de Exceção. Não fica
    Estado de Exceção. Não fica só nisso. Avança contra todos, indistintamente. O juiz vazador para a globo de conversas telefônicas interceptadas ilegalmente entré a presidenta da República e um ex presidente, condutor de um processo que diuturnamente VAZA seletivamente para a imprensa dados do processo e investigações com o objetivo de destruir o réu q tem ideologia política diversa da dele, resolve caçar um JORNALISTA q teve acesso a uma informação VAZADA para a imprensa, com fins de espetaculizacao e destruição da reputação do ex presidente Lula. Atos de um Estado fascista nazista. Ninguém escapa das arbitrariedades do estado-juiz. Nem quem se acha hoje livre escapará.Seu dia chegará, cedo ou tarde.

  3. A realidade é o seguinte.

    A realidade é o seguinte. Depois da recuada que o Karnal fez retirando do site a sua foto com Moro, quando recebeu uma enxurrada de comentários negativos, e o mico da passeata de ontem, com certeza ele teve um choque de realidade.

    Antes da passeata fez um comentário fake no Face, dizendo que tinha o apoio da maioria do povo brasileiro. Mentira, não tinha, ontem ficou provado .

    Na boa, o Moro deve está apavorado com o dia 3 de maio, com o crescimento que o Lula vem tendo.

    Das duas uma. Ou ele vai fazer alguma loucura, alguma operação bomba antes do dia 3 maio, para envolver o Lula, ou vai entregar os pontos.

    E ai, o que vai fazer o juiz tucano.

     

     

  4. Discordo do Jornal GGN

    Discordo do Jornal GGN ao reproduzir acriticamente a informação de que a servidora pública Rosicler Veigel teria realizado esse vazamento. Como as inúmeras mudanças de versão da Lava Jato para a prisão de Eduardo Guimarães mostram, não dá para comprar pelo preço de face as conclusões que essa Operação tira em seus escritos.

    Até agora o que sabemos é que ela segue Fernando Morais no Facebook e está sendo, por isso, ideologicamente investigada. Qualquer outra conclusão, no sentido do que o Código Penal da República de Curitiba dita, me parece precipitada.

    1. perseguição

      Existe uma rede chamada VK.com, a qual eu e muita gente aqui do facebook estamos migrando para ela, é como o facebook, mas é uma rede russa, na qual muitos blogueiros e pessoas do povo que querem se expressar contra a facção golpista e seus braços no brasil e também muito forte, lá  fora, (EUA), essa rede é segura, pois não entram os americanos e os apoiadores do golpe não podem derubar as páginas como vem fazendo com muitas pessoas, incluindo Eduardo Guimarães, leonardo Stoppa e outras mais!

      Vale a pena entrar lá, pois além de não sofrer censura por parte dos administradores do face,  nem sermos arapongados pelo MULTI mídia sergio moro e sua particular MILÍCIA FEDERAL, estão lá pessoas que contribuem com suas opiniões e compartilhamentos sobre o golpe e sobre como animar o povo todo, esclarecendo de maneira simples a resistirmos nas redes sociais e nas ruas contra o golpe e a favor de nossos direitos como filhos desta nação!

      Grata. rejane.

       

  5.   A vulgarização do uso do email como prova
    O conluio midiatico-penal veio com tudo pra cima do Edu para pegar o Lula…….até agora não conseguiram provar nada…então querem pegar pela tese da tal obstrução da justiça…..o juiz acusador usa um email dos mais estranhos ao que tudo indica saido de um computador sob controle de agentes do Estado, ou seja, da Força Tarefa ou de algum bate-pau..,..trata-se de uma farsa,,, em que alguém  manda  o Lula destruir provas…algo muito primario…ao que tudo indica, uma prova plantada..hoje em dia qualquer moleque invade seu computador e envia spam ou email como se fosse você o autor… A vulgarização do uso do email como prova

    E-mails exigem cuidados específicos para que sirvam como prova

    http://www.conjur.com.br/2015-set-02/suporte-litigios-servir-prova-acoes-mail-passar-pericia

     

  6. A defesa de Eduardo Guimarães

    A defesa de Eduardo Guimarães pediu a suspeição de Moro:

    http://www.conjur.com.br/2017-mar-27/acusado-criminalmente-moro-blogueiro-questiona-imparcialidade

    Como sabemos que esse tucano togado não vai se declarar suspeito, ainda assim sugiro a leitura do pedido de suspeição de Moro (há o link para esse PDF na matéria do CONJUR):

    http://s.conjur.com.br/dl/blogueiro-suspeicao-moro-inimizade.pdf

    Atente para o seguinte parágrafo:”Perceba-se a gravidade dos fatos: as mesmas medidas restritivas da liberdade (condução coercitiva) e patrimônio (busca e apreensão) do Excipiente, que ocorreram por ordem deste Juízo Excepto no último dia 21 de março de 2017, estiveram prestes a serem deflagradas já no final do ano de 2016. Só não o foram porque outro juiz federal considerou tais medidas ilegais no caso concreto!”

    Ou seja, Moro foi movido por razões pessoais e encontrou um meio formalizado de exercer essa vingança.

    Novidade?

    Não, nenhuma.

     

  7. LAVA JATO E A DESTRUIÇÃO DO

    LAVA JATO E A DESTRUIÇÃO DO PAÍS, DIZ PROFESSOR DA UFRJ e ECONOMISTA DO IPEA

    A queda abrupta das atividades da Petrobras e das empreiteiras envolvidas pela operação, nos últimos anos, fechou direta ou indiretamente inúmeros postos de trabalho na indústria e na construção civil. São quase 3 milhões de trabalhadores demitidos nesses dois setores, em 2015 e 2016

    Algumas consultorias divulgaram estudos que avaliam que do resultado negativo do PIB de 3,8% em 2015 e de 3,6% em 2016, estima-se que a operação é responsável por entre 2 e 2,5 pontos percentuais da queda de cada ano. Em outras palavras, se não fosse a Lava Jato, a recessão de cada ano teria sido algo em torno de 1,5%.

    https://www.cartacapital.com.br/economia/quantos-empregos-custa-a-lava-jato

  8. A verdade é uma só.
    O sujeito

    A verdade é uma só.

    O sujeito avançou contra a Presidente da República e ninguem fez nada, nem ela.

    Dai ele perdeu os limites.

    Pode fazer qualquer coisa contra qualquer um, está alucinado.

    A pergunta é: a sociedade e o País vão deixar isso acontecer ?

    É uma opção, que, de uma forma ou de outra, se pagará o preço lá na frente. Talvez maior do que ja estamos pagando.

  9. Criminoso contumaz, patológico

    Prezados,

    Enquanto alguém não colocar o guizo no gato, ele não vai sossegar. Ciro Gomes deu uma estocada verbal, mas não se sabe se é jogo de cena, pura bravata ou algo parecido. Mas se milhões forem às ruas pedindo a cabeça do torquemada paranaense, o valentão vai afinar como a voz esganiçada que ostenta. É preciso invadir Cutitiba no dia 3 de maio, com cartazes, faixas e um discurso pedido a cabeça do cara. Se milhões de brasileiros forem às ruas e fizerem isso, nem a globo e os irmãos marinho podem conter.

  10. Alguém podia fazer uma
    Alguém podia fazer uma pegadinha ligando e pedindo informações sigilosas, dizendo que é do PIG, da Globo, ou algum jornal golpista pelo qual a farsa a jato vaza toda vez.
    Poderia fazer essa pegadinha pra ver como é o conluio e as armações de bastidores feitas entre farsa a jato e mídia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador